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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 25 A 31 DE AGOSTO DE 2022 na Cinemateca Paulo Amorim

 SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

MARTE UM 


SALA 1 / PAULO AMORIM


14h30 – IL BUCO Assista o trailer aqui.

(França/Itália/Alemanha, 2021, 93min). Direção de Michelangelo Frammartino, com Paolo Cossi, Jacopo Elia, Denise Trombin, Nicola Lanza. Zeta Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Durante o boom econômico da década de 1960, o próspero norte da Itália ergue o edifício mais alto da Europa. Do outro lado do país, no interior da Calábria, jovens exploradores investigam a caverna mais profunda da Europa, de 700 metros. Em uma aldeia vizinha, um velho pastor começa a entrelaçar sua vida solitária com os dois fatos.

*Não haverá exibição nos dias 25, 30 e 31 de agosto devido à programação do projeto educativo Quintaninha.*


16h20 – O DESTINO DE HAFFMANN Assista o trailer aqui.

(Adieu Monsieur Haffmann - França/Bélgica, 2021, 115min). Direção de Fred Cavayé, com Daniel Auteuil, Gilles Lellouche e Sara Giraudeau. Synapse Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: François Mercier vive em Paris e sonha em formar uma família junto com Blanche, sua mulher. Ele trabalha para um talentoso joalheiro judeu, o Sr. Haffmann, com quem tem um bom relacionamento. Quando eclode a Segunda Guerra Mundial e os nazistas invadem Paris, Haffmann precisa contar com Mercier para se manter em segurança, incluindo a joalheria. O filme é uma adaptação da peça homônima de Jean-Philippe Daguerre.


18h30 – TRALALA Assista o trailer aqui.

(França, 2020, 120min). Direção de Arnaud Larrieu e Jean-Marie Larrieu, com Mathieu Amalric, Josiane Balasko, Mélanie Thierry. Bonfilm, 14 anos Comédia dramática.

Sinopse: Tralala é um sem-teto de 48 anos que ganha a vida cantando pelas ruas de Paris. Certo dia, uma jovem misteriosa lhe deixa uma mensagem e desaparece. O artista parte em busca desta mulher, mas acaba encontrando uma senhora que acredita que Tralala é seu filho que desapareceu 20 anos atrás. Surpreso pela revelação, ele aceita interpretar este papel. O filme fez parte do Festival Varilux de Cinema Francês de 2021.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


14h45 – MARTE UM Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 115min). Direção de Gabriel Martins, com Cícero Lucas, Carlos Francisco, Camilla Damião. Embaúba Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Os Martins, uma família negra de classe média baixa, vivem na periferia de uma grande cidade brasileira – e, apesar da situação do país, tentam equilibrar suas expectativas e dificuldades. A mãe, Tércia, acha que está amaldiçoada depois de levar um susto, enquanto a filha mais velha planeja ir morar com a namorada. O pai, Wellington, que trabalha como porteiro, sonha com o dia em que o filho mais novo será um jogador de futebol, mas Deivinho sonha mesmo em viajar para Marte. O filme foi um dos destaques do Festival de Gramado 2022, com o prêmio especial do júri e os Kikitos de melhor roteiro e júri popular.


17h e 19h – MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA (ENTRADA FRANCA)

O festival reúne filmes dedicados às temáticas socioambientais e chega a Porto Alegre em um circuito itinerante, com sessões em quatro cinemas da cidade. No total, serão exibidos 110 filmes de 27 países.


Mais informações: Sinopses e programação.


19h – SINAL DE ALERTA – LORY F. (SESSÃO SOMENTE NA TERÇA, DIA 30) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2020, 19min). Documentário em curta-metragem com direção de Fredericco Restori.

Sinopse: O filme mostra, de forma poética e experimental, a trajetória da baixista e compositora Lory Finocchiaro, uma roqueira à frente do seu tempo que viveu intensamente na Porto Alegre dos anos 1990. Ela foi vítima da Aids e morreu um pouco antes de finalizar seu único disco. Financiado pela Casa de Cultura Mario Quintana, o filme foi o vencedor da mostra de curtas gaúchos do Festival de Gramado.

*Sessão seguida de debate com a atriz Deborah Finocchiaro, irmã de Lory.*


ENTRADA FRANCA, com distribuição de senhas a partir das 18h.


SALA 3 / NORBERTO LUBISCO


15h45 – A TEORIA DOS VIDROS QUEBRADOS Assista o trailer aqui.

(La Teoria de los Vidrios Rotos - Uruguai/Argentina/Brasil, 85min, 2022). Direção de Diego “Parker” Fernández, com Martín Slipak, Roberto Birindelli, César Troncoso, Veronica Perrotta. Okna Filmes, 14 anos. Comédia policial.

Sinopse: Inspirado na teoria que dá título ao filme, o roteiro acompanha Claudio, funcionário de uma companhia de seguros que é designado para trabalhar em uma cidade do interior do Uruguai. A experiência deveria ser tranquila, mas, quando ele chega, vários carros são incendiados. Para se garantir no emprego – e no casamento - Claudio terá que descobrir o que realmente aconteceu. O filme foi o vencedor do Kikito de longa estrangeiro no Festival de Gramado 2021.

--

PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores têm direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional. Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Cine Dica: Streaming - 'Lightyear'

Sinopse: Nesta aventura de ficção científica cheia de ação, conhecemos a origem definitiva de Buzz Lightyear (voz de Chris Evans), o herói que inspirou o brinquedo. 

"Toy Story" (1995) não foi somente revolucionário para época em tempos de revolução no modo de se fazer animação como também na construção de personagens carismático e extremamente humanos. Dentre os personagens Buzz Lightyear foi um dos mais queridos pelo público e quando se foi anunciado um projeto que contava sobre o Buzz "não boneco", mas sim sobre o verdadeiro patrulheiro espacial, tudo soou muito estranho. Felizmente, "Lightyear" (2022) é um filme feito de coração, feita com carinho pela Pixar, fazendo da obra uma grande aventura emocional e divertida.

Dirigido por Angus MacLane, a trama segue o lendário Patrulheiro Espacial depois que em um teste de voo da nave espacial faz com que ele vá para um planeta hostil e fique abandonado a 4,2 milhões de anos-luz da Terra ao lado de seu comandante e sua tripulação. Enquanto Buzz tenta encontrar um caminho de volta para casa através do espaço e do tempo, ele descobre que já se passaram muitos anos desde seu teste de voo e que os descendentes de seus amigos, um grupo de recrutas ambiciosos, e seu charmoso gato companheiro robô, Sox. Para complicar as coisas e ameaçar a missão está a chegada de Zurg, uma presença alienígena imponente com um exército de robôs implacáveis e uma agenda misteriosa.

Era mais do que esperado que público em geral fosse estranhar esse filme, já que não estamos falando daquele boneco carismático que achava ser um verdadeiro herói, mas sim estamos falando do verdadeiro patrulheiro espacial e cujo o humor não é o verdadeiro atrativo desse filme. Ele se encontra lá nas beiradas, porém, é pelo teor mais dramático e humano que o filme nos conquista, já que aqui Buzz é um herói com falhas e que tenta corrigi-las, mesmo que para isso lhe custe muito. Portanto, a gente facilmente deixa escorrer uma lagrima quando vemos o mesmo continuando tentar concluir a sua missão espacial, enquanto aqueles que ele amou vão seguindo com as suas vidas, envelhecendo e, enfim, partindo.

Ponto novamente para a Pixar, que desde "UP" (2009), ou desde o primeiro "Toy Sory", sempre nos passou as questões sobre a perda, do medo de ser abandonado ou até mesmo com relação ao fim de tudo. Se na quadrilogia dos brinquedos a questão sobre a perda e amadurecimento eram colocados sempre em pauta, aqui a questão sobre errar é discutida através das próprias atitudes de Buzz, que procura se corrigir de um erro grave do passado, mas quase não se dando conta que na vida é preciso errar para então poder posteriormente se criar algo novo. É através das personagens como Alisha Hawthorne e posteriormente da sua neta Izzy Hawthorne que ele aprende que é através das adversidades que se constroem a vida das pessoas e não somente os acertos que a gente coleciona.

Visualmente, o filme é um colírio para os olhos, sendo sempre uma cortesia dos realizadores do estúdio que sempre alinharam qualidade técnica com uma boa história. Cheia de aventura, o longa possui bons momentos de ação, por vezes, até mesmo angustiantes e fazendo a gente até temer pelo destino de alguns personagens. Se na abertura ação começa com intensidade aguarde então para o ato final, cheio de reviravoltas e por vezes até mesmo surpreendentes.

Logicamente o filme não poderia deixar de ter referencias, não somente aos filmes clássicos do estúdio, como também de outras obras dentro do gênero ficção cientifica. A missão do protagonista em si lembra muito o ótimo "Interestelar" (2014), mas também há uma pitada de "Gravidade" (2009), "2001 - Uma Odisseia no Espaço" (1968) e até mesmo "Perdido em Marte" (2015). Uma boa salada para dar um tempero melhor ao resultado do longa.

"Lightyear" é um filme para todas as idades, onde os adultos refletem sobre a carga emocional guardada nas entrelinhas da história enquanto os pequenos se divertem com uma grande aventura. 

Onde Assistir: Diney+ 

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Cine Dica: Próximas Sessões do Clube de Cinema de Porto Alegre - 'O Destino de Haffmann' / ' Il Buco'

O Destino de Haffmann

Boa noite

Segue a programação do Clube de Cinema no próximo final de semana.


SESSÃO DE SÁBADO CLUBE DE CINEMA

Local: Sala Paulo Amorim, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana. Data: 27/08/2022, sábado, às 10:15 da manhã 


O Destino de Haffmann (Adieu Monsieur Haffmann)

França/Bélgica, 2021, 115 min, 14 anos 

Direção:  Fred Cavayé 

Elenco: Daniel Auteuil, Gilles Lellouche, Sara Giraudeau

Sinopse:  François Mercier vive em Paris e sonha em formar uma família junto com Blanche, sua mulher. Ele trabalha para um talentoso joalheiro judeu, o Sr. Haffmann, com quem tem um bom relacionamento. Quando eclode a Segunda Guerra Mundial e os nazistas invadem Paris, Haffmann precisa contar com Mercier para se manter em segurança, incluindo a joalheria. O filme é uma adaptação da peça homônima de Jean-Philippe Daguerre.



"Il Buco"

SESSÃO DE DOMINGO CLUBE DE CINEMA 

Local: Sala Paulo Amorim, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana. Data: 28/08/2022, domingo, às 10:15 da manhã 


"Il Buco"

França/Itália/Alemanha, 2021, 93 min, 14 anos

Direção:  Michelangelo Frammartino

Elenco:  Paolo Cossi, Jacopo Elia, Denise Trombin, Nicola Lanza

Sinopse:  Durante o boom econômico da década de 1960, o próspero norte da Itália ergue o edifício mais alto da Europa. Do outro lado do país, no interior da Calábria, jovens exploradores investigam a caverna mais profunda da Europa, de 700 metros. Em uma aldeia vizinha, um velho pastor começa a entrelaçar sua vida solitária com os dois fatos.

Atenciosamente,

Carlos Eduardo Lersch

Diretor de Programação CCPA.

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terça-feira, 23 de agosto de 2022

Cine Dica: Em Cartaz - 'ELVIS'

Sinopse: Desde sua ascensão ao estrelato, o ícone do rock Elvis Presley mantém um relacionamento complicado com seu enigmático empresário, Tom Parker, por mais de 20 anos. 

Baz Luhrmann tem poucos títulos no seu currículo, mas o suficiente para ter chamado atenção de muitos no decorrer dos anos. Em "Romeu e Julieta" (1996) ele atualizou o clássico de William Shakespeare para os tempos contemporâneos, mas mantendo as raízes shakespearianas e agradando assim diversos públicos. Já em "Moulin Rouge" (2001) ele provou que uma superprodução musical ainda tinha poder para atrair a massa cinéfila e com isso vieram na esteira outros grandes sucessos como "Chicago" (2002) de Rob Marshall e "Os Miseráveis" (2012) de Tom Hooper.

Porém, acima de tudo, Baz Luhrmann sendo um diretor autoral jamais se vendeu para os gêneros de sucesso do momento, mesmo quando os mesmos estavam fazendo barulho e trazendo lucro para os grandes estúdios. Felizmente as cinebiografias de grandes músicos do passado começaram a fazer sucesso inesperado nos últimos tempos, como no caso, por exemplo, de "Bohemian Rhapsody" (2018) e fazendo com que Luhrman se interessasse por um projeto que estava engavetado por muito tempo. Assim nasceu "Elvis" (2022), superprodução da Warner que reconta sobre a vida e a obra desse grande músico e os motivos que o levaram sair de cena de forma trágica e prematura.

A cinebiografia de Elvis Presley acompanhará décadas da vida do artista (Austin Butler) e sua ascensão à fama, a partir do relacionamento do cantor com seu controlador empresário "Coronel" Tom Parker (Tom Hanks). A história mergulha na dinâmica entre o cantor e seu empresário por mais de 20 anos em parceria, usando a paisagem dos EUA em constante evolução e a perda da inocência de Elvis ao longo dos anos como cantor. No meio de sua jornada e carreira, Elvis encontrará Priscilla Presley (Olivia DeJonge), fonte de sua inspiração e uma das pessoas mais importantes de sua vida.

Assim como foi em suas obras anteriores, Baz Luhrmann usa e abusa do lado técnico de como se fazer um filme musical, fazendo da obra um verdadeiro clipão e mantendo a nossa atenção do começo ao fim. Com uma edição frenética, o filme começa com os últimos passos do Rei do Rock, para logo em seguida voltarmos ao passado do cantor e tudo sendo narrado pela voz do empresário Tom Parker e que aqui é brilhantemente interpretado por Tom Hanks.  A partir daí, vemos não somente a construção do mito da música, como também uma parte da história norte americana.

No filme, basicamente Elvis é um estranho no ninho em meio a uma realidade norte americana conservadora, da qual os líderes políticos dominam todas as áreas culturais, usando a palavra de Deus e se dizendo responsáveis pela estabilidade democrática do país. Elvis foi construído através da cultura negra, cuja a música da mesma embalava os bairros pobres de várias cidades e alinhada com as músicas gospel que fez levantar a moral de muitos que pediam por socorro. Desses elementos, surgia então um grande talento a frente do seu tempo, que desafiou várias instituições conservadoras e fazendo uma geração de jovens finalmente sair da linha reta e que sempre foram obrigados a se manterem nela.

Tanto a fotografia de cores quentes, como a edição de arte caprichada, sintetiza uma época em que a sociedade norte americana vivia em uma grande realidade plástica e coube Elvis ser um de muitos em furar essa bolha. Não deixa de ser emocionante, por exemplo, ao testemunharmos as reconstituições das primeiras apresentações do cantor, sendo que a primeira dele vista na tv foi algo que gerou um grande estardalhaço e fazendo cutucar a onça com a vara curta de muitos que exigiam uma sociedade norte americana perfeita. Em meio a esse grande circo havia a figura complexa de Tom Parker.

Acusado por muitos como o verdadeiro causador da destruição de Elvis, Tom Parker visto aqui é alguém que tenta jogar pelos dois lados, ao tentar saber agradar o grande músico, mas ao mesmo tempo conter os ânimos da ala branca conservadora de Washington. Baz Luhrmann procura não o retratar como uma figura exatamente vilanesca, porém, humana, ambiciosa e que via no cantor a sua pipita de ouro e da qual poderia mantê-lo no jogo de como se deve prosperar em território norte americano. Tom Hanks entrega aqui a sua melhor performance depois de muito tempo, onde ele consegue construir para o seu Tom Parker uma figura humana, porém, muito ardilosa em suas ações, tanto para si como para o próprio Elvis.

Falando no Rei do Rock o mesmo foi interpretado por diversos atores ao longo das décadas, tanto por Kurt Russell em um telefilme para a tv em 1979 como também pelo ator Val Kilmer em "Amor A Queima Roupa" (1993). Porém, acredito eu, que Austin Butler será por muito tempo o ator definitivo ao dar vida a esse grande talento, já que ele consegue transmitir pelo seu olhar a energia vital que o cantor tinha dentro de si, mas cujo o seu próprio corpo não era suficiente forte para conter. Portanto, tanto o seu auge como a sua queda são muito bem representados por Butler, ao ponto de que quase não conseguimos distingui-lo quando é ele ou quando é o verdadeiro Elvis na reconstituição do seu último show, do qual o mesmo cantou a canção "Unchained Melody" e fechando o filme de uma forma surpreendente e impactante.

"Elvis" é um dos melhores filmes do ano, ao retratar um grande talento em seu ápice e queda em meio a selvageria e mutação de uma sociedade hipócrita norte americana. 


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEMATECA CAPITÓLIO 23 a 31 de agosto de 2022


 MOSTRA ECOFALANTE

Porto Alegre recebe a itinerância da 11ª Mostra Ecofalante entre 24 de agosto e 13 de setembro, com uma ampla programação de filmes contemporâneos e históricos de viés socioambiental, distribuídos em quatro salas de cinema da cidade. A Cinemateca Capitólio apresenta a sessão de abertura do evento, com o longa francês Animal, de Cyril Dion, na quarta-feira, 24 de agosto, às 19h30. Na primeira semana da mostra, acontece a sessão especial da cópia restaurada da produção angolana Sambizanga, um dos maiores clássicos do cinema africano, dirigido por Sarah Maldoror, e exibições de importantes obras latino-americanas contemporâneas como o cubano A Opção Zero, de Marcel Beltrán, e Esqui, do argentino Manque La Banca.

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/5313/ecofalante/


PREMIADOS NA MOSTRA GAÚCHA DE CURTAS EM GRAMADO

A APTC-RS promove na terça-feira, 23 de agosto, às 19h, na Cinemateca Capitólio, a tradicional sessão dos filmes premiados na mostra gaúcha de curtas do Festival de Gramado. Serão apresentados os filmes laureados da edição de 2022: Sinal de Alerta Lory F, Fagulha, Possa Poder, O Abraço, A Diferença Entre Mongóis e Mongoloides, Mby´Á Nhendu - O Som do Espírito Guarani, Drapo A e Apenas para Registro. O valor do ingresso é R$ 10,00. 

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/5310/premiados-mostra-gaucha-de-curtas-de-gramado/


GRADE DE HORÁRIOS

23 a 31 de agosto de 2022


23 de agosto (terça)

15h – Crime do Futuro

17h – Diários de Otsoga

19h – Premiados Mostra Gaúcha de Curtas de Gramado


24 de agosto (quarta)

15h – Diários de Otsoga

17h – Memoria

19h30 – Animal (Ecofalante)


25 de agosto (quinta)

15h – Diários de Otsoga

17h – Two Spirits + A Mãe de Todas as Lutas

19h – Birds of America


26 de agosto (sexta)

15h – Diários de Otsoga

17h – Chichiales + A Opção Zero

19h30 – Sambizanga


27 de agosto (sábado)

15h – Diários de Otsoga

17h – Regresso a Reins (Fragmentos)

18h30 – Nosso Planeta, Nosso Legado

20h – Cinco Casas (pré-estreia)


28 de agosto (domingo)

15h – Shakespeare Shitstorm

17h – Terra Nova + O Elemento Tinta + Borom Taxi

19h – Mar Concreto + A Praia do Fim do Mundo


30 de agosto (terça)

15h – Diários de Otsoga

17h – Flores da Planície + CRUZ

19h30 – Quarto de Empregada


31 de agosto (quarta)

15h – Diários de Otsoga

17h – A Felicidade do Motociclista Não Cabe em Sua Roupa + Esqui

19h – The Gig is Up: O Mundo é uma Plataforma

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Cine Especial: Próximo Cine Debate - Baraka: Um Mundo Além das Palavras

Sinopse: O filme mostra várias paisagens, igrejas, ruínas, cerimônias religiosas e cidades, numa busca para que cada quadro consiga capturar a grande pulsação da humanidade nas atividades diárias.   


Quando James Cameron lançou o seu grandioso "Avatar" (2009) ele queria nos passar a ideia de que aquele mundo fantástico pertencia há um único ser, ou precisamente o planeta do qual os alienígenas e os outros seres vivos viviam. A obra nada mais era do que uma metáfora sobre o nosso próprio planeta, do qual se encontra ligado a todas as formas de vida e alinhado com os avanços e a insanidade do homem que vive nela. Em 1992, o documentário "Baraka - O Mundo Além das Palavras" surpreendeu o mundo através de um olhar pessoal do cineasta Ron Fricke, mas que sintetiza a real beleza do nosso planeta e alinhada com o melhor e o pior da humanidade da qual se encontra.

Sem nenhuma narração, o realizador inicia a sua obra nos brindando com belas paisagens do que pode ser as montanhas do Chile. Não há informação na tela quando começa as cenas sobre os locais e, portanto, cabe um certo conhecimento sobre as localidades, porém, isso é o que menos importa quando a obra avança. Ao todo, o documentário foi filmado em um total de 23 países e das quais as cenas se misturam e formando assim um único grande nervo pulsante desse grande mundo.

Das imensas paisagens testemunhamos as grandes civilizações antigas como, por exemplo, a antiga Roma que hoje se encontra em ruínas, ou do antigo Egito que ainda se mantém intacto com as suas surpreendentes Pirâmides e que pertenciam antigamente entre as grandes maravilhas do mundo. Há, portanto, um paralelo das antigas cidades com as atuais, das quais as mesmas se encontram super lotadas por milhares de pessoas, que jamais param de se movimentarem e simplesmente não veem mais o tempo passar ou tão pouco enxergar a sua realidade aos poucos definhar.

Desse cenário em que o sistema faz do ser humano uma engrenagem para fazer funcionar outras engrenagens concluímos que cada vez mais o mesmo se encontra em estado de alienação, se tornando a peça de um grande relógio e perdendo aos poucos o que lhe faziam verdadeiramente humanos. Não há como não se chocar, por exemplo, nas cenas em que nos mostra o que acontece com os pintinhos que a pouco tempo nasceram, sendo marcados e levados para o futuro abatedouro. Curiosamente, os próprios seres humanos são marcados a partir do momento quando atravessam as roletas para os seus respectivos trabalhos, mas que diferente das pequenas aves, acabam perdendo as suas vidas no momento em que se entregam por completa ao sistema poderoso do capitalismo.

Das grandes cidades com os seus arranha céus testemunhamos também as mais diversas favelas pelo mundo, onde a miséria transborda como um todo e levando uma grande parcela da humanidade para um futuro indefinido. Culturas e crenças andam de mãos dadas quando vemos diversas cerimonias ao redor do mundo e cujo o ápice se encontra em uma simbólica cena em que se passa na Índia, em que a pobreza se faz presente, mas não impedindo que aquele povo se banhe nas águas, praticam as suas oferendas e entregam os seus mortos para as profundezas. O tempo, por fim, destrói tudo, mas sempre havendo um novo começo neste grande globo azul.

"Baraka - Um Mundo Além das Palavras" é um surpreendente documentário em que as suas diversas imagens valem por mil palavras e que nos revela a grandiosidade de nossa grande mãe terra. 


Onde Assistir: Youtube

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Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO - PROGRAMAÇÃO 25 a 31 de agosto de 2022

5 Casas


CLÁSSICO ANGOLANO RESTAURADO

A cópia restaurada de Sambizanga, marco do cinema africano dirigido por Sarah Maldoror, será exibida na Cinemateca Capitólio nesta sexta-feira, 26 de agosto, às 19h30. A sessão faz parte da mostra Ecofalante. Entrada franca.

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/5313/ecofalante/  


PRÉ-ESTREIA DE 5 CASAS

No sábado, 27 de agosto, às 20h, a Cinemateca Capitólio promove a sessão de pré-estreia de 5 Casas, documentário de Bruno Gularte Barreto, vencedor do prêmio de melhor filme da mostra de longas gaúchos do Festival de Gramado. O valor do ingresso é R$ 16,00.

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/5317/5-casas/


TROMA EM EXIBIÇÃO

A Cinemateca Capitólio participa do Troma Latin America Festival, evento realizado no Brasil e Argentina entre agosto e setembro! No domingo, 28 de agosto, às 15h, receberemos a sessão gratuita de Shakespeare’s Shitstorm, novo filme de Lloyd Kaufman, nome lendário do cinema independente dos Estados Unidos. Entrada franca.  

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/5286/troma-latin-america-festival/


GRADE DE HORÁRIOS

25 a 31 de agosto de 2022


25 de agosto (quinta)

15h – Diários de Otsoga

17h – Two Spirits + A Mãe de Todas as Lutas

19h – Birds of America


26 de agosto (sexta)

15h – Crimes do Futuro

17h – Chichiales + A Opção Zero

19h30 – Sambizanga


27 de agosto (sábado)

15h – Diários de Otsoga

17h – Regresso a Reins (Fragmentos)

18h30 – Nosso Planeta, Nosso Legado

20h – 5 Casas (pré-estreia)


28 de agosto (domingo)

15h – Shakespeare Shitstorm

17h – Terra Nova + O Elemento Tinta + Borom Taxi

19h – Mar Concreto + A Praia do Fim do Mundo


30 de agosto (terça)

15h – Diários de Otsoga

17h – Flores da Planície + CRUZ

19h30 – Quarto de Empregada


31 de agosto (quarta)

15h – Crimes do Futuro

17h – A Felicidade do Motociclista Não Cabe em Sua Roupa + Esqui

19h – The Gig is Up: O Mundo é uma Plataforma