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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cine Especial: A CONSTRUÇÃO DO UNIVERSO MARVEL NO CINEMA

Com a chegada de Capitão America: O Primeiro Vingador nos cinemas, reveja aqui no meu blog, as postagens que eu já fiz sobre os filmes feitos pela própria Marvel estúdios nos cinemas, sendo que todos eles estão conectados um com o outro, para daí então fechar um ciclo com a chegada do filme Os Vingadores no ano que vem. Cliquem embaixo e boa leitura.

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Cine Dica: Estréias no final de semana (29 07 11)

E ai gente. Chegamos a um final de semana molhado, pois lá fora está chovendo canivete sem parar e pelo visto não a previsão de terminar. Mas não será por isso que deixarei de sair amanhã, afinal, participarei do curso sobre os Irmãos Coen e seus filmes que atualmente são muito cultuados no mundo a fora e a tarde irei assistir ao filme do Capitão: O primeiro vingador. Aguardem minha critica sobre o filme.
Lembrando, que já se encontra em pré-estréia o mais novo filme do polemico diretor Lars Von Trier, Melancolia. O Cineclube zero-hora irá fazer sua sessão especial mensal (com debate) com entrada franca e, logicamente, estarei nela. Portanto aguardem também minha critica sobre esse filme.

Confiram as estréias:

Capitão América - O Primeiro Vingador
Sinopse: Nascido durante a Grande Depressão, Steve Rogers foi um menino franzino em uma família pobre. Horrorizado com a ascensão Nazista na Europa, o garoto parte para entrar para o exército. Mas, devido a sua saúde frágil, ele é rejeitado.
Mas após escutar os apelos honestos do menino, o General Chester Phillips oferece a Rogers a chance de participar da Operação: Renascimento. Depois de semanas de testes ele recebe o soro do supersoldado e é bombardeado por raios-vita.
Steve Rogers aparece então com o corpo mais perfeito que um ser humano pode ter e é submetido a intensos treinamentos físicos e táticos. Meses depois ele recebe sua primeira missão como o Capitão América e, com seu escudo indestrutível, ele parte para combater o mal sozinho e como o líder dos Vingadores.



Loup - Uma Amizade Para Sempre
Sinopse: Emocionante aventura vencedora do Earth Grand Prix do Festival Internacional de Cinema de Toronto. Sergei garoto de 16 anos é filho de Boris chefe do clã de criadores de renas de sua tribo. Ele parte em sua primeira grande jornada pelas montanhas da Sibéria levando o rebanho e protegendo os animais a única fonte de renda de seu clã. Pronto a salvar as renas de todos os tipos de perigos Sergei sabe que seu pior inimigo está sempre por perto o lobo.




O Casamento do Meu Ex
Sinopse: O Casamento do Meu Ex acompanha sete amigos unidos que preparam o casamento de dois integrantes do grupo. Lila (Anna Paquin) é a noiva e sua dama de honra é Laura (Katie Holmes). As duas já rivalizaram muito tempo por conta de Laura já ter se relacionado com Tom (Josh Duhamel ) o noivo. Ao longo de uma noite barulhenta e um casamento por vir à beira-mar amizades e alianças são testadas quando uma bebedeira ressurge o triângulo amoroso.




Singularidades de uma Rapariga Loira
Sinopse: Macário (Ricardo Trêpa) trabalha como contador no armazém de seu tio Francisco (Diogo Dória), em Lisboa. É seu primeiro emprego. Do outro lado da rua mora Luísa Vilaça (Catarina Wallenstein), uma jovem loira por quem se apaixona de imediato. Logo resolve se casar com ela, mas o tio não concorda com a ideia e, além de despedi-lo, o expulsa de casa. Macário parte de Lisboa, mas tem certeza que não esquecerá Luísa. Em Cabo Verde ele enriquece e, ao voltar, recebe a aprovação do tio para o casamento. O que ele não esperava era se surpreender com o caráter de sua paixão.


Vejo Você no Próximo Verão
Sinopse: (provisória) Jack (Philip Seymour Hoffman) é um cara simples, tímido e desajeitado, que trabalha como motorista de limusine. Ele até gostaria de mudar de vida, mas isso não é nada fácil. Um dia, seu amigo Clyde (John Ortiz) e a esposa dele (Daphne Rubin-Vega), que gostam muito dele, resolvem armar um encontro as cegas para ele com Connie (Amy Ryan). Embora a timidez e o constrangimento tenha sido grande por parte dos dois, parece que existem muitas outras coisas que ajudarão a dar certo. Contudo, enquanto o romance deles começa a embalar, o casal de amigos passa por uma crise.


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quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cine Especial: IRMÃOS COEN: Parte 8 (final)

Nos dias 30 e 31 de Julho estarei participando do curso sobre a vida e obra dos Irmãos Coen no Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, 959 - P. Alegre / RS). Enquanto os dois dias não vêem, por aqui, estarei postando tudo o que eu sei sobre esses grandes irmãos cineastas.

BRAVURA INDÔMITA

Abaixo, revejam o resto dos especiais sobre os filmes dos irmãos cineastas: 



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Cine Especial: IRMÃOS COEN: Parte 7

Nos dias 30 e 31 de Julho estarei participando do curso sobre a vida e obra dos Irmãos Coen no Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, 959 - P. Alegre / RS). Enquanto os dois dias não vem, por aqui, estarei postando tudo o que eu sei sobre esses grandes irmãos cineastas.

Onde os Fracos Não Têm Vez

Sinopse: Texas, década de 80. Um traficante de drogas é encontrado no deserto por um caçador pouco esperto, Llewelyn Moss (Josh Brolin), que pega uma valise cheia de dinheiro mesmo sabendo que em breve alguém irá procurá-lo devido a isso. Logo Anton Chigurh (Javier Bardem), um assassino psicótico sem senso de humor e piedade, é enviado em seu encalço. Porém para alcançar Moss ele precisará passar pelo xerife local, Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones).
Demorou, mas não tardou. Depois de vários anos, a academia finalmente premiou os Irmãos Coen quando na verdade já deveriam ter sido premiados em filmes como Fargo. Onde os Fracos Não Têm vez não é o filme redondo que normalmente a academia gosta de premiar, mas sim puramente Coen, onde todas as características dos filmes anteriores estão lá, só que numa trama mais seria, mas não menos surpreendente. Numa espécie de filme de faroeste contemporâneo, acompanhamos o trajeto de alguns personagens, todos ligados a uma valise cheia de dinheiro e o resultado final é mais do que surpreendente, é como sempre, inesperado. A grande alma da trama está toda em volta do assassino Anton Chigurh (Javier Bardem, espetacular) uma verdadeira entidade do caos que, por onde passa, é somente morte destruição e somente vai parar, quando concluir sua missão.

Curiosidades: Heath Ledger chegou a negociar sua participação no filme, mas decidiu abrir mão dele para poder descansar um pouco;
Segundo Tommy Lee Jones os irmãos Coen queriam rodar o filme inteiramente no Novo México, devido aos impostos do estado, mas ele os convenceu a realizarem as filmagens no Texas;


Queime Depois de Ler
Sinopse: Osbourne Cox (John Malkovich) é um analista que trabalha para a CIA. Ao chegar em uma reunião ultra-secreta ele descobre que foi demitido. Revoltado, ele resolve se dedicar à bebida e a escrever um livro de memórias. Katie (Tilda Swinton), sua esposa, fica espantada ao saber da demissão de Osbourne, mas logo deixa o assunto de lado por estar mais interessada em Harry Pfarrer (George Clooney), um investigador federal casado que é também seu amante. Paralelamente Linda Litzke (Frances McDormand), funcionária de uma rede de academias, faz planos para uma grande cirurgia plástica que deseja realizar. Ela tem em Chad Feldheimer (Brad Pitt), um professor da academia, seu melhor amigo. Até que um dia um CD perdido cai nas mãos de Linda e Chad, entregue por um faxineiro da academia. Ao perceberem que se trata de material confidencial, eles ligam para Osbourne Cox tentando conseguir dinheiro para evitar que seu conteúdo seja divulgado.
Uma das mais divertidas obras dos irmãos Coen, onde presta uma homenagem ao mundo da espionagem, mas com muito bom humor negro. Como sempre, os personagens são no mínimo interessantes e muito excêntricos, principalmente Osboume Cox interpretado loucamente por John Malkovich, mais do que a vontade num papel onde o sarcasmo é a alma do personagem. Uma coisa que sempre escrevo sobre os filmes dos irmãos Coen, é que seus personagens sempre ficam em volta de situações imprevisíveis que os levam a momentos únicos e por algumas vezes sem volta. Um belo é exemplo disso é o encontro acidental entre os personagens de Brad Pitt(hilário) e George Clooney, simplesmente inesperado e um dos melhores momentos de uma trama 100% inspirada.


Curiosidade: O personagem Osbourne Cox foi criado especialmente para John Malkovich;


Um Homem Sério
Sinopse: 1967. Larry Gopnik (Michael Stuhlberg) trabalha como professor de física na Universidade de Midwestern. Ele vê sua vida mudar radicalmente quando sua esposa, Judith (Sari Lennick), decide deixá-lo por Sy Ableman (Fred Melamed). Além disto, uma carta anônima ameaça sua carreira na universidade. Larry ainda precisa lidar com os problemas de Arthur (Richard Kind), seu irmão, que mora em sua casa e dorme no sofá; seu filho Danny (Aaron Wolff), problemático e rebelde; e ainda Sarah (Jessica McManus), sua filha, que constantemente pega dinheiro de sua carteira para uma futura cirurgia plástica no nariz. Sem saber o que fazer, Larry busca os conselhos de três rabinos.
Se os personagens dos irmãos Coen se metem em situações imprevisíveis, então o mais certo é eles levarem tudo numa boa, pois no final das contas, tudo acabara bem. Talvez seja isso que surge na mente do personagem Larry Gopnik (Michael Stuhlberg, perfeito) um judeu americano correto e que leva suas virtudes consigo, mas que terá que enfrentar não só os problemas loucos de sua família, mas como também no seu trabalho e com os seus vizinhos. Como se passa em 1967, o filme é sátira descarada de um tempo onde se mais se dizia que “a família norte americana era perfeita”, mas somente superficialmente como no filme é muito bem retratado. Destaco aqui o epilogo que termina de uma forma incrível e aberta e o fantástico prólogo que aparentemente não possui ligação nenhuma com o resto da trama, mas depois, se pararmos para pensar, fazia todo o sentido.

Curiosidade: Ao término dos créditos finais está a frase "no jews were harmed in the making of this motion picture" (traduzindo, "nenhum judeu foi ferido na produção deste filme);

 
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quarta-feira, 27 de julho de 2011

Cine Curiosidade: (ESPECIAL): CENSURA DE NOVO? NEM PENSAR!


Com a recente polemica sobre a censura imposta para não exibição do filme serbian film: Terror Sem Limite no Rio de Janeiro (mais detalhes no site cinema em cena clicando aqui), levantou-se novamente um fantasma que todos desejam passar longe que é a temível censura do período militar (1964 – 1985).
Ao meu ver, acho um tanto que exagerado essa situação de ambos os lados. Se por um lado o governo quer censurar um filme (que nem sequer viram) estão perdendo tempo, pois nesta altura do campeonato ele já se encontra para baixar e quanto mais deseja proibir, mais pessoas irão assistir, pois não vivemos mais nos anos 70 e 80 onde nos tínhamos poucos recursos e tínhamos que esperar, sabe lá quando, que o filme fosse liberado. Além do mais, onde já se viu políticos dizerem o que você pode ou não pode assistir? É a mesma coisa a pessoa ir ao museu e não poder ver certos quadros, sejam eles bons ou ruins. Políticos me poupem, vocês moram na terra, não em marte.
Agora, eu preciso dar um puxão de orelha aos meus irmãos cinéfilos, já que estão se desesperando antecipadamente, achando que o fantasma da censura esta voltando. Temos que tratar o que aconteceu lá no Rio de Janeiro como um caso isolado, mas que claro, não pode passar despercebido e cada um faça a sua parte protestando nas suas paginas da internet. E se a coisa se alastrar, para isso existe meios de baixar filmes pela rede. Não é o meio certo de ver filmes, mas se eles fizerem essa sacanagem, não devemos nos envergonhar de aderir outros meios para se assistir uma produção.
Como é o assunto do momento, deixo abaixo cinco filmes que fizeram polemica e grande barulho por aqui e no resto do mundo.

Laranja Mecânica
Para época (1971), o filme era muito a frente do seu tempo. Uma espécie de critica ao sistema que possui o desejo de por em pratica certas regras para o individuo jamais sair da linha, por meio de experiências ilícitas. Apesar de todo o sucesso de publico e critica, o filme se tornou proibido alguns países, incluindo o Brasil, onde o filme foi só liberado em 1979. Atualmente o filme é considerado uma obra prima e ninguém mais ousam dizer o contrario.


O ULTIMO TANGO EM PARIS
Já assistimos, muitas sessões da madruga, onde era exibidos filmes da Emmanuelle muito mais fortes em cenas de sexo do que esse filme comandado por Bernardo Bertolucci, mas para época foi um verdadeiro escândalo. Ver Marlon Brando (em seu melhor momento de sua carreira) na já clássica cena da manteiga foi algo que estourou de uma maneira sem precedentes.
O tempo provou que houve certo exagero pela parte conservadora que não entende nada quando é pornografia ou erotismo.


Caligula
Esse pediu para ser polemico desde o principio, mas ao meu ver, se era para fazer um verdadeiro retrato dos dias do maníaco imperador Caligula governando em Roma, não tinha como ser diferente. Interessante foi o fato do diretor Tinto Brass ter conseguido convencer os atores Malcolm McDowell e Peter O'Toole a atuarem nesse filme, mas soube-se depois, que eles não sabiam que o filme iria possuir cenas pornográficas, e sim, tudo foi bem arranjado na mesa de montagem sem que eles soubessem. Na época do lançamento, o filme foi duramente criticado mas aos poucos alguns críticos foram reconhecendo que a produção é a que mais possuiu pé no chão ao retratar o lado o obscuro e pecador do mundo romano daquele tempo.



A ULTIMA TENTAÇÃO DE CRISTO
Lançado em 1988, o filme de Martin Scorsese foi recebido por aqui a paus e pedras, mas não havia como ser diferente, numa época que o país era muito mais conservador em termos religiosos que atualmente. Há idéia de ver um Jesus Cristo mais humano, amigo de Judas e tendo um caso com Maria Madalena era algo que ninguém queria ouvir. Mas deve se levar em conta que a trama não foi baseada na bíblia e sim no polemico livro escrito por Nikos Kazantzakis 1951 que colocava certas liberdades sobre a passagem de Jesus na terra. Talvez, tanta a intenção do escritor como também do diretor, era retratar um Jesus mais humano e que possui as suas falhas, e mesmo que deseje escapar de sua grande responsabilidade, há de aceitar o seu destino. Não antes é claro de ter uma visão de ter desistido da crucificação e ter tido uma vida normal com Madalena num momento impressionante da obra de Scorsese.



O CLUBE DA LUTA
O filme que mais soube sintetizar o que foi os anos noventa, não conseguiu escapar de um caso infeliz que aconteceu em São Paulo. Um louco atirou e matou algumas pessoas numa sessão que o filme estava passando e, logicamente, a imprensa (querendo audiência) começou a dizer que talvez a mensagem que o filme passava tenha despertado o desejo assassino do psicopata. Pura besteira, pois o filme é um verdadeiro retrato da alienação das pessoas dos anos 90 (e de hoje) onde se tornaram verdadeiros zumbis do consumo desenfreado e presos ao sistema. Garanto, que se o crime tivesse acontecido numa sessão de um filme da Disney, colocariam culpa nas lendárias mensagens subliminares do estúdio que tanto os conservadores insistem que existem. Polemicas a parte, o filme de David Fischer da uma verdadeira aula de montagem de imagens nunca antes vistas no cinema e apresentou os melhores desempenhos de Bratt Pitt e Eduard Norton.


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terça-feira, 26 de julho de 2011

Cine Especial: IRMÃOS COEN: Parte 6

Nos dias 30 e 31 de Julho estarei participando do curso sobre a vida e obra dos Irmãos Coen no Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, 959 - P. Alegre / RS). Enquanto os dois dias não vem, por aqui, estarei postando tudo o que eu sei sobre esses grandes irmãos cineastas.

O Homem Que Não Estava Lá
Sinopse: Em meio aos anos 40, Ed Crane (Billy Bob Thornton) é um barbeiro infeliz, que vive com sua esposa Doris (Frances McDormand). Ao descobrir que ela o está traindo, Ed passa então a planejar uma trama de chantagem contra ela, a fim de ensinar-lhe uma lição. Mas quando seu plano vai por água abaixo uma série de consequências desagradáveis ocorrem, incluindo vários assassinatos.
Se em seu primeiro filme (Gosto de Sangue) era uma espécie de namoro com o gênero noir, aqui fica mais do que evidente que os irmãos cineastas prestavam, não só um tributo ao gênero, como criaram um filme a altura. Com um belíssimo preto e branco, todas as características deste gênero estão La, desde a trama policial, assassinato, mulheres sedutoras, narração off, cigarros e traições. Misturando tudo isso com a já estabelecida visão que os cineastas têm em colocar os seus personagens em tramas cujas situações são imprevisíveis e afiadas no humor negro. Mas nada se compara ao grande desempenho de Billy Bob Thornton no decorrer do filme, onde ele protagoniza e narra com a sua voz firme e mansa, transformando-se na grade alma da trama.

E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?

Sinopse: Em plena Era da Depressão Americana, três prisioneiros de uma cadeia do Mississipi conseguem escapar da prisão. São eles: Everett Ulysses McGill (George Clooney), o doce e amável Delmar (Tim Nelson) e sempre zangado Pete (John Tuturro). Sem nada a perder e ainda presos por correntes, o trio embarca na aventura de suas vidas, na tentativa de conquistar sua liberdade e retornar aos seus lares. Só que um xerife misterioso parte para tentar recapturá-los, criando problemas para os prisioneiros foragidos.
O grande charme desse filme esta no fato que é uma visão pessoal dos autores cineastas com relação a saga da Odisséia, onde inúmeras passagens do livro são readaptadas conforme a visão que eles criaram para a trama. Momentos como o encontro com as sereias são impagáveis e acentuam o lado musical do filme, até então pouco explorados pelos irmãos. Como sempre, historia gira em torno dos protagonistas em situações imprevisíveis embaladas com o mais puro humor negro. Destaque pelo primeiro (e um dos melhores) trabalhos de George Clooney com os irmãos cineastas.

Curiosidade: E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? estreou antes no Brasil que nos Estados Unidos.


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Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: SEM LIMITES

TRAMA VERTIGINOSA E PROTAGONISTA SÃO A MATRIZ DO FILME
Sinopse: Eddie Morra (Bradley Cooper) sofre de bloqueio de escritor. Um dia, ele reencontra na rua seu ex-cunhado, Vernon (Johnny Whitworth), que lhe apresenta um remédio revolucionário que permite o uso de 100% da capacidade cerebral. O efeito é imediato em Eddie, pois ele passa a se lembrar de tudo que já leu, ouviu ou viu em sua vida. A partir de então ele consegue aprender outras línguas, fazer cálculos complicados e escrever muito rapidamente, mas para manter este ritmo precisa tomar o remédio todo dia. Seu desempenho chama a atenção do empresário Carl Van Loon (Robert De Niro), que resolve contar com sua ajuda para fechar um dos maiores negócios da história.
Num ano que esta cada vez mais evidente a falta de idéias criativas no cinemão americano, Sem Limites surge como certo alivio para o nosso cérebro, muito embora carregue um monte de clichês já visto em outros filmes, mas que aqui, um pouco que renovados. Para começar, é de se tirar o chapéu pelas impressionantes imagens criadas pelo diretor Neil Burger (O Ilusionista) com o seu diretor de fotografia Jo Willems (30 Dias de Noite), onde ambos criam incríveis seqüências aonde à câmera vai indo reto e atravessa tudo que estiver em sua frente, fazendo um verdadeiro passeio pela cidade de Nova York, que ao mesmo tempo, cria certa vertigem no espectador, passando a estranha sensação de como o protagonista se sente ao enxergar tudo diferente após ter tomado a milagrosa droga. Está alias é dona dos principais pontos de interrogação durante todo o filme, já que os roteiristas pouco se importaram em tentar explicar sua verdadeira origem e sim seus efeitos milagrosos (e colaterais) que surgem no personagem principal Eddie Morra (Bradley Cooper)
Falando no protagonista, sem sombra de duvida o filme funciona muito bem graças ao ótimo desempenho de Bradley Cooper. Vindo do sucesso Se Beber não case, Cooper coloca a prova todo o potencial que tem consigo, com seu personagem cativante e excêntrico, provando que pode carregar todo um filme nas costas e é exatamente o que acontece aqui, já que a câmera o acompanha 95% durante todo o filme, deixando coadjuvantes de luxo (como Robert De Niro) a ver navios, e graças a isso, ajuda a esconder certos furos que o filme carrega durante o resto da historia.
Embora o ato final não passe tanta ousadia como a trama sugeria, Sem Limites é entretenimento de primeira do começo ao fim, mas que poderia ir alem, só faltou um pouquinho mais de coragem ou uma nova dose.


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