Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Cine Dica: Em Cartaz: CINCO GRAÇAS


Sinopse: Num vilarejo turco vive cinco irmãs de espírito livre, algo que desagrada os pais rígidos. Eles não gostam de uma determinada brincadeira delas com garotos e as proíbem de sair de casa, que vira uma prisão para elas. A irmãs deixam a escola, começam a usar roupas recatadas e seus pais lhe arranjam casamentos. Desesperadas em terem a vida que tinham de volta, as adolescentes cogitam uma fuga.


Durante o retorno da escola, cinco irmãs decidem comemorar com amigos a chegada das férias numa bela praia próxima. Porém, o comportamento delas é visto de uma forma obscena pelos olhares conservadores do vilarejo em que moram com a avó e um tio a cerca de mil quilômetros de Istambul, a maior cidade da Turquia. Como castigo, as garotas passam a viver fechadas dentro de casa, aprendendo alguns trabalhos domésticos, sendo orientadas sobre a melhor maneira de se comportar e se vestir e tendo as mãos comprometidas em casamentos forçadamente arranjados.
Dirigido pela cineasta Deniz Gamze Ergüven, Cinco Graças possui uma trama que logo de cara percebemos algo familiar nela. O filme logicamente nos lembra o já clássico As Virgens Suicidas, da cineasta Sophia Coppola, pela forma em que as crenças são retratadas aqui, como numa forma de aspirador de pó que suga e suprime a liberdade da juventude atual. Se passando a trama na Turquia, o filme faz duras criticas ao fanatismo Islâmico e com razão. Embora seja um lugar cada vez mais aberto para o mundo, o país que, na realidade é dividido geograficamente entre Europa e Oriente, é um lugar que se divide entre o mundo contemporâneo atual e um passado preso a crenças e culturas que desafiam a realidade atual.
A mais jovem das irmãs é que conta a trama para nós e se tornando a personagem mais interessante do elenco. Embora jovem, ela é que mais desafia o mundo do qual ela vive e desafiando as regras das quais elas sofrem. Gradualmente, fica claro no decorrer do filme que será ela que dará o primeiro passo fora dessa realidade opressora.
No decorrer do filme, observamos o lado da juventude dessas jovens, sejam em cenas das quais explora os seus belos cabelos, dos corpos das irmãs uma em cima da outra e que servem de aconchego e carinho. Embora seja um drama, o filme possui alguns momentos inusitados de humor, como quando as cinco decidem, nas escondidas, irem a um jogo de futebol. Embora seja carregada de suspense, a sequência é disparado o momento mais divertido e único do filme.
Porém, no momento em que a realidade nua e crua toma forma nas vidas das cinco, imediatamente se percebe como esses poucos momentos de felicidade se tornam  preciosos. Mesmo sendo turco, o filme foi escolhido para representar a França no próximo Oscar. O motivo esta relacionada ao fato do produtor ser um francês. Embora não ganhe a estatueta (o favorito é filme O Filho do Saul) esse pequeno filme possui todos os ingredientes para conquistar inúmeras pessoas, independente de qual país ele for exibido.
As Cinco Graças é um exemplo de que não se pode tirar o bem mais precioso do ser humano que é a liberdade, pois se fizer isso, sempre haverá uma resposta, independente de quais  forem as  consequências.



  Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Nenhum comentário: