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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 4 de março de 2010

Cine Curiosidades: Especial Oscar 2010: OS MAIORES INJUSTIÇADOS DA HISTORIA PARTE 2

Voltando a falar sobre os injustiçados no Oscar vamos agora falar sobre grandes diretores do cinema mas que infelizmente não viram a careca dourada em suas mãos de melhor diretor, confiram:


Alfred Hitchcock
Difícil de acreditar né, mas um dos maiores gênios do cinema jamais ganhou o Oscar de melhor diretor, por pouco ele não consegue no seu filme de estréia nos EUA com Rebecca: A Mulher Inesquecível mas não levou. Houve outras vezes com os seus Janela Indiscreta e Psicose mas não conseguiu. O diretor só foi ganhar pela academia o prêmio Prêmio Irving Thalberg da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood pelo conjunto de sua obra.



Stanley Kubrick
Outro gênio que foi totalmente esnobado pela academia. Stanley concorreu para melhor diretor por Dr Fantástico (1964), 2001: Uma Odisséia no Espaço (!968), Laranja Mecânica (1971) e Barry Lyndon (1976) mas não levou. Somente com 2001 ele levou o Oscar mas na categoria de efeitos visuais, pouco para um gênio que ainda hoje é lembrado pelo publico e cineastas.


Orson Wells
Eis o diretor responsável por criar a maior obra prima do cinema segundo inúmeros críticos no mundo, mas na época Wells levou somente o Oscar de melhor roteiro. De Oscar de melhor diretor foi um sonho que se tornou cada vez mais distante principalmente quando começou a entrar em decadência.



Charles Chaplin
Se for para escolher um símbolo que representasse o cinema como um todo esse seria Charles Chaplin. Diretor, ator, escritor e produtor, Chaplin foi um gênio que jamais desapontou tanto na frente como atrás das câmeras como seus filmes O Garoto e O Grande Ditador, mas a academia jamais o premiou quando estava no auge da criatividade. Foi somente em 1972, 20 anos após ter tido seu visto americano confiscado, Chaplin foi convidado a voltar aos Estados Unidos para receber um Prêmio Honorário, na cerimônia de entrega do Oscar, por suas contribuições à indústria cinematográfica. Na premiação, Chaplin recebeu a maior ovação de toda a história do Oscar, mais do que justo mesmo que tardio.



David Lynch
Talvez um dos mais inventivos diretores americanos atuais. David Lynch sempre criou filmes com tramas bizarras com historias não lineares que faz a pessoa se perguntar o que está assistindo realmente. Somente com O Homem Elefante e Uma Historia Real que o diretor tenha sido mais compreendido mas foi nos seus filmes mais incompreensíveis como Cidade dos Sonhos e Império dos Sonhos que o diretor conseguiu tamanho reconhecimento e admiração pelo publico e critica, mas não foi o suficiente ainda para convencer os membros da academia



Quentin Tarantino
Responsável pelo melhor filme da década de 90 (Pulp Fiction) Tarantino levou somente na época o Oscar de melhor roteiro Original, também pudera, seu filme bateu de frente com outro ótimo exemplar dos anos 90, Forrest Gump. Mas agora dia 07 quem sabe Tarantino não consiga finalmente o seu tão sonhado Oscar de melhor diretor com o seu Bastardos Inglórios.

Cine Curiosidades: Especial Oscar 2010: OS MAIORES INJUSTIÇADOS DA HISTORIA PARTE 1

Ao longo dos anos o Oscar se tornou o maior símbolo da premiação do cinema, mas nem por isso escapou de polemicas, principalmente pelo fato de certas injustiças que com o tempo foi mostrado que nem sempre a academia acerta em prestigiar certos filmes nas categorias principais.
A lista é grande, começamos por exemplo pelos filmes que até hoje são lembrados mas que os membros da academia não viram com bons olhos na época:


Cidadão Kane
Sempre estando em primeiro nas principais listas dos melhores de todos os tempos, o filme de Orson Hells na época só levou o Oscar de melhor roteiro em 1942. Pouco para um filme que muitos consideram a frente do seu tempo. Oscar de melhor filme daquele ano foi para "Como era verde meu vale" do mestre Jhon Ford mas que convenhamos, fez filmes bem melhores.


Uma Rua Chamada Pecado
Considerado um dos primeiros filmes que acabou enfrentando de frente a censura na época, a obra de Elian Kazan ainda hoje impressiona pelas fortes interpretações de Marlon Brando e Vivian Lee. Contudo se o filme levou boa parte dos na área de interpretação, o mesmo não pode se dizer de melhor filme que quem acabou levando foi o esquecível musical "Sinfonia em Paris" em 1952.


Matar ou Morrer
Se muitos curtem 24 horas atualmente muito se deve a este faroeste que foi um dos primeiros filme a mostrar uma trama em tempo real. Mesmo assim os membros da academia preferiram premiar o bom (e só isso) O "Maior espetáculo da terra" em 1953.



Assim caminha a humanidade
Antes de morrer, em 1957 James Dean teve sua ultima e ótima interpretação neste épico sobre a busca pelo petróleo e lutas contra o preconceito, mesmo assim quem levou a melhor foi "A Volta ao Mundo em 80 dias" mas convenhamos, o livro é bem melhor.



Gata em Teto de Zinco Quente
Elizabeth Taylor e Paul Newman são um casal em crise em meio a um passado cheio de problemas inacabados. Para época foi algo a frente do seu tempo, mas pelo visto os membros não estavam prontos para um tipo de filme como esse premiaram o apenas bonitinho Gigi em 1959.



Dr Fantástico
Stanley Kubrick levou para o lado do bom humor assuntos com a guerra fria neste genial filme de humor negro, mas os membros da academia não entenderam a mensagem e deram o Oscar de melhor filme para o musical "Minha bela Dama" em 1965.


2001 Uma Odisséia no Espaço
Stanley Kubrick também não foi muito feliz em sua maior obra prima com relação a premiações. O filme que foi um verdadeiro marco da ficção no cinema mas levou  somente o Oscar de efeitos especiais



Touro Indomável
Recentemente esse genial filme ficou entre as dez maiores obras primas do cinema americano, principalmente pela sua ótima fotografia em preto e branco e pela interpretação de Robert De Niro, contudo o Oscar principal foi para o esquecível “Gente como agente” em 1981.



ET
Quem não se lembra desse filme então não esteve neste planeta nos anos 80. Sucesso de critica e publico contudo não foram suficientes para afastar o preconceito que os membros da academia possuem com relação a filmes de ficção e fantasia e decidiram em 1983 premiar GANDHI.


Os Bons Companheiros
Junto com o Poderoso Chefão esse filme de Martin Scorsese é considerado uma das melhores tramas sobre a máfia, mas a academia decidiu corrigir um erro do passado em sempre tratar os índios nos faroestes como vilões e decidiu premiar Kevin Costner com seu "Dança Com Lobos" em 1991. Que hora mais errada para se corrigir os erros do passado.


Central do Brasil
Nunca o Brasil esteve tão próximo em ganhar o Oscar de melhor filme estrangeiro como naquela época em 1999. O filme de Walter Salles já havia conquistado inúmeros prêmios como o Globo de ouro, infelizmente entrou em cena Roberto Benigni com o seu "A Vida é Bela" e fez o povo brasileiro sentir o gosto amargo da derrota.


O Resgate do Soldado Ryan
Na mesma cerimônia que o Brasil sofreu, um filme de guerra, sucesso absoluto de critica e publico vinha conquistando seus merecidos prêmios, mas Steven Spielberg não contava com um certo "Shakespeare Apaixonado" que em ultima hora lhe tirou o OSCAR de melhor filme. Pelo menos Spielberg levou o Oscar de melhor diretor numa cerimônia considerada uma das piores da historia


O Segredo de Brokeback Mountain
Parecia que a academia estava se encaminhando em quebrar certos preconceitos, pois minutos antes de anunciar o Oscar de melhor filme Ang Lee havia ganhado o Oscar de melhor diretor. Contudo Jack NIcholson chega ao palco com o envelope para revelar o grande vencedor da noite e eis quando fala “Crash no limite” não escondeu a cara de espanto. Nessa a academia pegou mau e feio

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Cine Curiosidades: Oscar 2010

Dia 7 de Março está chegando e com esse dia a maior festa do cinema que é o Oscar. Adorado por muitos mas odiado por alguns, Oscar sempre carregou um ar de expectativa mas ao mesmo tempo de controversias, afinal agente fica torcendo para aquele tal filme mas quando não leva nada agente fica com aquele gosto ruim na boca, mas no final das contas prêmios não querem dizer muita coisa, o maior prêmio mesmo é o reconhecimento que as vezes o filme ganha ao longo do tempo, Blade Runner é um bom exemplo.
De qualquer maneira para aqueles que são cinefilos de carteirinha que nem eu com serteza ira ficar vidrado na telinha dia 07 e por isso estou aqui para lançar um especial a cada dia contando um pouco sobre curiosidades que o Oscar possui ao longo dos anos, confiram:

 
BEN HUR (1959), TITANIC (1997) E SENHOR DOS ANÉIS: O RETORNO DO REI, cada um levou 11 Oscars para casa se tornando os maiores vencedores da academia. 

O EXORCISTA foi o primeiro filme de terror a ser indicado ao Oscar de melhor filme, acabou levando o de melhor som e melhor roteiro adaptado

O personagem Victor Corleone, protagonista dos dois primeiros filmes do PODEROSO CHEFÃO foi o unico personagem a dar Oscar a dois atores diferentes (No primeiro filme Marlon Brando levou o Oscar de melhor ator enquanto no segundo filme Robert De Niro levou o Oscar de melhor  ator coadjuvante  interpretando o jovem Victor).


Devido a fantastica maquiagem da transformação do  homem para lobisozmem,  UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES foi responsavel pela academia em criar a categoria de melhor maquiagem para assim receber o trofeu.

Katharine Hepburn foi a atriz que mais ganhou na historia do Oscar, quatro no total por:
1933 - Melhor Atriz Principal por Manhã de Glória

1968 - Melhor Atriz Principal por Adivinhe Quem Vem Para Jantar
1969 - Melhor Atriz Principal por O Leão no Inverno
1982 - Melhor Atriz Principal por Num Lago Dourado

Apesar de ter se tornado um diretor mundialmente conhecido por fazer inumeros filmes de faroeste, John Ford jamais levou um Oscar de melhor diretor por esse gênero e sim por outros:
Oscar de direção por O delator em 1935
Oscar de direção por As Vinhas da Ira  em 1940
Oscar de direção por Como Era Verde o Meu Vale em 1941
Oscar de direção por Depois do Vendaval em 1952


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Cine Animação: Cowboy Bebop - O Filme

ANIMAÇÃO JAPONESA QUE NÃO DEVE NADA EM QUESTÕES DE QUALIDADE DE ANIMAÇÃO E CONTEUDO
sinopse:
Em pleno ano de 2071 Spike e seus companheiros ciganos do Esquadrão Bebop estão passeando pela cidade de Tóquio, até que Faye presencia um ataque bioterrorista, que mata cerca de 500 pessoas. Em busca de maiores informações sobre os responsáveis pelo ataque, o governo local oferece uma alta recompensa a qualquer informação entregue. O Esquadrão Bebop se interessa pela oferta e passa a usar suas táticas para encontrar o culpado pelo ataque.
Otimo filme de animação japonesa com: persoangens carismáticos, direção estilosa (estilo Matrix) e cenas de ação espetaculares que não deve em nada em um filme com atores em carne e osso. E tudo embalada numa trama complexa e envolvente. Mas o melhor do filme é a trilha sonora de Yoko Anno, bacana ao ponto de querer comprar a trilha sonora . Só não chega ser uma obra prima porque a trama não explica alguns aspectos da historia, como a colônia marciana lembrar uma cidade do Séc. XX,  Na realidade, o filme é um grande  episódio "com qualidade de cinema" da série de TV, daí o fato de que esses elementos já tenham sido explorados anteriormente na serie. Mas nada que comprometa aqueles que forem conhecer agora essa incrivel animação. 
 
curiosidades:
Baseado na série de TV Esquadrão Bebop
Os eventos mostrados em Cowboy Bebop - O Filme ocorrem entre os episódios 22 e 23 da série de TV.
O título completo do filme nos Estados Unidos inicialmente seria "Cowboy Bebop: Knockin' on Heaven's Door", porém devido à disputa por direitos autorais da música "Knockin' on Heaven's Door", de Bob Dylan, a Columbia TriStar decide por alterar o título do filme para "Cowboy Bebop: The Movie".

Cine Dicas: Lançamentos em DVD

Por fim o RS voltou ter um refresco nesta quarta feira depois de muito calor nesses ultimos dias e para comemorar nada melhor do que curtir duas boas dicas em DVD que estão chegando nas prateleiras das locadoras, confiram:  


O Desinformante
Sinopse:
Mark Whitacre está em rápida ascensão na gigante da agroindústria onde trabalha. Quando descobre que a multinacional participa de um esquema de formação de cartel, decide reportar para o FBI. O executivo acredita que, com isso, será promovido e transformado em um herói da população. Mas o FBI precisa de provas, e Mark se transforma em agente infiltrado. Seus relatos, no entanto, estão sempre mudando, e torna-se impossível distinguir o que é real do que é produto de sua fértil imaginação. Baseado na história real do executivo de mais alto cargo a se tornar informante nos EUA.
Critica: Em Breve


Curiosidades:
O Desinformante' é baseado no livro homônimo do jornalista do New York Times Kurt Eichenwald


CODIGO DE CONDULTA 
Sinopse:
Clyde (Gerard Butler) é um dedicado pai de família que testemunha sua esposa e filha serem assassinadas. Um dos culpados ganha liberdade graças a um acordo feito com o ambicioso promotor Nick (Jamie Foxx). Anos depois o assassino é encontrado morto e Clyde é preso mesmo sem provas contra ele. Seu unico objetivo, é denunciar o corrupto sistema judicial nem que para isso tenha que matar um a um, todos os envolvidos. Mas, se Clyde já está na cadeia, como o promotor poderá impedi-lo se ele está sempre um passo a frente de todos?
Critica: Em breve
Curiosidades:
Frank Darabont ('O Nevoeiro') dirige e Kurt Wimmer ('Thomas Crown: A Arte do Crime') é responsável pelo roteiro.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Cine Animação: PAPRIKA

BELA ANIMAÇÃO QUE FAZ UMA VIAJEM NA CABEÇA DO SER HUMANO
sinopse:
Num futuro próximo, o Dr. Tokita (Tôru Furuya) inventa um poderoso aparelho chamado DC-Mini, que torna possível o acesso aos sonhos das pessoas. Sua colega, a Dra. Atsuko Chiba (Megumi Hayashibara), psicoterapeuta e pesquisadora de ponta, desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário a partir do aparelho. Mas, antes de seu uso ser sancionado pelo governo, o DC-Mini é roubado. Quando vários dos pesquisadores do laboratório começam a enlouquecer e a sonhar em estado de vigília, Atsuko assume seu alter-ego, Paprika, a bela �detetive de sonhos�, para mergulhar no mundo do inconsciente e descobrir quem está por trás da tragédia.
O diretor Kon Satoshi (cujo seus filmes são ineditos no territorio brasileiro) cria aqui uma verdadeira viajem em mundos de sonhos e pesadelos nos quais existe no conciente de cada ser humano. Com momentos de surealismo a lá Salvador Dali e cenas fortes e arrebatadoras, a trama precisa de muita atenção, mesmo sendo uma animação e a trama não é para qualquer cabeça e requer mente aberta para tentar compreender mas não deixa de ser inesquecivel ao assistir esse filme com uma das mais belas imagens que animação japonesa pode proporcionar desde os tempos de AKIRA.   

curiosidades:
 Os atendentes de bar do site oficial do filme foram dublados pelo diretor Satoshi Kon e por Yasutaka Tsutsui, autor do livro o qual o filme é baseado. - Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2007.

Cine Dicas: Lançamentos em DVD

E para aqueles que não irão ao cinema e não tem nenhum programa para ir, dou duas dicas imperdiveis para assistir sossegado em casa, confiram:

(500) Dias Com Ela
FABULA ROMANTICA MODERNA QUE MOSTRA UM POUCO DA NOSSA REALIDADE SOBRE O AMOR NÃO CORRESPONDIDO

sinopse:
Tom Hansen (Joseph Gordon-Levitt) está em uma reunião com seu chefe, Vance (Clark Gregg), quando ele apresenta sua nova assistente, Summer Finn (Zooey Deschanel). Tom logo fica impressionado com sua beleza, o que faz com que tente, nas duas semanas seguintes, realizar algum tipo de contato. Sua grande chance surge quando seu melhor amigo o convida a ir em um karaokê, onde os colegas de trabalho costumam ir. Lá Tom encontra Summer. Eles também cantam e conversam sobre o amor, dando início a um relacionamento.
O diretor Marc Webb cria o que as vezes parece impossivel, criar uma historia original e com um final inesperado num gênero como a comédia romantica tão desgastada. O que ele faz aqui é o mais puro e simples retrato dos relacionamentos amorosos atuais, das pessoas como eu e voce, cada vez mais se perguntando o que nos realmente queremos perante um mundo cujo o qual o conto de fadas cada vez mais é um palido sonho distante. Os protagonistas se conhecem, ficam, mas a algo mais sério? Pelo menos uma das partes não está interessada, unicamente porque não acredita no amor verdadeiro e prefere ficar sozinha, um puro e simples reflexo da sociedade atual cada vez mais individual e que adia cada vez mais um compromisso mais duradouro. Zooey Deschanel (O Assassinato de Jesse James) e Joseph Gordon-Levitt (Vigaristas) são o casal perfeito na trama mas é o diretor Marc Webb que faz do seu filme algo unico. Com uma montagem que faz o espectador acompanhar inumeras fases do relacionamento durante os 500 dias, a historia volta e vai no tempo, algo digno de nota. Como sabe fazer relacionamentos amorosos dos jovens atuais como ninguem não é atoa que o diretor esta mais do que cotado para ser o novo diretor do reeinicio do Homem Aranha no cinema, é eperar pra ver.     


VIGARISTAS
OS PERIGOS E ATRAPALHADAS QUE DOIS IRMÃOS SE METEM FAZENDO SUAS MALANDRAGENS EM UMA TRAMA SIMPATICA 

sinopse:
Os irmãos Bloom (Adrien Brody) e Stephen (Mark Ruffalo) aperfeiçoaram seus golpes ao longo de anos de trabalho. Entretanto Bloom está cansado e procura por um golpe que permita que se aposente. É quando conhece Penelope (Rachel Weisz), uma solteira entediada de Nova Jersey que é também herdeira de uma fortuna. Bloom e Penelope logo se envolvem, o que faz com que ela entre para o bando dos irmãos. O trio e ainda Bang Bang (Rinko Kinkuchi), uma sexy japonesa perita em explosivos, parte para a Grécia. Convencida de que vive a aventura de sua vida, Penelope oferece aos demais o financiamento de um negócio milionário.
Como Roubar um milhão de dólares, Golpe de Mestre e 11 Homens e um segredo, são filmes sobre larápios que tenta sempre se dar bem conseguindo algum dinheiro através de roubos aliados com uma trama de muito bom humor. Neste filme não é diferente, os irmãos sempre criam situações que até mesmo o espectador não sabe quando é verdade ou mentira para eles se darem bem, por hora as vezes engenhoso e por hora previsível até mesmo no clímax da trama. Contudo o filme vale pelas ótimas perfomasses de cada um dos atores em especial Adrien Brody provando que o Oscar ganho em O Pianista não foi em vão, Rachel Weisz esta bem como sempre, contudo é atriz Rinko Kinkuchi que aqui cria um personagem inigmatica (a bang bang) que entra muda e (quase) sai calada.
 
Curiosidades:
Para se preparar para a personagem Rachel Weisz aprendeu a tocar piano, acordeon, violino e banjo;
A personagem Bang Bang fala apenas três palavras em todo o filme, descartando as cenas de karaokê;