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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Cine Dica: Streaming: 'Mare of Easttown'

Sinopse: Uma detetive de uma pequena cidade investiga um assassinato local enquanto sua vida desmorona. 

Não é de hoje que as séries investigativas tem rendido grandes sucessos, pois basta olharmos para trás e nos lembrarmos, por exemplo, do clássico "Twin Peaks" (1990). Porém, foi graças aos streamings atuais que as opções tem sido vastas, ao ponto de ficarmos até mesmo perdidos em que escolher para assistir. "Mare of Easttown" (2021) é uma que se sobressai nesta nova safra, ao não somente nos prender sobre o determinado crime não solucionado, como também nos apresentando um painel sobre o lado obscuro do povo norte americano.

Dirigido por Brad Ingelsby, a série "Mare of Easttown", conta a história de uma detetive (Kate Winslet), que trabalha em uma pequena cidade da Pensilvânia e que decide investigar o assassinato de um cidadão local. Enquanto isso, ela tenta de tudo para não deixar que seus problemas pessoais façam com que sua vida desmorone ao seu redor. Porém, na medida em que o tempo passa, tanto a investigação como a sua vida pessoal se torna complexas demais para serem administradas.

Não é de hoje que o cinema e séries de tv exploram o lado até então obscuro do povo norte americano que vive no interior e que se camufla através das aparências. "Sobre Meninos e Lobos" (2003), por exemplo, se explora as cicatrizes emocionais que são difíceis de se curar e cabe uma situação extrema para que, enfim, a dor passe doa o que dor. "Mare of Easttown" segue um caminho similar, onde vemos a protagonista sofrendo devido a um trauma do passado, mas que sobrevive através das tragédias das quais ela mesma investiga.

O cenário, aliás, é o ponto forte da trama, do qual os personagens convivem com o frio do dia a dia e cuja a sua fotografia sintetiza uma realidade um tanto mórbida, como se a morte sempre rondasse aquele ambiente. Acima de tudo, a série fala sobre pessoas comuns, tendo elas que lidarem com os seus erros e acertos da vida e cujo o sonho americano não passa de um mero contos de fadas. Em determinado momento, por exemplo, o caso sobre o assassinato e desaparecimento de jovens ficam em segundo plano, pois ficamos presos ao dia a dia desses indivíduos que buscam pelos seus sonhos esquecidos através do tempo.

Embora seja britânica, Kate Winslet dá um verdadeiro show de interpretação, ao construir um personagem que realmente nasceu e viveu no interior dos EUA e que não esconde as suas marcas da idade e emocional que adquiriu ao longo do tempo. Ficamos nos perguntando o do porque ela parece carregar um grande fardo nas costas além do seu dia a dia do trabalho. Porém, quando a verdade é revelada, tudo é transbordado para fora, assim como o lado mais frágil e humano da personagem e faz com que a gente se identifique facilmente.

Embora sendo ótima, a série possui alguns desvios narrativos que prejudicam o foco principal, como no caso da subtrama amorosa protagonizada pela filha da protagonista e que nada acrescenta a trama principal. Desses acréscimos, destaco o lado de humor protagonizado pela mãe da protagonista e gerando certo alívio em meio a momentos de pura tensão. Vale destacar a participação do ator Evan Peters, que interpreta um policial novato e parceiro da personagem de Kate Winslet.

Em sua reta final, a série se torna uma verdadeira cebola com inúmeras camadas sendo descascadas e fazendo a gente se perguntar quem é o verdadeiro culpado da história. A revelação, talvez, irá dividir a opinião de muitos, muito embora o absurdo, por vezes, acabe se tornando o mais verossímil em tempos em que a nossa própria realidade já se encontra em estágio em que determinados valores morais se tornaram meras fachadas para o indivíduo praticar certos atos duvidosos. Ao final, ao vermos a protagonista encarar os seus próprios demônios, concluirmos que devemos sim encarar a dor e a perda que nós hoje em dia sentimos.

"Mare of Easttown" é uma ótima série investigativa e que irá agradar em cheio aqueles que apreciam uma trama com inúmeras reviravoltas. 

Onde Assistir: HBO  

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quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (12/08/21)

 Ema

Confira a minha crítica já publicada clicando aqui. 

Vento Seco

Confira a minha crítica já publicada clicando aqui. 

Vaga Carne e Sete Anos em Maio

Confira as minhas críticas sobre os dois filmes clicando aqui e aqui. 

Eu Estava em Casa, Mas…

Sinopse: Um garoto de 13 anos desaparece, sem deixar vestígios. Após uma semana, ele reaparece no pátio da escola, sujo e diferente. Sua mãe e seus professores podem apenas tentar adivinhar o que ele procurava: uma extrema proximidade com a natureza ou a morte, por causa da recente perda de seu pai. O comportamento do garoto invalida tudo aquilo que, até então, eles tomavam como certo. 


O LABIRINTO

Sinopse: Bruno Genko (SERVILLO) é um detetive particular com seus dias contados. O médico lhe deu dois meses de vida, porém, quando o filme começa, esse tempo já passou… e ele não morreu. Ele se encontra numa situação paradoxal: nessa sobrevida que ganhou, resolve investigar um caso pendente de seu passado: o desaparecimento da jovem Samantha Andretti (BELLÈ).


O Homem nas Trevas 2

Sinopse: O Homem nas Trevas 2 é a continuação oficial de O Homem nas Trevas. A história de um homem cego que aterroriza invasores de sua casa. A sequência se passa anos após a primeira invasão; quando Norman Nordstrom (Stephen Lang) vive isolado na tranquilidade de sua residência até que os pecados do seu passado voltam para cobrar seu preço.

O Poderoso Chefinho 2 - Negócios da Família

Sinopse: Poderoso Chefinho 2 - Negócios da Família acompanha novamente os irmãos Tim e Ted, agora adultos e vivendo vidas separadas. Enquanto Tim construiu uma vida calma no subúrbio com sua esposa, Carol, e as filhas, Tabitha e Tina, Ted se transformou em um mega empresário que resolve todos os problemas com dinheiro. Mas quando Tim descobre que sua filha caçula também é agente do BabyCorp, ele precisará da ajuda do irmão mais novo para lidar com a situação.


Dois Mais Dois 

Sinopse: Dois + Dois acompanha Diogo e Emília, um casal que está junto há 16 anos e que encontra-se em meio a uma fase monótona. Porém, tudo vira de cabeça pra baixo quando eles descobrem que Ricardo e Bettina, seus melhores amigos, possuem um casamento aberto e praticam a troca de casais. Agora, seus amigos tentam convencê-los de que é possível ser feliz levando esse estilo de vida. 


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 12 A 18 DE AGOSTO DE 2021 na Cinemateca Paulo Amorim

 SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

IRMÃOS À ITALIANA 


SALA 1 / PAULO AMORIM


15h30 – SERTÂNIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2020, 100min). Direção de Geraldo Sarno, com Vertin Moura, Julio Adrião e Kécia Prado. Bretz Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Um dos melhores filmes de 2020, segundo os críticos, o longa-metragem reconta a trajetória do cangaceiro Antão a partir de um momento inesperado: ele está ferido e agoniza sob um sol escaldante. À medida em que a câmera volta ao seu passado, sabemos da sua infância, da ausência do pai, da vida na capital paulista e de como voltou à Paraíba para se unir ao bando de Jesuíno e lutar contra os soldados liberais da República. Com referências ao movimento cinematográfico do Cinema Novo e rodado em preto & branco, o filme empresta um tom metafórico ao Nordeste e traz de volta à direção o veterano realizador Geraldo Sarno, de 83 anos.


17h30 – PRAZER, CAMARADAS! Assista o trailer aqui.

(Portugal, 2019, 105min). Direção e roteiro de José Filipe Costa. Bretz Filmes, 14 anos. Documentário.

Sinopse: Em 1975, depois da Revolução dos Cravos em Portugal, muitos estrangeiros e portugueses do norte se mudaram para a região central do país para ajudar nas recém-formadas cooperativas. Mas suas visões progressistas sobre os costumes e a sexualidade logo se chocaram com os comportamentos locais. O filme nasceu de um conjunto de relatos orais, textos literários e diários sobre essa experiência, mostrando que entre os portugueses das aldeias e os chamados “turistas revolucionários” surgiram tensões, mas também cumplicidade e até amor.

*Na terça, dia 17, às 17h30min, exibição do filme “Cinzas e Diamantes” (1958), de Andrzej Wajda, na programação do ciclo “Clássicos na Cinemateca – 35 anos”. Assista o trailer aqui.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


14h30 – SLALOM: ATÉ O LIMITE Assista o trailer aqui.

(Slalom – França, 2020, 95min). Direção de Charlène Favier, com Noée Abita e Jérémie Renier. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: O debate sobre a pressão psicológica e os abusos físicos no mundo do esporte conduzem este drama, que foi selecionado para o Festival de Cannes do ano passado. A história gira em torno de Lyz, de 15 anos, que ingressa em uma consagrada equipe de esqui. Ela não é uma das melhores atletas, mas o treinador Fred decide apostar na novata. Entusiasmada com o reconhecimento, Lyz se entrega de corpo e alma ao seu objetivo – o sucesso vem, junto com o domínio de Fred sobre ela. O filme integrou o Festival Varilux de Cinema Francês 2020.


16h30 – IRMÃOS À ITALIANA Assista o trailer aqui.

(Padrenostro – Itália, 2020, 120min). Direção de Claudio Noce, com Pierfrancesco Favino, Mattia Garacci, Francesco Gheghi. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Inspirado em um trauma pessoal da infância do próprio diretor, o filme acompanha o amadurecimento de Valerio, de apenas 10 anos. Na capital da Itália, em 1976, ele presencia um atentado contra o pai, motivado por questões políticas. Em meio à insegurança e à tristeza do ambiente familiar, Valerio conhece Christian, um garoto mais velho e com espírito rebelde, que vai se tornar um outro referencial de masculinidade para o pequeno. O filme integrou o 15º Festival de Cinema Italiano, realizado on-line no final do ano passado.


19h – PIEDADE Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2020, 90min). Direção de Claudio Assis, com Fernanda Montenegro, Irandhir Santos, Matheus Nachtergaele, Cauã Reymond. ArtHouse Filmes, 18 anos. Drama.

Sinopse: O bar Paraíso do Mar, na Praia da Saudade, carrega a identidade da família Bezerra, que administra o lugar há 30 anos. A viúva dona Dona Carminha e seu filho mais velho, Omar, também representam um foco de resistência contra o avanço predatório da corporação petroleira Petrogreen. Quando o executivo paulista Aurélio chega, representando os interesses da empresa, o cotidiano da família é abalado, trazendo à tona segredos do passado e uma inusitada conexão com Sandro, dono de um cinema pornô do outro lado da cidade.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores tem direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional.

Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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Blog: https://cinematecapauloamorim.wordpress.com/

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quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Cine Dica: Star Trek - Uma jornada pelas estrelas

 UM FENÔMENO DA CULTURA POP 

QUE CATIVA LEGIÕES DE FÃS HÁ MAIS DE CINCO DÉCADAS

Apresentação 

Ao longo de todo esse tempo, muito além do que seria apenas um programa genérico de ficção científica, Star Trek propôs reflexões sobre diversos problemas sociais. Através da representação de uma sociedade utópica, personificada na instituição conhecida como Federação Unida de Planetas, aprendemos que o mundo visto em Star Trek superou a pobreza e a sociedade de classes, tornando-se uma sociedade pós-capitalista na qual acredita-se que “a acumulação de riqueza já não é mais a força motriz da vida”, nas palavras do personagem Jean-Luc Picard. A utopia de Star Trek é uma aposta na capacidade humana de evoluir e superar suas contradições históricas.

Ao longo dos seus 55 anos, a serem completados em setembro de 2021, Star Trek já produziu mais de 800 episódios para a TV e 13 filmes para o cinema. Diante dessa obra monumental, optamos por efetuar um recorte que abarca as três primeiras produções live action da franquia: Star Trek (1966-1969), Star Trek: The Next Generation (1987-1993) e Star Trek: Deep Space Nine (1993-1999), universo que, por si só, já compreende 17 temporadas e aproximadamente 400 episódios. Para os fins a que esse curso se destina – conhecer a utopia e a crítica social em Star Trek – consideramos que essas três produções nos oferecem o melhor e mais relevante material a ser estudado.


Objetivos

O Curso online STAR TREK: 55 ANOS DE UTOPIA E CRÍTICA SOCIAL, ministrado por Eduardo Pacheco Freitas, vai propor uma discussão sobre as representações dos ideais utópicos de uma sociedade pós-capitalista nas séries Star Trek, Star Trek: The Next Generation e Star Trek: Deep Space Nine, bem como debater os convites à reflexão sobre questões sociais que estão presentes em seus episódios.


Ministrante: Eduardo Pacheco Freitas

Professor, historiador e Trekker em turno integral. Escreveu dois livros sobre Jornada nas Estrelas: “Star Trek: Utopia e Crítica Social” (2019) e “O'Brien Deve Sofrer!” (2021). Criador do blog e do canal “Apenas um Trekker”, voltados para a produção de conteúdo sobre Star Trek em português.

Curso online

STAR TREK: 55 ANOS DE UTOPIA E CRÍTICA SOCIAL

de Eduardo Pacheco Freitas


Datas: 28 e 29 / Agosto (sábado e domingo)

Horário: 14h às 16h30 

Duração: 2 encontros online 

(carga horária total: 5 horas / aula) 


Material: Certificado de participação + Apostila 


Investimento 

R$ 70,00 (parcelado em até 12x)


..PROMOÇÃO..

Valor Especial para as primeiras 10 inscrições:

R$ 60,00 


Informações

cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714 

,,,Inscrições...

http://cinemacineum.blogspot.com/

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Cine Dica: Streaming: 'Relíquia Macabra'

Sinopse: Uma filha, mãe e avó são assombradas por uma manifestação de demência que consome a casa. 

A franquia "Invocação do Mal" é a melhor representação sobre o uso dos velhos recursos cinematográficos de antigamente e que podem sim ter efeitos positivos até hoje. Porém, em tempos atuais de pós terror, "Meu Pai" (2020) retrata os últimos passos da vida humana, de como ela é dolorida e ao mesmo tempo assustadora quando você esquece o que você mais amava. Agora, imagine esses dois tipos de filmes completamente diferentes um do outro, fundi-los, para então se ter "Relíquia Macabra" (2021), um filme assustador pela sua simplicidade e por ser uma metáfora do que a gente mais teme.

Dirigido por Natalie Erika James, o filme começa quando uma idosa chamada Edna (Robyn Nevin) desaparece inexplicavelmente, sua filha Kay (Emily Mortimer) e sua neta Sam (Bella Heathcote) correm para a decadente casa de campo de sua família, encontrando pistas de sua crescente demência espalhadas. Depois que Edna retorna tão misteriosamente quanto desapareceu, a preocupação de Kay de que sua mãe parecesse relutante ou incapaz de dizer onde ela estava entra em conflito com o entusiasmo de Sam em ter sua avó de volta. Conforme o comportamento de Edna se torna cada vez mais volátil, as duas começam a sentir que uma presença insidiosa na casa pode estar assumindo o controle dela.

Usando os velhos e atuais recursos de ponta, Natalie Erika James cria um verdadeiro filme claustrofóbico, já que boa parte da trama se passa nesta casa misteriosa e cujo os seus cômodos se tornam um verdadeiro mistério, principalmente com relação as paredes envelhecidas, úmidas e sobre o que há por detrás delas. Com uma fotografia escura e amedrontadora, o filme possui todos aqueles ingredientes do horror tradicional, desde aos vultos no canto da sala, como também barulhos estranhos ou da possibilidade de haver algo embaixo da cama. Porém, os ecos do que a gente já tinha assistido dentro do gênero param por aí e o filme adentra a um terreno extremamente novo, porém, familiar.

Edna possui demência, não sabendo ao certo aonde esteve quando esteva desaparecida e gerando na gente a dúvida do que realmente aconteceu com ela. Ao mesmo tempo assistimos ao conflito de gerações entre mãe e filha e fazendo a gente crer que ambas estão prestes a largarem uma da outra. Porém, através de Edna que ambas encontraram um equilíbrio para o relacionamento, mas ao mesmo tempo encarando a triste realidade do que acontece naquele ambiente.

Para o público mais acostumado ao cinema de horror convencional o filme pode na realidade até decepcionar, já que ele não dá muitas explicações sobre o que realmente acontece. Porém, as explicações são mais simbólicas, sobre o começo, meio e fim da vida e cujo o envelhecimento pode ser ainda mais assustador do que qualquer outro fantasma convencional do cinema. É claro que esse feito não cabe somente a uma boa direção ou parte técnica, mas sim em uma boa atuação e nisso o trio central nos brinda com honras.

Robyn Nevin dá um verdadeiro show de interpretação, já que a sua Edna nos transmite pena, mas ao mesmo tempo terror em abundância. É uma presença imprevisível, seja pelo que ela sabe, ou pelo que ela não sabe e tão pouco se lembre sobre passagens da vida que ela insiste em querer lembrar. Não deixa de ser comovente, por exemplo, cena em que ela tenta esconder o álbum de família, pois ela acredita que algo dentro da casa possa estar querendo desvencilhar de suas lembranças.

Porém, Emily Mortimer e Bella Heathcote não ficam muito para trás em termos de atuação, sendo que a primeira transmite uma pessoa cansada em pensamentos com a possibilidade de ter que cuidar de sua mãe que se encontra na reta final da vida. Falando nisso, quando parecia que o ato final se entregaria ao convencional, eis que os minutos finais nos surpreende de forma bastante positiva, ao não dar muitas explicações sobre o que acontece em cena, pois as imagens falam por si e fazendo com as protagonistas se entreguem a responsabilidade de encarar o fim da vida da maneira como ela é. Não é um filme para todos, pois ninguém gosta de pensar sobre esses assuntos, mas é um cenário que teremos que encarar todos nós um dia não importa o que aconteça.

"Relíquia Macabra" é um filme assustador ao sintetizar o que mais tememos em vida e nos dizer que é preciso sim exorcizar os nossos temores na reta final de nossa história. 

Onde Assistir: Telecine

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segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Cine Dica: Streaming: 'Um Clássico Filme de Terror'

Sinopse: Nesse filme de suspense brutal, estranhos viajando pelo sul da Itália ficam presos na floresta e precisam lutar desesperadamente para saírem de lá vivos. 

O cinema pós-terror tem surpreendido a crítica especializada e o público nos últimos anos. São filmes que vão além do óbvio, onde se explora um terror psicológico, uma crítica aos diversos sistemas de hoje, desde ao papel da política e da religião dentro da sociedade. Porém, não significa que o horror tradicional esteja morto.

Não que ele não possa mais nos trazer algo de original, porém, o gênero de horror não se prende exclusivamente aos estúdios nortes americanos. Por lá, os engravatados estão mais preocupados em lançar um grande sucesso dentro do gênero, criar franquias e expandir para mais filmes interligados e formar assim o seu universo cinematográfico de monstros. A fórmula até que funciona, mas as vezes se esquecem que o mundo real pode ser ainda mais assustador do que se imagina.

Em uma sociedade de hoje cada vez mais presa em redes sociais, onde o jovem tenta de tudo para obter sucesso com vídeos caseiros sem conteúdo, se tem um prato cheio para se tirar dali o quanto a humanidade está cada vez mais em estado de alienação e desumanidade. Neste último caso, parece que vivemos dentro de uma sociedade que se alimenta das tragédias, onde as mídias jornalísticas, sejam elas imparciais ou sensacionalistas, cada vez mais alimentam o desejo do ser humano em ver algo catastrófico. "Um Clássico Filme de Terror" (2021) não é somente uma homenagem a diversos filmes clássicos, como também uma crítica acida sobre a vida alienada que cada vez mais estamos nos enterrando.

Dirigido por Roberto De Feo e Paolo Strippoli, "Um Clássico Filme de Terror" é um suspense violento sobre um grupo de pessoas viajando em um trailer pelo sul da Itália. Durante o caminho, eles acabam sofrendo um acidente quando um animal aparece, de repente, no meio da estrada. Tentando continuar sua viagem, o grupo percebe que o caminho por onde vieram desapareceu misteriosamente e resta apenas uma densa floresta em sua volta. Sem saber que um grande perigo os espera no meio da mata fechada, eles caminham pelo lugar desconhecido procurando ajuda. Dentro desse lugar sombrio, a noite será longa.

Em um primeiro momento, parece que o filme é construído através de várias referências de outros filmes clássicos, que vai desde a trilogia "Uma Noite Alucinante" (1981), "O Massacre da Serra Elétrica" (1974) e até mesmo obras recentes como o cultuado "Midsommar" (2019). Porém, estamos falando de um filme de horror italiano, onde as regras do cinema tradicional norte americano não são seguidas e por conta disso espere pelo imprevisível. O que eu posso dizer é que, para o cinéfilo atento principalmente, os realizadores se inspiraram no horror do cinema italiano de antigamente, principalmente aqueles construídos pelos cineastas como Dario Argento e Mario Bava e por conta disso aguarde por horror gore, com muito sangue e membros cortados mesmo que discretamente.

Porém, quando achamos que o filme se encaminha para óbvio, eis que o terceiro ato nos surpreende de uma forma impressionante, onde horror dá espaço a uma crítica acida contra uma sociedade movida por crenças, mas que não esconde o seu lado mais hipócrita. Em tempos em que a religião cada vez mais se adentra aos poderes políticos o filme acaba por assim dizer bem corajoso neste ponto. Ainda assim, o filme me vem com outra peça fundamental em sua mensagem principal.

Em 1954, por exemplo, o mestre Alfred Hitchcock previu que o voyeurismo seria cada vez um vício maior dentro da sociedade através do seu clássico "Janela Indiscreta". Porém, a sociedade perderia a sua timidez, não se importariam mais que fossem observados e adquirindo o desejo quase obsessivo de se exibir em vídeos pelas redes sociais para obter sucesso a qualquer preço. Wes Craven previu isso em sua franquia "Pânico" iniciada em 1996 e sintetizando os tempos atuais em seu quarto e último filme antes de morrer.

Pode-se dizer que "Um Clássico Filme de Terror" possui um final dividido entre três atos, sendo que o segundo é disparado o melhor, por ser simbólico, assustador e não menos que realista, pois a sociedade de hoje primeiro registra para depois pensar em salvar vidas. Pelo visto, os monstros clássicos realmente deixaram de ser assustadores, pois o ser humano comum de hoje ganha com facilidade.

"Um Clássico Filme de Terror" não é somente uma homenagem ao gênero, como também um aviso de que nós mesmos estamos alimentando aqueles que obtém o lucro através do horror e alienando cada vez mais uma sociedade em transe total.

Onde Assistir: Netflix

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sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Cine Dica: Próximo Cine Debate: "Uma Noite de 12 Anos"

Sinopse: 1973, Uruguai. José Mujica (Antonio de la Torre), Mauricio Rosencof (Chino Darín) e Eleuterio Fernández Huidobro (Alfonso Tort) são militantes dos Tupamaros, grupo que luta contra a ditadura militar local. Eles são presos em ações distintas e encarcerados junto a outros nove companheiros, de forma que não possam sequer falar um com o outro. Ao longo dos anos, o trio busca meios de sobreviver não só à tortura, mas também ao encarceramento que fez com que ficassem completamente alheios à sociedade, sem a menor ideia se um dia seriam soltos.

No clássico "O dia que Dorival encarou a guarda" (1986) de Jorge Furtado, vemos um homem preso numa delegacia militar, implorando para tomar banho, mas que tem os seus pedidos negados. Furioso, ele começa a xingar cada um dos que trabalham no local e escancarando toda a hipocrisia e burocracia que impregna aquele ambiente. Se aquele cenário ainda representava resquícios da nossa ditadura, "Uma Noite de 12 Anos" nos adentramos no auge do golpe contra o Uruguai, mas do qual a força de vontade de três homens se sobressai contra qualquer fascismo imposto contra eles.

Dirigido por Alvaro Brechner, o filme acompanha a história de três prisioneiros políticos, que sofrem nas mãos de militares. Pertencentes ao grupo Tupamaros, José Mujica (Antonio de la Torre), Mauricio Rosencof (Chino Darín) e Eleuterio Fernández Huidobro (Alfonso Tort) usam todos os métodos para tentar sobreviver a inúmeras torturas psicológicas e solidão ao extremo que vão contra eles. Conforme o tempo passa, eles precisam enfrentar as suas próprias insanidades e se agarrarem no que fazem deles serem homens de verdade.

Alvaro Brechner não tem pressa ao apresentar os seus principais protagonistas, mas sim nos colocando dentro do cenário tenebroso em que eles terão que enfrentar nos próximos doze anos de encarceramento. Aliás, Brechner faz um giro de 360ªgraus naquele ambiente de pouquíssimo espaço, fazendo com que tenhamos uma sensação de claustrofobia e dando um exemplo  do que será o filme nas próximas duas horas. Aliás, o cenário do filme não deve em nada a um filme de terror, pois o horror vindo do próprio ser humano pode ser muito mais implacável do que qualquer vulto demoníaco.

O filme é dividido em inúmeras fases, onde cada um delas vai mudando, conforme os militares vão levando os protagonistas nos mais diversos tipos de prisão e das quais elevam um grau cada vez maior de isolamento. Na medida que a situação vai ficando cada vez pior, os três começam a usar inúmeros métodos de comunicação e para assim não perderem a razão. Não deixa de ser emocionante, por exemplo, as sequências em que vemos os três se comunicando com batidas na parede, ao ponto de chegarem a jogarem xadrez mentalmente através desse método.

Antônio de la Torre, Chino Darín e Alfonso Tort se saem bem em seus respectivos personagens, principalmente o primeiro, pois Torre não fica preso na imagem de José Mujica, mas sim conseguindo elaborar uma interpretação que fala por si e escapando da ala de grandes interpretes mas que não conseguem criar grandes performances quando interpretam personagens históricos. O filme por si só escapa também do óbvio, pois embora saibamos que há uma ditadura esmagando o Uruguai naquele tempo, os eventos do mundo de fora surgem somente como pano de fundo e dando mais destaque ao horror psicológico do qual os personagens vão passando. Porém, Alvaro Brechner  não esconde aquele período por muito tempo e quando ele surge vem de forma implacável, principalmente ao ser representado pelo talento assombroso que é de César Troncoso (O Banheiro do Papa).

Nos derradeiros momentos finais da obra, percebemos que o estado ditatorial pode nos tirar tudo, mas que nunca poderá nos tirar a nossa força e tão pouco a nossa fé. Com uma edição frenética, testemunhamos três pessoas enfrentando as suas próprias mentes, mas se agarrando no que era mais precioso para eles que é o conhecimento. Ao vermos uma planta brotar num lugar mais improvável do filme, nos damos conta que a opressão não mata, mas sim só faz germinar galhos mais fortes contra ela.

"Uma Noite de 12 Anos"  mostra a força de vontade de poucos, mas que pode no futuro mudar a vida de muitos. 

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