Sinopse: Roberto Bermudez (Ricardo
Darín) é um especialista em Direito Criminal que ministra um curso bastante
reconhecido. Uma nova turma está prestes a iniciar as aulas e entre os alunos
está Gonzalo (Alberto Ammann), filho de um velho conhecido do professor.
Gonzalo trata Roberto como um verdadeiro ídolo, o que incomoda o mestre. Já com
as aulas em pleno andamento, um brutal assassinato ocorre perto da
universidade. Roberto logo demonstra interesse no caso e, ao investigar os
detalhes, passa a crer que Gonzalo seja o autor do crime e esteja desafiando-o
a um jogo de inteligência.
Que Ricardo Darin é
um ótimo ator, sendo que aqueles que assistiram Abutres, Um Conto Chinês e o "O segredo dos seus olhos" todo
mundo já sabe disso. Também não é nenhum segredo que filmes estrelados por ele
cheguem por aqui e atraindo cada vez mais atenção do cinéfilo. O ator acerta
mais o alvo do que erra pelo menos na maioria dos filmes que chegou por aqui
sempre ele nos surpreendeu.
Na sua mais nova atuação,
"Tese sobre um homicídio", é um filme policial cuja trama sempre soa
familiar, mas é graças a sua atuação que faz a diferença. Baseado em um romance de Diego Paszlowski,
"Tese sobre um homicídio" não ousa nem em seu tema e tão pouco na sua
construção, optando por uma trama linear
para atrair o publico, mesmo que apresente um ato final que deixa mais
perguntas do que respostas. Como bom
filme de investigação, apresenta sua historia, seus protagonistas e seus conflitos
interiores da maneira mais plausível possível, para então, enlaçar o cinéfilo
em uma gigante bola de neve, cheia de pistas duvidosas e um jogo de gato e rato que para o bem ou
para o mal prende a nossa atenção até o fim.
O grande problema de “Tese
sobre um homicídio" é o que citei acima, de sempre soar familiar em muitos
momentos, principalmente para o cinéfilo mais atento e que já viu tramas
policiais semelhantes. O que diferencia de outras produções, é a forma como ela
se apresenta visualmente, onde a câmera se torna o olhar do protagonista e
sempre fazendo a gente assistir através da perspectiva dele. Isso sem contar à
fotografia que remete os bons tempos do gênero noir e uma trilha sonora
caprichada que se casa muito bem em momentos de tensão.
Apesar dos pesares, é um
filme que prova que o cinema Argentino cada vez mais está querendo investir em
outros gêneros. Resta saber se sua boa fase pode ou não sobreviver sem atores
de quilate como Ricardo Darin.
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