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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 7 de junho de 2011

Cine Dicas: Em Cartaz: Cabeça a Prêmio

Sinopse: Miro (Fúlvio Stefanini) e Abílio (Otávio Muller) são irmãos e prósperos pecuaristas do centro-oeste brasileiro. Simultaneamente, controlam uma pequena rede de negócios ilícitos. Miro possui forte ligação afetiva com sua família, em especial a esposa Jussara (Ana Braga) e a filha Elaine (Alice Braga). Abílio discorda do modo como o irmão conduz seus negócios e acompanha, de longe, o envolvimento da sobrinha com o piloto Dênis (Daniel Hendler). A revelação deste romance e as investidas de Abílio contra Dênis mudam completamente o panorama familiar.
Produzir um gênero diferente no Brasil é sempre complicado, mas não impossível. O que falta talvez seja um interesse maior dos produtores e mais vontade dos criadores (autores) em explorar outros gêneros, tão conhecidos  do cinema americano e saber misturá-los nas características do cinema brasileiro. Dirigindo esse filme, Marcos Rica chegou perto de fazer um genuíno filme noir brasileiro com todos os elementos que o gênero possui como traições, mulheres sedutoras, ambição, desmoralização e busca pela redenção.
Ao criar dois núcleos de historia e uni-los em um único, enxergamos esses elementos e que culmina no fato dos protagonistas buscarem um sentido na vida ou até mesmo a redenção impossível e perdida. Esse ultimo alias muito bem retratado no personagem de Eduardo Moscovis que durante todo o filme enfrenta seus demônios interiores e somente estará livre deles quando se confrontar com os protagonistas do outro núcleo da trama. Até lá, o ritmo é lento, mas pode muito bem ser assistido sem cair no aborrecimento.
Com um final que deixa a historia em aberto, mas que continua na mente do espectador, Cabeça a Prêmio é um pequeno exemplo de filme brasileiro que foge do convencional. O que funcionou neste e outros como Cheiro no Ralo, pode muito bem funcionar em futuros projetos. Basta um pouco de coragem e persistência.

Em Cartaz no Cinebancários:    Rua General Câmara, 424 - Centro, Porto Alegre.  

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Cine Dicas: Em Cartaz: X-MEN: PRIMEIRA CLASSE

SURPRESAS E REFLEXÕES NA MAIS NOVA AVENTURA MUTANTE PARA O CINEMA
Sinopse: 'X-Men: Primeira Classe' conta a história do épico início da saga dos X-Men e revela a história secreta de famosos eventos globais. Antes dos mutantes se revelarem ao mundo, e antes de Charles Xavier e Erik Lensherr assumirem os nomes de Professor X e Magneto, havia dois jovens descobrindo seus poderes. Nada de arqui-inimigos: naquela época, eles eram amigos íntimos e trabalhavam junto com outros mutantes (algo familiar, algo novo) para deter o Armagedom. Nesse processo, uma grave desavença aconteceu, dando origem à eterna guerra entre a Irmandade de Magneto e os X-Men do Professor X.
Depois do encerramento da trilogia e de um filme meia boca estrelado por Wolverine, ficava meio difícil imaginar que algo sairia de bom nesse novo filme dos heróis mutantes. Mas a FOX acerta a mão às vezes e por conta disso, chamou novamente Brian Singer para colocar ordem na casa, mas dessa vez com produtor. A direção ficou por conta Matthew Vaughn do elogiado Kiss Kass: Quebrando Tudo e só pelo fato de já ter uma adaptação de HQ no currículo e por ter injetado algo de novo no gênero, poderia se esperar algo de diferente nesta nova aventura e é exatamente isso que acontece.
Contando o passado de alguns dos principais heróis do universo X, o filme soube explorar ainda mais os conflitos e os dramas que esses personagens sofrem no seu dia a dia por serem diferentes e isso é muito bem retratado em Mistica (Jennifer Lawrence sensacional) e Fera (Nicholas Hoult), que são um bom exemplo de personagens que podem muito bem serem melhores trabalhados, diferente do que aconteceu na trilogia anterior.
Novamente com um pé no mundo real, o filme soube misturar ficção com fatos verídicos como no caso dos eventos que por pouco não desencadeou a 3ª Guerra Mundial nos anos 60. O roteiro enlaça fatos reais com fictícios de uma forma tão redondinha que ficamos imaginando o que outros eventos eles poderiam inventar para que os personagens pudessem se aventurar. Para os fãs das HQ, o filme é um prato cheio, principalmente por resgatar alguns personagens antigos que até a pouco tempo pareciam ser impossíveis de ser adaptados para o cinema, como no caso de Banshee (Caleb Landry Jones) um personagem que sempre achei meia boca nas HQ, mas que no filme foi muito bem adaptado e fez lembrar os momentos da  HQ da era de ouro dos x-men como a historia clássica do grupo contra uma ilha viva.
Mas o que faz desse filme especial é o fato de novamente a trama centralizar na amizade (e desavenças) do Professor x e Magneto, desta vez interpretados por James McAvoy (Procurado) e Michael Fassbender (Bastardos Inglórios). Ambos possuem desempenhos excepcionais, principalmente Fassbender que transmite todo o ódio e desejo de vingança que o personagem sente por ter perdido tudo na vida e mesmo caindo para o lado sombrio da força, nos o compreendemos e não rotulamos como vilão, apesar de questionarmos suas ações e decepcionando seu até então melhor amigo. Não posso deixar de mencionar o desempenho de Kevin Bacon como o grande vilão do filme Sebastian Shaw. Fugindo do típico personagem megalomaníaco, Bacon se sai bem como um vilão sem escrúpulos e que não mede esforços para conseguir seus objetivos (a cena onde ele é responsável por despertar os poderes de Eric é fantástica e angustiante).
Com um ótimo entrosamento entre o drama e ação, e com um ato final que culmina como o nascimento da maneira que conhecemos Xavier e Magneto, X-Men: Primeira Classe foi um exemplo de filme para não ser subestimado. Não confie em cartaz e trailers, só saberemos mesmo do resultado final de um filme ao vermos na telona, ou seja, não julgue o livro pela capa. E que venham mais aventuras e conflitos internos desses grandes personagens.

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segunda-feira, 6 de junho de 2011

Cine Especial: STANLEY KUBRICK: Parte 2

LARANJA MECÂNICA
Sinopse: No futuro, Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele usado em experimento destinado a refrear os impulsos destrutivos, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.
Baseado no romance de Anthony Burgees desenvolve-se em clima opressivo, com direção segura, num dos melhores momentos da carreira de Kubrick. A montagem com esplêndido aproveitamento da musica de Beethoven, Elgar Rossini, cria uma espécie de coreografia da violência, apresentada com estilo raras vezes visto no cinema.
Malcolm McDowell apresenta aqui o melhor desempenho de sua vida e que jamais se repetiu, pois dificilmente faria algo similar ou que superasse o que fez na obra de Kubrick. Seu papel foi tão marcante que serviu de base para outros inúmeros atores que posteriormente se inspiraram em seu desempenho, como no caso Heath Ledger ao fazer seu Coringa em Cavaleiro Das Trevas.

Curiosidades: Stanley Kubrick certa vez declarou que, se não pudesse contar com Malcolm McDowell, provavelmente não teria feito Laranja Mecânica;
Stanley Kubrick propositalmente cometeu alguns erros de continuidade em Laranja Mecânica. Os pratos em cima da mesa trocam de posição e o nível de vinho nas garrafas muda em diversas tomadas, com a intenção de causar desorientação ao espectador;

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sexta-feira, 3 de junho de 2011

Cine Especial: STANLEY KUBRICK: Parte 1

2001 - Uma Odisséia no Espaço

Sinopse: Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.
Pela espantosa perfeição dos seus efeitos especiais, esse filme revolucionou o gênero da ficção cientifica e ganhou um merecido Oscar de efeitos visuais. Baseado no conto The Sentinel, de Artur C, Clarke, com roteiro do autor e diretor. Na trilha musical, um esplendoroso aproveitamento da Valsa No Belo Danúbio Azul, de Johann Zaratustra, de Richard Strauss. Teve uma continuação interessante, mas bastante inferior se comparado a essa obra prima. Numa espécie de tentativa de hollywood em tentar explicar o inexplicavel, principalmente devido ao ato final, inigmatico e surpreendente.

Curiosidade:- Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke desenvolveram simultaneamente a história de 2001 - Uma Odisséia no Espaço. Enquanto Kubrick trabalhava em cima do roteiro, Clarke escrevia o livro, com ambos trocando idéias e opiniões durante o trabalho. Era inclusive intenção de Clarke, ao lançar o livro, colocar Stanley Kubrick como co-autor da história, mas o diretor não autorizou a utilização de seu nome.

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Cine Dicas: Estréias do final de semana (03 06 11)

E ai pessoal. Apesar de o tempo estar marcando gelo no RS, estarei passeando entre as salas da capital gaucha. Dentre as estréias devo destacar o elogiado X-men: Primeira Classe, filme que estava botando pouca fé, mas pelo visto esta se tornando a mais nova surpresa da temporada.
Estarei também no Cine bancários para prestigiar o filme brasileiro Cabeça a Prêmio, filme que já havia passado por nosso circuito, mas rapidamente. Desta vez, consegue mais nova chance.
Lembrando que logo mais, aqui no meu blog, estarei fazendo minhas criticas sobre cada filme do mestre Stanley Kubrick, já que nos dias 11 e 12 de Junho estarei participando de um curso sobre a carreira desse grande cineasta que faz falta hoje em dia. Portanto, eu falando um pouco sobre filme dele será uma espécie de aquecimento para esses dois grandes dias.

Confiram as estréias:

X-MEN: PRIMEIRA CLASSE
Sinopse: O Filme conta a história do épico início da saga dos X-Men e revela a história secreta de famosos eventos globais. Antes dos mutantes se revelarem ao mundo e antes de Charles Xavier e Erik Lensherr assumirem os nomes de Professor X e Magneto havia dois jovens descobrindo seus poderes. Nada de arqui-inimigos: naquela época eles eram amigos íntimos e trabalhavam junto com outros mutantes (algo familiar algo novo) para deter o Armagedom. Nesse processo uma grave desavença aconteceu dando origem à eterna guerra entre a Irmandade de Magneto e os X-Men do Professor X.



CABEÇA A PRÊMIO
Sinopse: Miro (Fúlvio Stefanini) e Abílio (Otávio Muller) são irmãos e prósperos pecuaristas do centro-oeste brasileiro. Simultaneamente, controlam uma pequena rede de negócios ilícitos. Miro possui forte ligação afetiva com sua família, em especial a esposa Jussara (Ana Braga) e a filha Elaine (Alice Braga). Abílio discorda do modo como o irmão conduz seus negócios e acompanha, de longe, o envolvimento da sobrinha com o piloto Dênis (Daniel Hendler). A revelação deste romance e as investidas de Abílio contra Dênis mudam completamente o panorama familiar.


Bróder
Sinopse: Focada na amizade a história passada em 24 horas traça o reencontro de três amigos que dividiram a infância no Capão: Jaiminho (Jonathan Haagensen) um jogador de futebol em ascensão no exterior Pibe (Silvio Guindane) um sacrificado corretor de imóveis e Macu (Caio Blat) o jovem protagonista que se mantém no bairro flertando com a criminalidade.



Estamos Juntos
sinopse: Para Carmem uma jovem médica o mundo começava a se moldar: uma vida independente na agitada São Paulo ao lado do seu amigo Murilo e distante das amarras da cidade de onde veio. Mas quando sintomas de uma grave e inesperada doença surgem sua rotina se transforma e ela passa a se relacionar cada vez mais com um enigmático homem ao mesmo tempo em que se entrega a uma intensa paixão com o impetuoso músico Juan.


O homem ao lado
Sinopse: Leonardo é um designer industrial que vive com sua esposa Anne a filha Lola e sua empregada Elba na única casa que construiu o grande arquiteto Le Corbusier na América localizado na cidade de La Plata em Buenos Aires Argentina. Como um designer industrial ele tem uma grande reputação graças ao desenho de uma cadeira que foi internacionalmente reconhecida e elogiada. Sua rotina matinal e o conforto de sua prestigiada casa são afetados pelo início das obras em uma casa adjacente. Um vizinho ilegalmente tentou fazer uma janela que dava para sua casa.



O Poder e a Lei
Sinopse Michael Haller (Matthew McConaughey) é um advogado que roda pela cidade farejando novas oportunidades de ganhar dinheiro. Seu objetivo são aqueles serviços fáceis onde o dinheiro é garantido Seus clientes são sempre motoqueiros ou prostitutas e algumas vezes traficantes de drogas . Até o dia em que ele se depara com o caso que promete mudar sua vida. Ele terá que defender o jovem playboy Louis Roulet (Ryan Phillippe) detido por agressão e tentativa de estupro. Mas rapidamente o caso mais fácil e rentável de sua carreira acaba jogando Michael numa assustadora situação onde a tensão aumenta a cada segundo e a verdade se afasta a cada novo passo. Basesado no best-seller de Michael Connelly.


Quebrando o Tabu
Sinopse: O filme discute políticas alternativas do Estado diante do fracasso atual da chamada guerra às drogas. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é o âncora do filme que demorou dois anos para ser feito.O tucano sai a campo para ouvir políticos militares policiais médicos e especialistas de diversos locais do mundo. O diretor procura outros modelos de atuação de Estados nesse assunto e visita EUA Colômbia França e Holanda entre outros países.




quinta-feira, 2 de junho de 2011

Cine Especial: X-MEN: DO INICIO AO FIM!

Conheço essa turma já há vários anos. Tudo começou em 1993 quando vi anunciar que na TV colosso iria começar a ser exibido um desenho animado intitulado X-men que era baseado em uma HQ. Na época devorava tudo que era relacionado a Batman, mas nunca ouvia falar desses mutantes. Ao comprar o meu primeiro gibi com eles (dos bons tempos do formatinho da abril) logo fui conquistado de cara e atualmente sei sobre tudo sobre o universo mutante.
Quando em meados de 1999 estava sendo produzido um filme baseado na HQ, comandada pelo estúdio Fox e dirigida por Brian Singer (Os Suspeitos) muitos fãs de todo mundo estava na maior ansiedade e no desespero, já que na época adaptações de HQ estava mau das pernas (principalmente após o horroroso Batman e Robin) mas após a estréia todo o medo foi dissipado, o filme foi um sucesso, gerou continuações e abriu novas portas para mais adaptações para o cinema e o resto é historia.
Abaixo vamos relembrar um pouco de cada filme que os mutantes protagonizaram. Uma espécie de aquecimento para o mais novo filme dos mutunas que chega agora neste final de semana.


X-MEN: O FILME
Sinopse: Em um futuro próximo há pessoas que são o próximo degrau na escada evolucionária humana, os mutantes. Dotados de um fator X em sua carga genética, cada mutante desenvolve um tipo diferente de poder e muitas vezes precisam aprender a controlá-lo, pois só se manifesta na adolescência ou mesmo quando se tornam adultos. Os mutantes sofrem um grande preconceito, pois os humanos em geral não entendem os poderes deles e temem que os mutantes, por serem superiores às pessoas comuns, irão perseguir a raça humana. Do lado dos mutantes, o combate a esse preconceito não acontece de modo uniforme. Alguns mutantes, os X-Men, são liderados pelo Professor Xavier (Patrick Stewart), um telepata, e pretendem vencer o preconceito por meios pacíficos, convencendo o público de que humanos e mutantes podem conviver em paz. No entanto a Irmandade dos Mutantes, comandada pelo temível Magneto (Ian McKellen), que pode alterar e modificar a estrutura dos metais, declarou guerra aos humanos, pois está cansado de tanta perseguição e humilhação. O ódio e o medo que os humanos sentem pelos mutantes está à beira do fanatismo, principalmente por causa de uma campanha antimutantes liderada pelo senador Robert Kelly (Bruce Davison). Particularmente dois mutantes serão envolvidos nesta luta: o primeiro é Wolverine (Hugh Jackman) que, dotado de incrível força, não lembra do seu passado; e o segundo éVampira (Anna Paquim), uma jovem que absorve toda a força vital de qualquer pessoa que ela toque, sendo que se o contato for um pouco prolongado esta pessoa morrerá. Estes dois mutantes são disputados pela Irmandade dos Mutantes e pelos X-Men, pois cada facção quer fortalecer seu lado. A diferença é que Xavier quer os mutantes para também ajudá-los a compreender e controlar seus poderes, enquanto Magneto precisa dos dois, Vampira em especial, para levar a cabo o plano de atingir os líderes mundiais, que pretendem decidir o futuro dos mutantes na Ilha de Ellis, Nova York.
Mesmo com baixo orçamento e com cronograma apertado, Brian Singer fez na época um filme que não só soube respeitar a mentalidade dos fãs das HQ como também soube atrair pessoas que nunca na vida leram uma HQ antes na vida. A grande sacada do roteiro foi tratar o assunto com pé no chão (algo que Richard Donner fez muito bem em Superman em 1978) e ser levado mais para o lado da ficção cientifica séria, ao mesmo tempo em que toca em assuntos espinhosos como o preconceito.
Apesar de um elenco semi desconhecido, cada um ficou muito bem encaixado em seus respectivos personagens como no caso da dupla de veteranos Patrick Stewart e Ian McKellen, respectivos Charles Xavier e Magneto, amigos de longa data mas que se tornaram inimigos devido suas idéias diferentes quanto ao futuro da raça mutante. As cenas em que ambos contracenam estão entre as melhores do filme.
Contudo o grande astro da trama fica mesmo nas costas de Hugh Jackman que parece que nasceu para ser o tão popular Wolverine. De um completo desconhecido na época, o ator virou astro da noite para o dia. Isso devido ao fato de, não interpretar somente um personagem tão querido pelo publico, mas porque também soube tirar melhor proveito de cada momento que esta em cena, principalmente das cenas de ação em que participa.
Visto hoje, o filme é uma espécie de prólogo do que estaria por vir.

Curiosidade: A produção de X-Men - O Filme foi recheada de problemas. Além da troca de Dougray Scott por Hugh Jackman no papel de Wolverine, a data de estréia do filme foi antecipada pelos executivos da Fox em quase 6 meses, o que fez com que o filme apenas fosse concluído poucas semanas antes da estréia oficial nos cinemas americanos. Além disso, as 500 cenas que utilizaram efeitos especiais foram encomendadas entre várias empresas, para que tudo ficasse pronto a tempo do lançamento;



X-MEN 2
Sinopse: Ainda vivendo em um mundo que os odeia, os mutantes passam a sofrer uma discriminação ainda maior quando um novo mutante provoca um ataque ao Presidente dos Estados Unidos, quase matando-o. A notícia faz com que a sociedade se manifeste ainda mais contra os mutantes, fazendo com que ganhe força o projeto do registro de mutantes. William Stryker (Brian Cox), um militar que tem experiência em lidar com mutantes e uma ligação com o passado de Wolverine (Hugh Jackman), torna-se um dos porta-vozes deste pedido, além de se tornar o responsável por um plano que tem por meta erradicar de uma vez por todas os mutantes. Com a autorização do Presidente, Stryker inicia uma grande ofensiva contra os mutantes, invadindo a mansão do Professor Charles Xavier (Patrick Stewart) e forçando que Magneto (Ian McKellen), que fugiu da prisão, se una aos X-Men para combater Stryker.
Por melhor que fosse o primeiro filme, muitos fãs reclamaram que o diretor estava muito tímido em fazer cenas de ação mais elaboradas. Mas qualquer duvida que tinham foi completamente dissipada já no inicio do segundo filme, quando um dos meus personagens mais queridos, “Noturno”, interpretado pelo ator Alan Cumming da um verdadeiro show de malabarismo e efeitos especiais onde dribla todos os seguranças da Casa branca.
A fantástica abertura serve como dica do que estava por vir no decorrer do filme. A temática adulta ainda estava lá, mas desta vez, o casamento das cenas de ação com uma ótima trama adulta flui muito melhor do que no filme anterior. Apesar de ainda centrar em seu astro Wolverine, a historia da espaço para os outros personagens como a sempre competentes cenas entre Patrick Stewart e Ian McKellen, Tempestade (Halle Berry) adquire mais espaço e Jean Grey (Famke Janssen) protagoniza momentos emocionantes no ato final.
Com começo e meio e fim, o filme funciona muito bem sozinho, mas a grande surpresa ficou para os segundos finais e deu uma grande dica do que estaria por vir numa eventual seqüência.


Curiosidade: Os atores Steve Buscemi e Ethan Embry estiveram cotados para interpretar o personagem Noturno;


X-Men - O Confronto Final
Sinopse: É descoberta uma cura para os mutantes, que agora podem optar por manter seus poderes ou se tornarem seres humanos normais. A descoberta põe em campos opostos Magneto (Ian McKellen), que acredita que esta cura se tornará uma arma contra os mutantes, e os X-Men, liderados pelo professor Charles Xavier (Patrick Stewart).
Mesmo com a saída de Brian Singer apartir do terceiro filme (ele iria na época fazer o novo Superman) Brett Ratner (Dragão Vermelho) não fez feio na direção, principalmente pelo fato que tentou manter intacto a imagem e o enredo que Brian havia criado para a cine serie, muito embora esse terceiro capitulo foi o que mais focou em inúmeras cenas de ação e um numero maior de personagens mutantes que desfilam na tela, por vezes, desnecessário.
Mas assim como aconteceu no segundo, a trama é inspirada, momentos inesperados e emocionantes acontecem e novamente o tema sobre preconceito contra os mutantes é levado a um grau maior quando inventam uma possível cura para se livrar dos poderes e com isso gera inúmeros debates sobre a escolha ou não de ser normal ou diferente das outras pessoas.
De uma forma geral, o filme fecha a trilogia satisfatoriamente, mesmo não tendo agrado 100% a todos.

Curiosidade: Foi construída uma réplica da Golden Gate com 762 metros, para a realização de uma cena.




X-MEN ORIGENS: WOLVERINE
Sinopse: A Equipe X é formada apenas por mutantes, tendo fins militares. Entre seus integrantes estão Logan (Hugh Jackman), o selvagem Victor Creed (Liev Schreiber), o especialista em esgrima Wade Wilson (Ryan Reynolds), o teleportador John Wraith (Will i Am), o atirador David North (Daniel Henney), o extremamente forte Fred J. Dunes (Kevin Durand) e ainda Bradley (Dominic Monaghan), que manipula eletricidade. No comando está William Stryker (Danny Huston), que envolve alguns componentes do grupo no projeto Arma X, um experimento ultra-secreto. Entre eles está Logan, que precisa ainda lidar com o desfecho de seu romance com Raposa Prateada (Lynn Collins).
O filme tinha tudo para ser fantástico, principalmente pelo fato de Wolverine, um personagem com tanta historia na bagagem, daria para se criar uma historia no mínimo interessante, mas não é isso que ocorre. A trama mostra a origem do personagem, mas de uma forma apressada e desperdiçada, além de inserir personagens demais que simplesmente não ajudam a melhorar a historia.
O filme só se salva pelo fato Hugh Jackman ter conseguido a simpatia do publico desde o primeiro filme mas isso só não basta. O que prometia para ser o inicio de uma cine serie somente com o canadense, pelo visto esta longe de acontecer.

Curiosidade:  Pouco menos de um mês antes de seu lançamento nos cinemas uma cópia não finalizada de X-Men Origens: Wolverine foi lançada na internet. Apesar dos inúmeros downloads, houve uma campanha dos próprios fãs para que o filme fosse visto nas salas de cinema;

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Cine Especial: Quem se saiu melhor em cena?

E ai gente. Hoje 1ª de Junho e irei começar esse mês com uma matéria legal falando um pouco sobre os personagens que compõem a historia de Drácula. Melhor dizendo o seguinte: Quais foram os melhores atores que interpretaram cada um dos personagens ao longo das inúmeras adaptações que teve na historia do cinema?. Qual foi o melhor Van Helsing, Mina Murray, Jonathan Harker?
Ao longo da historia houve tantas adaptações do clássico literário que fica ate difícil de analisar, mas nada impossível.
Não irei citar sobre Drácula porque aqui no meu blog já falei quem foram os melhores interpretes, portanto busquem no meu blog e concordem comigo ou não.

Abaixo veja quem eu acho que foi o melhor interprete de cada personagem ao longo da historia do cinema.


Melhor Van Helsing: Peter Cushing
Disparado o melhor de todos. Com sua classe e determinação, Peter Cushing passava toda a garra e inteligência para exterminar de uma vez por todas Drácula da face da terra. O ator interpretou pela primeira vez o personagem em 1958 em O Vampiro da Noite, onde Drácula era ninguém menos que Christopher Lee e o embate de ambos foram épicos. Alias, tanto Peter Cushing como Christopher Lee retornariam a contracenar inúmeras vezes ao longo dos anos em filmes produzidos pela Hammer estúdios, pioneira em filmes de terror. Peter Cushing ficou tão bem no personagem que ele ganharia seu próprio filme alguns anos depois em As Noivas de Drácula.



Melhor Reinfield: Dwight Frye
Apesar de ter envelhecido mau em alguns aspectos, Dracula de 1931 continua sendo um classico absoluto mas nao somente pela interpretaçao inesquecivel de Bela Lagosi como o conde, mas tambem pela inesperada e inspirada performance de Dwight Frye como o lunatico Reinfield. De um inocente vendedor de imóveis, o personagem se transforma radicalmente após ficar nas mãos do vampiro, mas a transformação do personagem e tão assustadora que muitos consideram Reinfield em alguns momentos mais assustador que o próprio Drácula. Dwight Frye voltaria a atuar em outros filmes de terror clássicos da Universal como os dois primeiros filmes de Frankenstein. Pena que a saude debilitada do coraçao tenha levado cedo em 1943.



Melhor Jonathan Harker: Bruno Ganz
O personagem Jonathan Harker, mesmo sendo importante na historia do livro, sempre foi muito mau aproveitado nas adaptações, principalmente se levarmos em conta a horrorosa perfomance de Keanu Revees interpretando o personagem em Dracula de 1992. Mas se houve um melhor momento do personagem nas telas esse foi em Nosferatu: O Vampiro da Noite, obra prima do diretor alemão por Werner Herzog.
Aqui o personagem foi interpretado pelo talentoso Bruno Ganz (Asas do Desejo). Gradualmente o personagem vai crescendo no decorrer do filme, principalmente apos ter sido uma das vitimas de Dracula (Klaus Kinski), e o ato final acontece algo inesperado e Bruno Ganz da um verdadeiro show de perfomance criando entao o melhor momento de Jonathan Harker no cinema.




Melhor Mina: Isabelle Adjani
Se ha um ponto falho na obra prima de Werner Herzog na versao de 1979 é ter trocado o nome de Mina para Lucy o que é um erro, portanto conciderem essa personagem como Mina e quem faz aqui e de uma forma assombrosa é Isabelle Adjani. Atriz francesa (que infelismente vi pouco dos seus filmes) da um verdadeiro show de interpretaçao onde ela enlaça momentos de inocencia e terror, passando esses elementos no seu rosto e olhar. Principalmente na sequencia que ela encara pela primeira vez o vampiro (Klaus Kinski) onde ela não se intimida perante o monstruoso desempenho de Klaus e ambos se rivalisam e enchem a tela neste momento espetacular.



Melhor Lucy: Sadie Frost
A primeira vitima do Conde em Londres, foi outra personagem que teve péssimos momentos em ser adaptada para o cinema. Felizmente Sadie Frost criou um sensual e assustador desempenho na versão comandada pelo diretor Francis Ford Coppola 1992. Infelizmente a atriz fez pouca coisa significativa no cinema depois disso e atualmente é mais conhecida como ex mulher de Jude Law.