Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Cine Dica: Hacker de Michael Mann na Sessão Aurora

Neste sábado, 18 de julho, às 18h30, a Sessão Aurora apresenta na Sala P. F. Gastal o novo filme de Michael Mann, Hacker (Blackhat, 133 minutos, 2015). Após a exibição, acontece um debate com os editores do Zinematógrafo. Com projeção em blu-ray e entrada gratuita, a sessão tem apoio da distribuidora MPLC.
 
Em Hacker, Nicholas Hathaway (Chris Hemsworth) é um ex-prisioneiro gênio da informática. Liberado pela polícia para auxiliar em uma investigação, ele participa de uma emboscada a uma rede de criminosos, que o faz viajar a Chicago, Los Angeles, Hong Kong e Jacarta.
 
A exibição faz parte do ciclo Histórias do Cinema Americano, que propõe ao longo do ano uma reflexão sobre o cinema realizado nos Estados Unidos, exibindo filmes de diferentes tempos, gêneros e autores. Nesta sessão, debateremos a obra singular que Michael Mann, um dos raros artistas malditos do blockbuster, autor de Fogo Contra Fogo (1995), Colateral (2004) e Miami Vice (2006), trilhou dentro do cinema de gênero norte-americano a partir dos anos 1980, especialmente o policial e o de ação. Onde encontramos Mann, com seu uso radical da imagem digital, nas transformações desses gêneros nas últimas décadas? Existe alguma influência ou sua obra caminha cada vez mais solitária?
  
Michael Mann iniciou a carreira na década de 1970, escrevendo roteiros para a televisão, em séries como Starsky & Hutch e Bronk. A relação com a criação televisiva aumentou na década seguinte, quando assumiu a produção executiva e escreveu roteiros de importantes séries como Crime Story e Miami Vice. Foi nessa década que o diretor iniciou sua trajetória cinematográfica. Profissão: Ladrão (1981), sua estreia, já traz um olhar próprio – e terno – à figura do marginal. Sua obra segue com obras importantes como A Fortaleza Infernal (1983) e Caçador de Assassinos (1986), a primeira adaptação do livro de Thomas Harris sobre o psicopata Hannibal Lecktor. Nos anos 1990 e 2000, realizou Fogo Contra Fogo (1995), O Informante (1999), Colateral (2004) e Miami Vice (2006) um refinamento de tudo que havia trabalhado dentro do thriller e do cinema policial na década anterior. O fracasso de bilheteria dos últimos filmes, entretanto, colocou Mann em uma posição marginal dentro do cinema hollywoodiano.

SESSÃO AURORA
18/07 - 18h30
HACKER
(Blackhat, 2015, 133 minutos)
Direção: Michael Mann
Elenco:Chris Hemsworth, Tang Wei, Viola Davis, Leehom Wang
  
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133
www.salapfgastal.blogspot.com

Nenhum comentário: