Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de março de 2015

Cine Dica: Projeto Raros exibe filme cult de David Byrne

Na sexta-feira, 20 de março, às 20h, o Projeto Raros exibe na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) o filme Histórias Reais (1986), dirigido por David Byrne, o líder dos Talking Heads. Após a sessão, debate com discófilo e pesquisador Zeca Azevedo. Exibição em DVD com legendas em português. Entrada franca.
Histórias Reais é o nome do projeto multimídia concebido por David Byrne e lançado em 1986. O projeto incluiu um livro de fotografias, três álbuns musicais e um longa-metragem. De todos os produtos derivados do projeto True Stories, o mais lembrado hoje é o álbum publicado pela banda Talking Heads, da qual Byrne era o vocalista e principal compositor.
O filme Histórias Reais, por sua vez, anda esquecido. Trata-se de uma injustiça, pois o filme explora de forma inteligente o espaço entre o real e o imaginário, entre o comum e o extraordinário, para compor um retrato a um só tempo crítico e amoroso do coração dos Estados Unidos. O filme narra pequenas histórias de um grupo de habitantes de Virgil, cidadezinha ficcional localizada no Estado do Texas. Dirigido por David Byrne, True Stories procura mostrar as forças maiores (nem sempre ocultas) que agem sobre os indivíduos, mas mostra também que as pessoas levam suas vidas do seu próprio jeito, a despeito dos esforços sistêmicos de padronização de comportamento e de controle social. Histórias Reais antevê as mudanças nos modos de produção e nos estilos de vida provocadas pelo desenvolvimento tecnológico, mas sugere que mesmo em um mundo dominado pela tecnologia existe lugar para a individualidade, para a imaginação, para a magia, para o mistério.

Texto de Zeca Azevedo
  
PROJETO RAROS
HISTÓRIAS REAIS (True Stories)
Estados Unidos, 1986, 90 minutos
Elenco: David Byrne, John Goodman, Annie McEnroe, Jo Harvey Alley, Spalding Gray Exibição em DVD com legendas em português.
 
 
Sala P. F. Gastal

Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia

Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro

Fone 3289 8133

Nenhum comentário: