Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Cine Dica: Proxima Sessão do Clube de Cinema de Porto Alegre - 'A Jangada de Welles'

 Segue a programação do Clube de Cinema no próximo final de semana.

SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Local: Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana

Data: 02/07/2022, sábado, às 10:15 da manhã


"A Jangada de Welles"

Brasil, 2019, 75 min, 12 anos

Direção: Firmino Holanda, Petrus Cariry

Sinopse: Há exatos 80 anos, em junho de 1942, o cineasta Orson Welles (1915 – 1985) estava no Ceará, rodando uma parte do seu documentário “It's All True”.  A partir das pesquisas de Firmino Holanda, autor do livro “Orson Welles no Ceará”, o filme mostra cenas inéditas da produção, reúne depoimentos de várias pessoas que trabalharam com Welles e trata de algumas questões históricas da época, como a morte de Manuel Jacaré, líder dos pescadores, e de como estes trabalhadores encaminharam reivindicações ao governo de Getúlio Vargas.

Atenciosamente,

Carlos Eduardo Lersch

Diretor de Programação CCPA.

 Faça parte 


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO - PROGRAMAÇÃO 30 de junho a 7 de julho de 2022

Um Corpo Que Cai
 

SESSÃO PLATAFORMA APRESENTA FILME PREMIADO EM CANNES

A terceira edição de 2022 da Sessão Plataforma apresenta no sábado, 02 de julho, às 19h, o longa-metragem Uma Noite Sem Saber Nada, da diretora indiana Payal Kapadia, premiado como Melhor Documentário do Festival de Cannes em 2021, exibido na Quinzena dos Realizadores. Todos podem pagar meia entrada (R$ 8,00) na sessão.

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/5166/sessao-plataforma-uma-noite-sem-saber-nada/


MONSTROS S. A. NA SESSÃO VAGALUME

A Sessão Vagalume está de volta com títulos que prometem reunir pais e filhos no cinema. A abertura dessa nova temporada irá exibir Monstros S.A., um clássico da Pixar Studios. As sessões na versão dublada serão nos dias 2 e 3 de julho, sábado e domingo, às 15h, na Cinemateca Capitólio. Antes das projeções, haverá visitas guiadas pelo prédio histórico a partir das 14h30min. Os ingressos custam apenas R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada). 

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/5178/sessao-vagalume-monstros-s-a/


HOMENAGEM A CARLOS REICHENBACH

Na terça-feira, 05 de julho, às 19h30, a Cinemateca Capitólio apresenta uma sessão especial de encerramento da mostra Os Destinos de Zurlini com exibição em 35mm de Dois Córregos, um dos filmes mais zurlinianos do mais zurliniano dos diretores brasileiros, Carlos Reichenbach. Com apoio da Cinemateca do MAM e da produtora Dezenove Filmes, a sessão celebra o legado de Reichenbach na ocasião dos dez anos de sua morte. Após a exibição, haverá um debate com o pesquisador, montador e professor Milton do Prado, o crítico e programador Marcus Mello, e o crítico e curador Rubens Frabricio Anzolin. Entrada franca.

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/5181/dois-corregos-verdades-submersas-no-tempo-debate/


CINEMA DE CHRIS MARKER EM EXIBIÇÃO

De 28 de junho a 10 de julho, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra Cinema Chris Marker, com sete obras do realizador francês, incluindo marcos do filme ensaio como Carta da Sibéria, La Jetée, O Fundo do Ar é Vermelho e Sem Sol. A programação da mostra também propõe um diálogo do cinema de Marker com quatro filmes de outros realizadores: Aelita, a Rainha de Marte, de Yakov Protazanov, Paris 1900, de Nicole Vedrès, A Lenda dos Beijos Perdidos, de Vincente Minnelli, e Um Corpo que Cai, de Alfred Hitchcock. O valor do ingresso é R$ 10,00.

A mostra Cinema Chris Marker tem o apoio da Cinemateca da Embaixada da França e do Institut Français. Mais informações:  http://www.capitolio.org.br/novidades/5154/cinema-chris-marker/


GRADE DE HORÁRIOS

30 de junho a 7 de julho de 2022


30 de junho (quinta)

15h - Vive-se uma Só Vez

17h – A Sexta Fase do Pentágono + La Jetée

19h – Um Corpo que Cai


1º de julho (sexta)

15h – O Fundo do Ar é Vermelho

18h – Paris 1900

19h30 – Aelita, a Rainha de Marte


2 de julho (sábado)

15h – Sessão Vagalume: Monstros S. A.

17h – Sem Sol

19h – Sessão Plataforma: Uma Noite Sem Saber Nada


3 de julho (domingo)

15h – Sessão Vagalume: Monstros S. A.

17h – O Fundo do Ar é Vermelho


5 de julho (terça)

15h – Sem Sol

17h – Um Corpo que Cai

19h - Dois Córregos + debate

 

6 de julho (quarta)

15h – Carta da Sibéria

17h – Level Five

19h – Paris 1900

 Faça parte:

Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS 30 DE JUNHO A 06 DE JULHO

 ESTREIAS:

    Carro Rei. 

CARRO REI

Brasil / 2021 / ficção / 97min.

Direção: Renata Pinheiro

Sinopse: Uno tem um dom fantástico: ele consegue se comunicar com carros. Quando uma nova lei proíbe a circulação de carros velhos, e coloca a empresa de táxi do seu pai em perigo, o rapaz busca orientação com seu melhor amigo de infância, um carro de inteligência extraordinária. Junto com seu tio, um mecânico inventivo, eles armam um plano para burlar a lei, transformando carros velhos em “novos”. O carro renasce e seu nome é Carro Rei - um carro que pode falar, pode ouvir, pode até se apaixonar. Um carro que tem planos para todos. Elenco Principal: Matheus Nachtergaele, Luciano Pedro Jr, Jules Elting, Clara Pinheiro, AdélioLima, Ane Oliva


SEGUINDO TODOS OS PROTOCOLOS

Comédia / Ficção / 2021 / Brasil / 74 min.

Direção: Fábio Leal

Sinopse: Após ficar 10 meses sozinho em quarentena, Francisco quer transar.

Elenco:  Fábio Leal, Paulo César Freire, Marcus Curvelo, Lucas Drummond, Vitória Liz, Bruce de Araújo


CONTINUAÇÃO:


AMIGO SECRETO

Brasil I DocumentárioI 2022 I 128min

Direção: Maria Augusta Ramos

Sinopse: Em 2019, a entrada do ex-juiz Sergio Moro no governo Bolsonaro e o vazamento de  mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades abalam a  credibilidade da Operação Lava Jato. Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a  ameaçar a sua democracia.


HORÁRIOS DE 30/6 a 06/7:

Não há sessões nas segundas feiras

Dias 30/6, 01, 02, 03, 05 e 06/7:


15h : SEGUINDO TODOS OS PROTOCOLOS

16h30 : AMIGO SECRETO

19h: CARRO REI


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.

Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. 


CINEBANCÁRIOS

Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email: cinebancarios@sindbancarios.org.br

terça-feira, 28 de junho de 2022

Cine Dica: CINEMA/SESSÃO VAGALUME: Clássico da Pixar, "Monstros S.A" na Cinemateca Capitólio

MONSTROS S.A.

- Lançado em 2001, clássico da Pixar Studios possui uma legião de fãs entre crianças e adultos. Sessões marcam a abertura da nova temporada do projeto Sessão Vagalume.

QUANDO: 02 e 03/07, sábado e domingo, às 15h. Visitas guiadas a partir das 14h30min. 

ONDE: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico, Porto Alegre)

QUANTO: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada) - pagamento em dinheiro e pix, a bilheteria abre uma hora antes das sessões. 

DESCONTOS: meia-entrada para municipários e aplicação de todos os descontos previstos em lei (pessoas com mais de 60 anos com carteira de identidade; pessoas com deficiência e um acompanhante, mediante cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da pessoa com deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS); jovens de baixa renda com comprovante ID e doadores de sangue com carteira de comprovação).


CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: livre

VERSÃO EXIBIDA: dublada

DURAÇÃO: 92min

IMAGENS EM VÍDEO DO FILME: https://www.youtube.com/watch?v=REebpipin2E


A Sessão Vagalume está de volta com títulos que prometem reunir pais e filhos no cinema. A abertura dessa nova temporada irá exibir Monstros S.A., um clássico da Pixar Studios. As sessões na versão dublada serão nos dias dois e três de julho, sábado e domingo, às 15h, na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico, Porto Alegre). Antes das projeções, haverá visitas guiadas pelo prédio histórico a partir das 14h30min. Os ingressos populares custam apenas R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada). 

Lançado em 2001 e dirigido por Pete Docter, o longa-metragem tem como protagonista Boo, uma menina que vai parar por engano no mundo dos monstros, onde há uma fábrica de sustos. Um lugar desconhecido e repleto de criaturas assustadoras. Lá, ela vai encontrar o mais horripilante de todos, um gigante de pelos azuis e chifres. Nesse universo paralelo, é ele quem vai se tornar o protetor da garotinha. 

Como já é tradição, o público do projeto poderá conhecer os bastidores da cinemateca antes do início do filme. No roteiro, estão incluídas a biblioteca, a área do acervo e sala de projeção. Será possível ver de perto os rolos de filme em película. Tecnologia que foi substituída pelo cinema digital. As visitas guiadas têm lotação máxima de 20 pessoas por dia com distribuição de senhas a partir das 14h. 

A Sessão Vagalume é uma iniciativa do Programa de Alfabetização Audiovisual e oferece um circuito alternativo de cinema infantojuvenil. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.capitolio.org.br ou pelas redes sociais do projeto (Facebook e Instagram - @alfabetizacaoaudiovisual). 


SINOPSE: Monstros S.A. é a maior fábrica de sustos existente. Localizada em uma dimensão paralela, a fábrica constrói portais que levam os monstros para os quartos das crianças, onde eles poderão lhes dar sustos e gerar a fonte de energia necessária para a sobrevivência da fábrica. Entre todos os monstros que lá trabalham, o mais assustador de todos é James P. Sullivan (John Goodman), um grande e intimidador monstro de pelos azul e chifres, que é chamado de Sully por seus amigos. Seu assistente é Mike Wazowski (Billy Crystal), um pequeno ser de um olho só com quem tem por missão assustar as crianças, que são consideradas tóxicas pelos monstros e cujo contato com eles seria catastrófico para seu mundo. Porém, ao visitar o mundo dos humanos a trabalho, Mike e Sully conhecem a garota Boo (Mary Gibbs), que acaba sem querer indo parar no mundo dos monstros.


INFORMAÇÕES TÉCNICAS: 

Monstros S. A., de Pete Docter, David Silverman e Lee Unkrich (2001, Estados Unidos, 92 minutos). Elenco: John Goodman, Billy Crystal, Pete Docter, Bob Peterson, Steve Buscemi e Bonnie Hunt. 


O PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO AUDIVISUAL:

Desde 2008, o Programa de Alfabetização Audiovisual objetiva qualificar as relações entre cinema e educação, promovendo atividades de exibição de filmes a estudantes e professores, ações de formação docente, além de assessorias a escolas, publicações de livros, seminários e workshops. São 14 anos de história desenvolvendo ações com a metodologia de acesso, que começou na Sala P.F. Gastal, na Usina do Gasômetro, e atualmente se desenvolve na Cinemateca Capitólio, ampliando a experiência de cinema para estudantes e educadores das redes públicas de ensino em Porto Alegre com atividades gratuitas. O projeto é uma ação realizada em parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através da Faculdade de Educação, com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Cultura - Cinemateca Capitólio. 


Assessor de Imprensa:

Léo Sant´Anna

(21) 97613.4462 ou (21) 3988.0561

leosantanna@hotmail.com

Cine Dica: Uma Noite Sem Saber Nada na Sessão Plataforma

 FILME-ENSAIO POLÍTICO INDIANO NA SESSÃO PLATAFORMA

A terceira edição de 2022 da Sessão Plataforma apresenta no sábado, 02 de julho, às 19h, o longa-metragem Uma Noite Sem Saber Nada, da diretora indiana Payal Kapadia, premiado como Melhor Documentário do Festival de Cannes em 2021, exibido na Quinzena dos Realizadores. Todos podem pagar meia entrada (R$ 8,00) na sessão.

No filme, a estudante de cinema L. redige cartas para seu amante ausente, enquanto mudanças radicais ocorrem ao seu redor na Índia contemporânea. A diretora constrói um imersivo filme-ensaio com diferentes materiais, onde se encontram realidade, ficção, memórias e fantasias. Um fascinante testamento sobre a inseparabilidade da vida, cinema, política e sonhos.

"Um grande filme de amor e de revolta." Libération, França.

Sessão Plataforma retorna sua programação em 2022 ressaltando a importância da experiência imersiva do cinema como potência e transformação coletiva. Atenta aos desafios do circuito de salas comerciais e da força dos serviços de streaming após a pandemia, o objetivo da sessão é proporcionar uma oportunidade única de assistir na telona da Cinemateca Capitólio renomados e impactantes filmes internacionais recentes sem distribuição garantida nos cinemas brasileiros, incluindo também importantes obras lançadas apenas em serviços de streaming.


Serviço:

Uma Noite Sem Saber Nada

(A Night of Knowing Nothing)

Índia/França, 2021, 99 minutos, DCP

Direção: Payal Kapadia

Essa sessão contou com o apoio de Olhar de Cinema

Exibição única no sábado, 02/07 às 19h na Cinemateca Capitólio.

Todos podem pagar meia na sessão (R$ 8,00).

Sessão Plataforma tem curadoria e produção de Davi Pretto e Paola Wink, realizada em parceria com a Coordenação de Cinema e Video da Prefeitura de Porto Alegre. Entre 2013 e 2016, a Plataforma apresentou, em sessões programadas na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, filmes inéditos na cidade, de diversas nacionalidades, sem distribuição garantida no Brasil. Foram apresentados filmes de realizadores como Pedro Costa, Pascale Ferran, Mati Diop, Nadav Lapid, Jem Cohen, Miguel Gomes, Dominga Sotomayor, Sergei Loznitsa, Corneliu Porumboiu, Apichatpong Weerasethakul, entre muitos outros.

 Faça parte do Clube de Cinema de Porto Alegre.  

Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: Cinema universitário recebe sessão de “O Monstro da Lagoa Negra” e outras atrações.

No dia 30 de junho, quinta-feira, às 19h, a Sala Redenção apresenta uma sessão do filme “O Monstro da Lagoa Negra”, em parceria com a DarkSide Books. A exibição do clássico do cinema norte-americano de terror dos anos 1950 comemora o lançamento do livro “A Dama e a Criatura”, escrito por Mallory O’Meara. 

Confira a programação completa no site oficial clicando aqui. 

 Faça parte do Clube de Cinema de Porto Alegre.  

Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

domingo, 26 de junho de 2022

Cine Especial: Próximo Cine Debate - 'O Violino do Meu Pai'

Sinopse: Unidos pela dor e pelo amor à música, uma menina órfã e seu tio, um violinista amargo, têm suas vidas transformadas. 

Raramente o grande público assistia ao cinema turco, mas isso começou a mudar graças ao advento do streaming. Porém, não quer dizer que abrindo o leque que seremos brindados com ótimos títulos, muito embora alguns mereçam destaque pelos seus esforços. "O Violino do Meu Pai" (2022) é um daqueles casos que transitam pelo previsível por elementos que nos faça emocionar mesmo quando fomos persuadidos a sentir isso.

Dirigido pela cineasta Andaç Haznedaroğlu, acompanhamos a história de Ali Riza, um violinista de rua que vive com sua filha de 8 anos, Ozlem, e se apresenta com sua pequena banda para sobreviver. Mas logo Ali é diagnosticado com uma doença terminal. Ele esconde sua crise de saúde da filha e visita seu irmão mais novo, Mehmet Mahir, que fugiu para a Itália durante a infância e voltou ao seu país como um renomado violinista. Após a morte de Ali, seu irmão acaba adotando a sobrinha, mesmo contra a sua vontade, mas que logo irá se criar uma relação forte entre eles.

Por mais que se esforce, Andaç Haznedaroğlu não é uma diretora de grande calibre, sendo que a sua direção é econômica e quase nada nela se destaca. Ao menos os momentos em que o violino revela sua magia através de sua música é o que torna a sua direção um pouco significativa, principalmente em uma edição quase frenética e de acordo com o ritmo das notas. O problema principal do "Violino do Meu Pai" esteja em sua previsibilidade, principalmente por já sabemos como a trama começa e como ela termina.

Tio e sobrinha se conhecem através da morte de Ali e tudo é construído de uma forma que o espectador fique emocionado, mas somente é obtido porque o realizador nos força para que sintamos isso. Pegamos como exemplo o reencontro dos irmãos depois de vários anos, pois a partir do momento que Mehmet dá as costas ao irmão imediatamente começa a chover, sendo um artificio para que a cena se torne mais melancólica, mas que não nos provoca um apelo emocional necessário. O filme somente ganha certo contorno quando começa a relação entre sobrinha e tio, mas essa construção não soa muito original, sendo que lembra até mesmo de títulos clássicos como "O Garoto" (1921) e "A Malandrinha" (1991).

Ao menos, o elenco central se esforça em cena, principalmente atriz mirim que faz a pequena Ozlem que nos conquista graças a sua energia em cena em momentos que se exige bastante dela. Sua presença colabora para momentos que soam um pouco que dispensáveis, como a relação desgastada do casal central e que somente serve para que o tio tenha consciência dos caminhos errados que está trilhando em sua vida. A relação com a sobrinha, portanto, serve de trampolim para ele obter novos rumos, mesmo quando tudo foi forçado para chegar neste ponto.

"O Violino do Meu Pai" é um pequeno drama que poderia soar melhor, mas vale a uma conferida em uma tarde de domingo parada. 

Onde Assistir: Netflix. 

 Joga no Google e me acha aqui:  

Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.