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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Cine Dicas: Estreias do final de semana (25/02/2016)



 A Paixão de JL


Sinopse: O artista José Leonilson começou em 1990 a narrar em fitas cassetes um diário sobre a sua vida e os acontecimentos no Brasil e no mundo, como a queda do Muro de Berlim. À Princípio, sem intenções, os registros tomam outra urgência quando José descobre que é portador do HIV. 



A Vizinhança do Tigre


Sinopse: Os jovens Juninho (Aristides de Souza), Eldo (Eldo Rodrigues), Adilson (Adilson Cordeiro), Menor (Maurício Chagas) e Neguinho (Wederson Patrício) são moradores da periferia de Contagem e vivem divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança. Para sobreviver à luta de cada dia, eles terão que domar o tigre que mora dentro de si.


 

Amor em Sampa


Sinopse:Na cidade de São Paulo, cinco histórias de amor acontecem. Entre elas está a do publicitário Mauro (Rodrigo Lombardi), que se interessa pela estilista Tutti (Mariana Lima), uma divorciada que não acredita mais no amor. Já a empresária Aniz (Bruna Lombardi) se faz difícil e acha que os homens não têm a capacidade de amar. Enquanto Raduan (Tiago Abravanel) entra em atrito com Ravid (Marcello Airoldi), que não tem coragem de assumir sua homossexualidade. 

Como Ser Solteira

Sinopse: A jovem Julie Jenson é uma antropóloga que decide escrever um livro. O tema da obra é como é ser solteira nos dias de hoje. Ela busca entender como as pessoas lidam com a solteirice convicta, o sexo casual, o encontro às escuras, o medo de se comprometer e quando é a hora certa para se casar.


  Deuses do Egito


Sinopse: No Antigo Egito, Set (Gerard Butler) assassinou o pai do deus dos céus Horus (Nikolaj Coster-Waldau), que busca vingar a morte do patrono. Para isso, ele conta com a ajuda do ladrão humano (Brenton Thwaites) e da deusa do amor Hathor (Elodie Yung).

 

Ela Volta na Quinta


Sinopse: O cineasta André Novais Oliveira transforma sua casa em Contagem, Minas Gerais, em cenário para contar a história de sua família. Seus pais, Norberto e Maria José, estão juntos há 35 anos, mas estão em crise. Ela faz uma viagem para Aparecida do Norte para refletir se o divórcio é a solução.


 

O Abraço da Serpente


Sinopse:Um cientista está muito doente e se embrenha pelas matas da Amazônia na companhia de um xamã em busca de uma planta sagrada que pode curá-lo. Nessa jornada, o cientista aprende lições para entender os significados de silêncio, solidão e enxergar quem ele realmente é.

 

Orgulho e Preconceito e Zumbis


Sinopse: Releitura do romance Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, o filme é ambientado em Londres do século XIX. Especialista em artes marciais, Elizabeth Bennet (Lily James) está determinada em acabar com todos os zumbis que atravessam o seu caminho. Mas a situação mudará após a chegada do arrogante Sr. Darcy (Sam Riley).

 

Presságios de um Crime


Sinopse: Um agente do FBI (Jeffrey Dean Morgan) recruta o médico John Clancy (Anthony Hopkins) para ajudá-lo na caça de um serial killer (Colin Farrell). Clancy possui poderes psíquicos e descobre que o assassino também tem, e a patir daí eles entram num perigoso jogo de gato e rato.

 

Que Viva Eisenstein! - 10 Dias que Abalaram o México


Sinopse: O cineasta russo Sergei Eisenstein (Elmer Bäck) é celebrado por seu trabalho no cinema de vanguarda, ideológico e suas experimentações com a montagem, que renderam clássicos como O Encouraçado Potemkin (1925). Em 1931, ele parte para o México para realizar um novo filme e lá passa dez dias, em que descobre o amor, o sexo e a liberdade para desfrutar do que a vida tem de bom.


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quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Cine Dica: Em Cartaz: A GAROTA DINAMARQUESA


Sinopse: O pintor dinamarquês Einar Mogens Wegener (Eddie Redmayne) é casado com Gerda (Alicia Vikander) e sempre se identificou com o universo feminino, mesmo de forma velada. Mas seu instinto fala mais alto e ele decide fazer uma cirurgia de mudança de sexo. Einar passa a usar o nome Lili Elbe e entra para história como a primeira pessoa a se submeter a esse tipo de procedimento.


Subestimei Eddie Redmayne quando eu o vi pela primeira vez em Sete Dias com Marilyn, pois a sua atuação era opaca perante o talento de Michelle Williams que interpretada um ícone imortal naquele filme. Porém, tive que engolir as minhas próprias palavras quando vi o mesmo jovem ator no filme A Teoria de Tudo e cuja sua interpretação extraordinária lhe garantiu o seu primeiro Oscar na carreira. Tudo é questão de oportunidade para determinados atores mostrarem o seu verdadeiro talento e não me admira que Eddie Redmayne venha a ganhar o seu segundo Oscar consecutivo pelo filme A Garota Dinamarquesa.
Baseado em fatos verídicos, Redmayne interpreta o bem sucedido pintor Finar Mogens que, casado com a também pintora Gerda (Alicia Vikander), ambos possui uma vida corriqueira pelo mundo das artes. Porém, quando Gerda pede ao seu marido posar com um vestido, Finar imediatamente começa a ter prazer em se vestir como mulher. Não demora muito para descobrimos de que se trata de outro lado do pintor que estava adormecido há muito tempo e que agora despertou.
Talvez a construção dos personagens seja o ponto mais forte do filme como um todo, pois uma vez eles sendo apresentados para nós, imediatamente ficamos encantados pela forma como eles enxergam o mundo que os rodeia. Gerda enxerga a sua realidade como uma forma curiosa, o que lhe faz criar os seus quadros de sua maneira. Já Redmayne possui uma curiosidade com relação a tudo em volta, não só para encontrar algo para pintar, mas para talvez sentir algo guardado dentro de si. Uma vez que Redmayne começa a ter obsessão pelos vestidos de sua esposa, imediatamente percebemos um conflito interno através do seu olhar, como se ele tivesse tentando travar algo para que não saia pra fora. Uma vez que seu outro lado acorda, imediatamente percebemos que há dois seres em um único corpo e uma batalha interna se tem início. Eddie Redmayn simplesmente dá um show de interpretação, cujo seus gestos, cacoetes e olhares falam por si de uma forma assombrosa e realística.
Porém, Alicia Vikander se sobressai em muitos momentos, chegando até mesmo ser a verdadeira protagonista da trama. O caso que a sua Gerda seria uma representação dos nossos olhos perante uma situação inusitada, ao ver a pessoa que ela tanto ama começar a mudar radicalmente de uma forma aparentemente inexplicável. Contudo, percebemos que Gerda é uma pessoa resolvida perante o mundo do qual vive e possuindo o amor que sente pelo seu marido, a situação não se torna algo insuportável, mas sim como um desafio, do qual ela deva aceitar pacificamente e para só assim viver até o fim com o seu amor.
Visualmente, o filme possui uma reconstituição de época perfeita, principalmente dirigido por alguém como Tom Hooper, acostumado a fazer filmes de época deslumbrantes, principalmente em obras como Os Miseráveis. Edição de arte, fotografia e, principalmente figurino, não são meros detalhes para trama, como também reflexos das personalidades dos personagens e fazendo com que cenários e protagonistas se tornem um único ser em cena. Aliás, é sempre interessante observamos uma época como essa que se passa a trama, já que questões como transexualismo eram visto como tabus, ou até mesmo doença e provando que a nossa sociedade atual evoluiu com relação a esses assuntos, mesmo que ajam alguns por ai que infelizmente tentam provam ao contrário.
Sendo um filme que nos envolve emocionalmente, principalmente com relação aos destinos dos personagens, A Garota Dinamarquesa é sobre a luta de alguém em querer ser algo que sempre desejou ser por completo, mas que precisa fazer uma longa caminhada para alcançar os seus tão sonhados objetivos. 

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Cine Especial: A GÊNESE DA NOVA HOLLYWOOD: Parte 3



De 1967 a 1980, o cinema americano viveu o seu período mais criativo, onde eram apresentadas para o público, histórias sérias, reflexivas e que espelhasse um pouco que os EUA passavam naquele período (período pós Vietnam e o escândalo do Waltergate). Com uma nova e criativa geração de cineastas, Hollywood presenteou para os cinéfilos, algo que somente se via em outros países, como na França e sua “nova onda” (Nouvelle Vague).
O próximo curso criado pelo Cine Um e ministrado por Leonardo Bomfim, intitulado A Gênese da Nova Hollywood tratará exatamente disso. A atividade acontecerá em Porto Alegre, dos dias 05 e 06 de março, mas antes disso, postarei por aqui os primeiros filmes (entre anos 60 e 70) e que deram origem a esse rico período do cinema americano.

 

Na Mira da Morte (1968)



Sinopse: Um velho ator de terror se despede das telas e decide aparecer numa sessão de cinema onde seu último filme seria exibido, em um drive in. Ao mesmo tempo no local está um jovem colecionador de armas que depois de matar a família vai 'brincar de tiro ao alvo' com o público presente.


Na Mira da Morte foi pensado e elaborado através de um acerto entre Corman e Bogdanovich, após o produtor descobrir que o astro Boris Karloff, segundo o contrato assinado por ambos, ainda devia a ele algumas horas de trabalho. Corman pediu a Bogdanovich, à época um de seus assistentes, para que bolasse um projeto qualquer em que pudesse encaixar o ator, já em final de carreira e bastante maltratado pelo tempo. Com base em uma história verídica que havia ocorrido alguns anos antes em uma cidadezinha do Texas, onde a população passou por momentos de terror sob a mira de um atirador, Bodganovich montou o roteiro de seu primeiro longa-metragem, que foi financiado com um custo baixíssimo – aproximadamente U$130 mil – e trazia Karloff como um ator de filmes de horror que decide largar o cinema e tem sua última aparição pública prejudicada pela presença de um atirador. 
Sem duvida a sequencia final é a melhor de todas, passada em um cinema drive in lotado de gente pronta para desfrutar de alguns momentos de pavor cinematográfico com um filme de horror gótico. A intersecção entre o medo fictício e o real proposta por Bogdanovich nestes minutos finais é certamente uma das mais belas sacadas desses primeiros anos da Nova Hollywood, que resulta em uma cena determinante para definir - ou compreender - os rumos do cinema e registrar a degradação do social que era presenciada nas ruas.




Os Monkees Estão Soltos (1968)



Sinopse: Uma coleção de aventuras surreais e psicodélicas da famosa banda fictícia 'The Monkees', que segue Davy, Peter, Mike e Micky em uma viagem por uma série de lugares em busca de significado.


Menudos, Dominó e Polegar. O que essas bandas musicais dos anos 80 tinham em comum? Eram criados em programas de TV para dar audiência e vender inúmeros discos para os jovens daquele tempo!
Curto e grosso era isso mesmo, mas essa moda já veio bem mais lá de trás, mais precisamente quando surgiu na TV americana The Monkees, grupo fabricado para concorrer contra o sucesso da banda Inglesa Beatles. Ou seja, um verdadeiro comércio da musica para dar e vender, independente da boa qualidade ou não das letras tocadas.  Porém, até a própria banda talvez tenha percebido isso e tenham se sentidos saturados pela maquina de fazer dinheiro e esse filme é uma resposta deles num verdadeiro tapa na cara contra o próprio sucesso que obtiveram.
Dirigido por Bob Rafelson e produzido e roteirizado por ninguém menos que Jack Nicholson, o filme é uma viagem psicodélica, onde a banda se encontra numa espécie de sonho, onde tenta do começo ao fim saírem, mas sempre entram num novo cenário, como por exemplo, pleno deserto ou em meio à guerra do Vietnam. O filme nada mais é do que uma crítica ao capitalismo, com direito ao vermos uma maquina da Coca Cola sendo bombardeada, ou vermos ninguém menos que Victor Mature (Manto Sagrado) dando um chute na TV. 
Embora com todo aquele clima e moda dos anos 60, não é um filme que tenha envelhecido e sua crítica contra ao capitalismo e até mesmo com relação ao poderio bélico dos EUA continua mais atual do que nunca.

Interessados em participar do curso cliquem aqui. 


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terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Cine Dica: Em Cartaz: CINCO GRAÇAS


Sinopse: Num vilarejo turco vive cinco irmãs de espírito livre, algo que desagrada os pais rígidos. Eles não gostam de uma determinada brincadeira delas com garotos e as proíbem de sair de casa, que vira uma prisão para elas. A irmãs deixam a escola, começam a usar roupas recatadas e seus pais lhe arranjam casamentos. Desesperadas em terem a vida que tinham de volta, as adolescentes cogitam uma fuga.


Durante o retorno da escola, cinco irmãs decidem comemorar com amigos a chegada das férias numa bela praia próxima. Porém, o comportamento delas é visto de uma forma obscena pelos olhares conservadores do vilarejo em que moram com a avó e um tio a cerca de mil quilômetros de Istambul, a maior cidade da Turquia. Como castigo, as garotas passam a viver fechadas dentro de casa, aprendendo alguns trabalhos domésticos, sendo orientadas sobre a melhor maneira de se comportar e se vestir e tendo as mãos comprometidas em casamentos forçadamente arranjados.
Dirigido pela cineasta Deniz Gamze Ergüven, Cinco Graças possui uma trama que logo de cara percebemos algo familiar nela. O filme logicamente nos lembra o já clássico As Virgens Suicidas, da cineasta Sophia Coppola, pela forma em que as crenças são retratadas aqui, como numa forma de aspirador de pó que suga e suprime a liberdade da juventude atual. Se passando a trama na Turquia, o filme faz duras criticas ao fanatismo Islâmico e com razão. Embora seja um lugar cada vez mais aberto para o mundo, o país que, na realidade é dividido geograficamente entre Europa e Oriente, é um lugar que se divide entre o mundo contemporâneo atual e um passado preso a crenças e culturas que desafiam a realidade atual.
A mais jovem das irmãs é que conta a trama para nós e se tornando a personagem mais interessante do elenco. Embora jovem, ela é que mais desafia o mundo do qual ela vive e desafiando as regras das quais elas sofrem. Gradualmente, fica claro no decorrer do filme que será ela que dará o primeiro passo fora dessa realidade opressora.
No decorrer do filme, observamos o lado da juventude dessas jovens, sejam em cenas das quais explora os seus belos cabelos, dos corpos das irmãs uma em cima da outra e que servem de aconchego e carinho. Embora seja um drama, o filme possui alguns momentos inusitados de humor, como quando as cinco decidem, nas escondidas, irem a um jogo de futebol. Embora seja carregada de suspense, a sequência é disparado o momento mais divertido e único do filme.
Porém, no momento em que a realidade nua e crua toma forma nas vidas das cinco, imediatamente se percebe como esses poucos momentos de felicidade se tornam  preciosos. Mesmo sendo turco, o filme foi escolhido para representar a França no próximo Oscar. O motivo esta relacionada ao fato do produtor ser um francês. Embora não ganhe a estatueta (o favorito é filme O Filho do Saul) esse pequeno filme possui todos os ingredientes para conquistar inúmeras pessoas, independente de qual país ele for exibido.
As Cinco Graças é um exemplo de que não se pode tirar o bem mais precioso do ser humano que é a liberdade, pois se fizer isso, sempre haverá uma resposta, independente de quais  forem as  consequências.



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