Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Cine Dica: Exibição única de Zama

‘Zama’: representante argentino no Oscar retrata América espanhola do século XIX

Longa abre a
mostra Cinema da América do Sul em Porto Alegre com entrada
franca, dia 7 de novembro, na Cinemateca Capitólio Petrobras


A adaptação
do romance histórico de Antonio Di Benedetto dirigida pela celebrada diretora Lucrecia Martel se situa no universo das agruras da colonização espanhola na América do Sul. O protagonista, Dom Diego de Zama (Daniel Giménez Cacho), é um funcionário da Coroa espanhola que aguarda ansiosamente por uma transferência de posto, enquanto vive numa área esquecida do atual Paraguai.


A diretora
argentina, Lucrecia Martel, de A Mulher sem Cabeça (2008), comanda uma narrativa visual que propõe o contato com a materialidade do parasitismo desumano dos exploradores europeus, em ambientes sujos e cobertos por poeira, sangue e suor. O absurdo do colonialismo se demonstra em som e imagens brutas no épico construído por Martel.


É nesse
contexto que a diretora busca a imersão audiovisual, como na caçada humana liderada por Zama em uma floresta quase opressiva, frente à natureza desconhecida. O longa faz parte da mostra Cinema da América do Sul e estará em cartaz no dia 7 de dezembro, às 20h,
com entrada franca.


Participação
Brasileira


O ator Matheus Nachtergaele, o inesquecível João Grilo de O Auto da Compadecida (1999), participa do longa interpretando Vicuña Porto, um andarilho que nutre histórias bizarras, com ter sido ‘morto mil vezes”.  Além de Nachtergaele, Zama é co-produzido pela produtora brasileira Bananeira Filmes, e também tem no elenco a brasiliense Mariana Nunes.


Serviço
FIlme: Zama - Mostra Cinema da
América do Sul

Data: 7 de dezembro
Local: Cinemateca Capitólio

Direção: Lucrecia Martel
Entrada franca
Cinemateca
Capitólio Petrobras

Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro
Histórico, Porto Alegre

Nenhum comentário: