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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Cine Dica: Em Cartaz: 'Matrix Resurrections'

Sinopse: Após o final da trilogia original Neo acorda dentro Matrix com uma nova vida, mas tendo a ligeira sensação que há algo errado na sua realidade em volta.    

"Matrix" (1999) foi um desses casos em que os Deuses do cinema sorriram para o projeto e fazendo do filme algo a frente do seu tempo, porém, que falasse também sobre os dilemas existencialistas que até hoje são debatidos. Após duas continuações, além dos derivados como "Animatrix", parecia ser um erro de cálculo retornar esse universo cheio de simbolismos e dos quais nos fascinou por mais de vinte anos. Pois bem, "Matrix Resurrections" (2021) não é nem de perto superior ao clássico, mas respeita o seu legado como um todo.

Se passando 20 anos após os acontecimentos de de "Matrix Revolutions", Neo vive uma vida aparentemente comum sob sua identidade original como Thomas A. Anderson em São Francisco, Califórnia, com um terapeuta que lhe prescreve pílulas azuis para neutralizar as coisas estranhas e não naturais que ele ocasionalmente vislumbra em sua mente. Ele também conhece uma mulher que parece ser Trinity (Carrie Anne-Moss), mas nenhum deles se reconhece. No entanto, quando uma nova versão de Morpheus oferece a ele a pílula vermelha e reabre sua mente para o mundo da Matrix, que se tornou mais seguro e perigoso nos anos desde a infecção de Smith, Neo volta a se juntar a um grupo de rebeldes para lutar contra um novo e perigoso inimigo e livrar todos da Matrix novamente.

Lana Wachowski sabia do vespeiro que estava entrando no momento que decidiu retornar ao universo que havia criado com a sua irmã no passado. Ao retornar ao cenário da "Matrix", a diretora decide criar um verdadeiro filme nostálgico, onde sempre se faz referências ao clássico a todo momento e criando assim um verdadeiro Déjà Vu visual. Curiosamente, o filme também respeita e muito as continuações e pondo por terra as opiniões de alguns que achavam que esses capítulos eram irrelevantes, quando na verdade expandiu a ideia sobre a Matrix e o verdadeiro papel dos personagens Neo e Trinity.

Aliás, se esse novo filme funciona é graças a eles, já que a química entre Keanu Revees e Carrie Anne-Moss continua a mesma depois de mais de vinte anos e fazendo dos dois o coração pulsante do filme como um todo. Infelizmente alguns atores acabaram não retornando, como no caso de Laurence Fishburne que ficou marcado como Morpheus, mas sendo substituído pelo ótimo ator Yahya Abdul-Mateen II e que faz o personagem da sua maneira e de forma bem divertida. O mesmo não se pode dizer Jonathan Groff, cuja a sua atuação é apática como agente Smith e que jamais superará o que Hugo Weaving fez no passado.

Como foi dito acima, o filme é um grande Déjà Vu em alguns momentos e o que faz a gente se perguntar para que realmente veio. Ao meu ver, diferente da geração do final dos anos noventa, essa sociedade atual simplesmente desistiu de lutar contra o sistema e abraçando as inúmeras possibilidades tecnológicas que a mesma oferece, mesmo quando a própria lhe tira cada vez mais a sua independência. Sentimos, portanto, essa harmonia entre os humanos e máquinas dentro trama, mesmo quando os velhos dilemas tratados no clássico ainda são colocados aqui em pauta.

Para os fãs que adoravam os inúmeros simbolismos do clássico esse novo filme é novamente um verdadeiro prato cheio. Se a imagem do escolhido está cada vez mais próxima do Messias, as referências ao clássico literário "Alice no País das Maravilhas" se tornam aqui ainda mais explicitas, sendo que os espelhos finalmente se tornam parte essencial da trama. Falando em Alice, aguarde para o momento em que surge a música “White Rabbit“, de Jefferson Airplane e que presta uma bela homenagem a obra criada por Lewis Carroll.

Infelizmente o ato final deixa a desejar, mas não pela falta de ação em si, pois ela existe, mas sim pela falta de imaginação e coragem em alguns momentos e que ficaram devendo. O epílogo, aliás, é escancarado que ali há sementes que foram plantadas para uma possível continuação, mas não creio que venha acontecer, pois precisaria algo ainda mais criativo para sustentar uma possível nova trilogia. Tudo dependerá da resposta da sociedade atual, que ao meu ver não se importa mais se está presa ao sistema ou não.

"Matrix Resurrections" é um grande Déjà Vu do clássico, do qual poderá até agradar os fãs mais fanáticos, mas não convencendo aqueles que queriam ir mais a fundo na toca do coelho.  


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terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Cine Dica: Em Cartaz: "Annette"

Sinopse: Após a morte inesperada de sua esposa, um comediante de stand-up se vê sozinho tendo que cuidar de sua filha pequena Anette, de apenas dois anos. Se não bastassem as dificuldades em cuidar dela, ele acaba descobrindo que ela tem um dom especial. 

Leos Carax não está preocupado atualmente em fazer cinema, mas sim algo que possa tirar o cinéfilo de sua zona de conforto e para sim apreciar algo fora desse cenário. "Holy Motors" (2012), por exemplo, talvez seja um dos seus filmes mais provocadores de sua carreira, ao colocar o protagonista transitando em diversas atividades através de uma sociedade cada vez mais presa e viciada em suas necessidades. Em "Annette" (2021) ele nos convida para um show de luzes e cores, mas que não esconde o preço que o indivíduo para obter o sucesso no show business.

Em "Annette", um comediante (Adam Driver) que ganha a vida fazendo stand-up está passando por sérios apuros. Isso porque, após a morte inesperada de sua esposa, ele se vê sozinho tendo que cuidar de sua filha pequena, de apenas 2 anos. Como se não bastassem as dificuldades com o cuidado de uma criança, ele acaba descobrindo que ela tem um dom especial.

Já na abertura Leos Carax nos deixa claro que não testemunharemos um filme comum, ao ponto de ele exigir para que nós respiremos pela última vez e assim embarquemos em sua obra que se encontra fora do círculo de sucessos que se encontra Hollywood atualmente. O filme é um musical, mas sem nenhuma fórmula de sucesso dentro do gênero, sendo que mais se parece inúmeros números feitos em um palco de um Teatro da Broadway, mas fazendo o cinéfilo jamais se esquecer que está diante de um filme. A primeira hora, por exemplo, nos passa a sensação que, tanto o cineasta como também o seu elenco, está disposto a nos tirarmos do convencional que tanto o cinema norte americano deseja para que continuemos sonâmbulos ao longo do tempo.

Com uma belíssima fotografia e alinhada com uma edição de arte caprichada, o filme é uma crítica acida sobre as grandes celebridades que desejam sempre estarem no topo do sucesso, mas não conseguindo administrar as suas próprias vidas pessoais. O personagem de Driver, por exemplo, é uma pessoa desperta com relação ao show de horrores do qual lhe dá algum crédito, mas logo percebendo que está perdendo o seu estrelato até perante a sua linda esposa. Marion Cotillard resgata, mesmo em poucos momentos, o tempo em que soltou a sua voz no filme "Piaf" (2007) e nos surpreendendo em cenas deslumbrantes de uma ópera que sintetiza de forma trágica o destino de sua própria personagem.

O filme também não deixa de ser uma crítica dura perante ao nascimento das celebridades instantâneas, principalmente aquelas que fazem sucesso precocemente enquanto os pais bebem desta fonte até se esgotarem. Portanto, não é de se estranhar que boa parte do filme a pequena Annette seja representada na forma de uma boneca, pois os seus pais a enxergam como pequena entidade perfeita, mas se esquecendo do seu lado que lhe faz obter vida. Neste último caso ele somente surge no epilogo e sendo interpretada pela pequena, mas de enorme talento Devyn McDowell.

É claro que o filme como um todo é todo dominado pela atuação magistral de Adam Drive, que aqui ele interpreta uma espécie de álter ego do próprio cineasta. O protagonista ri de sua própria tragédia, mas se dando conta que a piada perdeu a sua graça no momento que se deixou ser dominado pelo seu próprio ego e perdendo tudo que mais ansiava no mundo. Sua cena final é tocante, ao perceber que não tinha poder algum para enfrentar as consequências dos seus próprios atos ao longo desse percurso cheio de glamour, mas sem nenhum toque de amor.

"Annette" é uma grande valsa orquestrada por  Leos Carax e do qual o mesmo não se preocupa se você perder o passo, pois o filme não nasceu para todos. 


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segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Cine Dica: Streaming: 'A Filha Perdida'

Sinopse: Leda é uma mulher votada pela área acadêmica que decide tirar umas férias na praia. Contudo, turistas americanos a fazem tomar novos rumos nestes dias de descanso e lhe fazendo até mesmo relembrar o passado.   

É muito mais fácil julgar as pessoas do que compreender elas, principalmente quando o assunto é a questão das mulheres e que na maioria das vezes são sempre julgadas antes mesmo de serem ouvidas. Porém, isso não significa que elas sejam obrigadas a ter que se explicar pelos seus atos, pois cabe elas próprias se julgarem e verem se realmente erraram, seja no seu presente ou em um passado distante. "Filha Perdida" (2021) fala sobre as escolhas e consequências dentro do universo feminino do qual, por vezes, é solitário e que em alguns casos elas gritam por socorro.

Dirigido pela atriz e agora diretora Maggie Gyllenhaal, além de ser baseado no livro da escritora Elena Ferrante, "A Filha Perdida" fala sobre Leda (Olivia Colman) é uma mulher de meia-idade divorciada, devotada para sua área acadêmica como uma professora de inglês e para suas filhas. Quando ambas as filhas decidem ir para o Canadá e ficarem com seu pai nas férias, Leda já antecipa sua rotina sozinha. Porém, apesar de se sentir envergonhada pela sensação de solitude, ela começa a se sentir mais leve e solta e decide, portanto, ir para uma cidade costeira na Itália. Porém, ao passar dos dias, Leda encontra uma família que por sua mera existência a faz lembrar de períodos difíceis e sacrifícios que teve de tomar como mãe. Uma história comovente de uma mulher que precisa se recuperar e confrontar o seu passado.

Maggie Gyllenhaal é feliz na sua estreia na direção, ao saber conduzir a sua câmera de acordo com a direção do olhar de sua protagonista, principalmente nos momentos em que a família da qual ela observa se encontra na praia. É por conta desses momentos que começam os flashbacks, onde conhecemos a jovem Leda, interpretada por Jessie Buckley, que luta para continuar com os seus estudos, mas ao mesmo tempo tendo que cuidar de suas filhas e marido. Embora ambas as atrizes interpretem a mesma personagem é impressionante como aqui existe um contraste, já que a Leda do presente é livre e no direito de fazer o que sente enquanto a Leda do passado se encontra presa e a ponto de explodir.

É como se aqui a protagonista do presente tentasse através de suas lembranças libertar a sua versão mais jovem e para que assim possa saciar os seus desejos reprimidos. Isso somente é sentido graças a direção segura de Gyllenhaal, ao conseguir capitar cada expressão das duas atrizes e cujo os seus olhares, principalmente de Colman, falam mais do que diversas palavras. Olivia Colman, aliás, dá novamente um show de interpretação, já que a sua personagem é um mistério para nós no princípio, mas que logo vamos compreendendo as suas motivações e ações, mesmo quando algumas delas sejam até impossíveis de se entender.

Jessie Buckley, por sua vez, não fica muito atrás, pois a sua caracterização como Leda mais jovem e nos surpreende quando colocamos mentalmente as duas atrizes lado a lado e fazendo parecer que realmente estamos vendo uma Olivia Colman vinte anos mais jovem. Curiosamente, seja no passado ou presente, nós sentimos uma sensação de que a personagem enfrenta um inimigo invisível (ou não) como se ela enfrentasse as regras impostas por uma sociedade que tenta reprimir as mulheres a todo momento e fazendo elas próprias não compreenderem esse sentimento. Neste último caso isso é muito bem representado pela personagem Nina, vivida Dakota Johnson que, diferente da protagonista, aceitou ser submissa, mas também não compreendendo em alguns momentos a dor que sente ao abdicar da liberdade que um dia havia possuía na vida.

A liberdade, aliás, é uma palavra que possui um alto preço dentro da trama, principalmente quando as pessoas decidem percorrer um caminho, mas tendo o desejo de seguir outro. É neste ponto que podemos até mesmo julgarmos facilmente a protagonista, principalmente em uma cena dela jovem com as crianças e que irá mexer profundamente com qualquer um que for assisti-la. Ao final, vemos a própria sozinha assumindo as suas duras escolhas, não se arrependendo por elas, mas não significa que ela não sinta.

Com a participação do sempre ilustre Ed Harris "A Filha Perdida" é sobre o universo solitário feminino, do qual possui inúmeros significados e que nem todos irão compreende-los.

Onde Assistir: Netflix.

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sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Cine Especial: Os Melhores de 2021 e um Feliz 2022

Ataque dos Cães

2021 não foi um ano fácil. Continuamos com os mesmos problemas de 2020, onde um vírus ainda nos assombra e tirando de nós entes queridos que não precisavam terem perecido. O cinema, por sua vez, sobreviveu em meio aos percalços, mesmo quando todas as salas estavam fechadas e que, convenhamos, os streamings realmente foram uma verdadeira salva guarda. Por enquanto os cinemas estão reabertos, mas não podemos nos esquecer de continuarmos tendo cuidado e se continuarmos tendo esse pensamento o cenário, aos poucos, voltará ao normal ao longo do tempo.

O cinema estrangeiro de todo o mundo nos presenteou com ótimos títulos, onde cada um fala um pouco da nossa realidade em que vivemos e tendo gerado diversos debates ao longo do ano. Já o nosso cinema nacional, mesmo com esse desgoverno que usa de todos os meios em tentar mata-lo, continua vivo e nos brindando com boas produções para serem conferidas e debatidas. "A Última Floresta", por exemplo, é mais do que um documentário, como também um filme denúncia contra aqueles que desejam que os verdadeiros donos dessa terra sejam riscados do mapa e para assim tomarem as suas terras.

"Marighella" se tornou um filme sobre a resistência, daqueles que lutam pela sobrevivência da nossa cultura e que jamais aceitará que partes da nossa história sejam esquecidas. "Aos Olhos de Ernestos" se tornou um filme gostoso de ser assistido, ao colocar duas gerações diferentes uma da outra frente a frente, mas cujo os dilemas da vida não soam muito diferentes. Já "Nuvem Rosa" surpreende pelas suas previsões sobre o comportamento humano perante um perigo invisível e fazendo a gente se perguntar até que ponto o ser humano resiste perante o isolamento.

Em tempos de negacionismo, o mundo todo foi pego de assalto pelo filme "Não Olhe Para Cima". Embora ainda seja cedo afirmar isso, eu acho que ele se tornará um dos filmes que melhor sintetize esses tempos completamente sem nexo, onde nos deparamos com uma sociedade cada vez mais alienada, acreditando no que realmente quer acreditar e não dando crédito para a voz da razão na hora H. "Ataque dos Cães", por sua vez, é aquele filme que possui várias camadas subliminares, onde cada um tira as suas próprias conclusões após terem assistido e levando consigo o filme por um bom tempo.  

Duna

Acima de tudo, eu aprecio um cinema autoral, do qual o cineasta quer nos dizer alguma coisa com relação a sua visão pessoal que possui em referência a sua realidade em volta. Denis Villeneuve, por exemplo, não somente realizou o sonho de muitos ao fazer uma versão fiel do clássico literário "Duna", como também soube dosar e alinhar a sua visão de se fazer cinema com a proposta principal do autor Frank Herbert. Posso talvez ser criticado ao colocar "Tempo" na lista, mas aprecio a persistência de  M. Night Shyamalan em fazer cinema de sua autoria mesmo com todas as regras famigeradas da indústria hollywoodiana.

Falando nela, pelo visto esta indústria novamente voltou a obter grandes lucros, principalmente através dos filmes da Marvel que, por enquanto, mantem um bom nível. Porém, é notório que o próprio estúdio busque querer se arriscar em alguns momentos, como foi no caso de "Eternos", onde chamaram a cineasta autoral Chloé Zhao para comandar o espetáculo logo após ela surpreender o mundo com o seu indispensável "Nomadland". E embora eu não coloque na lista dos melhores do ano fico feliz que "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa" tenha conseguido trazer o grande público para dentro das salas, pois não existe sinfonia melhor para um cinéfilo do que ouvir risos, choros e aplausos dentro do cinema e, ao menos, esse tipo de filme espetáculo consegue obter esse grande feito em trazer vida novamente dentro da sala e sendo algo que não se sentia desde que começou a pandemia.

Por fim, deixo abaixo a minha lista pessoal sobre os melhores do ano de 2021 e desejo a todos um feliz 2022. Que o ano novo que está vindo seja realizado os nossos sonhos, que tenhamos novos desafios, que derrotemos aqueles que desejam abaixar as nossas cabeças e que possamos prevalecer a nossa cultura e democracia.  

A Última Floresta


Top 10 do Cinema Estrangeiro  


 Ataque dos Cães 

2º Não Olhe Para Cima 

Duna 

Nomadland  

Meu Pai 

O Homem Que Vendeu a Sua Pele  

A Noite do Fogo 

Noite Passada em Soho 

No Ritmo do Coração 

10º Tempo 


Top 10 do Cinema Nacional  


A Última Floresta 

Marighella 

Aos Olhos de Ernesto 

Um Animal Amarelo 

A Febre 

Nuvem Rosa  

Pacarrete 

Porque Você Não Chora?  

A Menina Que Matou os Pais  

10º Vaga Carne 


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quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (30/12/21)

 Turma da Mônica: Lições

Sinopse: Em Lições, Mônica (Giulia Benitte), Cebolinha (Kevin Vechiatto), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira) fogem da escola. Agora, terão que encarar as suas consequências, e elas não serão poucas. Nesta nova jornada, a turma descobrirá o real valor e sentido da palavra amizade. 


SING 2

Sinopse: Em breve o novo capítulo da franquia animada da Illumination retorna com grandes sonhos e canções de sucesso espetaculares, enquanto o coala Buster Moon e seu elenco de estrelas se preparam para lançar sua performance de palco mais deslumbrante até então... na radiante capital mundial do entretenimento. Há apenas um obstáculo: eles primeiro precisam convencer o astro do rock mais recluso do mundo - interpretado na versão original pelo lendário ícone da música, Bono, em sua estreia no cinema de animação - a se juntar a eles.


O FESTIVAL DO AMOR

Sinopse: Em O Festival do Amor, acompanhamos Mort Rifkin (Wallace Shawn), um crítico de cinema que viaja para Espanha, com sua esposa Sue (Gina Gershon), para acompanhar o festival de San Sebastian. Rifkin sente ciúmes da relação de sua esposa com um diretor francês e desconfia que os dois tem um caso. Porém, ele mesmo se vê interessado em uma jovem espanhola. Esses relacionamentos extraconjugais acabam influenciando consideravelmente o casamento dos dois.


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quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Cine Dica: Streaming: ' Star Wars - Vision'

 Sinopse: Nove curtas que exploram novas histórias do universo expandido.



Desde que George Lucas lançou em 1977 "Star War - Uma Nova Esperança" não houve somente três trilogias, como também filmes derivados, séries, desenhos, HQ, games, livros e diversos outros meios para explorar esse universo vasto. Chamamos isso de "o universo expandido", mas do qual é preciso ser muito fã para acompanhar tudo o que já foi lançado desde o final dos anos setenta. Infelizmente nem tudo foram flores ao longo desse percurso.

Desse universo expandido algumas coisas vieram a nos surpreender como "Rogue One: Uma História Star Wars" (2016), que embora seja uma trama que se passe antes dos eventos do episódio IV, ao mesmo tempo, ele pode ser visto independente de ser ou não fã da saga como um todo. E se por um lado "Han Solo" (2018) tenha desapontado alguns, por outro lado, "O Mandaloriano" (2019) se tornou uma das melhores coisas já realizadas para o universo expandido. Mas eis que surge agora "Star Wars - Vision" (2021), que não só nos apresenta novas histórias, como também nos leva para outros terrenos ainda desconhecidos com relação a mitologia dos Jedis.

"Visions"  é uma série de antologia que celebra a franquia "Star Wars" a partir de diferentes curtas no estilo anime. A cada episódio, um animador ou estúdio de animação japonês coloca sua lente sobre o universo criado por George Lucas, compartilhando o resultado com o público. Ao todo, são 10 visões fantásticas que, juntas, trazem uma perspectiva nova e multicultural para a Galáxia tão, tão distante.

Ao longo de sua vida George Lucas sempre deixou claro que bebeu da fonte da mitologia japonesa para a construção do seu universo. Em alguns curtas, por exemplo, se vê uma clara referência ao cinema samurai e para aqueles que conhecem a filmografia do mestre Akira Kurosawa verá ali elementos já vistos nos clássicos "Yojimbo - O Guarda-Costas" (1961) e "A Fortaleza Escondida" (1958). Por outro, principalmente pelo fato de as tramas serem feitas por desenhistas japoneses, há claras referências aos animes clássicos, como no caso de "Astro Boy".

Mas talvez o maior feito desses animes é saber explorar elementos até antes nunca vistos com relação a figura dos Jedis e com relação a sua principal arma que é o sabre de luz. Além de conhecermos novos personagens dos dois lados da força ficamos sabendo também como é feito um sabre de luz e dos motivos que levam os Jedis terem sabres coloridos enquanto os Sith possuírem sabres vermelhos. Curiosamente, tudo é muito bem explicado, onde os seus protagonistas são muito bem construídos e todo esse feito em curtas dos quais possuem no máximo quinze minutos.

"Star Wars - Vision" é uma grata surpresa para os amantes desse universo criado por George Lucas e provando que há ainda muito ser explorado nesta galáxia tão distante.  


Onde Assistir: Diney+


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 30 DE DEZEMBRO DE 2021 A 5 DE JANEIRO DE 2022 na Cinemateca Paulo Amorim

 SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

DEVIDO AO FERIADO DE ANO NOVO, NÃO HAVERÁ SESSÃO NOS DIAS 31/12/21 E 01/01/22 (SEXTA E SÁBADO).


SALA 1 / PAULO AMORIM


15h – AZOR Assista o trailer aqui.

(Suíça-Argentina-França, 2021, 100min). Direção de Andreas Fontana, com Fabrizio Rongione, Stéphanie Cléo, Carmen Iriondo. Vitrine Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Ambientado nos anos 1980, durante a ditadura argentina, a trama acompanha Yvan, um banqueiro de Genebra que desembarca em Buenos Aires com uma missão complicada: substituir seu sócio, que desapareceu. Aos poucos, Yvan vai conhecendo os bastidores das transações de milionários argentinos que mandavam dinheiro para contas na Suíça, ao mesmo tempo em que investiga as condições em que seu colega sumiu.


17h – YALDA – UMA NOITE DE PERDÃO Assista o trailer aqui.

(Yalda – França/Bélgica/Alemanha/ Suíça/Luxemburgo/Líbano/Irã, 2020, 90min). Direção de Massoud Bakhsh, com Sadaf Asgari, Behnaz Jafari, Babak Karimi. Imovision, 12 anos. Drama.

Sinopse: Maryam e Mona cresceram no Irã e se tornaram grandes amigas – até o dia em que o pai de Mona resolve se casar com Maryam, 40 anos mais jovem que ele. Quando Maryam mata o marido acidentalmente, as leis do país a condenam à morte. E Mona é a única que pode salvá-la – mas o perdão (ou não) será ao vivo, em um reality show da TV. O filme foi o vencedor do grande prêmio do júri no Festival de Sundance 2020.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


14h30 – UMA VEZ EM VENEZA Assista o trailer aqui.

(When in Venice - Brasil/Colômbia/Alemanha/Itália, 2020, 75min) Direção de Juan Zapata, com Peter Ketnath e Bella Carrijo. Zapata Filmes, 14 anos. Romance.

Sinopse: O alemão Maximilian e a brasileira Maria se conhecem por acaso em um hotel no norte da Itália. Mesmo com visões distintas em relação ao que é o amor, eles decidem se juntar para realizar um sonho em comum: visitar Veneza, uma das cidades mais românticas do mundo.


16h30 – CONTOS DO AMANHÃ Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 85min). Direção de Pedro de Lima Marques, com Bruno Barcelos, Duda Andreazza, Anderson Vieira, Bruno Krieger, Daiane Oliveira. Bactéria Filmes, 14 anos. Aventura/Ficção Científica.

Sinopse: Em 2165, o sequestro de uma garota chamada Michele coloca a cidade-estado Porto 01, o último reduto humano, em guerra. Jeferson, um adolescente que vive em 1999, na véspera do bug do milênio, recebe misteriosos áudios do futuro. Com uma Internet muito lenta, ele precisará encontrar uma forma de salvar a humanidade. Produção gaúcha que se destaca pelos cenários e efeitos visuais, o filme une passado e futuro com computadores 486 e uma visão do século XXII a partir de naves e aparatos high-tech.


18h30 – FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS 2021

ÚLTIMAS SESSÕES

Tabela com sinopses abaixo.


QUINTA, DIA 30 DE DEZEMBRO ÀS 18h30

ADEUS, IDIOTAS

(Adieu les cons, 90min). Direção de Albert Dupontel.

Sinopse: Aos 43 anos, Suze Trappet descobre que está seriamente doente e decide ir procurar a criança que abandonou quando tinha 15 anos. Nesta busca, ela conhece JB, um quinquagenário em pleno esgotamento mental, e Mr. Blin, um arquivista cego de um entusiasmo impressionante.


DOMINGO, DIA 02 DE JANEIRO ÀS 18h30

ILUSÕES PERDIDAS

(Illusions Perdues - 150min). Direção de Xavier Giannoli.

Sinopse: Adaptado da obra de Honoré de Balzac, o filme é ambientado no século XIX e segue o jovem poeta Lucien na sua busca pela fama. Ele sai de um pequeno vilarejo do interior da França e vai viver em Paris, onde conta com ajuda de sua amante para encontrar um editor. Mas ele logo percebe que o mundo da arte é pautado por mentiras e subornos e, apesar de ser contra este sistema, decide jogar com as regras. O longa concorreu no Festival de Veneza 2021.


TERÇA, DIA 04 DE JANEIRO ÀS 18h30

MENTES EXTRAORDINÁRIAS

(Presque, 91min). Direção de Bernard Campan.

Sinopse: Dois homens dirigem-se de Lausanne para o sul da França num carro funerário. Se conhecem pouco e têm pouco em comum - ou pelo menos é o que acham.


QUARTA, DIA 05 DE JANEIRO ÀS 18h30

AS COISAS DA VIDA

(Les Choses de la Vie, 90min). Direção de Claude Sautet.

Sinopse: Pierre (Michel Picolli) sofre um grave acidente de carro e, enquanto espera por socorro, tem lembranças do passado e das duas mulheres de sua vida: a ex Catherine (Léa Massari), com quem tem um filho, e Hélène (Romy Schneider), com quem vive um conturbado relacionamento. Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes 1970, é o título clássico desta edição do Festival Varilux.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores tem direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional.

Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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