Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Cine Dica: CÂMERAS DA ÁFRICA

 Mandabi

De 29 de julho a 10 de agosto, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra Câmeras da África, com uma seleção de dezesseis clássicos realizados no continente africano, incluindo obras-primas de nomes consagrados da história do cinema, como Ousmane Sembène, Oumarou Ganda, Moustapha Alassane, Safi Faye, Idrissa Ouedraogo e Djibril Diop Mambéty. O valor do ingresso é R$ 10,00.


A curadoria da mostra é do crítico de cinema e pesquisador Pedro Henrique Gomes.

Entre personagens africanos vivendo na diáspora e os que regressam da Europa à África, passando pelas lutas de libertação contra o colonialismo e as experiências de organização social dos países já independentes, a mostra Câmeras da África exibirá filmes de 9 países: Senegal, República Democrática do Congo, Sudão, Gabão, Costa do Marfim, Burkina Faso, Zimbábue, Tunísia e Níger.

Os filmes que integram a programação, realizados entre o início dos 1950 e o final dos anos 1990, compõem um pequeno panorama de uma história rica e múltipla, ainda pedindo para ser descoberta. Dos primeiros filmes realizados por cineastas africanos no continente e voltados aos públicos africanos após as independências, como Mandabi (1968), de Ousmane Sembène, E a Neve se foi (1965), de Ababacar Samb Makharam, e Cabascabo (1969), de Oumarou Ganda, até os mais recentes Flame (1996), de Ingrid Sinclair e A Pequena Vendedora de Sol (1999), de Djibril Diop Mambéty, a mostra terá ainda uma sessão especial gratuita, no dia 5 de agosto, que discutirá a obra da cineasta senegalesa Safi Faye, em parceria com o Cineclube Academia das Musas.

Câmeras da África tem o apoio da Cinemateca da Embaixada da França, do Institut Français, da Mostra de Cinemas Africanos e do festival Olhar de Cinema.


Informação completa da programação: http://www.capitolio.org.br/novidades/5240/cameras-da-africa/


GRADE DE HORÁRIOS

MOSTRA CÂMERAS DA ÁFRICA


29 de julho (sexta-feira)

19h30 – África sobre o Sena + Mandabi


30 de julho – (sábado)

19h – Cabascabo + Mulher, Carro, Casa, Dinheiro


31 de julho – (domingo)

17h – Era uma vez Libreville

19h – África sobre o Sena + Câmera da África


2 de agosto – (terça)

17h – Era uma vez Libreville

19h – Tajouj


3 de agosto – (quarta)

17h – Wendemi

19h – Le Damier + A Pequena Vendedora de Sol


4 de agosto – (quinta)

15h – Tajouj

17h – Bal Poussière

19h – Jamal + Samba Traoré


5 de agosto – (sexta)

15h – Jamal + Samba Traoré

17h – Cabascabo + Mulher, Carro, Casa, Dinheiro

19h – Cineclube Academia das Musas: Safi Faye


6 de agosto – (sábado)

17h – Wendemi

19h – Sessão Plataforma: Eyimofe (Esse é o Meu Desejo)


7 de agosto (domingo)

17h – E a Neve Se Foi + Flame

19h – Bal Poussière


9 de agosto (terça)

15h – E a Neve Se Foi + Flame

17h – Le Damier + A Pequena Vendedora de Sol


10 de agosto (quarta)

15h – Mandabi

17h – África sobre o Sena + Câmera da África 

Nenhum comentário: