Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 99 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Cine Especial: Próximo Cine Debate - 'A Metamorfose dos Pássaros'

Sinopse: O filme-ensaio afetivo retrata a família de Catarina Vasconcelos e sua avó Beatriz, que se casou com um oficial da marinha chamado Henrique aos 21 anos. Beatriz cuidou de seis filhos sozinha com o marido no mar, entre eles, o pai da cineasta, Jacinto

Exibido no Festival de Berlim de 2020, "Metamorfose dos Pássaros" é um documentário cuja a complexidade de contar a sua trama se compara com a beleza na sua construção visual. A obra da portuguesa Catarina Vasconcelos parte de uma análise sobre a jornada da vida do casal Beatriz e Henrique para se tornar uma obra bastante enigmática, que alia enredo com imagens líricas e que resulta sobre a cruzada da vida humana. Vasconcelos obtêm o desempenho de manter nos trilhos a narração alinhada com reflexões sobre os dilemas familiares e, acima de tudo, fazendo com que a gente se identifique com ela.

Embora seja em narração off, ela nunca soa de forma gratuita, mas sim se tornando uma peça central e da qual se casa de forma pura e simples com as suas imagens. Porém, a voz não é vista como uma espécie de guia, já que as imagens exibidas pela realizadora obtêm a chance de usar o texto narrado para feitos muito mais elevados. Sendo assim, o filme se mantém por questões corriqueiras da vida, sobre a existência humana e de como ela pode ser maravilhosa através das mais simples situações do seu dia a dia.

As cenas de umas crianças que comenta sobre a sua perspectiva sobre a vida de outros seres, desde ao inseto que pode viver somente algumas horas como também no caso de espécies como as tartarugas que chegam a ter mais de duzentos anos de vida. Em termos de comparação, a vida humana acaba se tornando tão rápida e passageira, mas da qual a mesma possui a chance de construir uma jornada que possa até mesmo servir de exemplo para as próximas gerações que virão a seguir. Portanto, as imagens dos riachos, folhas, campos e montanhas chegam para definir a ideia da realizadora.

O palco principal é justamente o mundo em que passamos, do qual muitos vem e vão em um piscar de olhos e cujo o cenário prossegue o mesmo para vinda de outros. Na reta final, concluímos que tudo é uma metamorfose, onde a mudança acaba se tornando inevitável, onde a perda dá lugar ao nascimento de uma nova vida e cujo o ciclo prossegue independente do que aconteça. "Metamorfose dos Pássaros" demonstra com clareza como, no final das contas, o que fica da passagem humana é a memória e da qual quando olhamos para trás se torna cada vez mais dourada. 

   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: