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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Cine Especial: Clube de Cinema de Porto Alegre - 'Retrato de Uma Jovem em Chamas'

Sinopse: Marianne (Noémie Merlant) é uma jovem pintora que recebe a tarefa de pintar um retrato de Héloïse (Adèle Haenel) para seu casamento sem que ela saiba.  

Recentemente ocorreu neste mês de janeiro na Cinemateca Capitólio de Porto Alegre o curso "Cinema e Pintura" e ministrado pelo jornalista Milton Prado. Durante atividade, além do ministrante explicar a ligação profunda entre as duas artes, explicou que o cinema já existia muitos séculos antes da sua criação em 1985. Através dos desenhos antigos das cavernas, por exemplo, temos os primeiros indícios da história sendo contada, mesmo quando ela ainda não havia adquirido o seu movimento que seria visto posteriormente nas telas do cinema.
A pintura nada mais é do que uma representação de uma época, ou até mesmo do estado de espirito que se encontrava o artista. Através de pequenos detalhes, por exemplo, constatamos que há sempre um simbolismo escondido e do qual representa algum significado. "Retrato de Uma Jovem em Chamas" não somente fala de uma delicada história de amor, como também é uma pequena e bela homenagem as artes simbólicas e cheias de significados para serem analisados.
Dirigido pela cineasta Céline Sciamma, do filme "Tomboy" (2011), a trama se passa na França do século XVIII. Marianne (Noémie Merlant) é uma jovem pintora que recebe a tarefa de pintar um retrato de Héloïse (Adèle Haenel) para seu casamento sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo conforme os últimos dias de liberdade dela antes do iminente casamento se veem prestes a acabar.
Além de belas cenas onde testemunhamos a construção de determinadas pinturas, a cineasta Céline Sciamma constrói o nascimento da relação das duas protagonistas de forma gradual, sem pressa e fazendo com que a gente desfrute de cada detalhes, na maioria das vezes, bem interessantes. A princípio há um jogo entre as duas, onde os olhares falam mais do que as próprias palavras ditas e fazendo com que fiquemos ansiosos para o que acontecerá logo em seguida. Tanto Noémie Merlant como Adèle Haenel estão ótimas em seus respectivos papeis, onde suas expressões, gestos e olhares sintetizam todos os sentimentos em ebulição que vai acontecendo no decorrer dessa história de amor.
Além de testemunharmos as pinturas sendo construídas em cada detalhe, a fotografia do filme é mais uma pincelada de gênio criada pela cineasta e que torna a sessão ainda mais prazerosa. As cores dos ambientes, por exemplo, representam o estado de espirito das personagens e fazendo a gente adentrar pelos seus mais profundos sentimentos: a cena em que vemos as protagonistas, além de outras várias mulheres cantando em volta de uma chama, sintetiza muito bem esse meu pensamento com relação a fotografia.
Acima de tudo, o filme fala sobre a união entre as mulheres em tempos mais conservadores, onde as opções durante a vida eram limitadas, mas que viviam umas com as outras em harmonia. Não deixa de ser singelo, por exemplo, as cenas em que as duas, além de uma empregada em cena, se ajudam nos afazeres e desfrutam de momentos descontraídos que aqueles tempos ofereciam. São momentos gostosos de serem assistidos e fazendo a gente lamentar quando o filme chega em sua reta final.
Falando nisso, o ato final é poderoso pelos seus simbolismos que, embora pequenos, carregam toda uma história da qual foi vivida. Entre as lagrimas e promessas ficam as lembranças, das quais algumas são representadas por uma pintura, e outras pelos olhares cheios de lagrimas. Pode não ter um final feliz que a maioria deseja, mas que também simboliza a dura realidade das paixões verdadeiras.
"Retrato de Uma Jovem em Chamas" é sobre o começo e o fim de uma surpreendente história de amor e da união de mulheres que fazem a diferença quando estão unidas perante uma realidade não muito acolhedora. 

NOTA: Filme exibido no último sábado (18/01/20) para os associados do Clube de Cinema de Porto Alegre. 

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Cine Dica: Denis Côté, Matilda e Adoniran Barbosa (23 a 29 de janeiro)

SUSPENSE CANADENSE EM CARTAZ ADONIRAN BARBOSA EM DEBATE MATILDA NA SESSÃO VAGALUME
ANTOLOGIA DA CIDADE FANTASMA

Na quinta-feira, 23 de janeiro, o suspense canadense Antologia da Cidade Fantasma, de Denis Côté, entra em cartaz na Cinemateca Capitólio. O Farol, Bellatrix e Synonymes seguem em exibição até o dia 29 de janeiro. Nos dias 25 e 26 de janeiro, sempre às 16h, a Sessão Vagalume exibe Matilda, de Danny DeVito, um marco do cinema infanto-juvenil dos anos 1990. Na terça-feira, 28 de janeiro, às 19h30, o diretor Pedro Serrano participa de uma sessão comentada do longa-metragem Adoniran – Meu Nome É João Rubinato, documentário sobre vida e obra do sambista Adoniran Barbosa, um dos nomes mais importantes da história da música.

INGRESSOS (meia entrada para estudantes e idosos)
Antologia da Cidade Fantasma – R$ 16,00
Synonymes – R$ 16,00
O Farol – R$ 16,00
Bellatrix – R$ 16,00
Adoniran – R$ 16,00
Matilda – R$ 10,00

FILMES   

ANTOLOGIA DA CIDADE FANTASMA
(Répertoire Des Villes Disparues)
Canadá, 2019, 97 minutos, DCP
Direção: Denis Côté
Distribuição: Zeta Filmes

Simon Dubé morre em um acidente de carro em Irénée-les-Neiges, cidade pequena e isolada com uma população de 215 habitantes. Os moradores atordoados mostram-se relutantes em discutir as circunstâncias da tragédia. Daquele momento em diante, tanto para a família Dubé quanto para várias outras pessoas, tais como a prefeita Smallwood, o tempo parece perder todo o sentido e os dias se arrastam sem fim. Algo desce lentamente sobre a região. Nesse período de luto e nessa neblina, estranhos começam a aparecer. Quem são eles? O que está acontecendo?

MATILDA
Estados Unidos, 1996, 98 minutos, HD
Direção: Danny DeVito
Exibição dublada
 Matilda é a garotinha esperta e inteligente que gosta de ler e estudar. Os pais, entretanto, não percebem isso e a colocam num colégio infernal. Lá ela descobre que tem poderes mágicos e assim vai poder acertar as contas com todos, inclusive a cruel diretora da escola.

ADONIRAN, MEU NOME É JOÃO RUBINATO
Brasil, 2018, 92 minutos, DCP
Direção: Pedro Serrano
O filme oferece acessibilidade CineAssista
Distribuição: Pandora Filmes
Adoniran Barbosa, autor de sucessos como "Trem das Onze" e "Saudosa Maloca", carrega o título de maior sambista paulista de todos os tempos. A cidade de São Paulo era a personagem principal de suas canções e radionovelas. Através de imagens de arquivos raras e nunca vistas antes, o compositor e cantor paulistano, que faleceu em 1982, é redescoberto pelo público.

GRADE DE HORÁRIOS
23 a 29 de janeiro de 2020

23 de janeiro (quinta-feira)
14h – O Farol
16h – Bellatrix
18h – Synonymes
20h10 – Antologia da Cidade Fantasma

24 de janeiro (sexta-feira)
14h – O Farol
16h – Antologia da Cidade Fantasma
18h – Synonymes
20h – Satyricon de Fellini + debate

25 de janeiro (sábado)
14h – O Farol
16h – Sessão Vagalume: Matilda
18h – Synonymes
20h10 – Antologia da Cidade Fantasma

26 de janeiro (domingo)
14h – O Farol
16h – Sessão Vagalume: Matilda
18h – Synonymes
20h10 – Antologia da Cidade Fantasma

28 de janeiro (terça-feira)
14h – O Farol
16h – Bellatrix
17h – Synonymes
19h30 – Adoniran – Meu Nome é João Rubinato + debate

29 de janeiro (quarta-feira)
14h – O Farol
16h – Bellatrix
18h – Synonymes
20h10 – Antologia da Cidade Fantasma

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Cine Dica: FRAPA 2020 abre inscrições

Registros a preços promocionais podem ser feitos até o dia 5 de março

Press release - Estão abertas as inscrições para o 8º FRAPA - Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre. Considerado o maior evento voltado ao roteiro de cinema e TV da América Latina, o festival acontece de 14 a 17 de julho na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre (RS). Desde 2013, o FRAPA reúne na capital gaúcha roteiristas de todo o país e convidados internacionais para atividades que incluem rodadas de negócios, debates, workshops, master classes, estudos de caso e pitchings, além de concursos de roteiro, laboratório FRAPA[LAB] e mostra de curtas. Realização da Coelho Voador e Epifania Filmes, tem direção de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller. Inscrições, valores e maiores informações estão no site https://frapa.art.br/. Preços promocionais até o dia 5 de março. Vagas limitadas.
Nesta edição, a CCMQ centralizará todas as atividades do festival, além de oferecer mais espaços de convivência entre os frapeiros. Serão dois teatros, três salas de cinema, um auditório, além de salas adicionais e um espaço para as rodadas de negócios. A segunda edição do FRAPA[LAB] também é um destaque do ano. O laboratório cresceu e acontecerá durante cinco dias, com coprodução do Projeto Paradiso, em duas salas exclusivas. Assim, todos os doze finalistas das duas categorias do concurso de roteiros (seis de longa-metragem e seis de piloto de série) terão o direito de participar do laboratório e receberão consultoria especial de profissionais convidados do mercado audiovisual brasileiro e do exterior. 

Pacotes
Duas opções de pacotes são oferecidas para o festival: o FRAPA Completo e o FRAPA Básico. O primeiro permite o acesso do participante às mesas de debate, workshops, master class, estudos de caso, pitchings, e a inscrição de um roteiro de longa ou piloto de série no respectivo concurso e até três projetos nas rodadas de negócios. O valor é de R$ 450,00 até o dia 5 de março (ou R$ 550,00 após a data). O pacote simples dá direito ao acesso como espectador às atividades da modalidade anterior. O FRAPA Básico tem o valor de R$ 350,00 até 5 de março (ou R$ 450,00 após a data).

Inscrições Avulsas
O concurso de roteiro - para trabalhos avulsos não produzidos de longa ou piloto de série - tem o valor por projeto de R$ 70,00 até 5 de março (R$ 100,00 após). As inscrições encerram-se no dia 16 de março. Os roteiros inscritos devem ter no máximo 121 páginas para longas e 61 para pilotos e estar em formato PDF. As rodadas de negócios custam R$ 70,00 por projeto, sem alteração de valores até o fim das inscrições, que acontecem de 2 de março a 6 de abril. O registro de filmes para a seleção da mostra competitiva de curtas custa R$ 25,00 até o final das inscrições no dia 30 de março. As produções devem ter até 30 minutos.

Prêmios
Em mais uma parceria com o Projeto Paradiso, os roteiristas vencedores de cada categoria do concurso ganharão também uma assinatura anual "All Access" e um curso do Sundance Collab, estimado no valor de mil dólares, que pode ser trocado por prêmio equivalente em valor a ser investido em formação ou consultoria. Além disso, como nas edições anteriores, as premiações para os vencedores dos concursos do FRAPA incluem valores em dinheiro, bolsa para curso de roteiro na Academia Internacional de Cinema (AIC) e licenças do software Final Draft 11.

Serviço
Inscrições FRAPA 2020 - preços promocionais até 5 de março.
Regulamentos e inscrições em https://frapa.art.br
Associados da ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas) tem 15% de desconto para todas as inscrições.

Pacotes
• FRAPA Completo (R$ 450,00 até 5 de março | R$ 550,00 após 5 de março)
Acesso à programação completa do festival (mesas de debate, workshops, master class, estudos de caso, pitchings) + inscrição de um roteiro no Concurso de Longa-Metragem ou Piloto de Série + inscrição de três projetos na Rodada de Negócios;
• FRAPA Básico (R$ 350,00 até 5 de março | R$ 450,00 após 5 de março)
Acesso à programação completa do festival (mesas de debate, workshops, master class, estudos de caso e pitchings).

Inscrições Avulsas
•  Concurso de Roteiro de Longa-Metragem ou Piloto de Série - R$ 70,00 por projeto até 5 de março | R$ 100,00 após 5 de março (inscrições abertas até 16 de março);
• Rodada de Negócios - R$ 70,00 por projeto (inscrições abertas de 2 de março a 6 de abril);
• Mostra Competitiva de Curtas - R$ 25,00 por projeto (inscrições abertas até 30 de março).

Sobre o FRAPA
O Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre é o primeiro e maior evento inteiramente voltado ao roteiro de cinema e televisão na América Latina. Inspirado em festivais do gênero consagrados no exterior, o FRAPA acontece de maneira ininterrupta desde 2013. Durante quatro dias por ano, profissionais de todo o continente se reúnem para trocas de experiência e networking. Além de apostar na qualificação profissional de roteiristas e dar visibilidade a projetos, o FRAPA é uma rara oportunidade para que criadores se aproximem de canais, produtoras e distribuidoras. A atração já trouxe à capital gaúcha nomes como James V. Hart ("Drácula de Bram Stoker"), Miguel Machalski ("América"), Carolina Kotscho ("2 Filhos de Francisco"), Braulio Mantovani ("Tropa de Elite"), Antonia Pellegrino ("Primavera das Mulheres"), Krishna Mahon ("Um contra todos"), Luiz Bolognesi ("Uma História de Amor e Fúria"), entre outros. Netflix, Fox, Amazon Prime Video, O2 Filmes, RT Features, Globo Filmes e Conspiração Filmes foram algum dos players que já participaram do FRAPA.  

Isidoro B. Guggiana
Assessoria de Imprensa
T 55 51 9 9923 4383
isidoro.guggiana@gmail.com

sábado, 18 de janeiro de 2020

Cine Dica: Sessão de AMARCORD lembra o centenário de Fellini: DOMINGO 19 janeiro


A Cinemateca Paulo Amorim comemora o centenário do cineasta italiano Federico Fellini com uma Sessão Cineclube Especial da comédia “Amarcord” (1973). A exibição será neste domingo (dia 19), às 19h, na Sala Paulo Amorim, seguida de debate com a jornalista e crítica Fatimarlei Lunardelli. O ingresso custa R$ 5,00.
Além da parceria do Clube de Cinema de Porto Alegre, o debate e a sessão na Cinemateca Paulo Amorim têm o apoio da Federação Internacional de Cineclubes - FICC, por meio do cineasta e cineclubista gaúcho Luiz Alberto Cassol. A entidade organizará várias atividades durante todo o ano, em diferentes países, para celebrar o centenário de nascimento de Fellini.
Um dos grandes mestres da história do cinema, Federico Fellini nasceu em Rimini, em 20 de janeiro de 1920. Sua filmografia, que combina episódios históricos, lembranças pessoais e fantasia, reúne títulos memoráveis como “A Doce Vida” (1960), “Noites de Cabíria” (1957) ou “Ensaio de Orquestra” (1978). A comédia “Amarcord” é mais um filme que se destaca nesta relação, oferecendo o olhar do garoto Tito (Bruno Zanin) sobre as suas relações familiares e a sociedade italiana da década de 1930, quando o fascismo era a ordem dominante.


Mônica Kanitz  - jornalista (MTb. 8103)
Programação e divulgação da Cinemateca Paulo Amorim
Rua dos Andradas, 736 - Porto Alegre
Fones (51) 3226-5787 - (51) 99972-9096

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Cine Dica: Em Cartaz: ‘Entre Facas e Segredos’ - Agatha Christie eternamente

Sinopse: O renomado romancista Harlan Thrombey (Christopher Plummer) é encontrado morto logo após seu aniversário de 85 anos. O inquisitivo e charmoso detetive Benoit Blanc (Daniel Craig) é recrutado para investigar. 

A nova versão de "Assassinato no Expresso do Oriente" (2017) serviu para a nova geração conhecer melhor a enigmática de muitas histórias investigativas que foram criadas pela mente de Agatha Christie. Claro que, logicamente, não demoraria muito para alguém, ao menos, se inspirar no universo da escritora e criando algo de novo para as novas plateias. "Entre Facas e Segredos" é uma obra que se inspira na obra da escritora como um todo, mas tendo a sua identidade própria.
Dirigido por  Rian Johnson, do filme "Star Wars - Os Últimos Jedi" (2017), o filme se passa em uma enigmática mansão, onde após comemorar 85 anos de idade, o famoso escritor de histórias policiais Harlan Thrombey (Christopher Plummer) é encontrado morto dentro de sua propriedade. Logo, o detetive Benoit Blanc (Daniel Craig) é contratado para investigar o caso. Durante a investigação, e descobre que, entre os funcionários misteriosos e a família conflituosa de Harlan, todos podem ser considerados suspeitos do crime.
Embora seja uma trama investigativa, não espere por algo pesado vindo do gênero, mas sim um filme divertido e até mesmo surpreendente. Ao começar pelo seu visual, que remete aos bons filmes de suspense de antigamente, onde o cenário da casa onde acontece os principais eventos da trama acaba se tornando também uma peça importante no seu devido tempo. Curiosamente, o humor transita entre o sombrio e o pastelão e fazendo o filme parecer, ao menos, incomum.
Curiosamente, o filme lembra até mesmo a visão autoral dos irmãos Coen, ou as pinceladas bem ao estilo Wes Anderson, mas Rian Johnson fala por si e principalmente graças ao seu elenco escolhido a dedo. Interpretados por ilustres conhecidos, cada personagem possui uma ligação intima com a vítima e que fará com que cada um tenha uma ambiguidade em que nos faça desconfiar em tudo que se passe na tela. Atenção para atuação de James Lee Curtis, cuja a personalidade de sua personagem nos surpreende, principalmente em um momento crucial onde se é revelado os últimos desejos do morto.
Mas o filme pertence mesmo ao astro Daniel Graig, pois quando entra sempre em cena ele coloca o filme no seu bolso. Reconhecido pelo mundo todo como 007, Graig cria aqui para o seu personagem uma excentricidade contagiante e diferente do convencional para heróis detetivescos como ele. Porém, vale destacar a interpretação de Cris Evans como filho rebelde da família e cuja a sua atuação se distancia e muito do seu Capitão América.
O ato final revela momentos até mesmo imprevisíveis, mesmo quando as diversas camadas dessa cebola confundem a gente. Ao meu ver, os roteiristas talvez tenham exagerado na dose para homenagear Agatha Christie, mas felizmente isso é contornado graças a uma edição ligeira e do bom empenho do elenco em cena. Pode até não ser um novo "Assassinato no Expresso do Oriente", mas também não faz feio e respeita a obra da escritora como um todo.
"Entre Facas e Segredos" é um delicioso filme investigativo, onde descobrir quem é o principal criminoso da trama acaba se tornando em uma sedutora montanha russa. 


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quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Cine Dica: Estreias do Final de Semana (16/01/2020)

'O  Escândalo' 

Sinopse: O gigante do telejornalismo e antigo CEO da Fox News, Roger Ailes, tem seu poder questionado e sua carreira derrubada quando um grupo de mulheres o acusam de assédio sexual no ambiente de trabalho.


'Instinto'

Sinopse:  A psicóloga Nicoline começa a trabalhar numa instituição penal. Lá ela conhece Idris, homem inteligente com um distúrbio de personalidade antissocial e narcisista, que cometeu vários crimes sexuais graves. 


'Jumanji: Próxima Fase' 

Sinopse: Desejando revisitar o mundo de Jumanji, Spencer decide consertar o jogo de videogame que permite que os jogadores sejam transportados para esse mundo mágico e selvagem.

'O Despertar das Formigas'

Sinopse:  Isabel é uma boa mãe, esposa e nora. Quando sua família começa a pressioná-la a ter outro filho, terá que enfrentar a si mesma, seu ambiente e sua família.

'Os Miseráveis' 

Sinopse: O policial Stéphane acaba de se mudar para Montfermeil e se juntar ao esquadrão anticrime. Colocado no mesmo time de Chris e Gwada, cujos métodos são pouco convencionais, ele logo se vê envolvido na tensão entre as diferentes gangues do local.


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Cine Dica: Curso de Férias - Crítica de Cinema

 

 

Apresentação
 
Historicamente, a crítica de cinema se consolidou em duas instâncias: o jornalismo e a pesquisa acadêmica. As naturezas convergentes desses dois polos permitem pensá-la como algo único, mas sem deixar de lado suas particularidades.
 
No ambiente contemporâneo, em que o jornalismo passa por reformulações de discursos e práticas, em grande parte motivados pela mudança de suportes e mídias, essas particularidades parecem se acentuar. Contudo, paradoxalmente, surgem novos pontos de convergência: o crescimento exponencial da produção provoca uma necessidade de seleção prévia de filmes, tendências e movimentos escolhidos para serem objetos da crítica, o que resulta em olhares de perspectiva semelhantes, necessariamente distanciados, seja na crítica de imprensa ou na academia.



Objetivos
 
O Curso de Férias A CRÍTICA DE CINEMA HOJE, ministrado por Daniel Feix, a partir da análise de trechos de artigos publicados, pretende observar como a crítica se estrutura na contemporaneidade, tendo como referenciais, ainda, os estudos do norte-americano David Bordwell (teórico e historiador do cinema) e o pensamento do crítico francês Jean-Michel Frodon. Em sua recente passagem por Porto Alegre, no seminário “O Estado da Crítica” (realizado pela ACCIRS e Unisinos) Frondon defendeu que o texto crítico possui um estatuto próprio, cuja potência advém da sua própria forma.


 


Curso de Férias

A Crítica de Cinema Hoje
de Daniel Feix

 

Datas
25 e 26 / Janeiro (sábado e domingo)

Horário
14h às 17h

Local
Cinemateca Capitólio / Sala Décio Andriotti
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Porto Alegre - RS)


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PROMOÇÃO COMBO
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da programação de Férias 2020


a) 1 Curso de Férias: R$ 80,00
b) 2 Cursos de Férias: R$ 70,00 (p/ curso)
c) 3 Cursos de Férias: R$ 60,00 (p/ curso)


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INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES
http://cinemacineum.blogspot.com/