Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Cine Dica: Star Trek - Uma jornada pelas estrelas

 UM FENÔMENO DA CULTURA POP 

QUE CATIVA LEGIÕES DE FÃS HÁ MAIS DE CINCO DÉCADAS

Apresentação 

Ao longo de todo esse tempo, muito além do que seria apenas um programa genérico de ficção científica, Star Trek propôs reflexões sobre diversos problemas sociais. Através da representação de uma sociedade utópica, personificada na instituição conhecida como Federação Unida de Planetas, aprendemos que o mundo visto em Star Trek superou a pobreza e a sociedade de classes, tornando-se uma sociedade pós-capitalista na qual acredita-se que “a acumulação de riqueza já não é mais a força motriz da vida”, nas palavras do personagem Jean-Luc Picard. A utopia de Star Trek é uma aposta na capacidade humana de evoluir e superar suas contradições históricas.

Ao longo dos seus 55 anos, a serem completados em setembro de 2021, Star Trek já produziu mais de 800 episódios para a TV e 13 filmes para o cinema. Diante dessa obra monumental, optamos por efetuar um recorte que abarca as três primeiras produções live action da franquia: Star Trek (1966-1969), Star Trek: The Next Generation (1987-1993) e Star Trek: Deep Space Nine (1993-1999), universo que, por si só, já compreende 17 temporadas e aproximadamente 400 episódios. Para os fins a que esse curso se destina – conhecer a utopia e a crítica social em Star Trek – consideramos que essas três produções nos oferecem o melhor e mais relevante material a ser estudado.


Objetivos

O Curso online STAR TREK: 55 ANOS DE UTOPIA E CRÍTICA SOCIAL, ministrado por Eduardo Pacheco Freitas, vai propor uma discussão sobre as representações dos ideais utópicos de uma sociedade pós-capitalista nas séries Star Trek, Star Trek: The Next Generation e Star Trek: Deep Space Nine, bem como debater os convites à reflexão sobre questões sociais que estão presentes em seus episódios.


Ministrante: Eduardo Pacheco Freitas

Professor, historiador e Trekker em turno integral. Escreveu dois livros sobre Jornada nas Estrelas: “Star Trek: Utopia e Crítica Social” (2019) e “O'Brien Deve Sofrer!” (2021). Criador do blog e do canal “Apenas um Trekker”, voltados para a produção de conteúdo sobre Star Trek em português.

Curso online

STAR TREK: 55 ANOS DE UTOPIA E CRÍTICA SOCIAL

de Eduardo Pacheco Freitas


Datas: 28 e 29 / Agosto (sábado e domingo)

Horário: 14h às 16h30 

Duração: 2 encontros online 

(carga horária total: 5 horas / aula) 


Material: Certificado de participação + Apostila 


Investimento 

R$ 70,00 (parcelado em até 12x)


..PROMOÇÃO..

Valor Especial para as primeiras 10 inscrições:

R$ 60,00 


Informações

cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714 

,,,Inscrições...

http://cinemacineum.blogspot.com/

Nenhum comentário: