Sinopse: Uma menina de nove anos é tirada de sua família disfuncional para viver com parentes distantes em uma fazenda. Com o casal, ela aprende uma nova forma de viver.
Certas pessoas não deveriam criar família, pois a mesma está sujeita em abandoná-la e deixá-la na própria sorte. As crianças, por exemplo, são as mais prejudicadas e acabam criando feridas emocionais que demoram e muito para cicatrizar. "A Menina Silenciosa" (2022) é um filme irlandês em que sintetiza a visão de uma criança perante a complexidade da vida adulta e cuja mesma procura sobreviver com o que lhe resta.
Dirigido por Colm Bairéad, o filme se passa em na Irlanda de 1981. Cáit, de nove anos, contraria as adversidades de uma vida em situação de pobreza no campo com um retiro tranquilo em seu próprio mundo: ela é uma observadora sensível da beleza das pequenas coisas ao seu redor. Quando é enviada de sua família sobrecarregada, muitas vezes emocionalmente fria, para um casal mais velho e sem filhos durante as férias, ela experimenta um profundo afeto, talvez pela primeira vez.
O grande charme do filme se encontra através da forma como o realizador saber casar as imagens em que ele filma de acordo com olhar da pequena intérprete. Temos, portanto, uma interpretação do olhar dela de acordo com a sua visão desse mundo e que, por vezes, se torna cada vez mais difícil. Uma vez que ela procura se manter em sua quietude interna, mas ela se protege dessa realidade, porém, cada vez tem menos contato com relação ao que nos faz realmente humanos.
A pequena estreante Catherine Clinch se torna alma viva do filme como um todo, pois o seu olhar diz muito mais do que meras palavras que são jogadas ao vento. Porém, os diálogos precisam ocorrer quando ela dialoga com o casal central da trama que começa a cuidar dela e sendo a partir deles que ela obtém uma nova visão sobre a vida. A veterana Carrie Crowley se sobressai ao construir uma mulher que vê na pequena jovem a chance de obter novamente uma felicidade antes adormecida e rendendo momentos sublimes e que faz nos emocionar facilmente.
Embora com uma trama simples o filme é emocionalmente humano, tocante e verossímil diga-se de passagem. As situações são corriqueiras, onde elas fazem os personagens centrais se aproximarem um do outro e fazendo com que isso gere um forte laço e que dificilmente irá ser cortado. O final com certeza fará muitos chorarem, pois ele fica em aberto e fazendo com que a gente construa para nós os possíveis destinos daqueles personagens que tanto nos identificamos.
"A Menina Silenciosa" é um singelo retrato da infância perante as adversidades da vida adulta, mas cuja sua inocência é o suficiente para mover montanhas.
Faça parte:
Facebook: www.facebook.com/ccpa1948
Um comentário:
Olá!
Estou desejando pra desejar um feliz 2024!
Tudo de bom!
Postar um comentário