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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Cine Clássicos Contemporâneos: Especial Mês das Bruxas: Madrugada dos Mortos

Zack Snyder ganha reconhecimento (merecido) ao fazer a refilmagem de Despertar dos Mortos

sinopse:

Os zumbis desejam dominar uma cidade de Wisconsin e começam a atacar as pessoas. Ana (Sarah Polley) é uma jovem enfermeira, que consegue escapar do ataque deles e é ajudada pelo policial Kenneth (Ving Rhames). Juntos eles encontram abrigo em um shopping center, onde outros sobreviventes estão escondidos. Lá os zumbis não conseguem entrar e eles conseguem ter uma vida razoavelmente normal. Mas a situação piora quando começa a faltar energia e comida, o que faz com que eles tenham que sair do abrigo para conseguir sobreviver.


Devido ao sucesso internacional de Exterminío era inevitavel que hollywood não ficaria para atraz.
Com isso, a Universal contratou um certo diretor de videos clipes da época chamado Zack Snyder para criar uma refilmagem de O Despertar dos Mortos de George A. Romero. A historia é praticamente a mesma de sempre mas com inumeros atrativos como a critica ao consumismo imposta no filme como um todo, os zumbis se tornaram velozes (graças a Exterminío) com um ritimo vertiginoso e ligeiro, algo que o diretor ganhou no seu tempo dirigindo clipes. Com isso Zack Snyder ganhou prestigio e acabou recebendo a oferta para dirigir 300 e Watchmen.    

Curiosidades:
Os atores Ken Foree, Scott H. Reiniger e Tom Savini também estiveram no filme original, mas interpretam personagens diferentes nesta refilmagem.

O orçamento de Madrugada dos Mortos foi de US$ 28 milhões.

Cine Clássicos Contemporâneos: Especial Mês das Bruxas: EXTERMíNIO

Danny Boyle recria o gênero filme de morto vivo e vira uma mania que dura até hoje

sinopse:

Após invadirem um laboratório de pesquisas em macacos, um grupo de ativistas encontra chimpanzés presos em gaiolas diante de telas que exibem continuamente cenas de extrema violência. Ignorando os avisos de um cientista que trabalha no local de que os macacos estariam infectos, os ativistas decidem libertá-los. Assim que são soltos os macacos atacam todos aqueles à sua volta, em verdadeiros ataques ensandecidos. 28 dias após este acontecimento desperta do coma em um hospital de Londres Jim (Cillian Murphy). Completamente confuso e estranhando a ausência de pessoas nas ruas, Jim nada sabe sobre o ocorrido e se esconde após encontrar diversos cadáveres e seres monstruosos, infectados pelo vírus disseminado. Após uma explosão Jim encontra outros sobreviventes, Selena (Naomi Harris) e Mark (Noah Huntley), que o levam a um local seguro e lhe explicam a situação atual. Decidido a reencontrar seus pais, Jim decide partir e é acompanhado pela dupla de novos companheiros. Até que, ao se refugiarem em um prédio, ouvem uma transmissão pelo rádio de que um grupo de soldados comandados pelo major Henry West (Christopher Eccleston) está se reunindo e diz ter a solução para a cura da infecção provocada pelo vírus. Sem outra alternativa, Jim, Selena e Mark decidem se juntar aos soldados em sua batalha.


Quando Danny Boyle anunciou que faria um filme de zumbi muitas pessoas já sabiam que dali viria algo diferente, pois afinal, o cara criou um dos filmes mais cultuados dos anos noventa que foi   Trainspotting.
Resultado? Um filme impressionante do começo ao fim que mistura horror dos tipicos filmes de morto vivo habituais de antigamente de Romero mas com algumas diferenças que acabou ganhando vida propia. Os zumbis, diferentes dos filmes antigos, são ageis, correm, se tornando muito mais assustadores. 
O filme ganha pontos também por mostrar de uma maneira bem humana os protagonistas se unindo para sobreviver a todo custo, mesmo que para isso tenham que passar por cima de zumbis e também de outros humanos. Destaque para a otima interpretação de  Cillian Murphy que ganhou reconhecimento internacional e acabou sendo convidado futuramente em Batman Beguins. Destaco também o fantastico inicio do filme onde assistimos uma Londres completamente vazia (aparentemente).  

Curiosidades
As cenas externas da cidade de Londres foram todas rodadas em poucas horas ao amanhecer em dias de semana.
Foi relançado nos cinemas americanos e brasileiros com um final alternativo de 4 minutos, que era exibido logo após o término do filme.

Cine Clássicos Contemporâneos: Especial Mês das Bruxas: ABISMO DO MEDO

PRODUÇÃO INGLESA QUE DEU UM BANHO DE SANGUE E QUALIDADE

sinopse:
Um ano após um trágico acidente, algumas amigas vão explorar uma caverna. Uma delas, Juno (Natalie Jackson Mendoza), sem avisar as outras, as levou para uma caverna que nenhuma pessoa tinha explorado. Logo elas descobrem que talvez alguém tenha entrado ali, mas nunca saído vivo. Um acidente faz com que uma rocha se desprenda e as amigas fiquem presas na caverna. Com a saída bloqueada, elas passam a explorar o local, buscando outro meio de sair. Porém elas passam a ser perseguidas por estranhas criaturas, que se escondem na escuridão da caverna.


Neil Marshall (Dog Soldiers) mostrou aos americanos como se faz um filme de terror de verdade em plena terra Inglêsa. O filme com rostos semi desconhecidos ganha pontos por mostrar não somente o terror habitual mas também o terror piscologico que é muito bem mostrado no inicio do filme quando a protagonista  Sarah  (Shauna Macdonald) encara um enorme trauma e que terá que encara-lo novamente em meio a criaturas carnivoras dentro da caverna. Talves esteja ai o sucesso do filme, em criar um otimo filme de terror puro mas ao mesmo tempo criando uma subtrama que apesar de não ser dita explicidamente nos sabemos exatamente o que há entre as personagens e como será suas consequencias. 
Uma continuação muito em breve estará a caminho.    

Curiosidades:
Não foram usadas dublês nas cenas de rafting, com as próprias atrizes atuando nestas cenas;

 As cenas de Abismo do Medo foram rodadas em ordem cronológica. Com isto as atrizes apenas conheceram as criaturas que as atacam na história ao rodarem a cena do 1º ataque, o que fez com que o susto que tomaram fosse legítimo;
Existem dois finais diferentes de Abismo do Medo, um incluído em sua exibição na Inglaterra e outro em sua exibição nos Estados Unidos. O final inglês é mais longo, sendo editado por ser considerado “pesado demais” para o público americano;





Cine Clássicos Contemporâneos: Especial Mês das Bruxas: O GRITO

UM DOS POUCOS FILMES DE QUALIDADE NA ONDA "PÓS" O CHAMADO  

sinopse:

Em Tóquio uma casa comum oculta o pavor que nela há, pois quando alguém morre em um momento de terror nasce uma maldição, que não perdoa nem esquece e faz as pessoas morrerem vitimadas por uma poderosa ira. Neste contexto surge a estudante americana Karen Davis (Sarah Michelle Gellar), que, desconhecendo a maldição, está no Japão em um intercâmbio cultural. Karen é voluntária do Centro Social de Apoio, pois isto conta crédito para sua formatura na faculdade. Ela inocentemente concorda em substituir uma assistente social que não foi trabalhar, sem saber que ela na verdade foi vítima da maldição. Karen vai até a casa amaldiçoada para cuidar de Emma Williams (Grace Zabriskie), que tem uma letargia grave associada a leve demência, o que a faz ficar dormindo quase todo o dia. Ao chegar vê Emma em um estado catatônico, enquanto o resto da casa parece estar abandonado e desordenado. Enquanto cuidava de Emma, Karen ouve estranhos sons na parte de cima da casa. Ao investigar ela se defronta com algo tão apavorante que seria incapaz de imaginar, pois dentro da casa há uma sucessão de fatos apavorantes que são o resultado de algo terrivelmente maléfico, que surgiu de forma horrenda anos atrás. Como mais pessoas morrem, Karen é envolvida no ciclo de horror e aprende o segredo da maldição vingativa, que criou raízes nesta casa. Agora ela tenta parar isto antes que seja muito tarde, mas por mais que ela aprenda sobre a maldição e suas origens a força maléfica que Karen enfrenta é algo que ela ainda não dimensionou.


Devido ao sucesso de O Chamado, os estudios norte americanos voltaram os seus olhos para o oriente e descobriram inumeros filmes de terror. Com isso foi a vez de O Grito ser o proximo filme refilmado de uma obra original oriental, mas curiosamente o propio diretor do filme original  "Takashi Shimizu"  foi convocado pelo produtor Sam Raimi (Uma Noite Alucinante) para dirigir a refilmagem. A diferença por tanto são poucas, até mesmo o local foi mantido que foi Toquio, somente alguns atores americanos como Sarah Michele Gellar e Bill Pullman foram convocados para atuar como protganistas, de resto manteve tudo igual.
Fica a curiosidade de ver um filme que mistura tanto a qualidade norte americana como também (e em vantagem) a qualidade japonesa. Sucesso no mundo todo, gerou uma sequencia inferior e novamente inumeras imitações.   

Curiosidades:
Os atores Takako Fuji e Yuya Ozeki interpretaram os mesmos papéis que fizeram na versão original do filme.

Cine Clássicos Contemporâneos: Especial Mês das Bruxas: O CHAMADO

REFILMAGEM DE UM FILME JAPONES QUE GEROU INUMERAS IMITAÇÕES MAS NÃO COM O MESMO RESULTADO

sinopse:

Rachel Keller (Naomi Watts) é uma jornalista que decide investigar a misteriosa morte de sua sobrinha. Ela percebe a relação da morte dela e de várias outras mortes com um estranho vídeo, que faz com que todas as pessoas que o assistam morram exatamente sete dias depois. Intrigada com a história, ela agora precisa descobrir um meio que impeça que a profecia se realize, já que ela e seu filho assistiram ao vídeo.


