Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Cine Dica: Em Cartaz: PORTO DOS MORTOS



Sinopse: Num mundo devastado onde as regras da realidade são ditadas por magia e loucura, um policial vingativo persegue um assassino serial possuído por um demônio numa batalha contra o mal absoluto.

A tentativa de se fazer outros gêneros de filmes no Brasil é sempre bem vinda, mesmo que o resultado final da aquela sensação de que poderia ter sido melhor. Ao assistir Porto dos Mortos, o cinéfilo mais atento irá notar um grande número de referencias de outros filmes, desde ao gênero western spaghetti, Mad Max e a todo filme de zumbi que é lançado hoje em dia. Mas quem espera uma turbinada de zumbis na tela, pode acabar um pouco se decepcionando, pois a trama se entrega para outros rumos e com isso os comedores de carne ficam um pouco pelo caminho na historia.  
Talvez a intenção do cineasta Davi de Oliveira Pinheiro era jamais se prender a um único tema, mas sim criar uma trama em que pudesse reunir todos os ingredientes que sempre curtiu nos filmes de terror ao longo dos anos. Claro que nem todos irão comprar essa brincadeira, mas visto com a mente aberta, há de se aceitar numa boa e sem compromisso de se levar a sério. Mas é uma pena que tenhamos que engolir certos personagens que surgem na historia que não tem muito que acrescentar e sendo que um deles lembra por demais um dos personagens dos filmes de George A. Romero. Quem se sai melhor é o  Policial (Rafael Tombini), que possui todas aquelas típicas características de anti-herói solitário, de poucos amigos e com um passado nebuloso (um pouco explicado num curioso flash back). Visualmente, o filme se limita em exibir a capital gaucha assolada pelo apocalipse, sendo que a trama poderia ter sido feita em qualquer outro lugar que o resultado seria então o mesmo, contudo, existem alguns pontos conhecidos pelo publico que surge na tela.       
Embora tenha uma bela fotografia do inicio ao fim, Porto Dos Mortos talvez sirva mais como exemplo de como podemos ir mais longe dentro do gênero fantástico aqui no Brasil. Se a primeira vista para alguns o filme ficou devendo, quem sabe os próximos que terem a idéia de fazer um filme de terror possam ir ainda mais longe. Afinal de contas, não se pode viver apenas de Zé do Caixão.

Em Cartaz: Sala de cinema P.F.  Gastal (Usina do Gasômetro).   
Avenida Presidente João Goulart, 551 - Marcílio Dias Porto Alegre. Confiram os horários das sessões na pagina da sala clicando aqui. 


Me Sigam no Facebook e Twitter:

Um comentário:

Bruno disse...

Acho interessante a tentativa de se fazer um cinema diferente no Brasil,mesmo que não se obtenha um resultado satisfatório.
Tentar é melhor do que produzir mesmices,não entendo como um país com profissionais gabaritados faz o mesmo do mesmo sempre,sem apostar em novas temáticas...uma pena.
Abraço!

Bruno