Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Cine Dica: Em Cartaz - 'Super Quem?'

Sinopse: Cedric é um ator que, após anos tendo sua carreira vista como chacota, encontra uma oportunidade que promete mudar sua vida: dar vida ao personagem super-herói Badman! Nome familiar, não? 

O gênero de super-heróis de HQ para o cinema atingiu ao seu ponto perigoso, onde os estúdios Marvel/Disney e DC/Warner optam em fazer grandes franquias com esses personagens, mas sem se preocupar muito com a falta de criatividade. Não que os filmes e séries estejam ruins, mas já se sente que o poço anda secando e cabe alguém renovar o gênero. Enquanto o salvador não chega para esse tal feito aparece então filmes como o francês "Super Quem?" (2022) que satiriza o gênero do qual se encontra na situação que é preciso rir para não chorar.

Dirigido por Philippe Lacheau, o filme conta a história do ator (Philippe Lacheau), que tem o azar quando a questão é trabalho. E quando, por obra do destino, consegue o protagonismo em um filme de super-herói chamado BadMan, ele sofre um acidente e começa a viver como se fosse o personagem da história. Imerso em alucinações de sua nova vida, ele e seus amigos se veem no meio de uma grande confusão com bandidos reais e um caso para solucionar.

É engraçado que a comédia de antigamente se encontra meio que morta em meio ao cenário atual dominado por superproduções com os seus heróis uniformizados. Curiosamente, na própria Marvel se usa uma fórmula que, mesmo nos seus altos e baixos, dá certo que é introduzir humor em meio ação e efeitos visuais vertiginosos. Já a comédia escrachada, ou politicamente incorreta, se encontra em frangalhos, já que fica cada vez mais difícil fazer humor sem ofender alguém e fazendo com que todos tenham uma crise de identidade. É mais ou menos isso em que se encontra o protagonista dessa trama, já que ele não sabe quem é, ao ponto que ao achar que é um super herói isso o torna uma verdadeira piada ambulante em cena diga-se de passagem.

O filme é uma sátira onde brinca com o gênero a todo o momento, com o direito de o roteiro fazer graça com as cenas de luta, assim como as posições de super-heróis que hoje estão cada vez mais se tornando uma verdadeira piada dentro dos filmes oficiais. O filme nos faz rir das situações absurdas, desde o protagonista ir atrás de uma fantasia do qual ele acredita, como também os personagens coadjuvantes que são afetados pelas suas ações imprevisíveis. Mas é claro que o filme pertence a Philippe Lacheau.

Diretor, roteirista e ator, Philippe Lacheau vem se tornando o queridinho da França na questão de filmes autorais em que a comédia é a sua arte, mesmo quando a mesma soe forçada em algumas vezes. Aqui a sátira pesa, mas de forma proposital, já que a figura do herói atual do cinema está cada vez mais se tornando uma peça, porém, fundamental para o mercado vender e ganhar dinheiro, seja através dos ingressos do cinema ou das bugigangas baseadas no produto. Ao final, concluímos que o realizador acertou em cheio ao nos revelar que esse gênero corre sério risco de se esgotar nos próximos anos, ou até meses diga-se de passagem.

"Super Quem?" é uma sátira do seu começo ao fim do universo dos super heróis do cinema, pois o próprio gênero já se encontra em estágio de fórmula exaustivamente repetida. 


   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: