Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Cine Especial: No dia Das Bruxas Assista: 'Você é o Próximo'

Sinopse: Uma família aproveita uns dias de descanso em um local deserto quando homens mascarados invadem a casa com a intenção de matá-los. Mas o que os assassinos não sabem é que uma das vítimas, na verdade, é uma ameaça. 

Os assassinos mascarados, vide Jason de "Sexta-feira 13" (1980), Michael Myers de "Halloween" (1978) e passando por Leatherface do "O massacre da serra elétrica" (1974) foram os pilares do sucesso desse subgênero de terror entre os anos setenta e oitenta. Foi então que, nos anos noventa, veio "Pânico", do qual fez o subgênero retornar com força, mas logo se desgastando depois de tantos títulos vindo um atrás do outro naquele período. Já em 2011 chega "Você é o Próximo", filme que não traz nada de novo ao subgênero, mas que causou impacto aos novos olhos dessa nova geração cinéfilos.

Dirigido por Adam Wingard, que posteriormente faria "Bruxa de Blair" de (2016), o filme conta a história de Paul (Rob Moran) e Aubrey Davison (Barbara Crampton) que convidam seus filhos, já adultos, para celebrar o aniversário de casamento deles. O primeiro a chegar é Crispian (A.J. Bowen), que vai à festa ao lado da namorada Erin (Sharni Vinson), seguido pelos irmãos. A festa segue em frente, mas na hora do jantar velhas rivalidades ressurgem e criam um certo mal-estar entre os presentes. Justo quando a tensão está em seu ápice, algo quebra a janela da casa. A família é atacada por pessoas que usam máscaras de animais, instaurando o pânico naquela que deveria ser uma festa de celebração.

Na época de seu lançamento o cinema de horror era outro, principalmente após o grande sucesso que foi "Invocação do Mal" (2013). O filme causou sensação, ao ponto de obter continuações, derivados e dando revitalização sobre os filmes fantasmagóricos. O problema destes filmes foi fazer o público se acostumar com as soluções fáceis, que vai desde ao usar fórmulas de sucesso sem muita necessidade, como também o uso de muita computação gráfica que foi no caso do ruim "A Freira" (2018).

Portanto, "Você é o Próximo" chegou em um momento que o olhar do cinéfilo estava acostumado com esse cenário, mas pegando o mesmo de jeito, pois não estava acostumado a tanto sangue gore. Se a geração anos setenta e oitenta estava mais do que acostumada com isso, a geração do século vinte um sofreu grande impacto ao testemunhar tamanha violência, por vezes, realista e impactante. Se "Invocação do Mal" trouxe de volta uma época que se fazia horror sem muita violência explícita, por outro lado, Adam Wingard não freou na realização de sua obra como um todo.

O cineasta, aliás, acerta em uma direção segura, fazendo com que o suspense aumente a cada momento e fazendo do filme um verdadeiro jogo sádico. Em um determinado momento da trama, por exemplo, a caça vira o caçador e muito se deve a protagonista, interpretada muito bem por Sharni Vinson que nos surpreende em cena. O filme somente peca pelos motivos que levaram o cenário da trama se tornar um grande matadouro, pois em um determinado momento já temos uma ligeira ideia do que está acontecendo, mas nada que diminui a qualidade da obra como um todo.

Com uma ótima trilha sonora que remete aos filmes de horror dos anos oitenta, "Você é o Próximo" é um suspense de horror gore em alto estilo e que remete aos bons tempos sobre os filmes de assassinos mascarados. 

Onde Assistir: HBO


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook,  twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: