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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Cine Dica: Clássicos na Cinemateca [ PROGRAMAÇÃO DE 8 a 14 de dezembro de 2022]

 Cinemateca Capitólio tem semana com filmes clássicos e abre mostra que celebra a era de ouro do VHS

Blade Runner


PROGRAMAÇÃO DE 8 a 14 de dezembro de 2022

Mais uma semana movimentada na Cinemateca Capitólio, com uma programação que comemora vários aniversários importantes. Como o ano está prestes a acabar, os 80 anos de lançamento de Casablanca, de Michael Curtiz, e Soberba, de Orson Welles (ambos lançados em 1942), os 60 anos de O que Terá Acontecido a Baby Jane? (lançado em 1962) e os 40 anos de Blade Runner – O Caçador de Androides (lançado em 1982) não irão passar em branco, com sessões que prometem atrair um grande número de espectadores apaixonados por este quarteto de clássicos do cinema.

Na terça-feira, dia 13/12, acontece a abertura da última mostra do ano, A Era do VHS, que será dividida em duas partes, se estendendo até janeiro de 2023. A mostra foi concebida para relembrar o impacto revolucionário que a chegada ao mercado do homevideo, no começo da década de 80, provocou, tanto em termos técnicos, culturais e comportamentais. O primeiro player de VHS fabricado no Brasil foi lançado em 1982, sendo esta considerada portanto a data oficial do nascimento do VHS no país, embora antes disso aparelhos importados e fitas piratas já estivessem circulando em menor escala. A mostra inaugura na terça-feira, dia 13 de dezembro, às 19h, com a exibição de Videdrome – A Síndrome do Vídeo, de David Cronenberg. A divulgação completa da mostra que será enviada nos próximos dias.

 Já o cinema gaúcho continua em cartaz com Os Bravos Nunca se Calam, de Marcio Schoenardie, que no domingo, dia 11, às 18h30, terá sessão comentada por integrantes da equipe do filme.


SINOPSES DOS FILMES


Soberba

The Magnificent Ambersons (R$10,00)

Direção de Orson Welles

EUA, 1942, 88 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Isabel Amberson (Dolores Costello), uma jovem herdeira de uma das famílias mais ricas de Indianápolis, recebe uma proposta de casamento do belo e impetuoso Eugene Morgan (Joseph Cotten). No entanto ela escolhe se casar com o tedioso Wilbur Minafer (Don Dillaway). Anos se passam e, após a morte do marido de Isabel, Eugene, hoje um rico fabricante de automóveis, tenta se reaproximar dela. No entanto, George (Tim Holt), o filho de Isabel e Wilbur, se opõe a essa união. O segundo e magnífico longa de Orson Welles, realizado após a sua controversa estreia com Cidadão Kane no ano anterior (1941). Adaptação do premiado romance de Booth Tarkington, o filme acompanha a saga da família Amberson, do esplendor à decadência, e foi mutilado pelos produtores.


O que Terá Acontecido a Baby Jane?

What Ever Happened to Baby Jane? (R$ 10,00)

Direção de Robert Aldrich

EUA, 1962, 134 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Jane Hudson (Bette Davis) é uma ex-estrela infantil idosa, que cuida de sua irmã Blanche (Joan Crawford), também uma ex-atriz de sucesso que teve sua carreira interrompida por um acidente de carro e agora está presa a uma cadeira de rodas. Obcecada por recuperar a fama, Jane tenta esconder a existência de Blanche de médicos, visitantes e vizinhos, enquanto planeja uma maneira de se livrar da irmã. O filme que ressuscitou as carreiras de Davis e Crawford, em um duelo de atuações como poucas vezes se viu na tela.


Casablanca

Casablanca (R$ 10,00)

Direção de Michael Curtiz

EUA, 1942, 102 minutos

Classificação indicativa: livre

Durante a Segunda Guerra, um exilado norte-americano (Humphrey Bogart) encontra refúgio na cidade de Casablanca, no Marrocos, e passa a administrar uma casa noturna. Ele reencontra uma antiga paixão (Ingrid Bergman), que agora está casada e precisa de ajuda para fugir dos nazistas. Clássico absoluto do melodrama hollywoodiano, é um dos filmes mais populares e influentes da história do cinema.


Videodrome – A Síndrome do Vídeo

Videodrome (R$ 10,00)

Direção de David Cronenberg

EUA, 1983, 87 minutos

Classificação indicativa: 18 anos

Max Renn (James Woods), dono de uma pequena emissora de televisão a cabo, capta imagens de pessoas torturadas e mortas. Logo, ele descobre que a transmissão se chama Videodrome, é gerada em Pittsburgh e é muito mais que um programa sensacionalista em busca de espectadores mórbidos. Trata-se de um experimento que usa a televisão para alterar permanentemente as percepções das pessoas, causando sérios danos cerebrais. Obra-prima do diretor canadense David Cronenberg, Videodrome é um dos títulos que melhor sintetiza as suas obsessões estéticas, e conta com a participação da cantora Blondie no elenco.


Mamãe é de Morte

Serial Mom (R$ 10,00)

Direção de John Waters

EUA, 1994, 95 minutos

Classificação indicativa: 16 anos

Beverly Sutphin (Kathleen Turner) tem uma vida familiar feliz, com seus filhos e seu marido dentista. Porém, quando a professora despreza um de seus meninos, a esposa perfeita desenvolve um gosto insaciável por assassinatos, a começar pela educadora de seu filho. Hilariante comédia negra de John Waters, com grande atuação de Kathleen Turner.


Blade Runner – O Caçador de Androides

Blade Runner (R$ 10,00)

Direção de Ridley Scott

EUA, 1982, 117 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Rick Deckard (Harrison Ford) é um caçador de recompensas. Seu trabalho: eliminar androides que vivem ilegalmente na Terra. Seu sonho de consumo: substituir sua ovelha de estimação elétrica por um animal de verdade. A grande chance surge ao ser designado para perseguir seis androides fugitivos de Marte. O clássico da ficção científica que consolidou as carreiras de Harrison Ford e Ridley Scott e tornou-se uma obra de culto desde a sua estreia.


GRADE DE HORÁRIOS

8 a 14 de dezembro de 2022


8 de dezembro (quinta-feira)

15h – Os Bravos Nunca se Calam

17h – Os Bravos Nunca se Calam

19h – Soberba

9 de dezembro (sexta-feira)

19h – O que Terá Acontecido a Baby Jane?


10 de dezembro (sábado)

15h – Soberba

17h – Os Bravos Nunca se Calam

19h – Casablanca


11 de dezembro (domingo)

16h – O que Terá Acontecido a Baby Jane?

18h30 – Os Bravos Nunca se Calam (sessão comentada com a equipe do filme)


13 de dezembro (terça-feira)

15h – Casablanca

17h – Os Bravos Nunca Se Calam

19h – Sessão de abertura da mostra A Era do VHS, com a exibição de Videodrome – A Síndrome do Vídeo, de David Cronenberg


14 de dezembro (quarta-feira)

15h – Mostra A Era do VHS (Mamãe é de Morte)

17h – Os Bravos Nunca se Calam

19h – Mostra A Era do VHS (Blade Runner – O Caçador de Androides)

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