Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Cine Especial: Conhecendo 'Sete Noivas Para Sete Irmãos’

Sinopse: Depois que Adam, o irmão mais velho de uma família de caipiras, volta para sua fazenda com uma noiva, seus outros seis irmãos solteirões decidem ir até a cidade para arrumar noivas e acabam sequestrando seis moças para morar com eles na fazenda.   

Stanley Donen foi o responsável por dar uma revitalizada no gênero musical no cinema, já que na entrada da década de cinquenta o mesmo estava em decadência. Com "Cantando na Chuva" (1952), por exemplo, o diretor não só trazia os bons tempos do gênero, como também prestava uma bela homenagem a sétima e de sua difícil transição do mudo para o sonoro no começo dos anos trinta. "Sete Noivas para Sete Irmãos" (1954) é um filme preso a sua época, mas que nos encanta com a sua inocência e beleza.

O filme conta a história de Adam (Howard Kell), um rapaz simples, primogênito de uma família que vive no interior. Ele faz uma viagem à cidade para comprar mantimentos e acaba arranjando uma esposa, a garçonete Milly (Jane Powell). Incentivados pelo casório, os outros seis irmãos de Adam decidem viajar para a cidade em busca de pretendentes. Inspirado pelo mito do Rapto das Sabinas pelos romanos, Adam motiva seus irmãos a sequestrar as moças com quem querem se casar.

Comemorando os seus trinta anos de vida na época, os donos do estúdio MGM lançaram um filme que mantinha as suas velhas tradições e alinhado com o que havia de melhor em termos técnicos. Com um maravilhoso Technicolor e exibido em CinemaScope, o filme é fábula sobre os bons costumes, sobre o melhor caminho para se obter a felicidade conjugal e tudo moldado com belos momentos musicais e com muito humor. Logicamente o filme se torna envelhecido se o assistirmos com um olhar mais crítico que temos nos dias de hoje, mas basta imaginarmos estarmos naqueles tempos mais inocentes para então embarcamos na proposta principal da obra.

Se em um primeiro momento podemos taxa-lo como um filme machista, principalmente da forma como Adam quer obter a sua futura esposa, logo isso se esvai no momento em que o casal central se conhece. Se Howard Kell nada mais faz do que construir um homem perfeito para a o seu personagem Adam, por outro lado, Jane Powell cria para a sua personagem  Milly uma espécie de resposta para esse universo masculino de que, talvez, o mesmo não sobreviva por muito tempo sem ajuda do lado criativo de uma mulher. Quando ela chega ao lar de Adam, por exemplo, o local se encontra em frangalhos, além dos seis irmãos dele que mais parecem selvagens animalescos quando surgem pela primeira vez em cena.

Quando Milly coloca ordem no lugar, os irmãos logo vão aprendendo os bons costumes graças a sua cunhada e despertando neles o desejo de obterem também uma futura esposa. É no baile, por exemplo, que ocorre um dos grandes momentos do filme, em que os irmãos conhecem as suas futuras noivas e rendendo diversos números de dança e que somente naquela época os realizadores poderiam nos oferecer. Tudo é cronometrado nestas cenas, ao ponto que chegamos até mesmo nos esquecer que estamos diante de um filme, mas sim de um número circense.

Indicado a cinco Oscar, incluindo o de Melhor Filme, a obra acabou recebendo o prêmio de Melhor Trilha Sonora e da qual a mesma até hoje é sempre reconhecida quando se é ouvida. Revisto hoje, o filme é uma super produção para toda a família, da qual é preciso ter a mente aberta para embarcamos na brincadeira e nos deliciarmos com as suas belas cenas. "Sete Noivas Para Sete Irmãos" é uma obra pertencente somente a sua época, mas que nunca é demais revisitarmos ela.

Nota: O filme foi lançado em uma edição especial em DVD pela Classicline. O filme também pode ser visto pelo Youtube, Google Play Filme e Apple tv.

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

6 comentários:

Anônimo disse...

Não vejo todo esse ‘envelhecimento’ no filme. Não mesmo.

André Daniel disse...

Amo esse filme e a cena do baile e considerada uma das melhores cenas de musicais de todos os tempos pois a dificuldade pra se realizar esta cena resolveu problemas técnicos pra realizar vários filmes assim como para coreografias mais acrobática em outros sucessos como west side story entre outros

Anônimo disse...

E ótimo. Lindo.

Anônimo disse...

Amei

Anônimo disse...

É um musical espetacular !!! Assistiria novamente com mto prazer.

Marcelo Castro Moraes disse...

Obrigado por todos os comentários, tanto aqui como nas redes sociais que foi bastante.