Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Cine Dica: Oscar 2024 - 'Haulout'

Sinopse: documentário é sobre o cientista russo Maxim Chakilev, que observa a vida das morsas no Cabo Heart-Stone, no Mar de Chukchi.  

O desastre provocado pelas enchentes que afetou Porto Alegre e os demais municípios aqui no RS é algo que o cinema já havia nos alertado há muito tempo. Que atualmente vivemos um aquecimento global isso não é novidade, principalmente quando sentimos os calor intenso até mesmo no inverno e agora inundações quando chove excessivamente e invadindo as cidades como um todo. Porém, nós enxergamos somente o nosso lado, mas os sinais estavam lá para testemunhar a mudança de comportamento que certos animais estavam obtendo nesta metamorfose constante ao redor do globo."Haulout" (2023) nos surpreende com uma vasta beleza de diversas morsas, mas ao mesmo tempo nos revelando uma dura realidade que estes animais andam passando hoje em dia e fazendo a gente temer pelo nosso próprio futuro.

Dirigido por Maxim Arbugaev e Evgenia Arbugaeva, o documentário fala sobre o cientista russo Maxim Chakilev, um homem aguarda pela ocorrência de um fenômeno natural na vastidão do ártico russo. Porém, essa rotina pode ser drasticamente alterada pelos efeitos das mudanças climáticas e o aumento do nível do oceano. E isso é constado graças ao vasto número de morsas que se reúnem neste local.

Se a pessoa vai desinformada assistir a essa curta documentário irá se espantar com a primeira imagem das milhares de morsas que se concentram ao redor da cabana onde o cientista se encontra. As primeiras cenas, por exemplo, nos dão pouca informação sobre o porquê aquele cientista se encontra naquele lugar, mas nos passando a ideia de que existe algo que ele está esperando que está o deixando inquieto. É então que a resposta vem através de uma incrível cena, onde vemos o cientista abrir a porta e nos darmos de encontro com milhares de morsas umas em cima das outras.

A cena em si já é esplendida, mas somente temos uma dimensão da ocupação do local quando o vemos o cientista subir no telhado e onde acabamos tendo uma dimensão maior sobre até onde se expande essas morsas na beira da praia. Nota-se que estamos tão pouco acostumados a vermos esses animais que nos passa a sensação de que eles não existem e que tudo não passa de efeitos visuais. Porém, isso é quebrado quando sentimos a sensação de peso de cada uma dessas criaturas e fazendo a gente até mesmo temer pela vida do cientista.

O documentário em si é também uma alerta sobre o degelo que acontece no mundo, já que as morsas se reúnem em bando e se concentram em gelo firme para a próxima migração. O problema é que muitos pontos antes cheios de gelo agora não passam de rochas úmidas e fazendo com que esses animais encalhem e até mesmo morrem durante esse período. Por mais belo que seja vê-los todos juntos naquele local não deixa de ser triste o fato que muitos não sairão vivos dali e a culpa é nossa por termos chegado a esse ponto infelizmente.

Indicado ao Oscar de melhor Curta Documentário em 2024, "Haulout" é belíssimo, porém, preocupante com relação aos rumos que o planeta está passando e afetando, não somente os animais, como também todos nós. 

Nota: Curta-documentário ainda inédito no Brasil. 

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok  

Nenhum comentário: