Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Cine Dica: Sala Redenção finaliza o ano com mostra dedicada a diretoras brasileiras

Quais são os diretores considerados importantes para o cinema nacional? Essa questão norteia a curadoria da última mostra do ano na Sala Redenção, em cartaz entre os dias 04 e 15 de dezembro. Intitulada “Além do Cânone”, a programação apresenta obras de realizadoras brasileiras, ao mesmo tempo que questiona a composição de um cânone cinematográfico composto basicamente por homens.

Juliana Rojas, Flavia Castro, Suzana Amaral, Maya Da-Rin e Lúcia Murat são as diretoras homenageadas em “Além do Cânone”. A mostra reúne cinco longas-metragens, produzidos pelas cineastas entre 2008 e 2012 com o apoio da ANCINE (Agência Nacional do Cinema). Com este recorte, a programação não só problematiza a questão de gênero do cânone cinematográfico, mas também ressalta a importância das leis de incentivo para a diversidade das produções audiovisuais brasileiras. Para ampliar o debate, a mostra apresenta um bate-papo no dia 06 de dezembro, às 19h, com as críticas de cinema Daniela Strack e Juliana Costa, acompanhando a exibição do filme “Trabalhar Cansa”.

Todas as sessões contam com entrada franca e aberta à comunidade em geral. A Sala Redenção está localizada no campus central da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.

Confira a programação completa clicando aqui. 

Nenhum comentário: