Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Cine Dica: Em Cartaz: ‘Entre Facas e Segredos’ - Agatha Christie eternamente

Sinopse: O renomado romancista Harlan Thrombey (Christopher Plummer) é encontrado morto logo após seu aniversário de 85 anos. O inquisitivo e charmoso detetive Benoit Blanc (Daniel Craig) é recrutado para investigar. 

A nova versão de "Assassinato no Expresso do Oriente" (2017) serviu para a nova geração conhecer melhor a enigmática de muitas histórias investigativas que foram criadas pela mente de Agatha Christie. Claro que, logicamente, não demoraria muito para alguém, ao menos, se inspirar no universo da escritora e criando algo de novo para as novas plateias. "Entre Facas e Segredos" é uma obra que se inspira na obra da escritora como um todo, mas tendo a sua identidade própria.
Dirigido por  Rian Johnson, do filme "Star Wars - Os Últimos Jedi" (2017), o filme se passa em uma enigmática mansão, onde após comemorar 85 anos de idade, o famoso escritor de histórias policiais Harlan Thrombey (Christopher Plummer) é encontrado morto dentro de sua propriedade. Logo, o detetive Benoit Blanc (Daniel Craig) é contratado para investigar o caso. Durante a investigação, e descobre que, entre os funcionários misteriosos e a família conflituosa de Harlan, todos podem ser considerados suspeitos do crime.
Embora seja uma trama investigativa, não espere por algo pesado vindo do gênero, mas sim um filme divertido e até mesmo surpreendente. Ao começar pelo seu visual, que remete aos bons filmes de suspense de antigamente, onde o cenário da casa onde acontece os principais eventos da trama acaba se tornando também uma peça importante no seu devido tempo. Curiosamente, o humor transita entre o sombrio e o pastelão e fazendo o filme parecer, ao menos, incomum.
Curiosamente, o filme lembra até mesmo a visão autoral dos irmãos Coen, ou as pinceladas bem ao estilo Wes Anderson, mas Rian Johnson fala por si e principalmente graças ao seu elenco escolhido a dedo. Interpretados por ilustres conhecidos, cada personagem possui uma ligação intima com a vítima e que fará com que cada um tenha uma ambiguidade em que nos faça desconfiar em tudo que se passe na tela. Atenção para atuação de James Lee Curtis, cuja a personalidade de sua personagem nos surpreende, principalmente em um momento crucial onde se é revelado os últimos desejos do morto.
Mas o filme pertence mesmo ao astro Daniel Graig, pois quando entra sempre em cena ele coloca o filme no seu bolso. Reconhecido pelo mundo todo como 007, Graig cria aqui para o seu personagem uma excentricidade contagiante e diferente do convencional para heróis detetivescos como ele. Porém, vale destacar a interpretação de Cris Evans como filho rebelde da família e cuja a sua atuação se distancia e muito do seu Capitão América.
O ato final revela momentos até mesmo imprevisíveis, mesmo quando as diversas camadas dessa cebola confundem a gente. Ao meu ver, os roteiristas talvez tenham exagerado na dose para homenagear Agatha Christie, mas felizmente isso é contornado graças a uma edição ligeira e do bom empenho do elenco em cena. Pode até não ser um novo "Assassinato no Expresso do Oriente", mas também não faz feio e respeita a obra da escritora como um todo.
"Entre Facas e Segredos" é um delicioso filme investigativo, onde descobrir quem é o principal criminoso da trama acaba se tornando em uma sedutora montanha russa. 


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook,  twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: