Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Cine Especial: Próximo Cine Debate: 'Noites de Tormenta'

Sinopse: Quando Adrienne Willis chega à cidade costeira de Rodanthe na Carolina do Norte, sua vida está um caos. Lá, ela espera achar soluções para seus problemas enquanto fica na pousada de sua amiga no final de semana. O único hóspede na pousada é Dr. Paul Flanner, um homem atormentado e com crise de consciência.  

Filmes românticos transitam entre o previsível para reflexões a serem compartilhadas para o cinéfilo. "Pontes de Madison" (1995), por exemplo, falava sobre o verdadeiro amor, mas do qual escapava devido ao medo das consequências. "Noites de Tormenta" fala sobre o amor, perdão e de como precisamos ouvir o próximo nos momentos de crise espiritual.

Dirigido por George C. Wolfe, do recente "A Voz Suprema do Blues" (2020), o filme conta a vida de Adrienne Willis (Diane Lane), que está um caos, o que faz com que busque refúgio em Rodanthe, uma pequena cidade litorânea na Carolina do Norte. Lá ela fica na pousada de uma amiga, onde espera refletir sobre seus problemas com a filha adolescente, que vive criticando-a, e com seu antigo marido, que pediu para retornar para casa. Logo chega ao local o dr. Paul Flanner (Richard Gere), que enfrenta uma crise de consciência. Com uma violenta tempestade se aproximando, eles se conhecem melhor e, buscando consolo um no outro, têm um fim de semana que muda para sempre suas vidas.

George C. Wolfe procura fazer do cenário principal uma peça central para aproximação do casal central da trama, tanto que a pousada, com suas cores azuis fortes, representa uma espécie de refúgio, como se aquele local estivesse separado do mundo. Já a tão temida tormenta que não tarda a chegar nada mais é do que uma metáfora sobre os problemas interiores que estão atormentando o casal principal, mas que basta eles se aproximarem para começarem a voltar a sentirem bem como era antes.

Essa interatividade dos dois, aliás, começa de forma gradual e sem jamais soar forçado, mesmo a gente já tendo uma noção de que eles se apaixonarão um pelo outro. Se Richard Gere constrói um personagem que não é muito diferente do que já foi visto no clássico "Uma Linda Mulher" (1990), por outro lado, a veterana Diane Lane demonstra total segurança ao criar uma personagem que transita entre a razão e o desejo de jogar tudo para o ar quando a sua vida pessoal se encontra em conflito. Vale lembrar que ambos já haviam contracenado juntos em "Infidelidade" (2002) e aqui, novamente, a química dá muito certo.

Curiosamente, os personagens secundários se destacam, mesmos quando alguns deles não tenham certa relevância para a trama. Se James Franco é apenas um coadjuvante de luxo em cena, Viola Davis, por sua vez, demonstra peso em poucos minutos de cena e não é à toa que ela e o diretor trabalhariam novamente no já citado "A Voz Suprema do Blues". Porém, dessa ala de atores é Scott Glenm, do filme "Escritores da Liberdade" (2007) que rouba a cena, ao interpretar um viúvo que sofre com a perda de sua mulher e se tornando peça central do conflito do personagem de Richard Gere.

Embora já tenhamos uma noção do que irá acontecer no ato final da trama, tudo se salva graças ao esforço de   Diane Lane que se entrega de corpo e alma em um momento de pura emoção e que com certeza estremeceu muitos corações apaixonados por um amor impossível. No saldo geral o filme remete aos bons e velhos tempos dos filmes da "Sessão da Tarde", mas quando eram bons, compensatórios e esse ficaria muito bem a esse grupo.  "Noites de Tormenta' é sobre a vida que sempre dá o seu recado, de nunca deixar para amanhã o que pode fazer hoje, pois o verdadeiro amor pode estar ali em sua total plenitude. 


Onde Assistir: Netflix. 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Cine Especial: 'Limite' - 90 Anos Depois

Nota: O filme terá exibição especial amanhã (11/12/2021) na Cinemateca Capitólio de Porto Alegre as 19 horas e com entrada franca. 

Sinopse: A trama começa por nos apresentar três pessoas, um homem e duas mulheres, num pequeno barco no mar alto. Já sem água, debaixo de forte sol e prestes a ficar sem comida, apresentam-se no extremo da desolação. 

