Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Cine Dica: Durante a Quarentena Assista: 'Sem Rastros'

Sinopse: Um pai e sua filha de 13 anos levam uma vida paradisíaca no enorme Forest Park, uma vasta floresta nos arredores de Portland, Oregon, até que um pequeno erro atrapalha suas vidas para sempre. 

 

No filme "Inverno da Alma" (2011) a cineasta  Debra Granik retratou uma  sociedade norte americana tentando sobreviver na realidade logo após o país entrar na crise de 2008. No filme, conhecemos então a selvageria de uma sociedade em uma situação em que perderam tudo, mas sobrevivendo com o pouco que tem para então saírem dessa vivos. Em "Sem Rastros" (2018) a cineasta novamente foca a sociedade norte americana em declínio, mas não devido a uma crise financeira, mas sim devido a insatisfação dos mesmos com a relação ao próprio sistema político cheio de regras, viciado e do qual eles desejam se tornarem libertos.  

O filme conta a história de Will (Ben Foster) e sua filha adolescente, Tom (Thomasin McKenzie), que viveram felizes e indetectados pelas autoridades durante anos em uma vasta reserva na fronteira de Portland, nos EUA. Após um encontro inesperado, eles são retirados do acampamento e colocados sob a responsabilidade do serviço social. Will e Tom tentam retornar ao mundo selvagem enquanto são forçados a lidar com desejos conflitantes. 

A premissa lembra um pouco o maravilhoso "Capitão Fantástico" (2016), porém, não há muitas informações sobre o passado dos protagonistas. Ao invés disso, há diversos elementos que fazem a gente levantar uma ideia sobre o passado de ambos e fazendo com que os não esclarecimentos sobre o que havia acontecido anteriormente acabem se tornando mero detalhe. Das poucas informações descobrimos que Will foi um soldado no passado e só com isso já levantamos uma base sobre os motivos que o levam a querer se isolar do mundo junto com a sua filha.  

Com uma bela fotografia onde em diversos momentos capita o melhor da natureza, o filme explora a relação do homem em busca de suas próprias raízes primitivas, das quais foram esquecidas devido a uma realidade cheia de regras criada pelo sistema, tanto político como capitalista, e que cabe o próprio criar o seu próprio impulso para se livrar de ambos os casos. O problema estar no fato de desvencilhar disso após tantos anos acostumados e o que acaba gerando um conflito interno entre pai e filha ao longo do percurso.  

Mesmo que o roteiro fosse falho, o que não é o caso, o filme já ganharia os nossos corações graças atuação da dupla principal. Ben Foster nos brinda com uma de suas melhores atuações na carreira, onde ele consegue passar através do seu olhar um ser humano cheio de cicatrizes internas devido a um passado que ele tenta esquecer e que para isso busca uma resposta nesta curiosa cruzada sem rumo. Porém, a jovem  Thomasin McKenzie, vista recentemente em filmes como "Jojo Rabbit", não fica muito atrás e fazendo a gente observar mais de perto a sua evolução como atriz.  

No final das contas, é um filme em sincronia com relação aos tempos atuais, onde a sociedade, tanto norte americana como as demais em diversas partes do mundo, se sente cada vez mais sufocada em um mundo cem porcento conectado, viciado pelos números do dinheiro e desejando buscar uma solução voltando para os momentos mais simples de uma vida que nos fazia mais humanos. "Sem Rastros" é a cruzada do cidadão comum em querer se desvencilhar de um sistema viciado e busca para obter assim um novo recomeço. 


Onde Assistir: Google Play Filmes. 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook,  twitter, Linkedlin e Instagram.