Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - ‘Segredos De Um Escândalo’

Sinopse: Vinte anos após seu romance midiático virar assunto da nação, um casal é colocado sob pressão quando uma atriz viaja até seu lar para se preparar para um filme sobre o passado deles. 

Determinados casos policiais que se tornaram um circo midiático nem sempre revelam as raízes sobre o real cenário dos fatos. Porém, para conhecer o verdadeiro lado da história talvez a gente precise se inserir naquele mundo e do qual nem todos tem certo desejo de conhecê-lo devido ao conservadorismo que molda esse mundo. "Segredos De Um Escândalo" (2023) é a busca pelo perfeccionismo ao querer ser fiel a uma história em que os próprios envolvidos não sabem ao certo como se envolveram.

Dirigido por Todd Haynes, do filme "Carol" (2015), o filme conta a história de Gracie (Julianne Moore) e seu marido Joe (Charles Melton), que é 23 anos mais novo que ela. O relacionamento dos dois começou quando Joe ainda tinha 13 anos, causando um escândalo nos jornais. Vinte anos depois de seu romance ter chegado às manchetes, o casal está se preparando para que seus gêmeos comecem o ensino médio. No entanto, suas vidas viram de cabeça para baixo quando a atriz Elizabeth Berry (Natalie Portman) vem estudar Gracie para um papel no cinema. A dinâmica familiar se desenrola quando Joe percebe que perdeu sua juventude.

É curioso observar o tipo de fotografia inserida neste filme, como se o diretor Todd Haynes quisesse nos colocar em um mundo em que está tudo em penumbra e que somente teremos uma dimensão sobre aquilo tudo quando adentrarmos a ela. Por conta disso, atriz Elizabeth (Portman) se torna uma espécie de nossa guia ao tentar conhecer aquela família que foi manchete há vários anos e que busca através deles obter uma atuação no mínimo perfeita para sua carreira. Nota-se que a mesma busca se assemelhar de corpo e alma ao se interagir com Gracie (Moore), ao ponto que as semelhanças físicas começam aflorar na medida em que atriz vai adentrando ainda mais em sua pesquisa.

Tendo já colecionado uma galeria de personagens complexas, Natalie Portman constrói para a sua Elizabeth uma pessoa que se apresenta com certa inocência perante os fatos em que ela está pesquisando, mas que aos poucos vai se revelando como alguém disposta em abraçar o perfeccionismo, nem que para isso se torne uma obsessão para a própria. Em um determinado momento, por exemplo, a interatividade entre as duas me lembrou o clássico "Persona" (1966), de Ingmar Bergman e cuja cena em que a personagem meio que quebra a quarta parede fortalece essa minha observação. Não me surpreenderia se atriz fosse indicada a diversos prêmios na temporada de premiações que antecede o Oscar.

Já Julianne Moore novamente nos brinda com uma atuação digna de nota, onde a sua personagem nos transmite um certo controle emocional toda vez que surge em cena, mas não escondendo a possibilidade que esse controle é somente contido por uma fina camada que a qualquer momento pode ser quebrada. Porém, Charles Melton como Joe Yoo surpreende na medida em que a trama avança, pois o seu personagem aos poucos percebe que a sua vida poderia ter sido outra se tivesse tomado outros rumos em sua cruzada e o seu olhar em cada cena sintetiza essa dor emocional que dificilmente consegue ser escondida.

O filme em si fala sobre pessoas comuns em situações geradas pelos seus próprios sentimentos, mas sendo julgados por uma sociedade conservadora que atira primeiro e pergunta depois. Sendo baseado em fatos reais, o filme procura nos convidar para adentrarmos nas reais facetas dessas pessoas que buscam seguir em frente em suas vidas mesmo quando o restante do mundo ainda os rotula com um olhar negativo. Atenção para a cena final, da qual cada um pode levantar a sua própria interpretação e gerar diversos debates em uma roda de bar após a sessão.

"Segredos De Um Escândalo" é um estudo sobre o comportamento humano perante uma história que foi questionada pelo restante do mundo. 

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  

Nenhum comentário: