Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Cine Especial: Filmes e Sonhos: Parte 1



Nos dias 16 e 17 de setembro eu estarei na Cinemateca Capitólio de Porto Alegre, participando do curso Cinema e Sonhos, criado pelo Cine Um e ministrado pelo Psicanalista Leonardo Della Pasqua. Enquanto os dias da atividade não chegam, estejam por aqui comigo, para mergulhar nos melhores exemplos cinematográficos e que tentam retratar um pouco esse nosso universo do sonhar.

George Méliès; o criador dos sonhos
Embora os irmãos lumiere tenham inventado o cinema (na época chamado de cinematográfico), foi pelas mãos do mágico George Méliès, o grande responsável por inserir vida a essa arte. Criador de inúmeros efeitos para os seus números de ilusionismo na França, Méliès usou todos os seus conhecimentos para elaboração de efeitos visuais e inseri-los em suas obras cinematográficas. Na maioria das tramas, os filmes pertencem ao gênero fantástico, que vão desde a viagem para o espaço, no centro da terra, descobrimentos de catacumbas e tudo aquilo que antes então só era lido em livros de ficção.
Visto hoje, os curtas ainda impressionam, não muito pelas histórias em si, mas sim pela sua criatividade visual. Méliès dizia que o cinema era uma fábrica de sonhos e talvez ele estivesse certo. Quando assistimos aos seus curtas atualmente, sentimos que eles nos passam uma aura fantástica, da qual nos vem à mente os nossos sonhos mais surrealistas. Muito de sua obra se perdeu com o tempo, mas felizmente, muitas de suas obras foram recuperadas e restauradas. Confira abaixo algumas de suas obras primas:

A Tentação de Santo Antônio (1898)
 
Viagem à Lua (1902)

A Coroação do Rei Eduardo (1902)

Le Diable Noir (1905)

As Quatrocentas Farsas do Diabo (1906)

 
Mais informações sobre o curso vocês cliquem aqui.  
     

     
Me sigam no Facebook, twitter, Google+ e instagram

Nenhum comentário: