Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Cine Dica: LEVIATHAN NA SESSÃO PLATAFORMA



Nesta terça-feira, 12 de novembro, às 20h, acontece mais uma edição da Sessão Plataforma na Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar), com a exibição de Leviathan, documentário experimental dirigido Lucien Castaing-Taylor e Verena Paravel. A sessão custa três reais, com projeção em blu-ray. 

Nas mesmas águas de New Bedford onde o baleeiro Pequod, comandado pelo capitão Ahab, perseguiu obsessivamente Moby Dick, tem lugar esta representação inédita de Leviathan. Retratando a máquina como se tratasse um metabolismo, esta impactante obra de experimentação estética e incrível ascendência documental expõe uma visão critica sobre uma atividade primitiva do homem: a pesca. Uma dúzia de câmeras portáteis GoPro serve aos artistas, cineastas e antropólogos Lucien Castaing Taylor e Verena Parável para registrar procedimentos da pesca industrial a bordo de um barco pesqueiro. O ponto de vista, aparentemente aleatório, de câmeras instaladas no barco e acopladas na tripulação, para o acompanhamento de várias jornadas, são decisões que têm um claro objetivo de se colocar nas entranhas da besta: ângulos nervosos, inesperados, câmera na mão ou colocadas no capacete dos “pescadores” – os homens sem rosto que fumam debaixo de um forte temporal e destroçam mecanicamente suas vítimas -, do mastro e do guindaste das redes, elevado à altura das gaivotas –que fazem o papel de parasitas do mar-, bombordo e estibordo, ao ar livre, ou debaixo d´água onde a força da maré ferve de sangue e vísceras de peixes: o rastro de excrementos deixados pelo monstro em seu caminho.

_LEVIATHAN (dir: Lucien Castaing-Taylor e Verena Paravel)

- Locarno International Film Festival - World Premiere - FIPRESCI Award
- Viennale - Standard Audience Award 2012
- UNAM International Film Festival FICUNAM 2013 - Best Film
- CPH:DOX - new:vision award
- New York Film Festival – Official Selection
  

Sobre a Sessão Plataforma


Realizada mensalmente na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar), a Sessão Plataforma irá exibir filmes de produção recente, de diferentes nacionalidades, com caráter predominantemente independente e sem distribuição comercial garantida no Brasil. Com curadoria de Davi Pretto e Giovani Borba, e produção de Paola Wink, a Sessão Plataforma já tem confirmada para os próximos meses a exibição de importantes filmes que circularam nos principais festivais do mundo todo e no Brasil passaram apenas pela Mostra de Cinema de São Paulo ou pelo Festival do Rio, como Room 237, de Rodney Ascher, Bestiaire, de Denis Cotê,  The Invader, de Nicolas Provost, e Leviathan, de Lucien Castaing-Taylor e Verena Paravel. A cada sessão, a Plataforma vai anunciar o filme seguinte da programação, em um trabalho que procura difundir um novo cinema e uma busca de realizadores com outros olhares, aproximando Porto Alegre do circuito de exibição do centro do país, do qual atualmente a capital gaúcha se vê ainda muito distante. A Sessão vai produzir conteúdo sobre os filmes e os realizadores, partilhando nas redes e no seu site, entre eles, vídeos com os realizadores, artigos e entrevistas.


Me Sigam no Facebook e Twitter:

2 comentários:

bruno knott disse...

Perdi a oportunidade de ter visto este no cinema...

Marcelo Castro Moraes disse...

Se mora em porto alegre terá a chance agora.