SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES
SALA 2 / EDUARDO HIRTZ
15h – DEUS TEM AIDS ESTREIA Assista o trailer aqui.
(Brasil, 2022, 80min). Documentário de Fábio Leal e Gustavo Vinagre. Vitrine Filmes, 18 anos.
Sinopse: Quarenta anos depois do início da epidemia de AIDS, sete artistas e um médico ativista - todos vivendo com o HIV -, oferecem novas imagens e perspectivas para lidar com a sorofobia no Brasil. O filme participou da mostra competitiva do 29º Mix Brasil e também ganhou os prêmios de melhor filme e de público no Queer Porto.
16h30 – A ACUSAÇÃO Assista o trailer aqui.
(Les Choses Humaines - França, 2022, 138min). Direção de Yvan Attal, com Ben Attal, Suzanne Jouannet, Charlotte Gainsbourg, Mathieu Kassovitz, Pierre Arditi. Imovision, 14 anos. Drama.
Sinopse: Alexandre é um jovem educado e inteligente que estuda em uma concorrida universidade americana. Quando vai a Paris, por motivos familiares, Alexandre conhece Mila, a filha do novo namorado de sua mãe. Os dois jovens vão juntos a uma festa e, no dia seguinte, Mila denuncia Alexandre por estupro. Toda a aparente harmonia familiar desaparece e tem início um complexo julgamento que apresenta verdades opostas. O filme é adaptado do romance homônimo da francesa Karine Tuil.
19h - LICÍNIO AZEVEDO – UM GAÚCHO EM MOÇAMBIQUE.
Mostra com os filmes do diretor – ENTRADA FRANCA
02/12 (sexta) - 19h - O Grande Bazar + Nhinguitimo
03/12 (sábado) - 19h - Colheita do Diabo + A Ilha dos Espíritos
04/12 (domingo) - 19h - Marracuene + Hóspedes da Noite
06/12 (terça) - 19h – Desobediência
07/12 (quarta) - 19h - A Árvore dos Antepassados + Acampamento de Desminagem
08/12 (quinta) - 19h - Comboio de Sal e Açúcar
09/12 (sexta) - 19h - Virgem Margarida
10/12 (sábado) - 19h - Night Stop + Mãos de Barro
SINOPSES:
MARRACUENE
(1991, Moçambique-Alemanha-Reino Unido, 43min, documentário).
Sinopse: Marracuene é uma vila abandonada pelos seus moradores, símbolo de um país destruído pela guerra. Todas as noites os habitantes fogem da morte refugiando-se na capital ou do outro lado do rio.
A ÁRVORE DOS ANTEPASSADOS
(1994, Reino Unido-Moçambique, 48min; para a série Developing stories / BBC (UK)).
Sinopse: Durante os 15 anos de guerra em Moçambique, um milhão e meio de moçambicanos procuraram refúgio nos países vizinhos. Um deles foi Alexandre Ferrão, que, em 1984, foi escolhido pelos tios para levar a família para o Malawi. Dez anos depois, com o fim da guerra, Alexandre decidiu que era altura de regressar para se reconciliarem com a árvore dos antepassados. Este filme é a história da viagem de regresso à casa da família.
NIGHT STOP
(2002, Moçambique, 48min; para a série Steps for the future).
Sinopse: Elas acordam ao fim da tarde, quando os primeiros caminhões chegam à Vila de Moatize, no norte de Moçambique, próxima à fronteira de vários países da região. Os caminhões param diante do Montes Namuli – Rooms, uma pensão, bar e restaurante onde os condutores passam a noite. Para lá elas convergem, bem vestidas, maquiladas – e vão surpreendendo a todos com suas revelações.
MÃOS DE BARRO
(2003, Moçambique, 50min).
Sinopse: A ceramista Reinata Sadimba nasceu em 1945. Dos 20 aos 30 anos participou na guerra pela independência de Moçambique, ao lado do pai e do marido. Artista de renome, já expôs as suas obras em vários países. O filme a segue em uma viagem à sua terra natal, o planalto de Mueda, terra dos Makondes, célebres escultores de ébano.
ACAMPAMENTO DE DESMINAGEM
(2005, Moçambique, 60min).
Sinopse: Os sapadores são um grupo muito especial de homens. Alguns combateram em lados opostos, na guerra que assolou Moçambique. Outros eram civis e o trabalho na desminagem foi uma opção ao desemprego, à criminalidade. Em comum, eles vivem longos períodos longe afastados das suas famílias, em tendas coletivas, e arriscam suas vidas todos os dias.
A ILHA DOS ESPÍRITOS
(2009, Moçambique, 63min).
Sinopse: Muito antes de dar nome ao país, a Ilha de Moçambique teve um papel fundamental no Oceano Índico, como ponto de escala para navegantes. Neste filme, os moradores da ilha mostram suas atividades, hábitos e cultura, incluindo uma conhecedora dos seres mágicos que povoam o imaginário coletivo dos ilhéus.
HÓSPEDES DA NOITE
(2007, Moçambique, 53min).
Sinopse: Em 1953 foi inaugurado em Moçambique, na cidade da Beira, o Grande Hotel. Um estabelecimento de luxo, com 370 quartos. Atualmente serve de residência a 3.500 pessoas que ocupam também a cave, corredores e o terraço. Algumas famílias vivem no Grande Hotel há mais de 20 anos, sem eletricidade e sem água.
COLHEITA DO DIABO
(1988, Moçambique-França, 54min).
Sinopse: “O diabo plantou na nossa machamba e não precisa de chuva para fazer a sua colheita”. A seca e a presença maléfica de bandidos ocultos na floresta ameaçam a vida quotidiana de uma aldeia defendida por cinco veteranos da guerra de independência.
O GRANDE BAZAR
(2006, Moçambique, 55min).
Sinopse: Num grande mercado africano, há o encontro entre dois meninos com vivências diferentes e objetivos opostos. Um deles procura trabalho para readquirir o que lhe foi roubado e poder voltar à casa. O outro faz de tudo, e até mesmo rouba, para não ter que viver com a família. Apesar destas diferenças, eles tornam-se amigos e juntos enfrentam o adversário comum.
DESOBEDIÊNCIA
(2002, Moçambique, 92 min).
Sinopse: Rosa, uma camponesa moçambicana, é acusada de ter causado o suicídio do marido. Numa carta descoberta durante as cerimônias fúnebres, e que é lida diante de todos os presentes, o suicida determina que os cinco filhos que teve com Rosa sejam entregues ao seu irmão gêmeo, para não viverem com a mulher que arruinou a sua vida. Para provar a sua inocência, recuperar os filhos e os poucos bens que o casal possuía, Rosa submete-se a dois julgamentos: o primeiro com um curandeiro, o segundo num tribunal.
VIRGEM MARGARIDA
(2012, Moçambique-França-Portugal-Angola, 83min).
Sinopse: Ao fim da guerra de 1975, as prostitutas de todo Moçambique são enviadas para um centro de reeducação, em plena selva, onde ficarão sob a guarda de mulheres militares que têm métodos para transformar as prostitutas em “mulheres novas”. Em meio a elas vai Margarida, uma camponesa adolescente, virgem, enviada para a reeducação por engano.
COMBOIO DE SAL E AÇÚCAR
(2016, Portugal-Moçambique-França-África do Sul-Brasil (RS), 88min).
Sinopse: Em plena guerra civil, o comboio que liga Nacala ao Malawi é a única esperança para centenas de moçambicanos garantirem a subsistência das suas famílias. Entre estes estão Mariamu, uma viajante frequente; Rosa, enfermeira que vive a realidade da guerra pela primeira vez; o idealista tenente Taiar; o brutal alferes Salomão; e o comandante Sete Maneiras, dotado de poderes mágicos.
NHINGUITIMO
(2021, Moçambique, 23min).
Sinopse: Sul de Moçambique, 1960. Nas noites quentes, na pequena vila do vale fértil do Rio Incomati, os homens reúnem-se na cantina do Rodrigues, dividida em duas partes. Uma, com balcão frigorífico, boas mesas e cadeiras confortáveis, é apenas para os brancos, os chefes da administração colonial. A outra, sem nenhum conforto, é para trabalhadores agrícolas e jovens moçambicanos da vila, frequentada também por prostitutas.
SALA 3 / NORBERTO LUBISCO
14h – MEU FILHO É UM CRAQUE Assista o trailer aqui.
(Fourmi - França/Bélgica, 2022, 105min). Direção de Julien Rappeneau, com François Damiens, Maleaume Paquin, André Dussollier. Pandora Filmes, 12 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Théo tem doze anos e é um talento no futebol. O garoto está bastante preocupado com Laurent, seu pai, porque ele está se afundando no alcoolismo após se divorciar. Quando um recrutador do clube inglês Arsenal F.C. se interessa por ele, o garoto vê uma oportunidade de devolver alguma esperança ao pai.
16h – PEQUENOS GUERREIROS ESTREIA Assista o trailer aqui.
(Brasil, 2021, 75min). Direção de Bárbara Cariry, com Georgina Castro, Bruno Goya, Juan Calado, Lara Ferreira e Daniel Almeida. Sereia Filmes, Livre. Comédia dramática.
Sinopse: Uma família de pescadores sai do litoral do Ceará em direção a uma cidade da região do Cariri, no sertão, para pagar uma promessa na Festa do Pau da Bandeira. Tudo é novidade para as crianças Benedito, Matheuzinho e Bruna, que se encantam com as paisagens, as histórias e as riquezas culturais do sertão. O roteiro foi escrito a partir das próprias lembranças de infância de Bárbara Cariry, que mostra como esses cenários fizeram parte de sua vida e resistiram ao tempo.
17h30 – KOBRA AUTO RETRATO *ESTREIA* Assista o trailer aqui.
(Brasil, 2021, 85min). Documentário de Lina Chamie. Imovision. 10 anos.
Sinopse: Em uma noite de insônia, Eduardo Kobra revê sua vida desde a infância difícil na periferia até o sucesso mundial como muralista. Nessa trajetória de vida, do grafite ilegal nas ruas de São Paulo até pintar grandes murais em mais de 30 países, Kobra passa a entender a arte de rua como voz política e democrática.
19h15 – OS BRAVOS NUNCA SE CALAM Assista o trailer aqui.
(NÃO HAVERÁ SESSÃO NOS DIAS 2 E 6, SEXTA E TERÇA)
(Brasil, 2021, 115min). Direção de Marcio Schoenardie, com Duda Meneghetti, Edu Mendas, José Rubens Chachá. Lança Filmes, 12 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Dias antes de lançar seu novo livro sobre um grande esquema de corrupção, o autor é encontrado morto. Durante a despedida, os filhos se reencontram e o que parecia ser uma morte acidental se transforma em um possível caso de assassinato. Seguindo rastros e pistas, os atrapalhados “detetives" se veem cercados por inimigos, ameaças e falsos relatos, descobrindo que nem tudo é o que parece.
*Sessão com o jogo interativo baseado nas pistas do roteiro do filme.*
SESSÕES ESPECIAIS DA SEMANA
ESPECIAL: QUATRO FILMES COM RAFA SIEG
Ator homenageado no Festival Santa Maria Vídeo e Cinema
SALA EDUARDO HIRTZ
DIA 01, QUINTA
19h30 – CORTEJO NEGRO, curta de Diego Muller;
ESPELHO HEXAGONAL, curta de Mauricio Canterle.
Sessão com a presença do ator para uma conversa com o público.
SALA NORBERTO LUBISCO
DIA 02, SEXTA
19h30 – A ÚLTIMA ESTRADA DA PRAIA, de Fabiano de Souza.
SALA NORBERTO LUBISCO
DIA 6, TERÇA ENTRADA FRANCA
19h30 – SESSÃO ESCOLA DE CINÉFILOS
Exibição de O Mundo Odeia-me (1953), de Ida Lupino, na abordagem do Cinema Moderno.
PREÇOS DOS INGRESSOS:
TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES.
Professores têm direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional. Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.
*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.
A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.
Acesse nossas plataformas sociais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário