Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Cine Dica: Em Cartaz - 'O RIO DE JANEIRO DE HO CHI MINH'

Sinopse: O neto de um marinheiro sobrevivente da Rebelião Chibata tenta transformar em documentário a história que ouviu de seu avô quando criança. Na década de 1910, o velho era amigo de Ho Chi Minh, trouxe o futuro líder vietnamita para o Rio de Janeiro e o apresentou ao socialismo. 


Em tempos de fake news em que essa nova geração está sendo contaminada através dos celulares fica muito difícil para os mesmos descobrirem o que é verdade ou mentira hoje em dia. Curiosamente, até mesmo a própria história está sendo modificada por aqueles que tentam a todo custo esconder a verdade, nem que para isso gere uma guerra de opiniões no mundo real e que não leve a lugar algum. "O Rio de Janeiro de Ho Chi Minh" (2022) nos convida para conhecermos uma história verossímil, mas que não significa que ela seja 100% verdadeira com relação aos fatos.

Com roteiro e direção de Claudia Mattos, o documentário começa quando um neto de um marinheiro sobrevivente da Rebelião Chibata escuta a história que ouviu de seu avô quando era criança, ele tenta transformar a vida da figura em documentário. Na década de 1910, o velho era amigo de Ho Chi Minh, e trouxe o futuro líder vietnamita para o Rio de Janeiro e o apresentou ao socialismo. Essa amizade mudou a história do século XX.

Anos atrás eu havia participado de um curso do Cine Um aqui em Porto Alegre intitulado "O Que é Um Documentário?" e ministrado por Rafael Valles. Nele, nos foi apresentado as mais diversas formas de se criar um documentário, sendo que alguns transitavam entre o realismo e a mais pura fantasia para se criar um possível enredo verídico. No caso documentário de Claudia Mattos há uma carga de informações que nos faz crer que os relatos despejados na tela sejam verídicos, mas ao mesmo tempo tendo indícios de que alguns pontos podem terem sido romanceados ou até mesmo inventados.

É curioso observar, por exemplo, ao constatarmos que tanto Daniel Leite como a cineasta param no que estão fazendo e começam a discutir o andamento do projeto, já que ela está duvidando de alguns pontos sobre o que ele está relatando sobre o seu avô e de sua ligação com Ho Chi Minh. Esses momentos se estendem em diversos pontos do documentário, sendo que em meio a eles somos apresentados, tanto a história do Vietnã, como também o cenário do Rio de Janeiro do início do século 20. Nestes momentos tudo é bastante romanceado, com direito de ser incrementado atores representando os dois amigos do passado, assim como também diversas fotos históricas sendo jogadas na tela e fazendo a gente ficar em um verdadeiro impasse com relação ao que nos é apresentado.

Dúvidas a parte, o documentário é rico de informações, ao não somente falar um pouco das raízes do comunismo no Vietnã, como também falar um pouco da cultura brasileira do início do século passado e de como a mesma foi aos poucos sendo modificada ao longo do tempo. Curiosamente, é interessante observar que as adversidades daqueles tempos longínquos não são muito diferentes do nosso tempo, sendo que o RJ sofreu com o impacto da Gripe Espanhola e vendo as fotos das ruas vazias daqueles tempos nos passa uma verdadeira sensação de um Déjà vu com relação ao que nós do presente passamos.

Resumidamente, o documentário é um exercício que faz o espectador pôr em prática os seus pensamentos com relação as informações que vai colhendo. Se uma obra como essa lhe faz pensar sobre o que é falso e verdadeiro o que lhe impede de investigar notícias que são facilmente lançadas para você no seu celular? O lado fácil lhe impede de pensar enquanto algo mais complexo lhe desafia para raciocinar.

O documentário "O Rio de Janeiro de Ho Chi Minh" é um verdadeiro exercício investigativo com relação aos fatos históricos e fictícios, mas que cabe a você parar para pensar e decidir sobre o que é realmente verossímil.  

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: