Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de julho de 2022

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 07 A 13 DE JULHO DE 2022 na Cinemateca Paulo Amorim

 SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES


SALA 1 / PAULO AMORIM


14h15 – ALINE, A VOZ DO AMOR Assista o trailer aqui.

(Aline - França, 126min, 2022). Direção de Valérie Lemercier, com Valérie Lemercier, Sylvain Marcel, Danielle Fichaud. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Aline nasceu em uma família pobre e acabou se transformando em uma das maiores cantoras do mundo. Livremente inspirada na vida da cantora Céline Dion, o roteiro - assinado pela própria protagonista e diretora - costura episódios da infância ao estrelato da cantora, passando pelas músicas, dificuldades pessoais, romances, família e outros momentos marcantes. Prêmio de melhor atriz para Valérie Lemercier no Prêmio César 2022.


16h30 – LOLA E SEUS IRMÃOS *ESTREIA* Assista o trailer aqui.

(Lola et ses Frères- França, 2020, 105min). Direção de Jean-Paul Rouve, com Ludivine Sagnier, José Garcia, Jean-Paul Rove e Ramzy Bedia. Pandora Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Lola, advogada de divórcios, tem dois irmãos: Benoit, dono de uma ótica, e Pierre, que trabalha na demolição de prédios. Apesar de serem muito diferentes, eles são inseparáveis e têm no túmulo de seus pais falecidos um ponto de encontro. No cemitério, eles compartilham os altos e baixos de suas respectivas vidas, principalmente questões afetivas.


18h30 – MEDIDA PROVISÓRIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 100min). Direção de Lázaro Ramos, com Taís Araújo, Alfred Enoch, Seu Jorge. Elo Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África e retornar às suas origens. O decreto provoca uma onda de protestos que desemboca numa guerra civil, com direito à forte reação dos negros. No centro da trama está o casal formado pela médica Capitú e pelo advogado Antonio, além do seu primo, o jornalista André. Antonio e André tentam resistir no apartamento onde moram, onde refletem sobre questões sociais e raciais. O longa é uma adaptação da peça "Namíbia, Não!", que Lázaro Ramos dirigiu e protagonizou no teatro.

*Não haverá sessão na quinta, dia 7, devido ao lançamento do curta “Cordão Verde”, de Hopi Chapman e Karine Emerich.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


15h – A COLMEIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 105min, 2021). Direção de Gilson Vargas, com Andressa Matos (Mayla), Janaina Pelizzon (Bertha), João Pedro Prates (Christoffer), Martina Fröhlich. Lança Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: A trama é ambientada nos anos da Segunda Guerra Mundial, quando os imigrantes eram proibidos de falar alemão no sul do Brasil. Devido às ameaças do governo, uma atmosfera de desconfiança paira nas cidades e nos campos. Neste cenário, a família de Bertha e Werner tenta seguir sua rotina, mas os seus filhos gêmeos Mayla e Christoffer não concordam com as visões dos adultos. Christoffer prefere vagar pelas matas, enquanto Mayla luta para fugir da colônia.


17h – FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS 2022

TABELA COM HORÁRIOS ABAIXO.

19h – FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS 2022

TABELA COM HORÁRIOS ABAIXO.


FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS


QUINTA, DIA 7

17h - QUERIDA LÉA

(Chère Léa – 2021, 90min). Direção: Jérôme Bonnell, com Grégory Montel, Grégory Gadebois, Anaïs Demoustier. Elite Filmes, 14 anos, comédia dramática.

Sinopse: Depois de uma noite de bebedeira, Jonas decide visitar sua ex-namorada Léa, por quem ainda é apaixonado. Depois de ser rejeitado, Jonas vai ao café do outro lado da rua para escrever uma última carta de amor à amada, o que acaba despertando a curiosidade do dono do café.


19h – O SEGREDO DE MADELEINE COLLINS

(Madeleine Collins – 2021, 100min). Direção: Antoine Barraud, com Virginie Efira, Quim Gutiérrez, Bruno Salomone. Synapse Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Judith leva uma vida dupla entre a Suíça e a França, com dois amantes e filhos diferentes. Em Genebra ela vive com Abdel, com quem cria uma menina; em Paris está Melvil, com quem ela tem dois meninos mais velhos. Pouco a pouco, esse frágil equilíbrio de mentiras, segredos e idas e vindas começa a se despedaçar.


SEXTA, DIA 8

17h – SENTINELA DO SUL

(Sentinelle Sud – 2021, 100min). Direção de Mathieu Gérault, com Niels Schneider, Sofian Khammes, India Hair. Bonfilm, 14 anos. Drama.

Sinopse: Após uma operação clandestina que dizimou sua unidade, o soldado Christian Lafayette está de volta à França. Enquanto tenta retomar uma vida normal, ele se envolve com o tráfico de ópio para salvar seus dois irmãos de armas sobreviventes.


19h – GOLIAS

(Goliath – 2022, 122min). Direção de Frédéric Tellier, com Gilles Lellouche, Pierre Niney, Emmanuelle Bercot. Bonfilm, 14 anos. Suspense.

Sinopse: France, professora de esportes, é uma ativista contra o uso de pesticidas. Patrick, um solitário advogado parisiense, é especialista em direito ambiental. Mathias, lobista talentoso, defende os interesses de um gigante agroquímico. Seguindo o ato radical de uma pessoa anônima, esses três destinos, que nunca deveriam ter se cruzado, se acotovelam, colidem e se inflamam. O filme foi visto por mais de 600 mil espectadores na França.


SÁBADO, DIA 9

17h – PETER VON KANT

(Peter von Kant – França, 2022, 95min. Direção de François Ozon, com Denis Ménochet, Isabelle Adjani, Khalil Ben Gharbia. Bonfilm, 16 anos, Comédia dramática.

Sinopse: Livre adaptação da peça “As Lágrimas Amargas de Petra von Kant”, do dramaturgo alemão Rainer Fassbinder, o filme substitui a protagonista por um homem igualmente manipulador: o cineasta Peter von Kant. Seu prazer na vida é humilhar os que o cercam, incluindo aí o jovem assistente Karl e Sidonie, uma grande atriz que foi sua musa por muitos anos. Tudo muda quando ele conhece Amir, um belo jovem que quer entrar para a indústria cinematográfica.


19h – UM HERÓI

(Un Héros – 2021, 130min). Direção: Asghar Farhadi, com Amir Jadidi, Mohsen Tanabandeh, Fereshteh Sadre Orafaee. California Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Rahim está na prisão devido a uma dívida que não conseguiu pagar. Durante uma licença de dois dias, ele tenta convencer o seu credor a retirar a sua queixa contra o pagamento de parte da quantia, mas as coisas não saem de acordo com o planejado. Vencedor do Grand Prix no Festival de Cannes de 2021.


DOMINGO, DIA 10

17h – ENTRE ROSAS

(La Fine Fleur – 2021, 95min). Direção: Pierre Pinaud, com Catherine Frot, Melan Omerta, Fatsah Bouyahmed. California Filmes. Livre. Comédia.

Sinopse: Eve Vernet já foi uma importante criadora de rosas. Hoje, à beira da falência, vai vender seu negócio para um poderoso concorrente. Véra, sua fiel secretária, acha que encontrou uma solução ao contratar três presidiários que tentam se reinserir na sociedade, mas que não tem nenhum conhecimento de jardinagem. Quase tudo os separa, mas eles embarcam juntos em uma aventura singular para salvar a pequena fazenda.


19h – ESPERANDO BOJANGLES

(En Attendant Bojangles – 2022, 125min). Direção de Régis Roinsard, com Romain Duris, Virginie Efira, Grégory Gadebois. California Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: O romance do casal Camille e Georges é embalado pela sua música favorita, “Mr. Bojangles”. Na casa deles, o cotidiano gira em torno de diversão, fantasia e amigos. Até que um dia, Camille embarca em uma viagem perigosa pela própria mente - e Georges e o filho do casal, Gary, precisam mantê-la segura. O roteiro é baseado no best-seller de mesmo nome do escritor Olivier Bourdeaut, que vendeu mais de 700 mil exemplares na França.


TERÇA, DIA 12

17h – UM PEQUENO GRANDE PLANO

(La Croisade – 2021, 70min). Direção de Louis Garrel, com Lionel Dray, Laetitia Casta, Joseph Engel. Synapse Filmes. Livre, comédia.

Sinopse: Abel e Marianne descobrem que seu filho de 13 anos, Joseph, está vendendo alguns objetos valiosos para financiar um projeto ecológico na África. Eles rapidamente entendem que Joseph não é o único e que existem centenas de crianças ao redor do mundo em uma missão para salvar o planeta.


19h – O ACONTECIMENTO

(L´Événement – França, 2021, 100min). Direção de Audrey Diwan, com Anamaria Vartolomei, Kacey Mottet Klein, Luàna Bajrami. Zeta Filmes, 16 anos, Drama.

Sinopse: Adaptado do romance homônimo de Annie Ernaux, o roteiro conta o drama de Anne, uma estudante promissora que engravida. O ano é 1963 e ela decide abortar, pronta para fazer qualquer coisa para se livrar do bebê e ser dona de seu próprio corpo e de seu futuro. Mas ela se envolve sozinha em uma corrida contra o tempo, desafiando a lei. Vencedor do Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Veneza em 2021.


QUARTA, DIA 13

17h - QUERIDA LÉA

(Chère Léa – 2021, 90min). Direção: Jérôme Bonnell, com Grégory Montel, Grégory Gadebois, Anaïs Demoustier. Elite Filmes, 14 anos, comédia dramática.

Sinopse: Depois de uma noite de bebedeira, Jonas decide visitar sua ex-namorada Léa, por quem ainda é apaixonado. Depois de ser rejeitado, Jonas vai ao café do outro lado da rua para escrever uma última carta de amor à amada, o que acaba despertando a curiosidade do dono do café.


19h – OS JOVENS AMANTES

(Les Jeunes Amants – 2022, 115min). Direção: Carine Tardieu, com Fanny Ardant, Melvil Poupaud, Cécile de France. Elite Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Dois amantes se reencontram no corredor de um hospital, 15 anos após o primeiro contato. Shauna tem 71 anos, enquanto Pierre tem 45. Opostos, mas hipnotizados um pelo outro, eles se reconectam, enquanto Shauna, que já é mãe, avó e viúva, quer reafirmar que ainda é uma mulher e que a diferença de idade entre eles não importa.


SALA 3 / NORBERTO LUBISCO


15h30 – CARRO REI Assista o trailer aqui.

(Brasil, 100min, 2021). Direção de Renata Pinheiro, com Luciano Pedro Jr. e Matheus Nachtergaele. Boulevard Filmes, 12 anos. Drama fantástico.

Sinopse: O jovem Uno se comunica e fala com carros desde criança. Quando uma lei coloca a empresa da família em perigo, Uno busca ajuda com o seu melhor amigo de infância: um carro. Junto com o seu tio, transforma-o no Carro Rei – um automóvel que pode falar, ouvir e até se apaixonar.

*Não haverá sessão nos dias 7(quinta) e 12(terça).


18h10 – AMIGO SECRETO Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 130min). Documentário de Maria Augusta Ramos. Vitrine Filmes, 14 anos.

Sinopse: A operação Lava Jato, reconhecida pelas denúncias de corrupção nos altos círculos do poder, foi abalada pelo vazamento de mensagens trocadas entre seus coordenadores e autoridades. O filme acompanha o trabalho investigativo de jornalistas do The Intercept Brasil e do El País Brasil durante dois anos, revelando os bastidores da cobertura.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores têm direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional.

Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

Nenhum comentário: