Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Cine Dica: Streaming - 'Wandinha'

Sinopse: Inteligente, sarcástica e apática, Wandinha Addams pode estar meio morta por dentro, mas na Escola Nunca Mais ela vai fazer amigos, inimigos e investigar assassinatos.   

Quando eu pensava em "Família Addams" ficava me perguntando porque raios não foi Tim Burton ao ser escolhido para dirigir os dois filmes que foram adaptados para o cinema no início da década de noventa. Felizmente, esta adaptação estava em boas mãos, mais especificamente pela visão autoral de Barry Sonnenfeld e que, posteriormente, rodaria outro grande sucesso de sua carreira que foi "Os Homens de Preto" (1997). Mesmo assim, ainda achava que a obra máxima do cartonista norte-americano Charles Addams se casaria com perfeição com a visão lírica e sombria do pai de "Edward Mãos de Tesoura" (1990).

"A Família Addams" são na realidade uma crítica ácida contra a sociedade norte americana, sendo mais especificamente uma inversão aos valores e aos bons costumes que o governo tanto pregava e que queria vender ao mundo a sua sociedade falsamente perfeita. Atualmente, é muito mais fácil nos identificarmos com os Addams, principalmente aqueles que possuem um bom senso aflorado e não se vendendo facilmente ao lado hipócrita de uma sociedade que somente esconde o lado podre perante aos olhos do mundo. "Wandinha" (2022) é a realização pessoal de um sonho, ao ver Tim Burton finalmente abraçando um universo que estava sempre predestinado em dirigi-lo.

Porém, a série vai mais além, ao deixar os demais da família como coadjuvantes, dando total destaque a Wandinha e sendo interpretada com garra pela atriz Jenna Ortega. Ainda acho Christina Ricci uma Wandinha perfeita, mas Ortega leva o personagem tão a sério que não tem como deixar de ser seduzido por ela, onde o lado lucido e sarcástico da personagem é aqui ainda mais aflorado e de uma forma irresistível. Como se ainda não bastasse, a sua cena de dança de um determinado baile durante a temporada é desde já um dos momentos mais marcantes do ano e que já virou coqueluche nas redes sociais em todo o mundo.

Quanto a trama em si ela não é às mil maravilhas, sendo que de originalidade é quase zero, mas isso é compreendido e bem aceito. Para começar, a história nada mais é do que uma versão alternativa ao estilo de Tim Burton com relação ao universo de Harry Potter, sendo que academia "Nunca Mais" onde a protagonista irá estudar é uma versão sombria e bizarra de Hogwarts e cujo os seus alunos cada um tem o seu respectivo dom sombrio e lembrando outra obra do realizador que foi "O Lar das Crianças Peculiares" (2016). E se alguém ainda dúvida do que eu estou falando aguarde para uma participação rápida de um personagem que é uma cópia descarada de Harry Potter e cuja a sua aparição serve de ponta pé inicial para uma trama investigativa.

Curiosamente, estamos sempre acostumados com as adaptações dos "Addams" com um teor que se envereda mais para o humor. Porém, aqui a série ganha contornos de suspense, pinceladas do gênero investigativo e até mesmo com alguns momentos dramáticos. Os momentos divertidos ficam por conta da Wandinha responder altura com relação ao fato de não se interessar pelas tecnologias atuais e rendendo frases que até mesmo nos faz pensar. Embora a trama possua algumas histórias secundárias que acontecem durante a série elas jamais se tornam gratuitas e se alinhando com a peça principal que move toda a história.

Dos coadjuvantes que surgem na academia destaco Enid Sinclair, divertidamente interpretada por Emma Myers, sendo que ela e sua família são lobisomens, mas ela ainda tem certa dificuldade de se transformar. Mesmo sendo uma figura completamente oposta se comparada a protagonista, não deixa de ser interessante, por exemplo, a sua insistência em querer ser a melhor amiga de Wandinha, mas cuja a tarefa pode ser cansativa e até mesmo perigosa. Ao meu ver, Enid é uma representação dos nossos desejos caso Wandinha realmente existisse, já que sua personalidade complexa nos atrairia de tal forma que se tornaria uma obsessão em sempre querer ficar ao lado de alguém tão oposto se comparado aos demais dessa sociedade que se diz perfeitinha.

Visualmente o filme é arrebatador, onde vemos a marca registrada de Tim Burton na sua edição de arte, fotografia e cuja as cores escuras transitando com o colorido nos remete aos bons e velhos tempos dos primeiros grandes clássicos do cineasta como, por exemplo, "Os Fantasmas se Divertem" (1988). E se por um lado os efeitos visuais de determinados monstros que surgem na trama soam como falsos demais, isso acaba sendo proposital, pois o realizador nunca se vendeu facilmente ao CGI, mas sim em usar efeitos práticos sempre quando possível e remetendo como se fazia o bom cinema de tempos antigos. Resta saber se haverá uma segunda temporada e que seja, logicamente, de sua autoria.

Com ótimas atuações de um grande elenco, incluindo Catherine Zeta-Jones como Mortícia Addams, "Wandinha" é o sonho realizado para aqueles que queriam ver a obra máxima do cartunista Charles Addams nas mãos de Tim Burton.  


Onde Assistir: Netlfix. 

   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Um comentário:

Prof. Marlon Nunes disse...

Excelente crítica!