Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Cine Dica: Videorte nos Jardins do DMAE



UM ÍCONE DA COREOGRAFIA FRANCESA NO
PROJETO VIDEOARTE NOS JARDINS DO DMAE

 A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Culturainaugura na quinta-feira, dia 29 de novembro, às 20h, a sexta edição do projeto Videoarte nos Jardins do DMAE. Este ano, a obra escolhida para ser exibida nos jardins do parque situado à Rua 24 de Outubro é o registro da célebre coreografia The Show Must Go On, uma peça já considerada um clássico da dança contemporânea, criada pelo coreógrafo francês Jêróme Bel em 2001. A obra será projetada numa estrutura especialmente criada para a ocasião pelo arquiteto Felipe Helfer.
         Peça que contribuiu para consagrar Bel como o grande nome da dança contemporânea francesa, The Show Must Go On é executada por um grupo de 16 bailarinos, muitos deles claramente não treinados, que dançam ao som de canções como Let the Sunshine In (do musical Hair), Every Breath You Take (do grupo Police), Let’s Dance (de David Bowie) ePrivate Dancer (de Tina Turner). Esse set list de músicas pop facilmente reconhecíveis pelo público, dançado por uma companhia de bailarinos que lembram um grupo de jovens universitários, desperta no espectador sua capacidade de ver beleza na humanidade de seus personagens e suas ações.
         The Show Must Go On integrou este ano a megaexposição Danser sa Vie, organizada pelo Centro Pompidou de Paris. O coréografo também foi destaque na última edição da Documenta de Kassel, para a qual criou uma coreografia interpretada por portadores da Síndrome de Down, e vem se notabilizando por estabelecer um diálogo bastante rico entre a dança e as artes visuais.
Segundo o Coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da SMC, Bernardo José de Souza, a peça de Jêróme Bel, “minimalista e rigorosa, deixa em nossas mãos a tarefa de dar sentido a uma coleção de músicas, movimentos e personagens”. Para Souza, “The Show Must Go On e seu conjunto de regras coreográficas torna a mais virtuosa ou a mais amadora das performances um espetáculo digno de absoluta atenção a todos os detalhes, e o teatro impõe-se como um jogo, uma janela, construída para que pessoas possam olhar outras pessoas”. 
         A sexta edição do projeto Videoarte nos Jardins do DMAE pode ser vista de terças a domingos, entre 20h e 22h, até o dia 23 de dezembro. A entrada é franca.

Me Sigam no Facebook e Twitter:

Nenhum comentário: