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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (06/09/19)

Chicuarotes

Sinopse: Cagalera e Moloteco são dois amigos adolescentes que vivem na Cidade do México. Insatisfeitos com a difícil situação financeira que enfrentam, decidem tomar medidas drásticas. 

A Tabacaria 

Sinopse: Franz, um jovem de 17 anos, começa a trabalhar como aprendiz em uma tabacaria onde Sigmund Freud é um cliente frequente. Após certo tempo, os dois estabelecem uma forte amizade.

Corgi: Top Dog 

Sinopse: A Rainha Elizabeth é apaixonada por cães da raça Corgi e, dentre os que vivem no Palácio de Buckingham, Rex é o seu queridinho.

O Corpo é Nosso

Sinopse: O abismo existente entre a trajetória da desconstrução do corpo da mulher negra como objeto e da mulher branca ainda é real. 

Vision 

Sinopse: Jeanne é uma ensaísta francesa que escreve diários de suas viagens. Quando decide passar o verão na floresta Nara, no Japão, está na verdade em busca de uma erva medicinal mística, conhecida por 'visão'.

Leia também: "IT – Capítulo 2". 

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quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: 'IT – CAPÍTULO 2' - O Palhaço Está Com Fome

Sinopse: Agora adultos, os Otários há muito tempo seguiram caminhos separados. No entanto, as crianças estão desaparecendo novamente, então Mike, o único do grupo a permanecer em sua cidade natal, chama os outros de volta para casa.  

Stephen King não tem o que reclamar, já que boa parte de suas obras de sucesso foram adaptadas para o cinema e obtendo retorno, por vezes, positivo. Porém, mesmo com o sucesso de crítica, o escritor não gostou de algumas adaptações, como foi no caso de "O Iluminado" (1980), dirigido pelo mestre Stanley Kubrick, mas cujo o clássico não foi cem porcento fiel a sua fonte. Se ele vier agora reclamar será de barriga cheia, já que "It-Capítulo 2" é muito fiel a sua fonte original, ao ponto que algumas passagens da obra literária são adaptadas até mesmo nos mínimos detalhes.  
Dirigido novamente por Andy Muschietti, do filme "Mama" (2013), a trama se passa 27 anos depois dos eventos originais, onde Mike (Isaiah Mustafa) percebe que o palhaço Pennywise (Bill Skarsgard) está de volta à cidade de Derry. Ele convoca os antigos amigos do Clube dos Otários para honrar a promessa de infância e acabar com o inimigo de uma vez por todas. Mas quando Bill (James McAvoy), Beverly (Jessica Chastain), Ritchie (Bill Hader), Ben (Jack Ryan) e Eddie (James Ransone) retornam às suas origens, eles precisam se confrontar a traumas nunca resolvidos de suas infâncias, e que repercutem até hoje na vida adulta.  
Uma coisa que eu havia notado no filme anterior é que a história foca nos horrores em que o mundo real pode proporcionar, principalmente vindo de pessoas inconsequentes e, por vezes, tão maquiavélicas quanto o próprio vilão principal da trama. O prólogo, aliás, é definitivamente perturbador, onde dois personagens sofrem horrores vindo do preconceito e cujo esse ódio inconsequente serve para despertar o pior daquela cidade.  Pode não ser tão assustador quanto abertura do filme original, mas o seu efeito faz a gente se preparar para o pior.  
Devido ao retorno positivo do primeiro capítulo, Andy Muschietti não tem pressa em reapresentar a turma dos otários e cujos os personagens ganham agora interpretes adultos. Porém, é preciso dar palmas aos realizadores ao dar também espaço para os otários da maneira como havíamos conhecido, através de flashbacks e tornando esses momentos um dos grandes atrativos. Curiosamente, muitas passagens do filme original que a gente conhece é revisto através de um outro ângulo nestes momentos e revelando informações surpreendentes sobre aquele passado.  
Aliás, é graças ao passado que faz mover os personagens principais para ação, mesmo quando a maioria tem muito receio de encarar lembranças até então esquecidas.  Curiosamente, não é somente medo que eles sentem pelo palhaço fantasmagórico, como também devido aos problemas comuns, como abuso, preconceito e saber aceitar os erros de um passado longínquo. Mais um ponto para adaptação e do qual faz somente o filme melhorar dali em diante. 
Em termos técnicos o filme é um colírio aos olhos e cuja sua fotografia consegue sintetizar, tanto as cores quentes dos anos oitenta, como também as cores frias dos dias hoje. A trilha sonora, por sua vez, anda em sincronia com cenas em que faz a gente pular das cadeiras, mesmo quando algumas a gente já imagina o que virá acontecer. As cenas, aliás, são de terror puro, onde retrata toda a maldade e fome do palhaço Pennywise. 
É claro que havia um grande temor de que o novo elenco não superaria o original, mas logo esse receio é dissipado. Jessica Chastain, por exemplo, está perfeita como Bevely adulta, assim como também James Ransone como Eddie e cujo o seu rosto é assustadoramente idêntico ao do jovem ator Jack Dylan Grazer. O mesmo não pode ser dito, na minha humilde opinião, sobre atuação de James McAvoy que interpreta a versão adulta de Bill, pois mesmo sendo um dos grandes talentos do cinema atual, sua atuação aqui é apenas econômica e da qual eu esperava muito mais.  
Uma outra questão a ser observada é os exageros do próprio Stephen King serem levados a tela, dos quais podem funcionar nas páginas de um livro, mas não significa que funcionem na tela do cinema como um todo. Esse exagero, aliás, o escritor se inspira e muito do universo criado pelo escritor H. P. Lovecraft e isso é bastante sentindo no ato final da trama. É neste momento, por exemplo, que o filme transita entre qualidades e defeitos, cujo os efeitos visuais em profusão meio que poluem o enredo, mas não o seu resultado emocional e cujo esse ingrediente se torna o principal trunfo da obra como um todo.  
"IT – Capítulo 2" é uma ótima adaptação do clássico de Stephen King e que pode servir de modelo para as inevitáveis novas adaptações que viram logo a seguir. 
   
Leia também: It-A Coisa


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Cine Dica: Hong Sangsoo, Jia Zhangke, Sessão Vagalume e Debate de Ideias (5 a 11 de setembro)

FILME DE HONG SANGSOO ABRE MOSTRA O CINEMA DA ÁSIA SESSÃO VAGALUME APRESENTA OBRA-PRIMA DE MIYAZAKI JIA ZHANGKE EM DEBATE DEBATE DE IDEIAS COM JEAN-BAPTISTE MALET
 Hotel às Margens do Rio

Na quinta-feira, 5 de novembro, às 20h, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta a sessão de abertura da mostra O Cinema da Ásia com o filme O Hotel às Margens do Rio, o mais novo longa-metragem do celebrado diretor sul-coreano Hong Sangsoo, drama familiar com breves momentos cômicos e oníricos. A magnífica atuação de Ju-bong Gi foi consagrada com o prêmio de melhor ator no Festival de Locarno de 2018, evento que marcou a estreia mundial do filme.
No sábado, 7 de setembro, às 18h, o diretor e professor Eduardo Wannmacher participa de um debate após a exibição de O Mundo, um dos filmes mais importantes do realizador chinês Jia Zhangke. Produzida pelo Programa de Alfabetização Audiovisual, a Sessão Vagalume, que exibe filmes para crianças de todas as idades, apresenta nos dias 7 e 8 de novembro, sempre às 14h, a versão dublada da animação O Castelo Animado, de Hayao Miyazaki, uma das obras-primas do Studio Ghibli.  
O valor do ingresso para as sessões da mostra O Cinema da Ásia é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos. A programação completa está disponível no site: http://www.capitolio.org.br/novidades/3468/o-cinema-da-asia/

DEBATE DE IDEIAS COM JEAN-BAPTISTE MALET
A Aliança Francesa Porto Alegre promove um Débats d’Idées com o jornalista investigativo Jean-Baptiste Malet. Sua recente investigação sobre a geopolítica da pasta industrial de tomate, L'Empire de l'or rouge (O império do ouro vermelho, Fayard, 2017), traduzida em vários idiomas, foi recompensada com o Prêmio do Livro Albert-Londres em 2018, dando origem ao documentário que será apresentado no dia 8 de setembro, às 18h, na Cinemateca Capitólio Petrobras. A exibição será seguida de um bate-papo com o jornalista, mediado pelo coordenador do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos, Milton do Prado. Entrada franca.
O francês é colaborador do jornal Le Monde Diplomatique e escreveu vários livros e documentários, incluindo uma reportagem polêmica sobre a gigante Amazon (En Amazonie, Fayard, 2013) que provocou muitas discussões sobre a precariedade das condições de trabalho dos funcionários da empresa americana. O Débats d’Idées é uma realização da Aliança Francesa Porto Alegre e Ministério da Cidadania por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Timac Agro e apoio da Cinemateca Capitólio.

O Império do Ouro Vermelho
(Franla, 54 minutos)
Fruta para o botânico, vegetal para o oficial da alfândega, barril para o comerciante. Em menos de um século, os tomates se tornaram um alimento básico para a humanidade. Processados na fábrica, embalados em um barril de concentrado, esses tomates circulam de um continente para outro. Para contar a espetacular difusão universal desse tomate que todo mundo consome, era necessário um afresco global. O vermelho de molho e ketchup - pizza e hambúrguer - nos conta uma história pouco conhecida do capitalismo agroindustrial que acaba por estar nas origens da globalização: dos catadores uigures de Xinjiang, na China, aos magnatas do tomate da Califórnia. Dos industriais italianos aos produtores africanos, a história da indústria do tomate e sua divisão internacional do trabalho contemporâneo nos oferecem uma narrativa inesperada que expõe a complexidade do nosso mundo.

GRADE DE HORÁRIOS
5 a 11 de setembro de 2019

5 de setembro (quinta-feira)
14h – No Coração do Mundo
16h – Cassandro, O Exótico
20h – Hotel às Margens do Rio

6 de setembro (sexta-feira)
14h – No Coração do Mundo
16h – Cassandro, O Exótico
18h – Rua Secreta
20h – Esplendor

7 de setembro (sábado)
14h – Sessão Vagalume: O Castelo Animado
16h15 – Rua Secreta
18h – O Mundo + debate com Eduardo Wannmacher

8 de setembro (domingo)
14h – Sessão Vagalume: O Castelo Animado
16h15 – Quando os Meus Pais Não Estão Em Casa
18h – Debate de Ideias (O Império do Ouro Vermelho)
20h – Assunto de Família

10 de setembro (terça-feira)
15h – Norte, O Fim da História
19h30 – Creepy

11 de setembro (quarta-feira)
14h – No Coração do Mundo
17h – Em Chamas
19h30 – Cemitério do Esplendor

A Cinemateca Capitólio Petrobras conta, em 2019, com o projeto Cinemateca Capitólio Petrobras programação especial 2019 aprovado na Lei Rouanet/Governo Federal, que será realizado pela FUNDACINE – Fundação Cinema RS e possui patrocínio master da PETROBRAS. O projeto contém 26 diferentes atividades entre mostras, sessões noturnas e de cinema acessível, master classes e exposições.

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: 'Clube dos Canibais' - A Elite Devorando a Nossa Carne

Sinopse: Otavio e Gilda são da elite brasileira e membros do Clube dos Canibais. Os dois têm como hábito, comer seus funcionários.  

O tempo irá passar e cada vez mais irá se confirmar que "Trabalhar Cansa" (2011), de Juliana Rojas e Marco Dutra, profetizou o quadro crítico que a sociedade brasileira vive atualmente, da qual se vê cada vez mais dividida e apreensiva. Em tempos de crise econômica e falsos discursos moralistas, cada vez mais constatamos que o verdadeiro monstro não se encontra em uma casa mal-assombrada, mas sim justamente no coração de Brasília. "O Clube dos Canibais' reforça essa minha teoria, onde retrata uma elite falsamente moralista e que devora de nossa própria carne de uma forma nenhum pouco metaforicamente falando.   
Dirigido por Guto Parente, do recente "Inferninho", o filme conta a história de Otavio (Tavinho Texeira) e Gilda (Ana Luiza Rios), que são da elite brasileira e membros de clube de canibais formados por políticos corruptos. Os dois têm como hábito, comer seus próprios funcionários. Quando Gilda acidentalmente descobre um segredo de Borges (Pedro Domingues), um poderoso congressista e líder do clube, isso acaba colocando-a além do seu marido em um terrível dilema.  
Guto Parente não se intimida em retratar a elite brasileira, que se dizem digníssimos, como devoradores da carne do pobre, literalmente, ao ponto de isso ser retratado explicitamente nos primeiros minutos de filme. Ao buscarem, por exemplo, o prazer carnal, o casal central procura alinhar o sexo ao canibalismo para assim obterem o prazer do gozo. Assim como visto no recente "Animal Cordial" (2018) o horror é usado para arrancar a máscara do que se diz cidadão do bem e revelar assim o seu lado hipócrita e nenhum pouco humanista.  
Falando nisso, as palavras "cidadão do bem" se tornou parte de um discurso tão hipócrita no Brasil de hoje, que ao ouvirmos no filme elas se tornam uma piada já pronta e da qual é usada em um discurso que defende o atual privatismo descontrolado brasileiro. E essa hipocrisia moralista da elite não para por aí, ao ponto de ela ser usada após um ato puramente feito pelo desejo de quererem ser escravocratas por detrás das cortinas e se concluir em um discurso absurdo vindo do personagem Borges. Aliás, ele é uma caricatura escancarada de um certo Presidente do Brasil atual e do qual se elegeu por discursos falsamente moralistas e através de fake news.  
Borges também pode ser usado como uma espécie de representação de uma parcela da população brasileira que não admite determinados desejos, dos eles acham repulsivos, mas que os próprios praticam a sete chaves e com gosto. Aliás, o ato que acontece esse momento possui um humor sombrio escancarado e do qual ele cresce ainda mais pelas reações do casal central da trama. Em tempos atuais, onde o governo  virou um verdadeiro circo de mal gosto, isso somente é ponta de um Iceberg infindável. 
O ato final, por sua vez, escancara o que já vem acontecendo, em que a própria elite conservadora se devora para que determinados segredos não ganhem a luz do dia. Os eventos, por sua vez, ocorrem em uma formosa mansão, mas da qual se torna sem vida na medida em que o horror das ambições transborda. A cena pós crédito, aliás, dá um sinal de esperança para um povo salpicado pelo sangue de uma elite futura em frangalhos e que poderá cair devido aos seus próprios desejos.  
"O Clube dos Canibais" fala de um Brasil sendo devorado pelos poderosos e cujo os mesmos estão se devorando uns aos outros. 

Curiosidade: Assista a entrevista do cineasta Guto Parente sobre o seu recente filme Inferninho.



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segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Cine Dica: Curso sobre série premiada do History Channel será ministrado em setembro na Cinemateca Capitólio

A Engenharia Reversa da série De Carona com os Óvnis

Eduardo Cabeda, Alfredo Barros e Alan Mendonça, criadores e colaboradores, mostram o passo a passo da produção gaúcha. Nos dias 18, 19, 25, 26 e 27 de setembro será realizado o curso A Engenharia Reversa da série De Carona com os Óvnis, sucesso de audiência no History Channel, com os criadores e colaboradores Eduardo Cabeda, Alfredo Barros e Alan Mendonça.
Durantes os 5 encontros na Cinemateca Capitólio os ministrantes falarão sobre o passo a passo de como foi idealizada e produzida essa produção gaúcha independente que recebeu o prêmio “DESTAQUE DA PRODUÇÃO INDEPENDENTE” para série de Documentário no RIO2C de 2019 e foi indicada na categoria Melhor Série Documentário do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019.
O roteirista e diretor Eduardo Cabeda fala sobre a experiência de ter realizado a primeira série ufológica de formato documental e factual, que percorreu 14 Estados e 32 cidades do extremo sul ao extremo norte do país. "Os lugares mais desafiadores e isolados, com deslocamento da equipe por terra, ar e mar. Sem tirar os olhos do objetivo principal: a entrega dum conteúdo internacional, previsto a diferentes mercados e que, durante todo processo, envolveu 3 países nas Américas Latina e do Norte". 
E complementa: "Partilhar a 'Engenharia Reversa' duma série premiada, sucesso de público e crítica, que nos ensinou muito como profissionais e pessoas; deixando todos mais resilientes e melhores observadores da indústria audiovisual, da vida e das estrelas. Certamente, será uma troca intensa de ideias ao longo de cinco encontros. Como se fôssemos uma espécie de portadores das antigas crônicas de viagem", assinala Cabeda.

Informações básicas:
Quando: 5 encontros, dias 18, 19, 25, 26 e 27 de setembro
Horário: das 18h30 às 21h30
Local: Cinemateca Capitólio Petrobras, R. Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico, Porto Alegre.
Inscrições e mais informações: engenhariadco@gmail.com
Número de vagas: 40 pessoas.

Programa:

Aula 1- 18/09
Ideia e concepção da série: estrutura dramática, linguagem, pesquisa, projeto (formatação e venda para canal). Exibição do promo. Ministrada por Eduardo Cabeda, criador, roteirista e diretor.

Aula 2 - 19/09
Concepção da série em si, escaletas, roteiros, dinâmica com o canal, produção. Ministrada por Eduardo Cabeda, criador, roteirista e diretor.

Aula 3 - 25/09
Workflow, organização do material bruto, decupagem, tagueamento, opção pelo Final Cut X, desafios, estrutura padrão e cliffhanger. Ministrada por Alfredo Barros, montador.

Aula 4 - 26/09
Estética, fotografia e detalhamento da gramática visual. Requerimentos técnicos do uso de imagens e câmeras segundo manual do canal. Ministrada por Alan Mendonça, diretor de fotografia.

Aula 5 - 27/09
Produto final, repercussão da série, curiosidades e desafios. Exibição comentada de um episódio. Perguntas e dúvidas finais. Ministrada por Eduardo Cabeda e Alan Mendonça, Alfredo Barros.

Ministrantes:

Eduardo Cabeda
Roteirista, diretor, escritor e professor. Sócio e co-fundador da Nebulosa Filmes. Formado em Letras-Português/Literatura pela UFRGS, Mestre em Escrita Criativa pela PUC-RS, com Pós-graduação em Gestão Cultural pela UFRGS e registro cinematográfico pelo IECINE/SENAC. Foi professor do curso de pós-graduação em Narrativas Audiovisuais pela ESPM-Sul. Atua ou já atuou junto a produtoras e canais de TV como History Channel, Box Brazil, Canal Futura, TV Brasil, TVE, entre outras. Dirigiu mais de 100 filmes publicitários para marcas como Converse, Renner, Unicef, GVD Kids, Petrobras, RBS TV, Banrisul, Saur, Sport Club Internacional, entre outras. Diretor e roteirista do curta-metragem "A Livraria Vasquez", exibido no Salão do Ator em Barranquilla/Colômbia, obra que integra a memória cinematográfica das Americas pela Cinemateca del Caribe. Entre seus trabalhos recentes estão o roteiro do longa-metragem Documentário "Meu Nome é Jorge" - Panda Filmes (em fase final de captação de recursos), a direção de 05 episódios da Primeira Temporada da série "Ser Saudável" - TV Brasil (2010), o roteiro da Minissérie “Kalanga, Cidade das Bicicletas” - Atama Filmes/TVE (2014). É um dos Criadores, o Diretor e Roteirista da série “De Carona com os Óvnis“ em exibição no History Channel LATAM.

Alfredo Barros
Montador profissional, graduado em Jornalismo pela UFRGS e especialista em Marketing e Comunicação pela ESPM, trabalhou na Casa de Cinema de Porto Alegre de 1998 a 2005. Dentre os trabalhos mais recentes, destaca-se a série Notas de Amor (Netflix); Mulher de Fases (HBO) e Doce de Mãe (Globo - Emmy Internacional 2015). Entre 2016 a 2019, montou os longas-metragens Legalidade; Yonlu; Depois do Fim; Pra Ficar na História e O Método (Canal Curta), além da série documental De Carona com os Ovnis (Canal History). Atualmente é professor de audiovisual nos cursos de Publicidade e Propaganda, Design e Jornalismo da ESPM, onde atua desde 2007.

Alan Mendonça
Roteirista, diretor e diretor de fotografia na TerraMar Filmes.
Atua junto a produtoras e canais de TV como History Channel, Box Brazil, SporTV, FUTURA, OKNA, Bactéria Filmes e outras. Entre os trabalhos recentes estão o documentário “Arrieros” (Argentina, 2013), a minissérie “Kalanga, Cidade das Bicicletas” (diretor de fotografia, 2014) e a Coordenação de Finalização da série “Universo Z” (Nick Jr e Nickelodeon). Foi o criador, diretor e diretor de fotografia da minissérie “Quatro Milagres de um Santo Ladrão”, indicada para o 1º Prêmio ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas). Em 2017, a série de 13 episódios "Sementes do Amanhã", uma parceira entre a TerraMar e OKNA Produções, foi aprovada no canal Futura. É o Diretor de Fotografia da série “De Carona com os OVNIS“ em exibição no History Channel.

Cine Dica: Oficina de Roteiro de Cinema - Turma 18 - Inscrições abertas

*** VAGAS LIMITADAS! ***

A Oficina de Roteiro de Cinema (Turma 18) é uma atividade focada na criação e na redação do roteiro audiovisual, desde a ideia inicial, passando por seus diversos tratamentos, até a conclusão de um roteiro acabado para curta-metragem. Na Oficina serão estudados os princípios técnicos do trabalho de um roteirista. O desafio é: como escrever sem cair nas fórmulas pré-fabricadas?
Ministrada pelo roteirista e escritor Marcelo Cortez, a Oficina de Roteiro de Cinema desenvolverá aulas teóricas e práticas de redação de roteiro para seriado, curta e longa-metragem. Serão 7 aulas presenciais semanais ao longo das quais cada aluno desenvolverá um roteiro de curta-metragem, com supervisão individual do professor. As aulas serão ministradas no Centro Cultural CEEE Érico Verissimo (Porto Alegre), aos sábados pela manhã.

Público Alvo
A Oficina é aberta a todos os interessados. Não é necessário nenhum pré-requisito de formação e/ou atuação profissional para participar desta atividade.

Cronograma das aulas
(Sábados – das 10h às 12h)
Encontro 1: 21 / Setembro
Encontro 2: 28 / Setembro
Encontro 3: 05 / Outubro
Encontro 4: 12 / Outubro
Encontro 5: 19 / Outubro
Encontro 6: 26 / Outubro
Folga: 02 / Novembro
Encontro 7: 09 / Novembro

Oficina de Roteiro de Cinema -Turma 18
de Marcelo Cortez

Início
21 de Setembro de 2019 (sábado)
Horário
10h às 12h

Duração
7 encontros semanais presenciais (14 horas / aula)

Local
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
(Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento
- Cartão de Crédito: R$ 480,00 (parcelado em até 4x)
- À Vista (Depósito bancário / transferência): R$ 460,00
- Valor promocional para as primeiras 5 inscrições*: R$ 420,00
(*válido apenas para pagamento por depósito bancário / transferência)

Material
Certificado de participação e Apostila (PDF)

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714
 Inscrições

Cine Dica: Segunda Guerra Mundial na Sala Redenção

Tora!Tora!Tora!

Na última semana, de 26 a 30 de agosto, o cinema universitário da UFRGS recebeu quatro filmes que ilustram o cenário pré-Segunda Guerra Mundial. Na sequência, de 2 a 6 de setembro, a Sala Redenção exibirá dez sessões de longas que retratam momentos simbólicos do maior conflito militar do século XX na Mostra 2ª Guerra Mundial.
Em linha cronológica ao conflito, o filme que abre a programação da próxima semana tem sua história iniciada em setembro de 1939, após a ocupação da Polônia pelos nazistas, a oeste, e dos soviéticos, a leste, em meio ao pacto de não-agressão germano-soviético (Ribbentrop-Molotov). O longa Katyn ilustra o genocídio perpetrado pelo Exército Vermelho aos nativos de uma floresta naquele país.
Além do drama polonês, a mostra traz descrições de batalhas vitais da Segunda Guerra Mundial, como a luta no céu britânico entre as forças da Royal Air Force e a Luftwaffe pelo controle aéreo do Reino Unido e do Canal da Mancha. O clássico A Batalha da Grã-Bretanha, de 1969, foi dirigido por Guy Hamilton. O ciclo continua com o conflito entre norte-americanos e japoneses em Pearl Harbor pelo controle marítimo do Pacífico, retratado em Tora! Tora! Tora! (1970).
Em Stalingrado – A Batalha Final (2013), o diretor Fyodor Bondarchuk reproduz o cenário que ceifou milhões de vidas entre 1942 e 1943. Ainda na perspectiva russa, A Batalha de Sevastopol mostra o cerco das tropas do Reich na capital da Criméia, com destaque para a franco-atiradora Lyudmila Pavlichenko, considerada a atiradora feminina mais bem-sucedida na história e responsável pela morte de 309 soldados do Eixo.
Já As Mulheres de Rosenstrasse conta a história de uma jovem judia em busca de respostas sobre os mistérios da infância de sua mãe, que fugiu da Alemanha Nazista durante a guerra. O filme se passa em 2000 e é dirigido por Margarethe von Trotta.

Veja programção completa no site oficial clicando aqui.