Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de agosto de 2024

Cine Dica: Streaming - 'Batman: Cruzado Encapuzado'

Sinopse: Em início de carreira, Batman enfrenta sozinho os criminosos de Gotham City, mas ao mesmo tempo tendo que enfrentar uma polícia em parte corrompida.  

"Batman: A Série Animada" criada por Bruce Timm foi um marco em termos de adaptação das HQ para outras mídias e sem sombra de dúvida uma das melhores versões do personagem até hoje já feitas. Sucesso de público e crítica, animação possuía um estilo retro, do qual remetia os primórdios do personagem quando havia sido criado, mas nunca nos passando exatamente em que época as tramas se passavam. O estilo acabou influenciando outras séries, como as do "Superman" e posteriormente o grande sucesso "Liga da Justiça".

Em meio a tantas adaptações de super heróis para o cinema nestes últimos vinte anos, a Warner/DC continuou investindo em diversas animações para serem lançadas em DVD. Porém, a maioria dos fãs tinha saudades daquele estilo sombrio, retro e com várias pinceladas do subgênero noir. Eis que então surge "Batman: Cruzado Encapuzado" (2024) produzido novamente por Bruce Timm, mas também com as participações de Matt Reeves e J. J. Abrams.

Visualmente a série é prato cheio para os fãs do homem morcego, principalmente pelo fato dele não só possuir um visual similar ao clássico desenho dos anos noventa, como também fortalecendo ainda mais o clima noir e cujo estilo retro é intensificado ainda mais. Se por um lado achamos por um momento que a trama se passa no final dos anos trinta, eis que em alguns episódios vemos os personagens assistindo tv, sendo que o aparelho foi lançado para o público a partir dos anos cinquenta. Ou seja, uma realidade retro, do qual remete os tempos iniciais do personagem e os fãs só agradecem.

Embora só com dez episódios os realizadores foram criativos na construção de alguns personagens centrais, ao começar com Harvey Dent, que surge aqui disposto a ser prefeito da cidade, mas tendo que enfrentar a sua própria queda no decorrer dos episódios. Ao mesmo tempo vemos um Batman trabalhando sozinho, já que a polícia não está interessada em um vigilante da noite, principalmente quando a mesma está quase toda corrompida e comprada pela máfia. Neste cenário, Comissário Gordon e sua filha, agora advogada, Barbara Gordon se tornam aos poucos aliados do protagonista, assim como também a detetive Renee Montoya.

Vale lembrar que Renee Montoya, assim como Arlequina, foram criadas especialmente para "Batman a Série Animada" e que posteriormente seriam levadas para as HQ. Por conta disso, ambas as personagens possuem um tratamento especial aqui, sendo que Arlequina é muito mais sombria e, aparentemente, não tem ligação direta com o Coringa com relação as suas ações e agindo por conta própria. Ao meu ver, ambas as personagens poderão crescer nas próximas temporadas, principalmente pelo fato delas serem agora mais próximas dentro da trama.

Embora com tramas mais pé no chão, é curioso observar que alguns capítulos exploram o gênero fantástico, mas com estilo genuíno. Se por um lado há fantasmas, há também vampiros e bruxos e fazendo a gente se perguntar como seria o vilão Espantalho inserido neste universo. Mas assim é o universo do Batman, cheio de possibilidades e personagens que, ao serem moldados por ótimos roteiristas, sempre haverá uma chance de vermos eles boas histórias.

Neste caso, vale destacar Harvey Dent, que somente se torna o Duas Caras após sofrer duras consequências devido as suas ações e se tornando uns dos melhores personagens da série. Com um final trágico, porém, perfeito, a série deixa em aberto diversas possibilidades para as próximas temporadas, principalmente pelo fato que falta muitos personagens ainda para surgir. Contudo, no minuto final do último episódios já temos uma noção de quem irá aparecer.

"Batman: Cruzado Encapuzado" é uma das melhores coisas feitas para o personagem em anos e fazendo a gente desejar que o desenho dure por um longo tempo. 

Onde Assistir: Prime Vídeo.  

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok  

Nenhum comentário: