Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Cine Dica: Streaming - 'Os delinquentes'

Sinopse: O bancário Morán rouba dinheiro suficiente para nunca mais trabalhar. Seu colega esconde o dinheiro quando Morán decide confessar e acaba preso. Sob pressão investigativa, o cúmplice Román conhece uma mulher que o transforma para sempre. 

Atualmente Argentina vive um dos seus piores momentos, que vai desde a inflação e agora sendo desgovernado por um Presidente fascista. Porém, esses males são todos criados através do sistema capitalista, do qual faz com que as pessoas se tornem cada vez mais presas a caça ao dinheiro, mas se esquecendo do que faz serem realmente humanos. "Os Delinquentes" (2023) é sobre cidadãos comuns que buscam driblar o sistema em busca do dinheiro facil, mas cuja verdadeira riqueza não se encontra nos papeis sujos dos bancos.

Dirigido por Rodrigo Moreno, o filme é uma comédia dramática que acompanha Morán (Daniel Elías) e Román (Esteban Bigliardi), dois homens que procuram fugir das obrigações da sociedade e do mundo do trabalho. Querendo largar a vida monótona que leva e planejando nunca mais precisar trabalhar de novo, Morán encontra a solução perfeita: roubar uma enorme quantia em dinheiro. Porém, para que o plano funcione, Morán oferece uma parte do dinheiro ao seu colega, Román, que deve escondê-lo enquanto o outro confessa o crime e passa um breve período na cadeia. Porém, o plano começa a sair do combinado quando Román conhece uma mulher que transforma a sua vida para sempre.

Rodrigo Moreno procura apresentar os dois protagonistas aos poucos, desde ao apresentar o dia a dia de cada um, como também fazendo a gente entender que há algo de incorreto sobre o que estão fazendo em suas tarefas. A partir do momento que um colocar em prática o seu plano obtemos uma noção do que acontecerá em seguida, principalmente pelo fato de que os representantes do Banco estão cada vez mais desconfiados de ambos. Porém, eis que o filme toma um rumo inesperado, sendo a partir do momento em que ocorre uma maneira de esconder o dinheiro.

É neste ponto, por exemplo, que o cineasta procura fazer um filme contemplativo, onde retrata o indivíduo livre das amarras da cidade grande e tendo consigo somente as regras vindas da natureza e fazendo o mesmo desfrutar delas. Curiosamente, há também uma análise com relação ao tempo e espaço, do qual se diferencia um do outro individuo, pois se há alguém que não vê o tempo passar devido as atividades vindas deste sistema cheio de números, por outro lado, haverá alguém desfrutando da natureza, ou estando preso até mesmo em uma prisão, cujo tempo se tornará outro e fazendo com que cada minuto possa, enfim, ser degustado. Em ambos os casos, enfim, o indivíduo se torna livre do celular que hoje aprisiona os seres humanos sem ao menos que eles percebam.

Do segundo ao terceiro ato é curioso observar que os dois protagonistas descobrem outro tipo de riqueza em situações, por vezes, inusitadas, mas que não soa inverossímil em hipótese alguma. Além disso o papel da cultura, seja extraído da riqueza do cinema ou da literatura, se tornam peças fundamentais para ambos enxergarem uma nova faceta da realidade que eles descobrem e para que assim possam tomar novos rumos em suas vidas. No final, um bolo de dinheiro não traz exatamente a felicidade que ambos imaginavam, pois a riqueza talvez já estivesse próxima e somente se dando conta através dos desdobramentos de suas escolhas.

"Os Delinquentes" é um épico argentino contemplativo, onde dois indivíduos tomam rumos inesperados quando ambos driblam esse sistema atual contemporâneo. 

Onde Assistir: MUBI 

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  

Nenhum comentário: