Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Cine Dica: Curso FILME NOIR

CURSO

Apresentação

Noir, como objeto artístico, é “o gênero que nunca existiu”. Durante sua ocorrência original, localizada em algum ponto entre o princípio dos anos 40 e meados dos 50, nem indústria, nem crítica, nem público jamais utilizaram o termo, em terras americanas, em referência ao que hoje se cultura como Filme Noir.


Foram os franceses os seus criadores, e não os americanos. Privados de cinema hollywoodiano durante a Ocupação, os franceses viram-se diante de uma leva de filmes que incluía Relíquia Macabra (1941); Laura (1944);Até a Vista, Querida (1943); Pacto de Sangue(1944); Um Retrato de Mulher (1944); Assassinos (1946); A Dama do Lago (1946); Gilda (1946) e À Beira do Abismo (1946). Então, em 1946, o crítico e cineasta Nino Frank, em alusão à “série noire” (coleção editada na França contendo obras da literatura policial hard-boiled americana, base para a maioria desses filmes), cunhou o rótulo “Noir”.


Noir não é gênero, nem tom, nem estilo. É um fenômeno, e acima de tudo social. A maior prova de que existe? A fascinação que produz, o desejo que desperta: a “mística noir”.


Objetivo

O Curso FILME NOIR: CINEFILIA E SEXUALIDADE, ministrado por Fernando Mascarello, vai tratar das bases e do conceito que permeia toda a produção cinematográfica do período, enfocando com destaque a estética fílmica e o comportamento (a)moral das personagens, particularmente das femme fatales, figuras indissociáveis do imaginário clássico do Noir.





Temas

Afinal o que é Film Noir?
O contexto histórico
A invenção do termo na França
Noir, cinefilia e cinema de autor
Os EUA do pós-Segunda Guerra Mundial

Noir é gênero?
Definindo o Noir
O embate Masculino x Feminino
Femmes fatales e triângulos amorosos
A estética e a iconografia Noir


O termo Noir nos EUA
Neonoir ou o Noircontemporâneo
Cinefilia, sexualidade e o Noir


Ministrante: Fernando Mascarello
Doutor em Cinema pela ECA/USP, Professor do CRAV (Curso de Realização Audiovisual) e Coordenador da Especialização em Cinema na UNISINOS, organizador dos livros História do Cinema Mundial (7ª ed.) e Cinema Mundial Contemporâneo (2ª ed.). Já ministrou os cursos “Cinema de Autor” e “Neorrealismo Italiano: O Movimento e Seu Legado” pela Cine UM.


Curso
FILME NOIR: CINEFILIA E SEXUALIDADE
de Fernando Mascarello


Datas: 16 e 17 / Dezembro (sábado e domingo)

Horário: 14h às 17h

Duração: 2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local: Cinemateca Capitólio Petrobras

Investimento: R$ 85,00
* Desconto para pagamento por depósito bancário:
a) R$ 70,00 (primeiras 10 inscrições)
b) R$ 80,00 (demais inscrições)

Formas de pagamento: Depósito ou transferência bancária / Cartão de crédito (PagSeguro)

Material: Certificado de participação e Apostila

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714

Inscrições
cinemacineum.blogspot.com.br

Realização
Cine UM Produtora Cultural

Patrocínio
Editora Intrínseca
Back in Black
B&B Games

Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras

Nenhum comentário: