Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Cine Especial(HQ): PLANETARY VOL. 2 – O QUARTO HOMEM

Sinopse: Isto é Planetary: três pessoas que andam pelo mundo em busca de estranhezas e maravilhas, descobrindo coisas que outros gostariam que continuassem cobertas. Eles são arqueólogos do mistério, exploradores da história secreta do planeta, cartógrafos das fronteiras invisíveis de um mundo fantástico! 

Foi a partir do saudoso mix Pixel Magazine, que fui conhecer essa obra máxima de Warren Ellis, só que com a série já bem adiantada. Antes disso, através de outra editora, já havia sido lançado dois encadernados, contendo os primeiros capítulos dos arqueólogos do mistério. Totalizando 27 edições nos EUA, infelizmente aqui no Brasil, o ultimo capitulo acabou não sendo publico por aqui, pois além do próprio Warren Ellis atrasar a publicação da ultima aventura, Pixel Magazine acabou perdendo o rumo e deixou de publicar o ato final.
Felizmente (embora com os seus habituais atrasos), a editora Panini tem feito um ótimo trabalho com o selo adulto da Vertigo e embora Planetary não pertença à casa de Constantine e sim ao selo WildStorm, a sensação de leitura de qualidade é praticamente a mesma. Planetary é mais do que uma série de aventura e ficção adulta, como também uma bela homenagem á tudo que há de bom no universo pop, desde literatura, HQ, cinema, série de TV e dentre outros. Quem possui certo conhecimento e um olhar mais atento, irá captar as principais referencias ao longo das tramas, principalmente agora nesse segundo volume, que vai desde á homenagens a Constantine, como também 20.000 léguas submarinas, os filmes B dos anos 50, Superman, Lanterna Verde e Mulher Maravilha.        
Ao mesmo tempo Planetary é cheio de mistérios, principalmente com relação às intenções e passados de certos personagens, como Elijah Snow de exemplo: recrutado por Jakita Wagner para se tornar o terceiro membro do grupo, Snow até então era mais um observador e tentando compreender mais esse universo novo que lhe foi apresentando, mesmo já sendo um veterano de mais de cem anos de vida na terra. Aqui, ele não só recobra certas lembranças que havia esquecido, como também é revelada a sua verdadeira identidade.
Esse é outro charme da série de Ellis, pois quando se acha que já sabe de tudo, é ai então revelado algo surpreendente para deixar tudo então do avesso. A Panini acertou em cheio ao republicar os primeiros volumes que totalizam os primeiros capítulos da série em encadernados econômicos e que podem ser comprados facilmente nas bancas. Num total de quatro volumes, que contem os 27 capítulos, a editora tem tudo na mão para não errar, principalmente por não ser uma série muito comprida, porém, com tramas de enorme qualidade.   


 Me sigam no facebook e witter. 

4 comentários:

LEO disse...

Já cofrei essa ed. na sexta passada e é simplesmente excelente....

uma das melhores séries adultas de hqs do momento (e soube q o Vol. 3 tá previsto pra fevereiro: um ritmo alucinante de publicação, hein)?

Abs!

Marcelo Castro Moraes disse...

Então antes do final desse semestre finalmente se encerra a série por aqui.

Anônimo disse...

Boa dica, Marcelo! Mais uma série para eu conhecer, hehehe! Nossa, como tem coisa por aí...

Marcelo Castro Moraes disse...

Leitura boa é o que não falta Fernanda, por isso que uma hora vc deveria ir na Tutatis.