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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Cine Especial: Próximo Cine Debate: 'A GAROTA DINAMARQUESA'

                                              Participem do debate sobre o filme na próxima quarta-feira. 

"A Garota Dinamarquesa"

Sinopse: O pintor dinamarquês Einar Mogens Wegener (Eddie Redmayne) é casado com Gerda (Alicia Vikander) e sempre se identificou com o universo feminino, mesmo de forma velada. Mas seu instinto fala mais alto e ele decide fazer uma cirurgia de mudança de sexo. Einar passa a usar o nome Lili Elbe e entra para história como a primeira pessoa a se submeter a esse tipo de procedimento.

Subestimei Eddie Redmayne quando eu o vi pela primeira vez em Sete Dias com Marilyn, pois a sua atuação era opaca perante o talento de Michelle Williams que interpretada um ícone imortal naquele filme. Porém, tive que engolir as minhas próprias palavras quando vi o mesmo jovem ator no filme A Teoria de Tudo e cuja sua interpretação extraordinária lhe garantiu o seu primeiro Oscar na carreira. Tudo é questão de oportunidade para determinados atores mostrarem o seu verdadeiro talento e não me admira que Eddie Redmayne venha a ganhar o seu segundo Oscar consecutivo pelo filme A Garota Dinamarquesa.

Baseado em fatos verídicos, Redmayne interpreta o bem sucedido pintor Finar Mogens que, casado com a também pintora Gerda (Alicia Vikander), ambos possui uma vida corriqueira pelo mundo das artes. Porém, quando Gerda pede ao seu marido posar com um vestido, Finar imediatamente começa a ter prazer em se vestir como mulher. Não demora muito para descobrimos de que se trata de outro lado do pintor que estava adormecido há muito tempo e que agora despertou.

Confira a minha crítica completa da época clicando aqui. 

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sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Cine Dica: Em Cartaz: 'O Homem Que Vendeu Sua Pele'

Sinopse: Sam Ali (Yahya Mahayni), um jovem e impulsivo sírio que deixou seu país, pelo Líbano, para escapar da guerra. Almejando viajar para a Europa e viver com o amor de sua vida, ele aceita ter suas costas tatuadas por um dos artistas contemporâneos. 

Recentemente foi debatido em uma live em que eu participo sobre o filme "O Tigre Branco" (2021), do qual vemos um protagonista humilde da Índia se transformar radicalmente para sobreviver ao sistema capitalista do mundo. Nos últimos tempos o cinema vem nos brindado cada vez mais com protagonistas que, ou desafiam o sistema, ou se entregam a ele para sobreviver em tempos em que a complexidade da realidade é tanta que se torna uma causa perdida para tentar entende-la. "O Homem Que Vendeu Sua Pele" (2019) talvez venha a ser o ápice sobre tempos de hoje em que o cidadão comum acaba se vendendo em uma situação absurda, porém, não muito distante da nossa própria realidade.

Dirigido por  Kaouther Ben Hania, "O Homem que Vendeu sua Pele" é a história de Sam Ali (Yahya Mahayni), um jovem e impulsivo sírio que deixou seu país, pelo Líbano, para escapar da guerra. Almejando viajar para a Europa e viver com o amor de sua vida, ele aceita ter suas costas tatuadas por um dos artistas contemporâneos mais cultuados do mundo, transformando seu próprio corpo em uma linda e prestigiosa obra de arte.

O filme em si é uma crítica ácida sobre o olhar que o restante do mundo tem com relação aos países da Ásia Ocidental, sendo que os mesmos sabem que há uma guerra civil ocorrendo na Síria, mas que trata os refugiados como gado para serem remodelados de acordo com os seus propósitos. Ao vermos o protagonista tentando se encaixar em uma sociedade cheia de regras movidas pelas cifras, logo percebemos que ele não excitará em se vender ao artista para se tornar uma obra de arte viva, nem que para isso possa lhe custar a sua própria alma. Aliás, as exposições em que o protagonista se submete me fizeram relembrar de uma cena crucial de "The Square - A Arte da Discórdia" (2018), sendo que ambos os filmes usam da arte uma forma para revelar o melhor e o pior lado do ser humano presente.

Kaouther Ben Hania, por sua vez, procura nos passar um tom quase animalesco da sociedade ocidental, da qual a mesma parece não temer mais em esconder que se vendeu aos números e fazendo do próximo um instrumento para arrecadar fundos. Por outro lado, o personagem Sam Ali desafia os seus limites na situação em que ele se encontra, ao ponto que o lado sarcástico efloresce nele aos poucos e rende situações imprevisíveis: a cena em que ele testa a perspectiva do ocidente com relação aos países da Ásia Ocidental é desde já um dos melhores momentos do cinema deste ano.

Na reta final, o filme se encaminha para uma espécie de dois finais distintos um do outro, como se fosse uma forma de agradar diferentes gostos. Se por um lado achamos em um primeiro momento que a trama terminará de uma maneira trágica, porém, realista, eis que os minutos finais o realizador nos prega uma espécie de grande pegadinha cinematográfica. Porém, se em um primeiro momento sentimos que os minutos finais traem a proposta principal da história, eis que os créditos de encerramento nos revelam algo interessante e fazendo a gente refletir o quanto esse mundo real é absurdo e na maioria das vezes mais imprevisível do que qualquer outra ficção que nós prestigiamos.

"O Homem Que Vendeu Sua Pele" nos coloca frente a frente a ideia de que nós somos peças de museu do sistema capitalista e cujo os engravatados nos compram para saciar os seus desejos absurdos.    


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Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (14/10/21)

 O Último Duelo

Sinopse: É uma história sobre o duelo entre o cavaleiro Jean de Carrouges e o escudeiro Jaques Le Gris, acusado de ter violado a esposa do cavaleiro. A luta, estabelecida pelo próprio rei da França, Carlos VI, marca o grande drama de vingança e crime do século XIV, que tem a esperança de ser resolvido somente após o combate. Baseado no romance homônimo de Eric Jager.



Uma Janela Para o Mar

Sinopse: Diante de notícias ruins, María (Emma Suárez), uma espanhola de 55 anos, decide viajar para a Grécia com as amigas mais próximas, contra o conselho do filho e dos médicos. Esta decisão espontânea a leva à ilha de Nisyros, um pequeno refúgio de paz e calma que imediatamente a faz se sentir em casa. Enquanto explora a bela ilha e mergulha em seus tesouros escondidos, ela conhece Stefanos (Akilas Karazisis) e se apaixona pelo mundo de possibilidades que lhe é apresentado.


Seus Olhos Dizem

Sinopse: Em Seus Olhos Dizem, Akari (Yuriko Yoshitaka) sofreu um trágico acidente que a deixou cega, mas ela tem vontade de viver todos os dias. Ela também perdeu sua família, mas conhece Rui, ex-kickboxer e começam a conversar. Uma coisa leva a outra e ambos começam a gostar um do outro. Porém Rui está mais conectada a ela do que imagina e ele precisa consertar isso.


Amarração do Amor

Sinopse: Apaixonados, Lucas e Bebel decidem oficializar a união. Mal sabem eles que a religião vai ser um ponto de discórdia entre suas respectivas famílias. Enquanto o pai da noiva, Samuel, luta para fortalecer as tradições judaicas dentro de casa; Regina, mãe de Lucas, se esforça para que seu filho leve para sua futura família as tradições da umbanda.


 Halloween Kills - o Terror Continua

Sinopse: A saga de Michael Myers e Laurie Strode continua no próximo capítulo emocionante da série de Halloween.



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quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 14 A 20 DE OUTUBRO DE 2021 na Cinemateca Paulo Amorim

 ESTAMOS PEDINDO O COMPROVANTE DE VACINAÇÃO!

SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

Cidadão Kane


SALA 1 / PAULO AMORIM


15h30 – CIDADÃOS DO MUNDO 

(Lontano, Lontano - Itália, 2021, 90min). Direção de Gianni di Gregorio, com Ennio Fantastichini, Gianni Di Gregorio, Giorgio Colangeli. Imovision, 12 anos.

