Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Cine Especial: No dia Das Bruxas Assista: 'Amizade Desfeita'

Sinopse: Blaire, Mitch, Jess, Adam, Ken e Val estão em uma sala de bate-papo quando são surpreendidos pela chegada de um usuário conhecido apenas como "Billie227".  

Em 2018 eu fui pego desprevenido ao assistir ao filme "Buscando", do qual contava a história de um pai desesperado procurando pela sua filha, mas toda a narrativa sendo apresentada na frente de um computador. O filme não só era criativo como também sintetiza os tempos contemporâneos em que todos nós estamos conectados de qualquer jeito. Quatro anos antes, "Amizade Desfeita" (2014) foi um dos primeiros filmes ao se apresentar com uma trama deste formato, mas moldado com ingredientes conhecidos do horror convencional.

Dirigido por Levan Gabriadze, o filme começa quando um vídeo constrangedor de Laura Barns (Heather Sossaman) cai na internet, a menina tira a própria vida no pátio da escola. Um ano depois, um grupo de seis amigos (Courtney Halverson, Shelley Hennig, Renee Olstead, William Peltz, Moses Jacob Storm e Jacob Wysocki) conversam via Skype e percebem que há uma sétima pessoa desconhecida na videoconferência, que revela ser sua ex-colega de classe, Laura, exigindo saber quem postou o vídeo que a levou à morte. Eles pensam que é uma brincadeira, mas logo descobrem que há algo estranho, já que a menina começa a revelar segredos dos amigos e os ameaça de morte.

Claro que para o cinéfilo antenado ele logo irá notar que as fórmulas de sucesso de um filme de terror estão todas lá, fazendo a gente se lembrar de obras como "Atividade Paranormal" (2007), "O Chamado" (2004) e até mesmo "Jogos Mortais" (2004). A diferença está pelo fato de que tudo o que ocorre na trama é visto pelo olhar da jovem Blair, que está conversando com os amigos, namorado, mas que surge um usuário misterioso que os provoca a participar de um jogo sádico. Tudo moldado com imagens das redes sociais que nos soa familiar, sendo que até mesmo as imagens granuladas que as vezes ocorrem nas videochamadas estão todas lá.

Se por um lado atuação dos jovens deixa um pouco a desejar, do outro, isso é proposital para nos passar algo mais cru e verossímil. Ver os personagens se interagindo na frente da tela não é muito diferente do que ocorre no nosso dia a dia, principalmente nos tempos de pandemia. A diferença, logicamente, está no fato de que algo maligno começa assombrá-los, sendo que neste último caso  Levan Gabriadze consegue com maestria obter a nossa atenção do começo ao fim da obra.

Claro que, infelizmente, a reta final traz situações que nos fazem prever como irá terminar o filme e fazendo com que isso torne o seu maior defeito. O acerto da obra como um todo fica na proeza de um projeto de orçamento barato conseguir nos proporcionar momentos de tensão e cujo o susto final, mesmo a gente já esperando por ele, se torne eficaz ao fazer a gente pular do sofá. "Amizade Desfeita" é um filme de terror criativo, ao usar um ambiente familiar nosso atual como cenário de terror e só por isso merece ser conferido. 


Onde Assistir: Google Play Filmes. 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook,  twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: