Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 70 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Cine Dica: Em Cartaz: CINCO GRAÇAS


Sinopse: Num vilarejo turco vive cinco irmãs de espírito livre, algo que desagrada os pais rígidos. Eles não gostam de uma determinada brincadeira delas com garotos e as proíbem de sair de casa, que vira uma prisão para elas. A irmãs deixam a escola, começam a usar roupas recatadas e seus pais lhe arranjam casamentos. Desesperadas em terem a vida que tinham de volta, as adolescentes cogitam uma fuga.


Durante o retorno da escola, cinco irmãs decidem comemorar com amigos a chegada das férias numa bela praia próxima. Porém, o comportamento delas é visto de uma forma obscena pelos olhares conservadores do vilarejo em que moram com a avó e um tio a cerca de mil quilômetros de Istambul, a maior cidade da Turquia. Como castigo, as garotas passam a viver fechadas dentro de casa, aprendendo alguns trabalhos domésticos, sendo orientadas sobre a melhor maneira de se comportar e se vestir e tendo as mãos comprometidas em casamentos forçadamente arranjados.
Dirigido pela cineasta Deniz Gamze Ergüven, Cinco Graças possui uma trama que logo de cara percebemos algo familiar nela. O filme logicamente nos lembra o já clássico As Virgens Suicidas, da cineasta Sophia Coppola, pela forma em que as crenças são retratadas aqui, como numa forma de aspirador de pó que suga e suprime a liberdade da juventude atual. Se passando a trama na Turquia, o filme faz duras criticas ao fanatismo Islâmico e com razão. Embora seja um lugar cada vez mais aberto para o mundo, o país que, na realidade é dividido geograficamente entre Europa e Oriente, é um lugar que se divide entre o mundo contemporâneo atual e um passado preso a crenças e culturas que desafiam a realidade atual.
A mais jovem das irmãs é que conta a trama para nós e se tornando a personagem mais interessante do elenco. Embora jovem, ela é que mais desafia o mundo do qual ela vive e desafiando as regras das quais elas sofrem. Gradualmente, fica claro no decorrer do filme que será ela que dará o primeiro passo fora dessa realidade opressora.
No decorrer do filme, observamos o lado da juventude dessas jovens, sejam em cenas das quais explora os seus belos cabelos, dos corpos das irmãs uma em cima da outra e que servem de aconchego e carinho. Embora seja um drama, o filme possui alguns momentos inusitados de humor, como quando as cinco decidem, nas escondidas, irem a um jogo de futebol. Embora seja carregada de suspense, a sequência é disparado o momento mais divertido e único do filme.
Porém, no momento em que a realidade nua e crua toma forma nas vidas das cinco, imediatamente se percebe como esses poucos momentos de felicidade se tornam  preciosos. Mesmo sendo turco, o filme foi escolhido para representar a França no próximo Oscar. O motivo esta relacionada ao fato do produtor ser um francês. Embora não ganhe a estatueta (o favorito é filme O Filho do Saul) esse pequeno filme possui todos os ingredientes para conquistar inúmeras pessoas, independente de qual país ele for exibido.
As Cinco Graças é um exemplo de que não se pode tirar o bem mais precioso do ser humano que é a liberdade, pois se fizer isso, sempre haverá uma resposta, independente de quais  forem as  consequências.



  Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Nenhum comentário: