Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Cine Dica: Streaming - 'O Mundo Depois de Nós'

Sinopse: As férias de uma família são perturbadas quando dois estranhos chegam à noite, em busca de refúgio contra um ataque cibernético que se torna mais assustador a cada minuto, forçando todos a aceitarem o seu lugar num mundo em colapso. 

Tanto o mundo "pós - 11 de setembro" como também os tempos de Covid serviram de inspiração para a realização de diversos filmes que fizessem um retrato sobre o fim do mundo. Curiosamente, alguns casos não caem no convencional, mas sim fazem um paralelo sobre o que realmente acontece em nossa sociedade atual, que vai desde a questões políticas, alienação e perda dos valores universais. "O mundo Depois de Nós" (2023) é um filme apocalíptico que mostra a impotência do homem perante o não funcionamento dos seus principais recursos e se colocando à deriva sobre o que realmente está acontecendo.

No filme, o casal Amanda (Julia Roberts) e Clay (Ethan Hawke) e seus filhos vão passar o final de semana em uma mansão de luxo. Tudo vai bem até que um apagão traz dois desconhecidos com notícias de um grande ataque cibernético transformam o feriado em um inferno. G.H. (Mahershala Ali) e Ruth (Myha'la) chegam à casa desesperados por abrigo, alegando que a casa é deles e precisam entrar para se protegerem da grande ameaça invisível que arrisca a vida de todos. O filme é baseado no livro "Leave The World Behind", do autor Rumaan Alam. 

Sam Esmail se tornou um diretor conhecido ao realizar a elogiada série "Mr. Robot" (2015) e do qual sintetiza sobre a paranoia de todos estarmos sendo vigiados através do mundo da internet. Aqui acontece o inverso, ao se criar uma realidade em que os recursos são todos cortados, ao ponto de colocar os protagonistas sem saber o que fazer, pois eles pertencem a realidade do universo conectado e uma vez desprendidos a isso acabam ficando totalmente perdidos. Se no mundo real a queda do whatsapp já provoca certo transtorno o que dizer então de toda a rede desligada no mundo todo.

Sam Esmail não tem pressa em revelar sobre o que realmente está acontecendo e por conta disso nos lança diversas teorias, desde ataques cibernéticos, como também o envolvimento de uma grande potência contra os EUA. Ao mesmo tempo, o filme revela a faceta real do ser humano atual, do qual o mesmo não confia em ninguém, a não ser cuidar de si mesmo e não se envergonhando de ser um egoísta para dizer o mínimo. Se por um lado isso é representado por uma Julia Robert completamente paranoica contra tudo e a todos, o que dizer então do personagem de Kevin Bacon que já estava preparado para tudo antes mesmo de acontecer e sendo uma representação de uma sociedade norte americana paranoica com relação as diversas teorias de conspiração.

O filme ganha a nossa atenção graças aos momentos inusitados que nos diz que algo estranho está acontecendo, desde um navio desgovernado atingir a beira da praia, como também a queda repentina de um avião. O filme somente derrapa quando procura dar mais tempo ao desenvolvimento dos protagonistas, mesmo quando eles já se encontram estabelecidos em cena. Tudo, logicamente, é uma forma de nos identificarmos com os respectivos personagens, mesmo quando algumas passagens soem desnecessárias para dizer a verdade.

Porém, o filme é aquela típica produção que não nos dá soluções fáceis, principalmente com relação ao seu encerramento e que irá dividir completamente o público. Se por um lado o final aparenta não nos trazer nenhum conforto, do outro, no meu entendimento, talvez seja a hora da sociedade repensar em voltar em colocar em prática velhos valores quase extinguidos antes que todos sejamos consumidos pelo sistema da conectividade e que anda nos deixando cada vez mais alienados. Posso estar errado, mas a meu ver é um bom argumento.

"O mundo Depois de Nós" é um filme apocalíptico não convencional, do qual não irá agradar a todos, mas que fará muitos discutirem sobre o que realmente assistiram.  

Onde Assistir: Netflix. 

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  

Nenhum comentário: