Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Cine Dica: Novo Projeto de Exibição para Professores na Cinemateca Capitólio

 Orlando, Minha Biografia Política é o filme da sessão de lançamento da Vagalume Professor

Novo projeto de sessão de cinema mensal e com entrada franca para professores na Cinemateca Capitólio

A partir do mês de agosto, o Programa de Alfabetização Audiovisual, projeto de formação de público desenvolvido pela Cinemateca Capitólio em parceria com a UFRGS, promoverá a Sessão Vagalume Professor. O projeto nasce do desejo de ampliar as relações entre as ações do Programa de Alfabetização Audiovisual e a grade de programação regular da Cinemateca Capitólio, agora com uma sessão fixa mensal voltada para professores, sempre seguida de um debate com foco na formação e no compartilhamento de experiências docentes.

A primeira Sessão Vagalume Professor acontece no dia 31 de agosto (sábado), às 10 horas da manhã, com o filme Orlando, Minha Biografia Política (2023), de Paul B. Preciado. A sessão será comentada por Alexandre Santos, professor do Instituto de Artes da UFRGS. A entrada é franca para professores.

SOBRE O FILME


ORLANDO, MINHA BIOGRAFIA POLÍTICA

França, 2023, 98 minutos, DCP

Direção: Paul B. Preciado

Em 1928, Virginia Woolf escreveu Orlando, o primeiro romance em que o personagem principal muda de sexo no meio da história. Um século depois, o escritor e ativista trans Paul B. Preciado decide enviar uma carta cinematográfica à autora: seu Orlando saiu da ficção e vive como ela jamais poderia ter imaginado. Preciado organiza um teste de elenco e reúne 26 pessoas trans e não binárias, de oito a 70 anos de idade, que encarnam o protagonista.

Um dos mais importantes pensadores contemporâneos, Paul B. Preciado é autor de obras como Manifesto Contrassexual (2000), Testo Junkie (2008), Um Apartamento em Urano (2019), Eu Sou o Monstro que Vos Fala (2020) e Dysphoria Mundi (2022). Sua estreia no cinema conquistou no Festival de Berlim do ano passado o cobiçado Teddy Award, prestigiada premiação do festival alemão que reconhece produções de temática LGBTQIA+.


SERVIÇO:

O que: Sessão Vagalume Professor – Orlando, Minha Biografia Política

Quando: 31 de agosto de 2024 (sábado)

Horário: 10h

Onde: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico)

Entrada franca para professores

Nenhum comentário: