Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Cine Especial: Retrospectiva 2017: O Top 10 dos Melhores Fimes Estrangeiros e Nacionais

Estrangeiros:

1º Blade Runner 2049

Blade Runner 2049 é um filme sobre nós, sobre a preservação do que nos faz realmente humanos e na busca pelos sonhos que podem ser realizados. Leia mais aqui. 

2º Mãe!

“Mãe!” talvez venha se tornar o melhor filme em que sintetiza a situação do mundo atual em que vivemos e que, infelizmente, anda se fazendo muito pouco para se mudar esse quadro.Leia mais aqui.      

3º Dunkirk 

Dunkirk é uma prova absoluta de que as velhas técnicas de filmagens ainda são eficazes para o nascimento de um belo espetáculo cinematográfico.  Leia mais aqui. 

4º Logan 

 LOGAN, um filme que entrará facilmente na lista dos melhores filmes de adaptação de HQ dos últimos anos, por ter a coragem de quebrar os alicerces firmes e previsíveis do gênero e nos presentear com algo corajoso e inesquecível. Leia mais aqui. 

5º  Mulher Maravilha

 Mulher Maravilha é o melhor filme da Warner/DC desde o Cavaleiro das Trevas, pois nos passa uma ar revigorante, moldado de coração e com uma boa dose de esperança para todos nós. Leia mais aqui. 

6º Corra!

CORRA! nos surpreende pela sua originalidade, mas ao mesmo tempo, sabendo usar velhas fórmulas de sucesso para se criar um belo filme de terror contemporâneo.   Leia mais aqui. 
  
7º Personal Shopper

Personal Shopper é aquele tipo de filme do qual não termina quando as luzes se ascendem, mas sim continua em nossas mentes. Leia mais aqui. 

8º  Na Praia na noite sozinha
 

Na Praia à Noite Sozinha é um filme que se divide entre sonhos e pensamentos e dos quais personifica o lado mais intimo de um cineasta super criativo. Leia mais aqui. 

9º Manifesto

Manifesto definitivamente não é um filme do qual será compreendido por todos, mas é graças a sua originalidade, além da contribuição e o esforço surpreendente vindo de Cate Blanchett, é o que torna o filme uma experiência incomum e que foge por completo do convencional. Leia mais aqui. 

10º  Bom comportamento 

Bom Comportamento é um belo exemplo cinematográfico, do qual ecoa o melhor do cinema do passado e sintetizando o potencial dessa arte a ser melhor explorada em nosso presente. Leia mais aqui. 

Para não serem esquecidos: PatersonIt: A Coisa,  Atômica,  Guardiões da Galáxia Vol.2, Homem Aranha: De Volta ao Lar, Em Ritmo de Fuga, A Criada,  La La Land, A Vilã,  Manchester à Beira-Mar,  A Qualquer Custo,  Jackie,  Star Wars: Os Últimos Jedi, Eu Não Sou Seu Negro, Fragmentado, Moonlight: Sob a Luz do Luar, Ornitólogo, Planeta dos Macados: Guerra, Thor: Ragnarok.


Nacionais: 

1º Martírio 

 Martírio é um filme denúncia, pois não somente revela as represálias que os indígenas sofrem todos os dias no país, como também escancara o lado podre e golpista dos políticos de ontem e hoje. Leia mais aqui. 

2º Central: O Filme

Central é um verdadeiro soco no estômago, não só pelo fato de testemunharmos um cenário de horror, mas  também por nos darmos conta que o estado criou um monstro e do qual até hoje não consegue controlá-lo.  Leia mais aqui. 

3º Bingo 

Bingo - O Rei das Manhãs é um filme brasileiro perfeito, do qual retrata uma década de 80 cheia de luzes, cores e de uma aura politicamente incorreta e sedutora.  Leia mais aqui. 

 4º Era o Hotel Cambridge

Era o Hotel Cambridge é um filme sobre a resistência  do Brasil de hoje, da qual não merece ser calada, mas sim ouvida e  refletida.  Leia mais aqui

5º Rifle 

Rifle é uma pequena experiência sensorial sobre a realidade contemporânea, da qual cada vez mais se encontra indefinida e movida pela incerteza sobre o nosso real papel no mundo atual.  Leia mais aqui. 

6º Pendular

Pendular comprova o grande talento da cineasta  Júlia Murat, onde soube criar momentos tanto sutis, como também momentos de forte impacto e nascendo então um mosaico sobre os relacionamentos contemporâneos e com alto teor crítico visual. Leia mais aqui. 

7º Redemoinho 

Redemoinho é um verdadeiro soco no estômago por saber criar um reflexo de nossa sociedade, por vezes, oprimida e cada vez mais perdida em seu dia a dia.  Leia mais aqui. 

8º Divinas Divas 

Divas Divinas é um registro histórico de um período, onde a intolerância desenfreada não impedia que o talento aflorasse nesse grupo de artistas e para que assim conseguissem a sua luz própria. Leia mais aqui. 

9º Joaquim 

 Joaquim é uma visão corajosa com relação a um personagem histórico tão conhecido e que com certeza irá reacender inúmeros debates pelo Brasil como um todo.  Leia mais aqui. 

10º Mulher do Pai

 Mulher do Pai é um belo exemplo de cinema autoral gaúcho, mas que sabe dialogar com um público que vai ao cinema em busca de se identificar com a proposta principal da trama.  Leia mais aqui. 

Para não serem esquecidos: Fale Comigo, Como nossos pais, Gabriel e a Montanha, Corpo Elétrico, Duas Irenes, Filme da minha vida, A cidade onde envelheço, Animal Politico, O Rastro, Quem é Primavera das Neves, Elon não Acredita na Morte.   


Me sigam no Facebook, twitter, Google+ e instagram 

Nenhum comentário: