Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de junho de 2013

Cine Especial(HQ): ESTRANHOS NO PARAÍSO: PARTE 7

Recentemente eu comecei aqui no meu blog de cinema, há falar também de HQ, mais especificamente em um especial focando á série Estranhos nos Paraíso, obra máxima de Terry Moore. Porém, quando estava postando, reparei que faltava dois volumes para eu escrever, mas que eu não tinha em mãos, que era Sonho Com Você: Parte 2 e A Vida é Bela. Com amor grande que tenho pela série, decidi escavar pelos sebos da capital gaucha e finalmente consegui ler e agora falarei para vocês o que eu achei.
Porém, minhas ambições vão mais além, portanto irei escrever também sobre os arcos ainda inéditos por aqui, pois todos têm o direito de saber o que rola nessa série, que está entre as melhores leituras desses últimos 20 anos. Portanto aguardem.   

ESTRANHOS NO PARAÍSO - SONHO COM VOCÊ: Parte 2 

Sinopse: O que fazer quando o passado volta para eliminar você? Katchu é uma bela jovem, que leva uma vida tranqüila. Independente e audaciosa, ela adora sua melhor amiga, Francine, uma neurótica simpática com um coração de ouro, e acompanha intrigada as investidas do insistente David.Tudo está na mais santa paz até que pessoas misteriosas surgem à sua procura. Ao ver desmoronar seu idílio, ela percebe que jamais se livrou do passado, que agora retorna, pondo em risco sua vida e a daqueles que mais ama.Desde o início tranqüilo desta história de amor e amizade até seu clímax aterrador e violento, você acompanhará a intimidade de três amigos que, num belo dia, sem que a vida se desse ao trabalho de avisá-los, descobriram-se Estranhos no Paraíso.

Se no volume anterior Terry Moore colocava Katchu frente a frente à dura realidade de perder sua grande amiga do passado que foi Emma, aqui a protagonista terá que encarar sérias conseqüências devido ao seu passado nebuloso, onde acaba envolvendo máfia e dinheiro. Esse passado alias, é muito bem representado por Darci Parker, talvez uma das vilões mais perversas e enlouquecidas das HQ, onde suas palavras e ambições transmitem um veneno elevado,  capaz de até mesmo os seus aliados temerem ela. Com isso, e mais a policia indo atrás de Katchu (acreditando que ela cometeu um crime), nossa protagonista não tem muita escolha, a não ser se esconder, o que faz com que David e Francine tenham um dialogo revelador um com outro.
Se em volume 1, Francine ainda se sentia longe de compreender o que sentia pela amiga, aqui ela encara o fato que sem ela em sua vida, ela não aguentaria por muito tempo e faz com que  David repense se ele se encaixa ou não nesse possível triangulo amoroso. Ao mesmo tempo, o detetive Walsh começa a investigar cada vez mais o universo de Darcy Parker e sua forte ligação com Katchu. É nesse momento com esse personagem que Terry Moore começa a transitar o mundo da HQ com a literatura, pois sendo um personagem investigativo, acaba sendo mais do que oportuno ocorrer esse casamento entre as duas mídias e transformando a trama numa verdadeira novela policial. Numa pagina há ilustração, e na outro somente texto e fazendo a gente imaginar cada cena com o personagem.   
Esse momento também funciona muito bem quando Katchu finalmente ganha coragem e telefona para Francine dizendo onde está, para logo em seguida Darcy Parker finalmente sair das sombras e transformar a noite de nossos protagonistas num inferno. É talvez nesse momento em que sequestram Francine é que ocorre um dos momentos mais tensos da série, pois todos estão encurralados e nada poderá ser feito, a não ser um sacrifício. Como se trata de HQ em que foca o lado mais humano dos personagens acaba ocorrendo é claro situações que levam todos para um caminho sem volta, sendo que aqui quase acontece isso. Francine se vê amarrada e a mercê de Darcy, num momento tenso, onde Moore não recua em criar desenhos fortes durante o dialogo das duas personagens.

Com a chegada de Katchu no local, os piões estão na mesa: tudo gira em torno de uma possível quantia de dinheiro que talvez Katchu e Emma haviam roubado de Darcy no passado e fazendo desencadear uma teia de eventos e revelações surpreendentes. Durante a situação é revelado que David é irmão de Darcy e fazendo com que a relação que ele tinha com Katchu seja posta em cheque. Seria ele um espião desde o inicio?
A tensão só aumenta quando uma das capangas é apontada por Katchu em ser a verdadeira autora do roubo no passado. A policia invade e é ai que o pior acontece:

Essas duas paginas que Terry Moore criou é impressionante, pois elas passam uma sensação para nos de que estamos vendo um filme em câmera lenta e mudo. Vendo Katchu cair no chão baleada e Francine desesperada é digno de nota. Em seguida vemos Katchu nos braços de uma Francine em frangalhos na parte de trás da viatura de policia. Tudo é tenso, nervoso e que nos faz querer estar ao lado das personagens a cada momento e torcendo por elas.

Não é a toa que graças a esse arco Estranhos no Paraíso ganhou o prêmio Eisner, em 1996, pois numa época em que somente existia HQ de super heróis dispensáveis, Moore criou uma trama humana, tensa e que fazia a gente torcer por elas em cada quadrinho que surgia nas folhas. Sendo um feito raro naquela época complicada para essa arte que sofria pela falta de criatividade dos seus criadores.

Na ultima parte desse arco, Moore nos brinda com um encontro de Katchu com a sua amiga Emma na vida pós morte, para logo em seguida acordar ao lado de uma inseparável Francine. Se recuperando no hospital, Katchu fica sabendo pelo detetive Walsh que Darcy Parker, mesmo sendo pega, conseguiu se livrar dessa graças ao poder que tem e o que levaria ambas se cruzarem novamente no arco Inimigos Mortais. Prontas para irem embora, Katchu e Francine recebem uma ultima visita de David: mesmo sabendo que ambas não querem ver ele depois do que aconteceu, David deixa claro que jamais queria o mal para elas e que somente se aproximou da vida de ambas para saber se Katchu estava com o bendito dinheiro ou não. Para compensar, David deixa um presente para Katchu, que é uma casa no Havaí, no qual ela sempre imaginava viver em paz ao lado de Emma.
Com isso (aparentemente) tudo termina bem para os nossos personagens nesse arco, mas deixando pequenos detalhes soltos e fazendo a gente acreditar que novas turbulências do passado de Katchu novamente voltariam a assombrá-la. Sonho com Você é disparado um dos melhores e mais importantes momentos da série e que fez ainda mais Terry Moore prosseguir com ela e elevando o nosso nível emocional ao extremo, sendo que nos só temos que agradecer. 

Leia mais sobre Estranhos no Paraíso clicando aqui. 


Me Sigam no Facebook e Twitter:

3 comentários:

LEO disse...

Ainda bem q vc tá conseguindo encontrar as ed. perdidas dessa série poraí...

por fazer tanto tempo q algumas já saíram, e pela falta de bons sebos aqui em POA, é mta sorte mesmo ainda encontrar ed. raras na praça!

Abs!

Marcelo Castro Moraes disse...

Não é fácil Leo, mas também não é difícil.

Anônimo disse...

Mais uma série que eu desconhecia... mas a postagem foi um ótimo informativo e teu entusiasmo fez com que eu realmente ficasse com vontade de ler... pena ser difícil de encontrar para comprar...