Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO CELEBRA O CENTENÁRIO DE PASOLINI

Nos dias 17 e 18 de dezembro, último final de semana antes do recesso de ano novo, a Cinemateca Capitólio celebra o centenário do diretor italiano Pier Paolo Pasolini (1922-1975) com exibições especiais das cópias restauradas de Teorema (1968) e Salò, ou os 120 Dias de Sodoma (Salò o le 120 giornate di Sodoma, 1975). As sessões têm entrada gratuita, a retirada de senha ocorre 30 minutos antes da sessão na bilheteria da Cinemateca.

A programação é uma realização da Cinemateca Capitólio, da Vai e Vem Produções Culturais, do Istituto Italiano di Cultura di San Paolo e do Consulado Geral da Itália em Porto Alegre.


PIER PAOLO PASOLINI

Nascido em 5 de março de 1922, em Bolonha, no norte da Itália, Pier Paolo Pasolini encontrou na literatura, desde cedo, uma paixão. Formou-se em Estudos Literários pela Universidade de Bolonha, publicou livros de poesia, contos e romances. Foi poeta, editor, pintor, ensaísta, crítico literário e cinematográfico, roteirista, jornalista e agitador cultural. Somente aos quarenta anos de idade se rendeu ao cinema, meio pelo qual ganharia projeção mundial. Gay, cristão e marxista, Pasolini era polêmico, controverso e marcou uma época. Intelectual profundamente crítico da sociedade de consumo e do capitalismo, foi uma figura central na vida cultural italiana dos anos 1950 aos 1970. Atacada de diversos lados, sua obra foi marcada pelas experiências políticas e estéticas que teve ao longo da vida e se tornou um precioso legado para a história.


FILMES


Teorema

Itália, 1968, 98 minutos, DCP

Direção: Pier Paolo Pasolini

Em Milão, a vida de uma rica família burguesa é totalmente modificada com a chegada de um misterioso visitante. 

Debate após a sessão com o cineasta, crítico e professor Fabiano de Souza; mediação de Marcus Mello.


Salò, ou os 120 Dias de Sodoma

(Salò o le 120 giornate di Sodoma)

Itália, 1975, 117 minutos, DCP

Direção: Pier Paolo Pasolini

Quatro libertinos fascistas reúnem nove adolescentes, meninos e meninas, submetendo-os a 120 dias de sofrimento como escravos sexuais, obrigando-os a praticar os mais diferentes tipos de orgias, torturando-os física e mentalmente.

Debate após a sessão com a professora e crítica de cinema Fatimarlei Lunardelli e o professor Marco De Biasio; mediação de Marcus Mello.


GRADE DE HORÁRIOS


17 de dezembro (sábado)

19h – Teorema


18 de dezembro (domingo)

19h – Salò, ou os 120 Dias de Sodoma


Serviço:

Cinemateca do Capitólio

Endereço: R. Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico, Porto Alegre-RS

Telefone: (51) 3289-7458

Site: http://www.capitolio.org.br/

Instagram: @cinematecacapitolio

Entrada gratuita

Nenhum comentário: