ENTRADA FRANCA
Após um pequeno recesso durante os
feriados de Carnaval (de 9 a
12 de fevereiro), o CineBancários retoma a sua programação no dia 13 com a
mostra Na Estrada, que se estende até dia 24 e apresenta uma seleção de filmes
de estrada realizados em ferentes épocas e países.
Um dos gêneros mais estimados pelos
cinéfilos, os chamados road movies normalmente colocam seus protagonistas em
jornadas repletas de emoção e aventura, que ao final do caminho os
transformarão definitivamente.
Aproveitando o apelo destes filmes
junto ao público, e também o fato de fevereiro ser um mês de férias, em que
muitas pessoas colocam o pé na estrada, o CineBancários selecionou 13
longas-metragens do gênero, vários deles considerados clássicos da história do
cinema, como Aconteceu Naquela Noite, de Frank Capra (1934), Vinhas da Ira, de
John Ford(1940), Sem Destino, de Dennis Hopper (1969), e Encurralado, o
primeiro longa-metragem dirigido por Steven Spielberg, lançado em 1971.
A mostra Na Estrada fica em cartaz
no CineBancários de 13 a
24 de fevereiro, sempre em três sessões diárias, às 15h, 17h e 19h. A entrada é
franca.
PROGRAMAÇÃO
Aconteceu Naquela Noite (It Happened
One Night), de Frank Capra (EUA, 1934, 100 minutos)
Peter Warren (Clark Gable), um
jornalista desempregado, encontra Ellie (Claudette Colbert), a filha de um
milionário que fugiu do iate de Alexander Andrews (Walter Connolly), seu pai,
pois este não aprova quem ela escolheu como marido. Peter vê a oportunidade de
obter uma boa matéria, mas vários fatos criam uma forte aproximação entre eles.
Vencedor do Oscar de melhor filme, ator e atriz.
Vinhas da Ira (The Grapes of Wrath),
de John Ford (EUA, 1940, 129 minutos)
Oklahoma, na época da Depressão. O
filho mais velho de uma família de trabalhadores rurais pobres retorna para
casa, após cumprir pena por homicídio involuntário. Ele planeja levar em um
pequeno caminhão a família até a Califórnia, onde se diz que trabalho lá não
falta. Durante a viagem eles passam por diversos tipos de provações e quando
chegam na Terra Prometida descobrem que era um lugar bem pior do que aquele que
tinham deixado.
Sem Destino (Easy Rider), de Dennis
Hopper (EUA, 1969, 95 minutos)
Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Dennis
Hopper) são motoqueiros que viajam pelo sul dos Estados Unidos. Após levarem
drogas do México até Los Angeles, eles as negociam com um homem em um Rolls-Royce. Com
o dinheiro a dupla parte rumo ao leste, na esperança de chegar a Nova Orleans a
tempo para o Mardi Grass, um dos Carnavais mais famosos em todo o planeta.
Encurralado (Duel), de Steven
Spielberg (EUA, 1971, 90 minutos)
Homem de negócios dirigindo sozinho
em uma estrada secundária de repente se vê perseguido por motorista de
caminhão. Depois de algum tempo, ele chega a conclusão de que aquele motorista
pretende matá-lo.
Iracema, uma Transa Amazônica, de
Jorge Bodanzky e Orlando Senna (Brasil,1975, 95 minutos)
Em 1974, em plena ditadura, quando o
governo militar alardeava a propaganda da construção do “Brasil Grande”, Jorge
Bodanzky e Orlando Senna realizaram este misto de documentário e ficção que se
tornaria um marco da cinematografia brasileira. O filme faz um contraponto à
propaganda oficial da época sobre a Amazônia, revelando as queimadas, o
trabalho escravo e a prostituição infantil através da história da menina
ribeirinha Iracema, que, atraída pela cidade grande e pela lábia do motorista
de caminhão Tião Brasil Grande, acaba se prostituindo as margens da rodovia
Transamazônica. Proibido durante seis anos no Brasil, recebeu inúmeros prêmios
em festivais internacionais. Em 1981, foi o grande vencedor do Festival de
Brasília do Cinema Brasileiro.
Thelma & Louise, de Ridley Scott
(EUA, 1991, 130 minutos)
Louise Sawyer (Susan Sarandon) é uma
garçonete quarentona e Thelma (Geena Davis) é uma jovem dona-de-casa. Cansadas
da vida monótona que levam, as amigas resolvem deixar tudo para trás e pegar a
estrada. Durante a viagem, elas se envolvem em um crime e decidem fugir para o
México, mas acabam sendo perseguidas pela polícia americana.
Coração
Selvagem (Wild at Heart), de David Lynch (EUA, 1990, 108 minutos)
A história de louco amor entre
Sailor (Nicolas Cage) e Lula (Laura Dern), um casal obrigado a fugir pelas
estradas americanas para escapar do capanga contratado pela mãe da moça para
matar seu namorado, por que nutre uma doentia paixão. O filme deu a Palma de
Ouro a David Lynch no Festival de Cannes em 1990.
E Sua Mãe Também (Y Tu Mamá
También), de Alfonso Cuarón (México, 2001, 110 minutos)
Tenoch (Diego Luna) e Julio (Gael
Garcia Bernal) são dois adolescentes de 17 anos que são controlados pelos seus
hormônios e desejam se tornar adultos rapidamente. Em uma tarde festiva eles
encontram Luisa (Maribel Verdú), uma mulher 11 anos mais velha que eles e que é
casada com o primo de Tenoch. Eles a convidam para uma viagem à praia de Boca
del Cielo, convite este inicialmente recusado e posteriormente aceito, após
Luisa receber uma desagradável notícia. Porém, tanto Julio quanto Tenoch não
conhecem o caminho até a praia e nem mesmo se ela realmente existe, fazendo com
que os três se aventurem em uma viagem onde inocência, sexualidade e amizade
irão colidir.
Priscilla, a Rainha do Deserto (The
Aventures of Priscilla, Queen of the Desert), de Stephan Elliott
(Austrália/EUA, 1994, 104 minutos)
As drag queens Anthony (Hugo
Weaving) e Adam (Guy Pearce) e a transexual Bernadette (Terence Stamp) são
contratadas para realizar um show em Alice Springs, uma cidade remota localizada no
deserto australiano. Durante a viagem, encontram diferentes personagens,
envolvendo-se em situações ao mesmo bizarras e engraçadas.
Terra Estrangeira, de Walter Salles
e Daniela Thomas (Brasil, 1995, 100 minutos)
Anos 90. Sem perspectiva de vida num
Brasil tomado pelo caos em plena era Collor, Paco (Fernando Alves Pinto) decide
viajar para Portugal após a morte da mãe, levando uma misteriosa encomenda. Em
Lisboa, ele conhece Alex (Fernanda Torres), brasileira namorada de Miguel
(Alexandre Borges), todos envolvidos num esquema de contrabando, que vai
transformar suas vidas num pesadelo.
Diários de Motocicleta (The
Motorcycle Diaries), de Walter Salles (EUA, 2003, 126 minutos)
Che Guevara (Gael García Bernal) era
um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul
com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que
acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de
caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Porém, quando chegam a
Machu Pichu, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a
validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena
parte da população.
Além da Estrada, de Charly Braun
(Brasil/Uruguai, 2010, 85 minutos)
Santiago (Esteban Feune de Colombi)
é um jovem que chega ao Uruguai para conhecer as terras herdadas por ele, em
decorrência da morte de seus pais quatro anos antes. No caminho para a pequena
cidade de Rocha ele dá carona a uliette (Jill Mulleady), uma jovem belga que
está no país em busca de um antigo namorado. Juntos eles cruzam as estradas do
país e encontram várias figuras locais, se aproximando cada vez mais.
A Última Estrada da Praia, de Fabiano
de Souza (Brasil, 2010, 93 minutos)
Livre adaptação livre do romance O
Louco do Cati, de Dyonélio Machado, traz a história de três grandes amigos, e
também amantes: Leo, Norberto e Paula. Em uma viagem pelo litoral gaúcho, eles
encontram um homem estranho, que não fala, e acaba seguindo viagem com eles.
Juntos, os quatro fazem novas descobertas.
Mais informações e horários das sessões vocês conferem na pagina da sala clicando aqui.