Sinopse: Três velhos amigos que moram em Roma decidem mudar de vida quando percebem que suas aposentadorias (em euro) não pagam as contas do dia a dia. Cada um acrescenta suas histórias e vivências à esta epopeia: o Professor é um homem culto que ensinou latim a vida inteira, Giorgetto é tão pobre que divide o banheiro com um imigrante, enquanto o conversador Attilio tenta ganhar a vida vendendo antiguidades. O plano dos três é viajar para as ilhas dos Açores, mas percebem o quanto é difícil dar adeus às suas lembranças e seu cotidiano.


*NÃO HAVERÁ SESSÃO NO DIA 17 (DOMINGO).


17h30 – A CANDIDATA PERFEITA

(The Perfect Candidate - Alemanha/Arábia Saudita, 2020, 105min) Direção de Haifaa Al Mansour, com Mila Alzahrani, Dae Al Hilali, Nourah Al Awad. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Primeira mulher a dirigir um longa na Arábia Saudita (foi "O Sonho de Wadja", em 2012), a diretora Haifaa Al Mansour coloca seu foco agora na resiliência feminina. A protagonista do título é Maryam, uma jovem médica que todos os dias precisa provar para os homens que é competente. Movida pelo desejo de melhorar a comunidade onde vive, ela resolve se candidatar ao cargo de secretária municipal – mesmo sabendo que o respeito à cultura e as tradições religiosas vem antes de qualquer projeto pessoal.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


14h30 – SUK SUK – UM AMOR EM SEGREDO 

(Suk Suk - China, 2020, 95min). Direção de Ray Yeung, com Tai-Bo, Ben Yuen, Lo Chun Yip. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Pak é um motorista de táxi de 70 anos de idade que vive com sua esposa e acompanha a chegada dos netos. Hoi, da mesma idade, é divorciado e mora na casa do filho. Os dois homens nunca assumiram sua homossexualidade, mas agora, quando se apaixonam, eles contemplam um possível futuro juntos. O filme integrou a mostra Panorama do Festival de Berlim.


16h30 – DNA 

(ADN - França, 2020, 90min). Direção de Maïwenn, com Louis Garrel, Fanny Ardant, Maïwenn, Marine Vacth. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: A morte do velho patriarca Emir Fellah é um pretexto para o encontro de suas filhas, netos e bisnetos. Em especial para a neta Neige, que sempre admirou e respeitou o avô e pouco sabe sobre suas origens argelinas. A partir dos pequenos conflitos que surgem neste momento, Neige resolve mergulhar na história de sua família, conhecer o passado do avô – que buscou exílio na França aos 22 anos – e questionar, ela própria, suas verdadeiras origens.


18h30 – ARANHA

(Araña – Chile/Argentina/Brasil, 2019, 105min). Direção de Andrés Wood, com María Valverde, Gabriel Urzúa, Pedro Fontaine. Pandora Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Às vésperas do golpe militar no Chile, em 1973, os estudantes Inés, Justo e Gerardo integravam o grupo de extrema direita Patria y Partido, cujo símbolo lembrava uma aranha. Quarenta anos depois, na Santiago dos dias atuais, Gerardo está de volta ao país e sustenta o mesmo pensamento fascista e xenófobo de antigamente. O que quase ninguém sabe é que, na juventude, ele tinha um caso com Inés - ao mesmo tempo em que ela namorava Justo. Hoje rica e poderosa, Inés não quer que alguns segredos do passado venham à tona. O filme foi indicado pelo Chile à disputa pelo Oscar de filme estrangeiro.


*NÃO HAVERÁ SESSÃO NO DIA 20 (QUARTA).

SESSÕES ESPECIAIS DA SEMANA


Sessão do ciclo Clássicos na Cinemateca – 35 anos.


DIA 17 DE OUTUBRO ÀS 15h

CIDADÃO KANE

(EUA, 1941, 120min). Direção de Orson Welles, com Orson Welles, Joseph Cotton, Dorothy Comingore.

Sinopse: Considerado um dos melhores filmes da história do cinema, o roteiro premiado com o Oscar acompanha a trajetória de Charles Kane, menino pobre que se transformou num magnata das comunicações.


Sessão do ciclo “O que é o Cinema Gaúcho?”


DIA 20 DE OUTUBRO ÀS 19h

DEBORAH! O ATO DA CASA

(Brasil, 2020, 95min). Documentário de Luiz Alberto Cassol, com Deborah Finocchiaro.

Sinopse: A partir da sua casa, durante a pandemia da Covid 19, a atriz gaúcha Deborah Finocchiaro fala sobre seus principais trabalhos, sobre a arte como resistência e muitas questões femininas.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores tem direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional.

Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

Blog: https://cinematecapauloamorim.wordpress.com/

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Cine Dica: Jean-Paul Belmondo está entre nós

 HOMENAGEM A JEAN-PAUL BELMONDO NA CINEMATECA CAPITÓLIO

Entre os dias 14 e 20 de outubro, a Cinemateca Capitólio celebra o legado de Jean-Paul Belmondo, um dos maiores atores da história do cinema, morto no início de setembro, aos 88 anos. Ao longo da semana, serão exibidas duas obras marcantes protagonizadas pelo ator francês na década de 1960: O Homem do Rio, de Philippe de Broca, e O Demônio das Onze Horas, de Jean-Luc Godard.

A programação tem o apoio da Cinemateca da Embaixada da França, do Institut Français e da Aliança Francesa de Porto Alegre.

O valor do ingresso é R$ 10,00.

Para a retomada da programação presencial, uma série de adaptações para a utilização do espaço foram implementadas, desde entrada e saída do público, o estabelecimento de limite de espectadores por sessão (teto de 36% de ocupação), distanciamento entre os presentes, sendo bloqueados os assentos demarcados, além do uso obrigatório de máscara durante toda a sessão e o incentivo à higienização constante das mãos. É obrigatória a apresentação de Comprovante de Vacinação Oficial (CONECTE SUS) de acordo com calendário de vacinação estadual para público e trabalhadores de cinemas do Rio Grande do Sul.

Confira a programação completa no site oficial da Cinemateca Capitólio clicando aqui. 

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Cine Dica: Streaming: 'Anônimo'

Sinopse: Mansell é um pacato pai e marido que sempre arca com as injustiças da vida, sem revidar. Quando dois ladrões ele se revela alguém que estava adormecido.  

Como todo o gênero cinematográfico que se preze, os filmes de ação foram aproveitados e reaproveitados a exaustão durante as décadas de oitenta e noventa, ao ponto que a fórmula do exército de um homem só acabou com o tempo se tornando uma grande piada. Porém, os três filmes de "John Wick", protagonizados pelo astro Keanu Reeves, deram uma revitalizada ao gênero e provando que ainda é possível ressuscitar um defunto no universo cinematográfico. "Anônimo" (2021) pega carona do sucesso estrelado pelo eterno Neo, mas tendo personalidade própria e nos surpreendendo com um humor ácido e alinhado com um balé de pura violência.

Dirigido por Llya Naishuller, o filme conta a história de Hutch Mansell (Bob Odenkirk), um pacato pai e marido que sempre arca com as injustiças da vida, sem revidar. Quando dois ladrões invadem sua casa, Hutch se recusa a defender a si mesmo e sua família na esperança de evitar qualquer violência, desapontando seus familiares com sua passividade. As consequências do incidente acabam despertando uma raiva latente em Hutch, desencadeando instintos adormecidos e impulsionando-o em um caminho brutal que irá trazer à tona segredos sombrios e habilidades letais.

É engraçado que o filme começa de forma mansa, porém, muito artística. Para retratar a vida monótona do nosso protagonista, nós é apresentado uma edição de cenas frenéticas, onde sempre testemunhamos os fazeres repetitivos do mesmo e fazendo a gente se perguntar quando ele irá explodir. Quando ocorre o assalto dentro da casa achamos que ação irá começar, mas ao invés disso ele freia perante um cenário que poderia terminar em pura violência. A situação realmente engrena quando ele tenta reaver um objeto precioso da filha que ele acha que foi roubado pelos ladrões e é aí que adentramos em um caminho sem volta.

É preciso destacar que esse tipo de filme somente funciona quando o cineasta quer fazer da ação uma arte visual, ao ponto das balas em câmera lenta atingindo os corpos dos vilões pareça tudo cartunesco, como se estivéssemos assistindo um desenho japonês violento e com cores vermelhas vibrantes. Se a história não é original, ao menos, o protagonista dá um show e isso graças ao desempenho de Bob Odenkirk. Astro das séries "Breaking Bad" e "Better Call Saul", Bob Odenkirk parece que finalmente quer desvencilhar do seu personagem Saul que o consagrou e provar que pode topar qualquer outro tipo de papel, até mesmo aqui como protagonista de um filme de ação.

É claro que o filme não foge de certos clichês do cinemão hollywoodiano, como no caso, por exemplo, da teimosia de sempre colocar Russos como vilões. Porém, é um filme que em alguns pontos da trama não se pode levar a sério em hipótese alguma, principalmente quando entra em cena o pai do protagonista, interpretado pelo veterano Christopher Lloyd e sendo que o mesmo é protagonista de uma das maiores piadas da história. Mas é exatamente isso que o filme é, uma grande piada dentro do gênero de ação, mas feita com gosto e se ainda há dúvida com relação a isso aguardem para a cena de maior pancadaria dentro de um ônibus.

"Anônimo" pega carona do sucesso "John Wick", mas tendo alma própria, com muita munição e disparando sem dó. 



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segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Cine Dica: Streaming: 'What If...?'

Sinopse: Reimagine os maiores eventos do universo Marvel e pondere as realidades que poderiam nascer. 

A fase atual da Marvel nos cinemas e nas séries de tv pelo Disney+ é explorar a possibilidade de novas realidades e assim nos apresentar tramas que possam um dia não possuir mais ligação alguma com a linha temporal atualmente. Na série "Loki", por exemplo, é revelado que há diversas linhas temporais e sendo que uma seria o suficiente para desencadear situações irreversíveis. "What If...?" (2021) não somente explora o multiverso em diversas formas, como também a possibilidade de que isso possa desencadear um caminho sem volta.

No total de nove capítulos, cada trama é apresentada através das palavras do Vigia, entidade cósmica destinada a somente a observar e jamais interferir nas diversas realidades que nos é apresentado. Conhecemos assim realidades em que não há um Capitão América, mas sim uma Capitã Carter, ou então a possibilidade de nunca ter havido Vingadores, ou de um Doutor Estranho ter sucumbido ao lado sombrio dos seus próprios poderes.

Unindo animação tradicional com a computação gráfica, as tramas em alguns momentos parecem serem tiradas diretamente das HQ, já que elas são movimentadas, cheias de ação, mas não se esquecendo de uma melhor apresentação dos seus personagens principais. Por serem de diversas realidades diferentes uma da outra os roteiristas tiveram a liberdade para fazer o que bem entender em alguns capítulos e com isso liberando os seus lados mais criativos. Não deixa de ser interessante, por exemplo, a nova origem do príncipe  T'Challa e que nesta nova linha do tempo ele acaba sendo o Senhor das Estrelas.

Infelizmente o projeto não escapou da realização de episódios que acabaram se tornando dispensáveis, como aquele em que todos do universo Marvel se tornaram zumbis, ou daquele protagonizado por Thor e do qual é uma piada pronta do começo ao seu final.  Porém, quando os realizadores tomaram coragem de quebrar as suas próprias regras realizaram alguns capítulos surpreendentes como aquele protagonizado pelo Doutor Estranho e que posso afirmar com a total segurança que é um dos momentos mais corajosos do universo Marvel. É uma pena portanto que essa coragem não se estenda até o final dessa temporada, mas ao menos o vilão Ultron ganhou um tratamento muito melhor do que foi visto no segundo filme dos Vingadores.

Embora com os seus defeitos visíveis "What If...?" é uma prova que o universo Marvel abriu o seu leque para o multiverso e que agora dificilmente será fechado. 

Onde Assistir: Disney+

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