‘Zama’: representante argentino no Oscar retrata América espanhola do século XIX
Longa abre a
mostra Cinema da América do Sul em Porto Alegre com entrada
franca, dia 7 de novembro, na Cinemateca Capitólio Petrobras
A adaptação
do romance histórico de Antonio Di Benedetto dirigida pela celebrada diretora Lucrecia Martel se situa no universo das agruras da colonização espanhola na América do Sul. O protagonista, Dom Diego de Zama (Daniel Giménez Cacho), é um funcionário da Coroa espanhola que aguarda ansiosamente por uma transferência de posto, enquanto vive numa área esquecida do atual Paraguai.
A diretora
argentina, Lucrecia Martel, de A Mulher sem Cabeça (2008), comanda uma narrativa visual que propõe o contato com a materialidade do parasitismo desumano dos exploradores europeus, em ambientes sujos e cobertos por poeira, sangue e suor. O absurdo do colonialismo se demonstra em som e imagens brutas no épico construído por Martel.
É nesse
contexto que a diretora busca a imersão audiovisual, como na caçada humana liderada por Zama em uma floresta quase opressiva, frente à natureza desconhecida. O longa faz parte da mostra Cinema da América do Sul e estará em cartaz no dia 7 de dezembro, às 20h,
com entrada franca.
Participação
Brasileira
O ator Matheus Nachtergaele, o inesquecível João Grilo de O Auto da Compadecida (1999), participa do longa interpretando Vicuña Porto, um andarilho que nutre histórias bizarras, com ter sido ‘morto mil vezes”. Além de Nachtergaele, Zama é co-produzido pela produtora brasileira Bananeira Filmes, e também tem no elenco a brasiliense Mariana Nunes.
Serviço
FIlme: Zama - Mostra Cinema da
América do Sul
Data: 7 de dezembro
Local: Cinemateca Capitólio
Direção: Lucrecia Martel
Entrada franca
Cinemateca
Capitólio Petrobras
Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro
Histórico, Porto Alegre
Nenhum comentário:
Postar um comentário