Com falta de idéias criativas,  hollywood decidiu refilmar da sua maneira filmes estrangeiros de sucesso no mundo afora e isso tudo começou com esse filme, uma refilmagem da pelicula de 1998 de   Hideo Nakata no japão. Resultado? Apesar de ser um tanto que inferior se comparado ao original o filme possui inumeros sustos na medida certa e toca em assuntos sobrenaturais que de vez em outra o cinema revitaliza. Gore Verbinski conseguiu criar momentos de pura tensão como a sequencia do cavalo que imediatamente se tornou clássica e as cenas da posivel fita amaldiçoada são apresentadas de um modo sublime e arrepiante. Gerou um enorme sucesso, uma sequencia inferior e inumeras imitações que muitas acabaram não sobrevivendo ao longo do tempo.     

Curiosidades:
Não há créditos de abertura em O Chamado.
Alguns frames do vídeo foram inseridos no próprio filme, de forma subliminar.
Sutis imagens de círculos, nas suas mais diversas formas, estão presentes no decorrer do filme.
Estão presentes em O Chamado várias referências visuais a filmes dirigidos por Alfred Hitchcock, como Janela Indiscreta, Psicose e Trama Diabólica.

Cine Clássicos Contemporâneos: Especial Mês das Bruxas: JOGOS MORTAIS

Um dos melhores Seriais Killers do cinema dos ultimos anos  

Sinopse:
 Dois homens acordam em um banheiro sujo e deplorável, acorrentados, um em cada canto do local. Em meio à eles, há um corpo de um homem que estourou sua cabeça com uma magnum 44. Eles são vítimas de um serial killer que coloca duas pessoas em situações extremas, para que uma saia viva apenas se matar a outra. Em um jogo de gato e rato, ambos vão descobrindo as pistas para tentar se salvar do jogo desse insano assassino, enquanto descobrem o porquê de terem sido escolhidos pelo tal.


Estreando como diretor, James Wan criou com pouco dinheiro no bolso um dos filmes mais angustiantes dos ultimos anos. Sendo inicialmente um projeto para ir direto em video, o filme acabou sendo aprovado pelos estudios para ser exibido no cinema, o resultado foi um enorme sucesso e deu mais uma vez novo folego ao gênero em uma trama original em que o assassino somente aparece nos segundos finais da trama e simplesmente não suja as mãos para matar as suas vitimas e sim faz suas vitimas tentarem se salvar ou morrer. Infelismente gerou inumeras sequencias uma mais pior do que a outra.     

curiosidades

James Wan e Leigh Wahnnell, autores do roteiro de Jogos Mortais, rodaram uma cena do filme e a usaram sempre que apresentavam o projeto a estúdios, buscando financiamento para a realização do longa-metragem;
O diretor James Wan teve que retirar algumas cenas de Jogos Mortais para que ele obtivesse uma censura mais branda nos Estados Unidos, permitindo a entrada de menores de 17 anos;
Foi rodado em apenas 18 dias;
Foi o filme de encerramento do Festival de Toronto;

Cine Clássicos: Especial Mês das Bruxas: SEVEN: OS SETE CRIMES CAPITAIS

FILME COM UM DOS FINAIS MAIS ANGUSTIANTES DA HISTORIA DO CINEMA



sinopse:
Dois policiais, um jovem e impetuoso (Brad Pitt) e o outro maduro e prestes a se aposentar (Morgan Freeman), são encarregados de uma periogosa investigação: encontrar um serial killer que mata as pessoas seguindo a ordem dos sete pecados capitais.


O roteirista Andrew Kevin Walker, um ex atendente de uma loja de discos bolou uma trama que, apesar de ter muitas situações com outras fitas policiais, traz um desfecho inesperado, eletrizante e consistente. Aliada a uma arrepiante trama de suspense, o diretor Fincher (na época conhecido por ter dirigido Alien 3) contou com uma excelente equipe técnica na retaguarda: Direção de fotografia de Darius Khondgi (Antes da chuva), trilha sonora de Howard Shore (O Silencio dos Inocentes) e montagem de Richard Francia Bruce, obteve uma indicação ao Oscar     


Curiosidades:
O roteiro original previa a participação de uma mulher na equipe forense da polícia, que sempre aparecia nos momentos de “limpeza” dos locais do crime e tinha alguns diálogos com os detetives interpretados por Brad Pitt e Morgan Freeman.

 O roteiro de Seven possui referências ao antigo parceiro do detetive Mills, chamado Parsons, que levou um tiro e ficou paralizado do busto para baixo numa operação policial. Este é o motivo pelo qual Mills age de forma superprotetora com Somerset em algumas cenas. Mas todas as referências a Parsons foram retiradas na edição final do filme.