“Limite”, o único filme concluído por Mario Peixoto, filmado em 1930 quando o realizador tinha 22 anos de idade. Um filme que, tendo estreado em 1931, não chegou a ter distribuição comercial e cuja única cópia esteve em risco de destruição em 1959 por deterioração, mas que, graças a um trabalho de restauro durante os vinte anos seguintes, foi recuperado e alcançou finalmente a consagração em 1988, quando foi eleito pela Cinemateca Brasileira como o melhor filme brasileiro de todos os tempos.

O que torna o filme tão especial é o cuidado, o planejamento e sensibilidade colocados em cada plano, na sua interação com a banda sonora (apenas musical), na utilização de meios puramente cinematográficos (de uma forma que para mim se aproxima da magia) para expressar este sentimentos de aprisionamento, desolação e fuga (diria que tão louca como o amour fou nos filmes surrealistas) da sociedade. É para mim difícil encontrar paralelos no cinema para a expressão destes sentimentos com esta força. Talvez só na fuga de Karin no fim do “Stromboli” ou no suicídio de Alain Leroy no “Le Feu Follet”. Mas esses são filmes diferentes.

Este é um filme que deve ser o mínimo explicado e não o tentarei adiantar mais. Como afirma o próprio Peixoto, a experiência oferecida por “Limite” não pode ser adequadamente capturada pela linguagem, mas foi feita para ser sentida. Para ele o espectador deve ser subjugado às imagens como “angustiantes acordes de uma sintética e pura linguagem de cinema”. O seu filme é como um “grito almejando ressonância ao invés de compreensão”. Para ele “o filme não ousa (ou não quer) analisar. Ele mostra. Ele se afirma como um diapasão, capturando o fluxo entre passado e presente, detalhes de objetos e contingências como se sempre tivesse existido nos seres e nas coisas, ou destes se desprendendo tacitamente”.


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (10/12/21)

 Amor, Sublime Amor

Sinopse: No lado oeste da cidade de Nova York, os Jets e os Sharks são gangues polonesas e porto-riquenhas, respectivamente, que se odeiam e lutam entre si para dominar o território em seu bairro. A briga se intensifica quando os dois líderes das gangues rivais se apaixonam, transformando o cenário em uma total tragédia.


CASULO

Sinopse: Nora (Lena Urzendowsky) é uma tímida menina de 14 anos que vive em Berlim, rodeada por uma diversidade de pessoas de culturas e vivência variadas. Em um verão que vai mudar sua vida para sempre, ela passa por algumas de suas primeiras experiência: se apaixonando, amadurecendo de corpo e mente e tendo seu coração partido pela primeira vez.


MADALENA



Sinopse: Entre as vidas de Luziane, Cristiano e Bianca há pouca coisa em comum além do fato de viverem em uma pequena cidade cercada de plantações de soja no interior do Brasil. Embora não se conheçam, os três são afetados pelo desaparecimento de Madalena. Em regiões diferentes da cidade, cada um deles encontra seu modo de responder a essa ausência.


Nove Dias

Sinopse: No enredo de Nine Days, em uma realidade completamente diferente da que conhecemos, o recluso Will (Winston Duke) entrevista potenciais candidatos, ou melhor, personificações de almas humanas, para o maior privilégio que um dia ele já teve: nascer.



Família Monstro 2

Sinopse: Após retornarem às suas formas de monstros, a Vampira, o Frankenstein, a Múmia e o Lobisomem precisam unir suas forças junto aos novos amigos encontrados pelo caminho para salvarem Baba Yaga e Renfield das garras da caçadora de monstros Mila Starr. A jornada vai ficar ainda mais divertida com a companhia dos três morceguinhos de estimação. Classificação indicativa libre, contém violência.


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Cine Especial: Clube de Cinema de Porto Alegre: 'Os tradutores'

Nota: Próxima Sessão Clube de Cinema: "Os Tradutores". sábado. Local: Sala Eduardo Hirtz, Casa de Cultura Mario Quintana. Data: 11/12/2021, sábado, às 10:15 da manhã. 

Sinopse: Nove tradutores, contratados para traduzir o último livro de uma famosa trilogia. Um trabalho de sonho torna-se num pesadelo.

O medo que os estúdios de cinema têm da possibilidade de vazar um de seus filmes antes de sua estreia é tamanha que temos então uma ideia do prejuízo que isso pode acarretar para os donos dos estúdios. Ao mesmo tempo isso é uma mostra de que todo material, seja ele filmado ou impresso, é pertencente a um sistema predestinado a somente engordar os cofres de poderosos enquanto a proposta dessas duas mídias de contar histórias fica, infelizmente, em segundo plano. "Os Tradutores" (2019) é uma crítica acida a esse sistema enquanto a arte do conhecimento se torna mera parte das engrenagens capitalistas.

Dirigido por Regis Roinsard, o filme conta a história de nove tradutores que são escolhidos por uma editora e trancados em um bunker luxuoso para traduzir um livro altamente esperado, de um famoso autor, em tempo recorde. Embora os tradutores estejam confinados visando evitar qualquer tipo de vazamento por conta dos grandes riscos financeiros, uma crise irrompe quando alguém publica na internet as primeiras dez páginas do romance, chantageando a editora a pagar 5 milhões de euros.

O minuto inicial do filme é simbólico, já que ele mostra milhares de livros sendo incinerados por chamas ardentes. Essa abertura, aliás, remete ao clássico literário "Fahrenheit 451" de Ray Braobury e que contava a realidade de uma sociedade que era proibida de ler e cujo os livros eram destruídos. Aqui acontece algo similar, porém, os livros são vendidos e sendo alcançados por diversas pessoas do mundo, mas eles não deixam de ser propriedade de editores que na maioria dos casos nunca leu uma linha desses trabalhos, mas sim só tendo o desejo de vende-los para obter lucro.

É nesse cenário formado por fortunas que se tem uma trama que se torna aos poucos um verdadeiro jogo das aparências, principalmente por parte dos tradutores que não escondem a sua paixão e o desejo de traduzir um possível sucesso literário. Porém, tudo cai por cascata quando editor, interpretado brilhantemente por Lambert Wilson, se mostra um obcecado na possibilidade de arrecadar milhões com o lançamento, ao ponto de isolar os tradutores e um espaço que gera até mesmo momentos claustrofóbicos durante a projeção. Aos poucos vamos conhecendo um pouco a vida de cada um, sendo que alguns não escodem as suas frustações ao não realizarem os seus sonhos dentro do universo literário, mas nunca desistindo dos seus objetivos.

O filme coloca em pauta, tanto sobre a profissão de um escritor atual, como também dos simbolismos da literatura e de quando ela deixa de ser arte do conhecimento para se tornar uma mera peça de entretenimento. No desenrolar da trama imediatamente me veio alguns escritores atuais que se tornaram famosos com as suas trilogias ou quadrilogias literárias, que foram vendidas como água, ganhando as suas adaptações para o cinema e enchendo o bolso de poderosos por detrás das cortinas. Se o cinema que é considerado uma arte se tornou também um meio de entretenimento para levantar enormes lucros com relação aos livros isso não é diferente e se acentuando nestes últimos vinte anos.

Do segundo ao terceiro ato da trama o filme ganha ares frenéticos de quase um filme de ação, com direito a doses de suspense e que fizeram me lembrar do sucesso "Truque de Mestre" (2013). Tudo se torna uma verdadeira cebola, cujas as inúmeras cascas revelam peças surpreendentes dentro da trama e nos revelando o fato que as respostas estavam bem diante dos nossos olhos. Um filme que mostra os diversos tipos de obsessão, desde daquele que lucra com a venda dos livros, como também dos escritores que não desejam que as suas obras se tornem uma mera forma de obter dinheiro.

"Os Tradutores" é um retrato sobre o duelo entre o conhecimento e o sistema capitalista que deseja controla-lo. 


Faça parte do Clube de Cinema de Porto Alegre.  
Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 9 A 15 DE DEZEMBRO DE 2021 na Cinemateca Paulo Amorim

 SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

Amor Sublime Amor.

SALA 1 / PAULO AMORIM


15h – UMA JANELA PARA O MAR Assista o trailer aqui.

(NÃO HAVERÁ SESSÃO NO SÁBADO E DOMINGO, DIAS 11 E 12)

(Uma Ventana al Mar – Espanha/Grécia, 2020, 105min). Direção de Miguel Ángel Jiménez com Emma Suárez, Akilas Karazisis. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Depois de receber notícias ruins de seu médico, a espanhola María, de 55 anos, resolve viajar para a Grécia com algumas amigas. Na ilha de Nisyros, ela se sente em paz e ainda conhece Stefanos, que lhe apresenta outras maneiras de encarar a vida.


Sessão do programa de Cinema Inclusivo

Exibição com legendas, audiodescrição e Libras (Língua Brasileira de Sinais)


14h – AOS OLHOS DE ERNESTO (SESSÃO SOMENTE NO SÁBADO, DIA 11)

(Brasil, 2019, 120min). Direção de Ana Luiza Azevedo, com Jorge Bolani, Gabriela Poester, Jorge D´Elia. Elo Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Aos 70 anos, o uruguaio Ernesto vem enfrentando as limitações da velhice — incluindo a perda da visão e também a solidão. Tudo muda quando uma jovem cuidadora de cães chamada Bia se intromete em sua vida.


Sessão do ciclo Clássicos na Cinemateca – 35 anos.


14h – AMOR, SUBLIME AMOR (SESSÃO SOMENTE NO DOMINGO, DIA 12)

(West Side Story - EUA, 1961, 160min). Direção de Robert Wise.

Sinopse: O musical ganhador de dez Oscars (incluindo melhor filme) acompanha a trágica história do amor entre Tony e Maria, que pertencem a gangues diferentes das ruas de Nova Iorque. Lançado há 60 anos, o filme acaba de ganhar uma nova versão para os cinemas, dirigida por ninguém menos que Steven Spielberg.


17h – MADALENA *ESTREIA* Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 85min). Direção de Madiano Marchetti, com Natália Mazarim, Pamella Yule e Rafael de Bona. Vitrine Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Luziane, Cristiano e Bianca não têm nada em comum, além do fato de viverem em uma pequena cidade cercada de plantações de soja no interior do Brasil. Mas os três são afetados pelo desaparecimento de Madalena, cujo corpo é encontrado na periferia da cidade.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


14h30 – UMA VEZ EM VENEZA *ESTREIA* Assista o trailer aqui.

(When in Venice - Brasil/Colômbia/Alemanha/Itália - 2020, 75min) Direção de Juan Zapata, com Peter Ketnath e Bella Carrijo. Zapata Filmes, 14 anos. Romance.

Sinopse: O alemão Maximilian e a brasileira Maria se conhecem por acaso em um hotel no norte da Itália. Mesmo com visões distintas em relação ao que é o amor, eles decidem se juntar para realizar um sonho em comum: visitar Veneza, uma das cidades mais românticas do mundo.

16h30 – FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS 2021


Tabela com sinopses ao lado.

19h – CONTOS DO AMANHÃ Assista o trailer aqui.

(Brasil, 85min, 2021). Direção de Pedro de Lima Marques, com Bruno Barcelos, Duda Andreazza, Anderson Vieira, Bruno Krieger, Daiane Oliveira. Bactéria Filmes, 14 anos. Aventura/Ficção Científica.

Sinopse: Em 2165, o sequestro de uma garota chamada Michele coloca a cidade-estado Porto 01, o último reduto humano, em guerra. Jeferson, um adolescente que vive em 1999, na véspera do bug do milênio, recebe misteriosos áudios do futuro. Com uma Internet muito lenta, ele precisará encontrar uma forma de salvar a humanidade. Produção gaúcha que se destaca pelos cenários e efeitos visuais, o filme une passado e futuro com computadores 486 e uma visão do século XXII a partir de naves e aparatos high-tech.


* No dia 15, às 19h, sessão especial do ciclo “O Que é o Cinema Gaúcho?”, com apresentação do professor Glênio Póvoas e participação do diretor Pedro Marques.

SESSÕES ESPECIAIS SALA EDUARDO HIRTZ

FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS 2021


QUINTA, DIA 9 DE DEZEMBRO ÀS 16h30

UM CONTO DE AMOR E DESEJO

(Une histoire d'amour et de désir, 100min). Direção de Leyla Bouzid.

Sinopse: Ahmed, 18 anos, é francês de origem argelina. Na universidade, em Paris, ele conhece Farah, uma jovem cheia de energia que acaba de chegar de Túnis. Ao descobrir uma coletânea de literatura árabe sensual e erótica, Ahmed apaixona-se perdidamente por esta jovem e, apesar de literalmente inundado de desejo, ele vai tentar resistir.


SEXTA, DIA 10 DE DEZEMBRO ÀS 16h30

UM INTRUSO NO PORÃO

(L'homme de la cave, 115min). Direção de Philippe Le Guay.

Sinopse: Em Paris, Simon e Helen decidem vender um porão no imóvel onde vivem. O novo proprietário é um homem com um passado conturbado, que aos poucos vai mudar a vida do casal.


SÁBADO, DIA 11 DE DEZEMBRO ÀS 16h30

DELICIOSO: DA COZINHA PARA O MUNDO

(Délicieux, 110min). Direção de Eric Besnard.

Sinopse: No alvorecer da Revolução Francesa, Pierre Manceron, um cozinheiro ousado, mas orgulhoso, foi demitido por seu mestre, o duque de Chamfort. Quando ele conhece uma mulher surpreendente, que deseja aprender a arte culinária, isso lhe dá autoconfiança e o leva a se libertar de sua condição de servo para empreender sua própria revolução.


DOMINGO, DIA 12 DE DEZEMBRO ÀS 16h30

ESTÁ TUDO BEM

(Tout s'est bien passé, 110min). Direção de François Ozon.

Sinopse: Emmanuèle, romancista realizada na sua vida privada e profissional, se dirige ao hospital onde o seu pai acaba de sofrer um AVC. Doente e meio paralisado, ele pede a Emmanuelle que o ajude a acabar com sua vida.


TERÇA, DIA 14 DE DEZEMBRO ÀS 16h30

PARIS, 13º DISTRITO

(Les Olympiades, 105min). Direção de Jacques Audiard.

Sinopse: No bairro parisiense de Olympiades, Emilie encontra Camille, que se sente atraído por Nora, que acaba cruzando o caminho de Amber. As três garotas e o garoto se tornam amigos e, por vezes, amantes.


QUARTA, DIA 15 DE DEZEMBRO ÀS 16h30

TRALALA

(Tralala, 120min). Direção de Arnaud e Jean-Marie Larrieu.

Sinopse: Tralala, 40 anos, um cantor das ruas de Paris, encontra uma mulher de 60 anos que acredita que ele seja seu filho desaparecido 20 anos atrás nos Estados Unidos. Tralala decide assumir o papel e vai descobrir uma vocação que nem sabia que tinha.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores tem direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional. Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Cine Dica: Em Cartaz: 'Casa Gucci'

Sinopse: O casamento e o divórcio turbulento entre Patrizia e Maurizio Gucci leva a um assassinato. 

É difícil tanto para os filmes como séries de tv serem fieis as histórias verídicas conhecidas, principalmente pelo fato que cada um, seja um escritor ou cineasta, ter uma visão distinta se for comparada uma da outra com relação aos fatos. O importante não é ser exatamente fiel a sua fonte, mas sim saber dizer o que você quer dizer com relação ao seu olhar pessoal sobre determinado assunto. "Casa Gucci" (2021) é uma visão pessoal do cineasta Ridley Scott com relação a um crime que chocou o mundo da moda e o resultado é eficaz independente de ser ou não fiel ao que realmente tenha acontecido na vida particular daquela família.

Baseado na história de Patrizia Reggiani, ex-mulher de Maurizio Gucci, membro da família fundadora da marca italiana Gucci. Patrizia conspirou para matar o marido em 1995, contratando um matador de aluguel e outras três pessoas, incluindo o terapeuta. Ela foi considerada culpada e condenada a 29 anos de prisão. Quase 3 décadas de amor, traição, decadência, vingança e assassinato, o filme revela a importância e poder que o nome Gucci carrega e o quanto a família faz para ter o controle.

Antes de mais nada é preciso dar os parabéns para Ridley Scott pelo seu trabalho na reconstituição de três décadas que formam a trama principal da família Gucci. Com cores quentes dos anos sessenta e setenta, a fotografia vai mudando conforme os ânimos vão esquentando no jogo de aparências dentro da família ao longo dos anos. Quando os anos noventa chegam, por exemplo, tudo se torna mais pálido, como se a alegria que um dia estava lá não passava de apenas um conto de Cinderela que Patrizia tanto quis alcançar.

Essa, por sua vez, é interpretada de forma estupenda pela atriz e cantora Lady Gaga. Rainha da música Pop, Gaga ingressou de cabeça no universo da interpretação e quando todos nós achávamos que ela não poderia fazer algo melhor do que "Nasce Uma Estrela" (2018), eis que ela nos brinda com a sua construção pessoal da personalidade de sua Patrizia, uma mulher sonhadora, ambiciosa e que achava que estava predestinada em obter poder na vida. Curiosamente, Adam Drive não fica ofuscado pela presença dela, ao ponto de seu Maurizio Gucci não esconder uma parte fria e calculista no momento em que ele mesmo dá o bote contra a sua família.

Dos demais coadjuvante, se Jeremy Irons cumpre com perfeição o seu trabalho em poucos minutos de cena, Jared Leto, por sua vez, rouba o filme toda vez que surge e cujo o seu Paolo transita entre uma figura patética, trágica e ao mesmo tempo sarcástica e não me surpreenderia que venha ser indicado ao Oscar. Já o veterano Al Pacino dispensa apresentações, sendo que o ator poderia fazer qualquer coisa em cena que seria genial, mas a sua cena final é digna de inúmeros prêmios e merece também todo o reconhecimento.

Em tempos de informações rápidas através da internet é fácil saber como o filme terminará, mas até lá somos brindados, não somente por essas incríveis interpretações, como também por uma direção segura de Ridley Scott. Embora com mais de duas horas e meia, o filme possui uma edição ágil, uma trilha sonora de época que nos soa familiar e fazendo a gente desejar que o final venha a tardar. Infelizmente ele chega de uma forma rápida, um tanto que abrupta, mas que não tira o brilho do restante da obra.

"Casa Gucci" é sobre poder, jogo de aparências e cujo os laços de sangue acaba se tornando um mero detalhe.


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: Risata Amara: Comédia à Italiana (1950-1970) na Cinemateca Capitólio

 
Dupla Explosiva

De 10 a 23 de dezembro, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra Risata Amara: Comédia à Italiana (1950-1970), com vinte e uma obras repletas de humor ácido, dirigidas por nomes como Mario Monicelli, Dino Risi, Ettore Scola, Lina Wertmüller, Pietro Germi, Luciano Salce, Elio Petri e tantos outros que expuseram nas telas a grande tragicomédia da realidade italiana.

Com curadoria de Cristian Verardi, a mostra cobre duas décadas de uma história de gargalhadas e lágrimas, com alguns dos títulos mais representativos do período, como “Os Eternos Desconhecidos” (1958), “Aquele que Sabe Viver” (1962), “Os Monstros” (1963), “Divórcio à Italiana” (1961), “Nós que Nos Amávamos Tanto” (1974), “Meus Caros Amigos” (1975) e “Feios, Sujos e Malvados” (1976). E neste panorama do riso não poderia faltar o humor pastelão dos populares Terence Hill e Bud Spencer com “A Dupla Explosiva” (1974), a comédia surreal de Paolo Villaggio e seu cultuado personagem Fantozzi, e as atrapalhadas aventuras de Brancaleone da Norcia na impagável sátira medieval de Mario Monicelli.


A mostra tem o apoio de Versátil Home Vídeo, Obras Primas do Cinema e Imaculada Pub.

O valor do ingresso é R$ 10,00.


Informação completa em: http://www.capitolio.org.br/novidades/4783/risata-amara-comedia-a-italiana-1950-1970/


GRADE DE HORÁRIOS

Risata Amara: Comédia à Italiana (1950-1970)


10 de Dezembro (sexta-feira)

19h – Meus Caros Amigos (entrada franca)

 11 de Dezembro (sábado)

17h – Fantozzi


 12 de Dezembro (domingo)

17h – O Caradura

19h – Feios, Sujos e Malvados


14 de Dezembro (terça-feira)

17h – Aquele que Sabe Viver

19h – A Marcha Sobre Roma


15 de Dezembro (quarta-feira)

17h – Guardas e Ladrões

19h – Nós que Nos Amávamos Tanto


16 de Dezembro (quinta-feira)

15h – Um Americano em Roma

17h – O Professor de Vigevano

19h – Os Monstros


17 de Dezembro (sexta-feira)

15h – Feios, Sujos e Malvados

17h – A Marcha Sobre Roma

19h30 – Projeto Raros: Il Secondo Tragico Fantozzi (entrada franca)


 18 de Dezembro (sábado)

17h – O Incrível Exército de Brancaleone

19h – A Dupla Explosiva


19 de Dezembro (domingo)

 17h – Os Eternos Desconhecidos

 19h – Senhoras e Senhores, Boa noite


21 de Dezembro (terça-feira)

15h – Os Ladrões

17h – Um Americano em Roma

19h – Os Novos Monstros


22 de Dezembro (quarta-feira)

15h – Fantozzi

17h – Divórcio à Italiana

19h – Este Crime Chamado Justiça


23 de Dezembro (quinta-feira)

15h – A Dupla Explosiva

17h – O Caradura

19h – Sessão Academia das Musas: Por um Destino Insólito (entrada franca)